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    Artigo
    Análise da situação de trabalho de motoristas em uma empresa de ônibus urbano da cidade de Natal/RN
    (Conselho Federal de Psicologia, 2014) Silveira, Ladijane Sarmento da; Abreu, Cynara Carvalho de; Santos, Enilson Medeiros dos
    A presente pesquisa está relacionada à análise da situação de trabalho do motorista de ônibus, e teve origem na necessidade de identificar as suas dificuldades em cumprir as tarefas para alcançar os resultados determinados por uma empresa de transporte coletivo urbano da cidade de Natal. Foram entrevistados 50 motoristas sobre nove fatores relacionados ao seu trabalho. Os resultados mostraram que os fatores trânsito, tempo de viagem, condições da via, manutenção do veículo, ambiente físico (terminal de linha), posto de trabalho e supervisão exercida constituem constrangimentos para a atividade do motorista, diferenciando o trabalho prescrito do trabalho real. Por outro lado, fatores como gostar de dirigir, o trabalho em si e os colegas de trabalho influenciam positivamente na situação de trabalho do motorista. Nas proposições dos subsistemas de administração de recursos humanos, foram encontradas como alternativas para o redimensionamento dessa atividade a possibilidade de alterações nas políticas de recrutamento e de seleção de pessoal, implementação de um sistema de avaliação de desempenho, melhorias no ambiente de trabalho, esclarecimentos sobre política salarial, exercício da supervisão do qual participem os motoristas e a redução de estressores no ambiente de trabalho
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    Dissertação
    Análise da situação de trabalho do motorista em uma empresa de ônibus urbano da idade de Natal (RN)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-09-29) Silveira, Ladijane Sarmento da; Santos, Enilson Medeiros dos; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781130E8; ; http://lattes.cnpq.br/2119352049482875; Ferreira, Eric Amaral; ; http://lattes.cnpq.br/9832987391302132; Abreu, Cynara Carvalho de; ; http://lattes.cnpq.br/4143877813860426
    O problema tratado neste estudo está relacionado à análise da situação de trabalho do motorista de ônibus. Teve origem na necessidade de identificar as dificuldades do motorista em cumprir as tarefas para alcançar os resultados determinados pela empresa. Foi feito um estudo de caso em uma empresa de transporte coletivo urbano da cidade de Natal. Registros e observações feitas no ambiente de trabalho e indicadores de desempenho do serviço como índices de absenteísmo, rotatividade de pessoal e acidentes de trânsito foram estimados e apontaram para problemas na atividade. Ficou caracterizado que o absenteísmo na empresa pesquisada está ligado a problemas de saúde com predomínio de doenças psiquiátricas e patologias músculo-esqueléticas, que o número de acidentes de trânsito e o índice de rotatividade, embora venham caindo em relação aos anos anteriores, são elevados. As entrevistas realizadas com 50 dos 124 motoristas que trabalham diretamente na operação do serviço contendo perguntas sobre 11 fatores relacionados ao trabalho do motorista mostraram que os fatores trânsito, o tempo de viagem, condições da via, a manutenção do veículo, ambiente físico (terminal de linha), posto de trabalho e supervisão exercida constituem-se em constrangimentos para a atividade do motorista diferenciando o trabalho prescrito do trabalho real. Por outro lado, fatores como gostar de dirigir, o trabalho em si e os colegas de trabalho influenciam positivamente na situação de trabalho do motorista. Nas proposições dos subsistemas de administração de recursos humanos foram encontradas alternativas para o redimensionamento desta atividade
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    Dissertação
    Análise de um serviço-escola de psicologia de uma instituição federal de ensino superior
    (2017-12-15) Leal, Lieti Coelho; Rego, Denise Pereira do; Abreu, Cynara Carvalho de; https://orcid.org/0000-0001-9903-6481; http://lattes.cnpq.br/4143877813860426; http://lattes.cnpq.br/9844373394796279; http://lattes.cnpq.br/7514822266742763; Azevedo, Ana Karina Silva; http://lattes.cnpq.br/4953170483515023; Gomes, Maria Aparecida de França; http://lattes.cnpq.br/7970650675313579
    Os Serviços-Escola de Psicologia estão vinculados à criação e regulamentação do curso de Psicologia e têm sido, ao longo dos anos, o principal espaço de práticas no processo de formação do psicólogo, visando cumprir, desde o seu nascimento, um duplo objetivo: subsidiar os alunos e atender a comunidade. A partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia, os Serviços-Escola são chamados a ampliar sua ação, de modo a atender a uma demanda que cresce continuamente e a se adequar às mudanças na formação. A presente investigação teve como objetivo efetuar uma análise do Serviço de Psicologia Aplicada – SEPA da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a partir de um estudo descritivo, transversal e comparativo que buscou relacionar dados sobre o funcionamento de Serviços Escola das varias regiões do pais, de modo a identificar lacunas e fundamentar uma discussão quanto à necessidade e possibilidade de mudanças propiciadoras de melhorias. Para a produção de informações, optou-se por uma abordagem mista simultânea ou multimetodos, que utilizou a observação sistemática, a análise documental, a consulta a banco de dados e entrevistas enquanto recursos de investigação. Quanto aos resultados, observa-se que a elevada demanda revelou-se uma dificuldade generalizada em todos os serviços estudados, refletindo um aumento no numero de pessoas buscando atenção psicologia e poucos psicólogos no serviço público que atendam tal demanda. Entretanto, em relação à estrutura física, observa-se uma semelhança de condições, ou seja, um satisfatório atendimento às necessidades. A prevalência de uma forte hegemonia da psicoterapia individual sinaliza que a oferta de serviços não contempla a diversidade de possibilidades do campo psi. Por outro lado, a procura por essa modalidade de atendimento se destaca, o que se deve, em parte, ao imaginário ainda prevalente em relação às atividades do psicólogo, mesmo que inúmeras mudanças tenham exigido uma redefinição das habilidades e competências desenvolvidas ao longo da formação profissional. Pode-se concluir que, de modo geral, há um apego a modelos teóricos cristalizados, não estando clara a abrangência do termo “Serviço de Psicologia”, bem como, certo desconhecimento e/ ou afastamento em relação às diretrizes curriculares do curso de psicologia. Partindo dessas lacunas, percebeu-se uma fragilidade no Serviço Escola, mesmo considerando a sua importância para a formação do futuro psicólogo. Sugere-se, assim, a proposição de espaços de discussão que, sistematicamente, informem e aproximem os que integram os Serviços Escola e, potencialmente, possam subsidiar a ampliação da quantidade e qualidade da oferta de cuidados.
