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Navegando por Autor "Aguiar, Milena de Oliveira"

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    TCC
    A interlocução de saberes das práticas corporais de conscientização na educação de jovens e adultos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-02) Aguiar, Milena de Oliveira; Dias, Maria Aparecida; Dias, Maria Aparecida; Melo, José Pereira de; Barros, Joyce Mariana Alves
    A pesquisa promove a interlocução de saberes da Educação Física Escolar com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) com o objetivo de relatar a experiência pedagógica da Educação Física para os discentes desse nível de ensino. Para isso desenvolvemos a partir do conteúdo Práticas Corporais de Conscientização, deste modo sistematizando as aulas em uma turma do 1º período da Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual Lourdes Guilherme, Natal/RN, a qual foi aplicada entre maio e julho. Com esse olhar, utilizamos a metodologia qualitativa-descritiva, com a qual reconhecemos os distintos sujeitos envolvidos no processo educacional e a preocupação com a realidade. Para fazer essa sustentação teórica, buscamos autores que compartilhassem sobre a EJA ou as Práticas Corporais de Conscientização, unindo-as e apresentando resultados positivos, os quais são representados por gráficos, fotos e discursos dos alunos. Dessa forma, realça fatores pedagógicos como didática, metodologia e sistematização, buscando estreitar como acontece as aulas que utilizam a cultura de movimento como pilar. Logo, é uma instigante pesquisa que ressalva conteúdos esquecidos, mas essenciais para nossa consciência corporal, assim convidando a reflexão crítica da Educação Física na EJA a partir desse conteúdo, buscando proporcionar debates infindáveis sobre os referidos temas e apontando seus benefícios.
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    Dissertação
    O corpo e o Yoga: reflexões fenomenológicas e implicações para a Educação Física
    (2019-02-20) Aguiar, Milena de Oliveira; Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza; ; ; Aguiar, Andrea Câmara Viana Venâncio; ; Silva, Priscilla Pinto Costa da; ; Lucena, Ricardo de Figueiredo; ; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; ; Lüdorf, Sílvia Maria Agatti;
    As práticas integrativas e complementares consistem em política do Ministério da Saúde do Brasil em 2006, contemplando cinco práticas em sua origem. Contudo, é apenas no ano de 2017 que o yoga passa a fazer parte dessa política. Esta pesquisa aborda aspectos históricos das práticas integrativas e complementares entrelaçando-a com o yoga. Apesar da recente inserção, o yoga é uma prática milenar e difundida pelo Ocidente, por isso, a necessidade de compreender os praticantes ocidentais do yoga. Nesse sentido, a pesquisa objetiva compreender a construção do corpo de yogis do Núcleo de Yoga Professor Hermógenes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com vista a identificar as contribuições para a Educação Física. Além disso, identifica e discute as percepções e compreensões dos praticantes sobre corpo, bem como os efeitos das práticas corporais para seus usuários. A pesquisa tem por fundamento o método fenomenológico de Maurice Merleau-Ponty, por meio da estratégia do fenômeno situado, por isso houve o deslocamento da pesquisadora para o mundo vivido do yoga de quinze entrevistados com base no diálogo a partir de entrevistas semiestruturadas. Os entrevistados apontaram suas percepções e compreensões relacionadas ao corpo. O estudo apresenta o corpo como sujeito em sua totalidade, nessa perspectiva, discute as motivações e percepções dos entrevistados que apontam suas transformações, os cuidados e estímulos à permanência em vivenciar o yoga. Este estudo contribui para área da Educação Física por emergir um novo olhar sobre essa prática corporal, apresentando resultados da importância do yoga para o seu praticante em virtude de ampliar o olhar do yogi para a compreensão de quem se é, transmutando para uma percepção que valoriza o ser, as relações, os significados e os símbolos das vivências realizadas no contexto investigado.