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    Dissertação
    Avaliação de impacto de ações de capacitação na área administrativa em uma Instituição Federal de Ensino Superior
    (2016-10-25) Gonçalves, Pedro Rodrigues; Abreu, Cynara Carvalho de; Torres, Camila Costa; ; http://lattes.cnpq.br/8829081234971215; ; http://lattes.cnpq.br/4143877813860426; ; http://lattes.cnpq.br/7295014545260954; Pereira Filho, Sebastião Faustino; ; http://lattes.cnpq.br/2910785578507657; Oliveira, José Arimates de; ; http://lattes.cnpq.br/3576610407552041; Aouar, Walid Abbas El; ; http://lattes.cnpq.br/9068744455564829
    O Departamento de Recursos Humanos é o setor responsável por todo acompanhamento e desenvolvimento profissional dos colaboradores, sendo o desenvolvimento por meio de treinamentos e capacitações, um dos suportes para a melhoria da gestão de pessoas no serviço público. Esse estudo fundamentou-se na legislação federal, decretos 5.707/06 e 5.825/06, que estabelecem critérios de desenvolvimento contínuo dos servidores públicos federais bem como do Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento adotado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. O objetivo geral desse estudo foi identificar os efeitos diretos e específicos, das ações de capacitação e treinamento, voltados à área administrativa, sobre o comportamento do servidor em seu cargo, dentro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e propor a implantação de um instrumento de avaliação de impacto em profundidade no ambiente de trabalho. Trata-se de um estudo de natureza descritiva, exploratória, de abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta dos dados ocorreu por meio de um questionário com perguntas fechadas. A amostra constituiu-se de 108 colaboradores do campus central, sendo 88 técnicos administrativos e 20 chefes de unidades administrativas. Os resultados apresentados demonstraram a repercussão positiva do programa de capacitação da instituição e a contribuição da formação permanente dos servidores. Evidenciaram-se também os altos índices de satisfação nas respostas relacionados à aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos após capacitação, bem como os efeitos diretos e específicos das ações de capacitação e treinamento na área administrativa interferindo de forma positiva no comportamento do servidor em seu cargo. Na análise da confiabilidade do questionário, obteve-se um alfa de Cronbach acima de 0,70, demonstrando, assim, consistência dos dados classificada como satisfatória no instrumento de pesquisa. O estudo contribuiu na proposição de um modelo de avaliação de impacto em profundidade adaptado à realidade da Instituição.
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    Dissertação
    Bem-estar no trabalho: diagnóstico entre docentes da educação técnica profissional em saúde da UFRN
    (2017-02-24) Souza, Maristela Lima Borges de; Abreu, Cynara Carvalho de; ; http://lattes.cnpq.br/4143877813860426; ; http://lattes.cnpq.br/1643589076223736; Maux, Ana Andrea Barbosa; ; http://lattes.cnpq.br/1396156130526048; Azevedo, Ana Karina Silva; ; http://lattes.cnpq.br/4953170483515023; Torres, Tatiana de Lucena; ; http://lattes.cnpq.br/2310895002206004
    Considerando o bem-estar no trabalho um conceito amplo e multifacetado que diz de um estado mental positivo do trabalhador oriundo da concatenação de vínculos que ele estabelece com a organização e com o trabalho realizado, trata-se de uma pesquisa de campo, exploratório-descritiva, de caráter transversal e natureza quantitativa. O estudo realizou um diagnóstico para avaliar o bem-estar no trabalho entre docentes Enfermeiros da Educação Técnica Profissional em Saúde da UFRN. O instrumento utilizado foi o IBET-13 (Inventário de Bem-estar no Trabalho), constituído por três escalas; variáveis de satisfação no trabalho (ST), envolvimento com o trabalho (ET) e de comprometimento organizacional afetivo (COA). Quanto ao tratamento dos dados, empreendeu-se uma análise descritiva comparativa das variáveis. Para medir a correlação, entre as variáveis numéricas, foi utilizada a Correlação de Pearson (r), enquanto o teste U de Mann-Whitney foi utilizado para comparar as amostras independentes. Os resultados por dimensões demonstraram um nível de percepção de compromisso e satisfação no trabalho dos docentes de 84,21 % e apenas de 5,26 % quanto ao nível de envolvimento no trabalho. O comprometimento dos docentes da ESUFRN perfaz uma relação ativa com a organização onde o próprio colaborador deseja contribuir para sua satisfação no ambiente de trabalho. Está presente a identificação dos docentes com a organização referência para o comprometimento organizacional afetivo. Na percepção dos docentes há uma forte ligação afetiva que se traduz em sentimentos positivos como entusiasmo, orgulho, contentamento, confiança, apego e dedicação ao trabalho e à instituição. Numa síntese, os docentes estão comprometidos afetivamente com a organização, desejam nela permanecer como membro. Acreditam e comungam das mesmas metas da ESUFRN, intencionam em se esforçar pela organização, estão implicados com o cargo e demonstram lealdade. Conclui-se que apesar da presença significativa de sentimentos positivos no ambiente de trabalho dos docentes (compromisso e satisfação), uma grande maioria dos docentes não está envolvida com o trabalho. É preciso compreender as possíveis causas e o que pode ser feito pela organização para a obtenção de um ambiente de trabalho que possibilite o bem-estar para o sujeito que trabalha. Desta forma, intervenções precisam ser planejadas e implantadas. Os investigadores sugerem novas pesquisas em busca de subsídios para potencializar, cada vez mais, os vínculos positivos em relação ao trabalho.
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    Dissertação
    Clima organizacional na UFRN/Campus de Currais Novos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-04-09) Vieira, Maria da Solidade Oliveira Cesário; Abreu, Cynara Carvalho de; ; http://lattes.cnpq.br/4143877813860426; ; http://lattes.cnpq.br/4899772071480114; Torres, Tatiana de Lucena; ; http://lattes.cnpq.br/2310895002206004; Aouar, Walid Abbas El; ; http://lattes.cnpq.br/9068744455564829
    O objetivo deste trabalho foi realizar um diagnóstico do Clima Organizacional da UFRN/Campus de Currais Novos, a partir da percepção dos colaboradores inseridos na instituição pesquisada. Optou-se por fazer um estudo descritivo, de natureza quantitativa e qualitativa utilizando como instrumento de coleta, a Escala de Clima Organizacional - ECO, elaborada e validada por Martins (2008), acrescida de quatro questões abertas. Esse instrumento se propõe a dimensionar o Clima Organizacional a partir da percepção do colaborador, obedecendo a uma escala de cinco fatores: apoio do gestor e da organização, reconhecimento, conforto físico, controle/pressão e coesão entre colegas. O público alvo da pesquisa constituiu-se de todos os docentes, técnicos administrativos, terceirizados e bolsistas de apoio técnico da UFRN/Campus de Currais Novos, totalizando 88 colaboradores, sendo 38 docentes, 21 técnicos administrativos, 10 terceirizados e 19 são bolsistas de apoio técnico. A pesquisa de campo teve como locus o Campus de Currais Novos, e a coleta dos dados ocorreu no período de 25 de setembro a 14 de outubro de 2014. Os resultados encontrados revelaram o clima organizacional positivo, o negativo, o predominante e sugestões de mudanças na organização pesquisada com relação aos fatores do clima. A título de contribuição com a UFRN e considerando os objetivos de um mestrado profissional, os resultados deste estudo diagnóstico serão apresentados à direção do CERES para que sejam utilizados como mais uma ferramenta a possibilitar possíveis ações e ajustes no modelo de gestão de pessoas no Campus de Currais Novos.
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    Dissertação
    Comprometimento e entrincheiramento do servidor técnico-administrativo com a carreira: um diagnóstico no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-03) Assis, Rafaelle Lucena de Paula; Abreu, Cynara Carvalho de; Pereira Filho, Sebastião Faustino; ; http://lattes.cnpq.br/2910785578507657; ; http://lattes.cnpq.br/4143877813860426; ; http://lattes.cnpq.br/2670962560934799; Guimarães, Patricia Borba Vilar; ; http://lattes.cnpq.br/3134219236556237; Oliveira, Ailsi Costa de; ; http://lattes.cnpq.br/2330605212055897
    O crescimento pela busca de uma carreira no serviço público tem aumentado ao longo dos anos, o problema é que muitas pessoas optam por este caminho pelos ganhos que o serviço público pode proporcionar e não pelo vínculo afetivo que elas possuem com a carreira. Ao ingressar nesse setor, o indivíduo torna a sua escolha muitas vezes irreversível, pois ele considera o investimento realizado em tempo de estudo e preparação para o ingresso nessa ocupação, o que gera um custo de oportunidade no caso de uma saída. Diante da realidade descrita, surge o tema deste estudo na área do comportamento organizacional que tem como objetivo fazer um diagnóstico para mensurar o vínculo de comprometimento e entrincheiramento com a carreira dos servidores técnico-administrativos do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Assim, para atingir o objetivo do trabalho realizou-se um estudo descritivo, valendo-se da abordagem quantitativa. Participaram da pesquisa 63 servidores técnico-administrativos que trabalham para o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, por meio de um questionário contendo 35 questões sobre dados demográficos e vínculos com a carreira. Para mensurar esse vínculo foram utilizadas as escalas de comprometimento de Carson e Bedeian (1994) e a de entrincheiramento de Carson et al. (1995). Os dados foram tratados e analisados por meio de técnicas de estatística descritiva com a ajuda dos softwares Microsoft Excel e Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Os resultados obtidos demonstraram que os servidores se encontram comprometidos e entrincheirados com a sua carreira em níveis medianos. Destaca-se que este nível de comprometimento está associado com a alta identificação e planejamento que o servidor tem com a sua linha de trabalho, já o nível de entrincheiramento está relacionado ao investimento realizado na carreira e a limitação de alternativas existentes. Por fim, foi elaborado um Guia de boas práticas em Gestão de Pessoas que vai servir para contribuir com o fortalecimento do vínculo dos servidores técnicoadministrativos com a sua carreira na Instituição.