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    TCC
    Educação física no contexto escolar: desenvolvimento de competências nos anos iniciais do ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06) Ribeiro, Keldery Francisco Souza; Silva, Priscilla Pinto Costa da; Silva, Priscila Pinto Costa da; Aguiar, Milena de Oliveira
    O estudo objetiva investigar as competências que a Educação Física pode promover no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental, através de conhecimentos sobre as características da Educação Física Escolar, verificação de conteúdos curriculares e identificação de competências que a disciplina pode potencializar nos alunos nessa fase de escolarização. A metodologia estruturou-se em uma pesquisa bibliográfica, exploratória e qualitativa, com buscas no Scientific Electronic Library Online (SciELO), Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e no Google Acadêmico, com estudos dos últimos 10 anos, com filtragem dos principais achados. Nos resultados, Educação Física Escolar foi caracterizada como disciplina que enriquece as vivências de crianças, jovens e adultos, de saberes corporais, lúdicos, emocionais e estéticos, que são essenciais para a formação escolar do aluno. Os conteúdos estão dispostos em seis unidades temáticas, que são brincadeiras e jogos, esportes formais e informais, ginástica, dança, lutas e práticas corporais de aventura, que se inter- relacionam com as áreas de linguagens, artes, língua portuguesa e inglesa, constituindo a disciplina em sua função sociocultural, contextualizada e interativa. As competências que a Educação Física escolar pode trabalhar nos anos iniciais são compreensões, reflexões, aprendizagens e reconhecimento sobre origem da cultura, práticas e diversidade corporais, condições de saúde e doença, bem como sobre beleza e estética corporal na perspectiva de superar consumismo e preconceitos. Devem ser promovidas experiências autônomas, criativas, coletivas e democráticas, com base nas unidades temáticas e em espaços sociais, de diversão e de saúde. Essas competências precisam ser possibilitadas com mobilização de saberes, habilidades, atitudes e valores junto aos alunos, pois são essenciais para o desenvolvimento integral do aluno. Conclui-se que Educação Física inserida com conteúdos e práticas potenciais pode contribuir para um ensino-aprendizagem sobre a cultura corporal de maneira significativa.
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    TCC
    Hatha-yoga e ansiedade: uma revisão integrativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-20) Teixeira, Afonso Iago Lima; Aguiar, Milena de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4049236253900683; http://lattes.cnpq.br/3261783660109886; Aguiar, Milena de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4049236253900683; Aguiar, Andrea Câmara Viana Venâncio; https://orcid.org/0000-0002-7099-064X; http://lattes.cnpq.br/7087578320694530; Coquerel, Patrick Ramon Stafin; http://lattes.cnpq.br/8315050240198536
    Introdução: A ansiedade excessiva pode trazer implicações de longo prazo a saúde, o yoga pode ser uma intervenção segura e efetiva em indivíduos com elevados níveis de ansiedade. Objetivo: analisar em parte da literatura os estudos de meta-analise, ensaios controlados randomizados, revisões e revisões sistemáticas que abordem a relação da prática de hatha-yoga com os sintomas de ansiedade, evidenciando assim os efeitos que a prática possui sob essa população. Método: 6 artigos foram incluídos seguindo os critérios de inclusão e exclusão nessa revisão integrativa, encontrados nas bases de dados Medline através da plataforma PubMed e na base de dados LILACS através da plataforma Biblioteca Virtual em saúde, publicados entre os anos de 2017 e 2022. Sendo os artigos analisados mediante Autor e ano de publicação, Objetivos, Metodologia e tipo de estudo, Amostra, Principais resultados e Conclusões. Resultado: Observando a tabela é possível visualizar um misto de efeitos não significativos e significativos tanto em revisões quanto em estudos randomizados controlados, por mais que a maioria dos estudos apresentem efeitos positivos esses também costumam apresentar baixa qualidade, amostra pequena, inadequações metodológicas que impedem conclusões irrefutáveis, porem em todos existe um consenso de que a prática de hatha-yoga é promissora e deve ser mais amplamente estudada. Conclusão: Existe uma tendência a prática de hatha-yoga possuir um efeito positivo diante da ansiedade em diferentes populações, mesmo que havendo ressalvas, a prática também pode ser considerada segura, com poucos efeitos colaterais quando orientada e possível efeito redutor de ansiedade, principalmente em períodos maiores de acompanhamento e frequência semanal, assim podendo ser recomendada a indivíduos com altos níveis de ansiedade.