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    Dissertação
    A comunicação institucional na Universidade Federal do Rio Grande do Norte: uma proposta de integração
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-05-28) Lima, Érica Conceição Silva; Pereira Filho, Sebastião Faustino; ; http://lattes.cnpq.br/2910785578507657; ; http://lattes.cnpq.br/6016692693314798; Abreu, Cynara Carvalho de; ; http://lattes.cnpq.br/4143877813860426; Silva, Luiz Custódio da; ; http://lattes.cnpq.br/4218432912255127
    Este trabalho objetiva compreender como tem ocorrido a Comunicação Institucional na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo de caso com caráter exploratório, envolvendo pesquisa bibliográfica, documental, e levantamento de informações junto aos sujeitos pesquisados. Como instrumento de pesquisa, foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada, e os dados coletados na pesquisa de campo foram tratados, codificados e categorizados para a realização de uma análise temática comparativa. Foram ouvidos gestores da Escola Agrícola de Jundiaí, Faculdade de Ciências do Trairi, do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) de Currais Novos e do CERES de Caicó e profissionais de comunicação de veículos de rádio e TV dos municípios de Santa Cruz, Currais Novos e Caicó. No Campus Central da UFRN foram entrevistados gestores e profissionais da Superintendência de Comunicação, além de um levantamento das assessorias de imprensa existentes. Para compreender melhor a comunicação no âmbito das organizações, buscamos o aporte teórico nos estudos de Torquato que apresenta a comunicação como forma de integração social, João Curvello compreendendo a Comunicação Organizacional como um contexto complexo, Oliveira traz a perspectiva da Comunicação Organizacional como um campo de estudo de interfaces de várias áreas de conhecimento. Duarte e Chaparro discutem a relação entre Jornalismo Empresarial, Relações Públicas e Assessoria de Imprensa. O conjunto de informações presentes nesse trabalho apresenta um diagnóstico de como têm ocorrido a Comunicação Institucional na UFRN. E como prognóstico, apresentamos a proposta de um Plano de Comunicação tendo como foco principal a implantação de uma Rede Integrada de Comunicação Institucional. Os resultados apresentaram a ausência de um plano de comunicação institucional na Universidade e a consequente falta de integração, uma vez que não existem ações efetivas no sentido de integrar os diversos campi da UFRN. O referido Plano foi elaborado após a análise de todas as informações coletadas e analisadas ao longo da pesquisa.
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    Dissertação
    Contexto de trabalho e bem-estar dos profissionais de saúde no setor público em tempos de pandemia da Covid-19
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-30) França, Sérgio Augusto Nascimento de; Rego, Denise Pereira do; Abreu, Cynara Carvalho de; 85285536472; http://lattes.cnpq.br/4143877813860426; http://lattes.cnpq.br/9844373394796279; http://lattes.cnpq.br/2311444725593534; Silva, Alda Karoline Lima da; http://lattes.cnpq.br/9672136905014553
    Não é de hoje que o desmantelamento do mundo do trabalho vem ocorrendo no planeta. Na atualidade, o mundo do trabalho produz consideráveis repercussões na saúde física e mental dos trabalhadores. As inúmeras transformações promovidas pela globalização monetária, pelas modernizações tecnológicas e pela inovação da gestão, produzem interferências diretas no bem-estar dos trabalhadores, considerando suas formas de trabalho nas práticas laborais e sua organização coletiva. Nesse contexto, destaca-se a pandemia da COVID-19 que demanda uma reorganização dos processos de trabalho e dos fluxos assistenciais nas instituições de saúde, o que pode ter aumentado os impactos físicos, psicológicos e sociais entre os profissionais e afetado a saúde e o bem-estar desses trabalhadores. Diante disso, este estudo teve por objetivo geral analisar a influência dos aspectos relacionados ao contexto de trabalho sobre a saúde e o bem-estar de parte dos profissionais de saúde atuantes na Diretoria de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança no Trabalho (DAS), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em tempos de pandemia da COVID-19. Tratou-se de um estudo diagnóstico, de delineamento transversal e com uma abordagem mista. Os dados quantitativos foram coletados por meio de dois instrumentos (questionário sociodemográfico e funcional e a Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho) e para os dados qualitativos, com o objetivo de investigar a influência do contexto de trabalho da DAS na saúde e bem-estar dos profissionais de saúde, considerando as possíveis mudanças ocorridas em função da pandemia da COVID-19, foi proposto um questionário com dez questões abertas, organizadas em 13 categorias, que foram encaminhados aos participantes da pesquisa com o auxílio da ferramenta online Google Forms. A pesquisa foi realizada na DAS-UFRN, localizada no município de Natal-RN. O público alvo foram os profissionais de saúde atuantes (de forma total ou parcialmente presencial), na referida diretoria. Os dados quantitativos foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial e os dados qualitativos, sob a perspectiva da análise de conteúdo. Os resultados obtidos antes da pandemia, na percepção dos profissionais de saúde, indicaram que os aspectos inerentes ao contexto de trabalho da DAS (condições, organização do trabalho e relações socioprofissionais) propiciam um ambiente acolhedor, motivador e que favorece a saúde e bem-estar dos profissionais. No entanto, observou-se que a pandemia da Covid 19 teve um impacto negativo na saúde dos trabalhadores. As sugestões de melhorias, no contexto da pandemia, em sua maioria, foram relacionadas a reestruturação do ambiente e do processo e fluxo de trabalho, retorno da equipe, apoio psicológico e de gestão, alem de treinamento de pessoal quanto às novas ferramentas de trabalho. Espera-se que o estudo contribua com a gestão pública, fornecendo informações relativas ao trabalho e bem-estar dos servidores visando possíveis melhorias no gerenciamento de processos institucionais.
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    Dissertação
    Contexto de trabalho e saúde psíquica: caminhos e descaminhos da atuação dos professores-gestores em uma universidade pública federal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-21) Melo, Angélica Andrade Ferreira de; Abreu, Cynara Carvalho de; Rego, Denise Pereira do; ; ; ; Guimarães, Patrícia Borba Vilar; ; Alves Filho, Antonio; ; Torres, Tatiana de Lucena;
    O mundo do trabalho vem passando por grandes transformações e recebe forte influência momento histórico vivenciado. O contexto de trabalho, e a forma como as pessoas se relacionam com ele, poderá colaborar para a promoção ou deterioração da saúde psíquica. Considerando a gestão das universidades públicas é permeada por enormes desafios, o presente estudo teve por objetivo apreender como os professores-gestores percebem seu contexto de trabalho e a influência dele na saúde psíquica. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, que utilizou o procedimento de estudo de caso. Delimitou-se como participantes os Chefes de Departamento. A coleta de dados foi feita através de dois grupos focais online síncronos, com seis participantes, totalizando 12 gestores. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo. Primeiramente, buscou-se compreender a experiência de ser um gestor universitário. Para tanto, foi preciso conhecer o percurso de chegada à gestão, entender que perpassa por uma atuação que envolve papéis diversos (ensino, pesquisa, extensão e gestão). Além disso, essa vivência foi retratada através de uma avaliação positiva e negativa de estar nessa função. Em seguida, foram identificados os aspectos propulsores e restritivos do contexto de trabalho a partir da percepção dos participantes. Os aspectos mais citados como facilitadores da atuação são as ofertas de capacitações, o auxílio dos sistemas informatizados, bem como a colaboração recebida pelos secretários. Os elementos restritivos mais citados são: as dificuldades de comunicação com as unidades; entraves provocados pelos sistemas informatizados; a pouca preparação e conhecimento sobre a gestão; o ambiente conflituoso e a dificuldade de conciliar interesses; o processo de compras e utilização de recursos financeiros; e cobrança excessiva por produtividade e sobrecarga. Ao investigar os aspectos percebidos como potenciais geradores de sofrimento, desgaste e mal-estar, foram citados: Conflitos interpessoais; Cobrança por produtividade e a sobrecarga; Atuar simultaneamente na pesquisa, ensino, extensão e gestão; Dificuldades de organização do tempo; Excesso de cobranças e prazos curtos; Falta de apoio jurídico; Violência e desrespeito; Falta de recursos; e Excesso de Burocracia. Por fim, os participantes apresentaram algumas sugestões de melhorias para a sua atuação, destacando-se a necessidade de capacitação e desenvolvimento dos chefes de departamento e o suporte jurídico para responder os processos que envolvem a gestão. O estudo apresentou um diagnóstico sobre a percepção dos chefes de departamento, bem como forneceu um modelo de investigação por meio de grupos focais online. As sugestões apresentadas poderão colaborar para aprimoramento das ações relacionadas à gestão universitária.
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    Dissertação
    Uma definição de método instrumental para diagnóstico de clima organizacional em instituição de ensino superior
    (2020-02-21) Silva, Weverton Ricardo da; Abreu, Cynara Carvalho de; Rego, Denise Pereira do; ; ; ; Barreto, Lais Karla da Silva; ; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; ; Guimarães, Patricia Borba Vilar;
    O clima organizacional, devido a sua influência sobre o comportamento dos trabalhadores, tem despertado interesse entre pesquisadores e gestores das organizações. Para melhor conhecer as características do clima organizacional e, assim, possibilitar o processo de gestão do clima, um método de diagnóstico, preciso e válido deve ser adotado pelos atores que se propuserem a desenvolver práticas sobre esse fenômeno. Diante dessa necessidade, o presente trabalho acadêmico, no formato de produto técnico, tem por objetivo geral, definir método instrumental de diagnóstico de clima organizacional a ser proposto para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Para subsidiar a referida proposição, foi realizada uma pesquisa, configurada como exploratória e descritiva, de abordagem mista, com a finalidade de mapear as práticas de diagnóstico e gestão do clima organizacional em IFES do Brasil, com o intuito de conhecer o panorama nacional sobre a temática em questão, bem como, realizar o levantamento dos instrumentos utilizados por essas IFES. De um total de 67 IFES consideradas na supramencionada pesquisa, apenas seis afirmaram ter a prática de diagnóstico de clima organizacional de forma institucionalizada na organização. Foram levantados instrumentos na literatura para análise de um grupo de juízes da instituição proposto para avaliar instrumentos de clima organizacional. Quatro instrumentos passaram por análise e avaliação, sendo um deles escolhido por esse grupo como o mais adequado para ser utilizado pela UFRN, no processo de diagnóstico de clima.