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    TCC
    Lazer e saúde mental: desafios de estudantes do curso de Educação Física Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-31) Silva, Marineide Ferreira da; Silva, Priscila Pinto Costa da; http://lattes.cnpq.br/1363896566076787; 0000-0003-3376-8342; http://lattes.cnpq.br/4877456563161009; Aguiar, Milena de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4049236253900683; Lucena, Matheus Dantas; http://lattes.cnpq.br/1332955824953366
    Atualmente, observa-se uma crescente frequência dos chamados Transtornos Mentais Comuns (TMC) na população mundial. As maiores incidências dos TMC ocorrem durante o período de transição para a vida adulta do indivíduo. As práticas de atividades físicas/práticas corporais são conhecidas por seus efeitos positivos na qualidade de vida e, também, no bem-estar dos praticantes. O lazer pode ser classificado em cinco “interesses culturais”: lazeres físicos, artísticos, práticos/manuais, intelectuais e sociais, e, a esta classificação pode ser acrescentado o lazer turístico e o lazer virtual. Apesar deste aumento de casos de TMC, ainda são escassos os estudos que associam as temáticas saúde mental e graduandos da área da saúde, e menos ainda aos estudantes de Educação Física. Desta forma, este trabalho tem por objetivo analisar a relação da saúde mental e a rotina acadêmica, visando a promoção da saúde mental dos estudantes do curso de Educação Física Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Este é um estudo de caráter descritivo com abordagem qualitativa. Utilizouse de coleta de dados da população estudada, por meio de questionário sociodemográfico e entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados com estatísticas descritivas (frequência e porcentagens) e processados em um programa de análises estatísticas. Para as questões abertas, utilizou-se a análise de conteúdo temático-categorial dividido em duas categorias, e essas subdivididas em unidades de significados. A análise dos dados revelou que os estudantes universitários enfrentam desafios relacionados ao desempenho acadêmico e à gestão do tempo, e que a prática de atividades de lazer é de fundamental importância na manutenção de sua saúde mental e física.
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    TCC
    Percepção dos professores de uma escola na zona sul de Natal acerca da psicomotricidade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-27) Lemos, Matheus Lacerda Matheus Lacerda; Reis, Mônica Karina Santos; 0000-0003-0654-4378; http://lattes.cnpq.br/2905658839080702; Reis, Mônica Karina Santos; Ramalho, Ivone Priscila de Castro; Aguiar, Milena de Oliveira
    A presente pesquisa tem como objetivo investigar a compreensão da Psicomotricidade e sua importância para a aprendizagem da criança na percepção dos professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma instituição pública localizada na zona sul do município de Natal. Alicerçados pela teoria de Wallon, que defende a integração entre os domínios da cognição, afetividade e motricidade, ressalta-se a importância da psicomotricidade, que por diversas vezes só é utilizada durante a educação infantil, porém ressaltamos sua relevância para o desenvolvimento e a aprendizagem de alunos do ensino fundamental I. O aporte teórico foi construído a partir das obras de Barreto (2000), Gomes (2013), Oliveira (1999), Wallon (1975), Mahoney; Almeida, (2005), Ferreira; Aciolly-Régnie (2010), Hildebrandt-Stramann (1999; 2001), Guedes (2012), Hentig (1993), Bielleman (2007), Packer (1994). Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso realizado com o corpo docente da Escola Municipal Ascendino de Almeida Júnior. Os dados foram reunidos por meio da utilização de um questionário semi estruturado, aplicado com o propósito de conhecer a percepção e a forma de trabalho dos professores sobre a psicomotricidade. Os resultados evidenciaram uma compreensão docente sobre Psicomotricidade alinhada com os pressupostos teóricos, a conscientização quanto a importância da inclusão de práticas psicomotoras para contribuir com o processo de desenvolvimento e aprendizagens das crianças, tanto no que se refere a conteúdos escolares, mas principalmente conhecimento de si e do seu próprio corpo e, de modo positivo a crença de que a realização destas ações é um desafio a ser perseguido. Entretanto, percebe-se a redução da visão das atividades psicomotoras apenas a momentos lúdicos e divertidos e relatam a falta de conhecimento especializado para subsidiar a realização de práticas pedagógicas psicomotoras. Por fim, considera-se que a visão redutora de aluno apenas ao domínio cognitivo, presente na etapa do ensino fundamental, desconsidera as contribuições da perspectiva psicomotora para com a educação das crianças e jovens. Recomenda-se a ampla discussão acerca da temática no processo de formação dos licenciandos, de modo a incentivar a promoção de modelos educativos mais direcionados para a formação integral dos sujeitos, por meio de processos educacionais mais humanizados.
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