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    Dissertação
    Os desafios dos gestores na administração pública contemporânea: estudo de caso na Pró-reitoria de Gestão de Pessoas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-09) Cruz Júnior, Evilazio Xavier; Guimarães, Patrícia Borba Vilar; ; http://lattes.cnpq.br/3134219236556237; ; Abreu, Cynara Carvalho de; ; http://lattes.cnpq.br/4143877813860426; Rocha Neto, Manoel Pereira da; ; http://lattes.cnpq.br/8133980836563371
    Este trabalho surgiu a partir da intenção de identificar o perfil profissional das pessoas que atuam nas funções de confiança da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), bem como, de conhecer como se dá as relações de trabalho entre esses gestores e seus administrados. A escolha do tema justificase pela busca da compreensão do processo de trabalho e da relação gestor-colaboradores. Isso o torna relevante, no sentido de que este trabalho possa contribuir para que os administradores públicos discutam com sua equipe de trabalho e venham a traçar diretrizes para o fortalecimento das relações interpessoais e o aprimoramento da atuação do gestor público perante os seus administrados. O objetivo principal do trabalho é realizar um diagnóstico sobre a atuação desses gestores, em que se buscou: descrever o processo de capacitação dos gestores da PROGESP; identificar as habilidades essenciais para a seleção desses servidores para o exercício de cargos de confiança; verificar a existência de indicador que avalie a atuação dos gestores; diagnosticar a autopercepção dos gestores e a percepção dos colaboradores sobre a sua atuação do gestor. Para tanto, foram realizadas: a) pesquisa documental, para identificar a distribuição das funções de confiança da PROGESP; e, b) pesquisa de campo com aplicação de questionário entre os gestores e os seus administrados, que levantou questões relacionadas ao perfil dos participantes; a capacitação e treinamento contínuo; a autonomia para tomar decisões; ao planejamento das atividades; a motivação dos servidores; as habilidades essenciais à seleção de servidores para cargos de gestão; a avaliação da atuação dos gestores e aos desafios dos gestores públicos na Administração Pública contemporânea. Para fundamentar este estudo, foram detalhados no referencial teórico: os princípios constitucionais da Administração Pública; as normas legais que estruturaram o atual sistema de governo; os poderes administrativos: vinculado e discricionário e os controles da Administração Pública: interno e externo. Foi realizado um estudo de caso na PROGESP e os resultados obtidos demonstram fragilidades, que foram detalhadas na conclusão do presente trabalho, e que se referem a: atenção do Administrador Público aos princípios constitucionais que norteiam suas ações administrativas; a capacitação e atualização para o exercício das funções gerenciais; a autonomia para tomada de decisões; a motivação para desenvolver as tarefas cotidianas e a avaliação e acompanhamento da atuação dos gestores. Espera-se contribuir para melhoria da atuação dos gestores e dos integrantes da equipe de trabalho, com intuito de se atingir a eficiência e a qualidade esperadas na prestação dos serviços públicos oferecidos pela PROGESP/UFRN.
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    Dissertação
    Desempenho acadêmico: estudo sobre uma estratégia institucional de orientação acadêmica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-08-28) Cunha, Fabiola Pessoa da; Abreu, Cynara Carvalho de; Pereira Filho, Sebastião Faustino; ; ; ; Uga, Daniela Alessandra; ; Mittelbach, Fernanda Rodrigues; ; Guimarães, Patricia Borba Vilar;
    Nas últimas décadas o sistema de acesso ao ensino superior no Brasil passou por grandes transformações motivadas por políticas educacionais de ampliação e expansão das Instituições de Ensino Superior – IES e democratização no acesso dos estudantes. Tudo isso contribuiu para a diversificação do público ingressante, circunstância que associada ao processo de integração dos novos estudantes a esse nível de ensino tem exigido das IES maior dedicação no acolhimento e acompanhamento dos discentes até a conclusão do curso. Nesse contexto, os índices de retenção e de evasão se tornaram ainda mais relevantes para os estudos que buscam alternativas para o combate dessa problemática, nos quais as estratégias pedagógicas têm se apresentado como ferramentas importantes. Em consonância com essa temática, esse estudo objetivou analisar o denominado Regime de Observação do Desempenho Acadêmico – RODA, uma estratégia institucional da UFRN voltada para o acompanhamento de estudantes com baixo desempenho acadêmico. Para a realização deste diagnóstico foram disponibilizados formulários eletrônicos aos discentes, orientadores acadêmicos e coordenações dos Cursos presenciais de Ciências e Tecnologia e Pedagogia/Centro de Educação. Os resultados demonstraram que dificuldades vivenciadas no ensino médio foram determinantes para o baixo desempenho acadêmico da maioria dos discentes, e isso ocorre principalmente entre os 1º e 3º semestres do curso. Contudo, a carência de informações sobre o apoio institucional por meio do RODA, tem interferido no desenvolvimento das atividades voltadas à recuperação desses estudantes que, permanecendo nessa condição, se mostraram desmotivados, pressionados e adoecidos. Em contrapartida, a maior parte dos docentes relatou sobrecarga ao unir atividades da docência com as atividades previstas para o papel de orientadores acadêmicos, e a relação orientador-orientando parece não estar funcionado como esperado. A associação dos dados coletados permitiu ainda a identificação de fragilidades e potenciais do referido regime, e as melhorias recomendadas pelos participantes incluíram principalmente o uso de recursos tecnológicos que possam facilitar a comunicação entre os envolvidos e o cumprimento das atividades de orientação acadêmica. No que tange a investigação sobre a contribuição dessa estratégia pedagógica para a trajetória acadêmica dos discentes, observou-se que, dentre os registros de discentes que foram retirados do regime a cada período letivo, o quantitativo dos que superaram suas dificuldades acadêmicas foi predominantemente superior aos cancelamentos ocorridos no mesmo período, o que pode indicar uma contribuição do regime. Contudo, para o processo de integralização curricular, constatou-se que a excessiva maioria das integralizações, relativas ao mesmo grupo analisado, não ocorreu no prazo padrão do curso, sinalizando uma retenção acentuada e o que pode parecer uma não efetividade do RODA nesse aspecto. Por fim, de modo geral, acredita-se que o regime é aceito como estratégia pedagógica de apoio institucional, porém, requer ponderação diante de algumas propostas de ajustes.
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    O desemprego em jovens recém graduados: uma leitura fenomenológica hermenêutica heideggeriana
    (2018-02-23) Oliveira, Malu Nunes de; Dutra, Elza Maria do Socorro; ; ; Abreu, Cynara Carvalho de; ; Castro, Fernando José Gastal de;
    O número de jovens em situação de desemprego cresceu consideravelmente ao longo dos últimos anos, chegando a ser maior do que o número de adultos desempregados. Este estudo surgiu da necessidade de ampliar a reflexão acerca do desemprego e dos sentidos que se desvelam nesta vivência em jovens recém-graduados, enfatizando a fala dos próprios participantes da pesquisa. Partindo desse pressuposto, o problema desta pesquisa foi questionar qual é o sentido de estar fora de um lugar que representa “estabilidade”, o trabalho, momento este que comumente gera angústia, medo e insegurança. Para tal, o objetivo foi compreender a experiência de jovens recém graduados que se encontravam na vivência do desemprego, sob a perspectiva fenomenológica-hermenêutica heideggeriana. Este enfoque permite priorizar a compreensão da existência humana através dos sentidos que o ser atribui à sua experiência e os desvela pela linguagem. Foram realizadas quatro entrevistas com jovens entre as idades de 23 e 29 anos. A análise das narrativas foi realizada a partir do método hermenêutico, sob a luz das ideias do filósofo Martin Heidegger e estudiosos de sua filosofia. Os resultados revelaram que o desejo dos jovens de exercer suas atividades perpassa suas visões de mundo, tornando o rumo de suas vidas uma consequência dos caminhos que a formação lhes proporcionou. Os sentidos associados ao exercício de uma ocupação laboral excluem a possibilidade de não exercício da atividade, desvelando os sentimentos de inutilidade, ansiedade e desocupação. Reflexões sobre o mercado de trabalho, o modo de produção capitalista e aspectos sociológicos sobre o contexto de formação superior e do mundo do trabalho também foram desvelados, refletindo as características da “Era da Técnica”. A inserção da perspectiva fenomenológica nas discussões sobre o desemprego e trabalho ampliou a compreensão sobre o ser jovem na contemporaneidade, visto que esta realidade apresenta demandas e abre espaço para novas investigações e intervenções.
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    Tese
    Dos tempos de escola aos dias atuais: reminiscências duradouras da experiência escolar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-12-10) Abreu, Cynara Carvalho de; Ferreira, Adir Luiz; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783992T8; ; http://lattes.cnpq.br/4143877813860426; Sousa, Margarete Ferreira do Vale de; ; http://lattes.cnpq.br/0753451522915252; Macedo, Roberto Sidnei Alves; ; http://lattes.cnpq.br/4548303459275924; Silva, Rosália de Fátima e; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794938U8; Andrade, érika dos Reis Gusmão de; ; http://lattes.cnpq.br/0778953049451033
    Este estudo trata sobre as marcas da experiência escolar no processo de individuação do sujeito e tem como objetivo geral conhecer de que forma essas experiências, a despeito das questões curriculares e pedagógicas, influenciam esse processo. Buscou-se interpretar as experiências reforçadas durante a escolarização e as trajetórias de enfrentamento das diversas situações vividas na escola. Tentou-se, também, compreender o sentido dos acontecimentos escolares críticos e igualmente como o meio familiar pode influenciar nas escolhas e formação dos sujeitos através do investimento pedagógico. Ademais, refletiu-se sobre os motivos que levaram alguns a permanecerem no ambiente escolar seja como estudante ou mais tarde, do lado de lá, como professor. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa de inspiração fenomenológica utilizando-se de entrevistas narrativas com quatro sujeitos, a partir das quais se identificou as principais características, estrutura, condições de origem, o contexto social, as estratégias escolares, as formas como foram manejadas e suas conseqüências. A análise dos relatos deixou claro dois eixos fundamentais da experiência escolar que se destacam na constituição dos sujeitos: de um lado a dinâmica do ambiente escolar vivido deixou marcas indeléveis na memória que foram determinantes para as escolhas pessoais; por outro lado, a referência familiar, através das suas várias formas de investimento pedagógico, teve uma influência decisiva. As marcas combinadas da escola e da família deixaram um legado importante para formação dos sujeitos e para as escolhas que fizeram durante as suas vidas, especialmente no direcionamento da suas carreiras profissionais. Invariavelmente, percebeu-se na investigação, que muito do aluno que se foi persiste no adulto e profissional de hoje. Assim, o Eu escolar é parte do Eu profissional que existe em cada um. O cidadão, a pessoa e o profissional são derivados dos processos de socialização e individuação, os quais em grande parte se definem durante a vida escolar. E é com o uso desse "capital escolar" , adquirido nos tempos de escola, que temos condições de desenvolver os muitos papéis sociais nos dias atuais.
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    Escolha de curso e evasão universitária: análises a partir do Sistema de Seleção Unificada
    (2017-08-24) Melo, Kesia Cristine; Abreu, Cynara Carvalho de; https://orcid.org/0000-0001-9903-6481; http://lattes.cnpq.br/4143877813860426; http://lattes.cnpq.br/1200817737289159; Maux, Ana Andrea Barbosa; http://lattes.cnpq.br/1396156130526048; Guimarães, Patricia Borba Vilar; http://lattes.cnpq.br/3134219236556237
    A evasão universitária é considerada um fenômeno complexo, que sofre influência de diversos fatores e tem causado interesse em pesquisadores dos diversos campos do saber nos últimos anos, a exemplo da educação e da administração pública. Com a implantação do Sistema de Seleção Unificada, paulatinamente implantado pelo Ministério da Educação nas Instituições de Ensino Superior, a partir de 2012, as possíveis causas e as modalidades da evasão vem sendo discutidas, gradativamente, no meio acadêmico. Partiu-se do princípio de que esse novo modelo de seleção permite a mobilidade, sendo essa uma das formas de evasão que, nesse estudo, foi compreendida como a mudança de curso de graduação sem concluí-lo. Este trabalho se propôs a identificar os fatores apresentados pelos estudantes do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que os fazem querer mudar de curso de graduação. Essa investigação ajudou a compreender uma das modalidades da evasão, sua real incidência, a influência na escolha profissional e como o Sistema de Seleção Unificada se relaciona com a possível mudança de curso. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso qualitativo e exploratório, tendo como participantes os estudantes do Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Por meio de um questionário online, identificou-se estudantes que tendiam a mudar de curso e, em seguida, foi realizada uma entrevista com os que se disponibilizaram, tendo os dados sido analisados a partir da análise de conteúdo. Os resultados apontam a nota obtida no ENEM, como determinante para a escolha do curso de graduação pelo SISU. A integração universitária, chamada de integração social, foi considerada negativa e, portanto, propulsora da evasão juntamente com a insatisfação das metodologias utilizadas em sala de aula pelos professores.
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    Evasão no ensino superior: uma análise nos bacharelados interdisciplinares de Tecnologia da Informação e Ciências e Tecnologia de uma Instituição Federal de Ensino Superior
    (2019-07-18) Silva, Danuzia Pinto da; Guimarães, Patricia Borba Vilar; ; ; Oliveira, Adriana Carla Silva de; ; Abreu, Cynara Carvalho de; ; Silva, Edilene Maria da;
    A evasão universitária é considerada um fenômeno multifacetado que coloca em risco a educação superior e tem sido alvo de muitas discussões nos meios acadêmicos levando muitos pesquisadores a se empenharem nesta temática. A partir desse contexto, questionouse como se comportam esse fenômeno, a permanência e a conclusão dos discentes dos cursos de Bacharelado em Tecnologia da Informação e Bacharelado em Ciências e Tecnologia, ambos na modalidade interdisciplinar, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para responder a esse questionamento, foi realizada uma análise descritiva comparando as taxas de evasão, permanência e conclusão. Para tal, foram utilizados três indicadores disponíveis na Metodologia de Cálculo dos Indicadores de Fluxo da Educação Superior elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/Ministério da Educação e Cultura. Os dados foram obtidos por meio do Censo Escolar do Ensino Superior, realizado anualmente, entre os anos de 2010 a 2018 para Bacharelado em Ciências e Tecnologia e 2013 a 2018 para Bacharelado em Tecnologia da Informação, que foram disponibilizados pela Superintendência de Informática da UFRN. Como resultados da pesquisa foram identificadas taxas em torno de 50 a 60% de desistência para o curso de Bacharelado de Ciências e Tecnologia e de 70 a 75% para o curso de Bacharelado de Tecnologia da Informação. A partir dos resultados, foram criados mecanismos para acompanhamento dos cursos, servindo de base para se medir a eficiência de cada um. Por fim, acredita-se que as Instituições de Ensino Superior devem ser submetidas a um controle de qualidade, que é um direito da sociedade. A partir dos resultados, foi elaborado um diagnóstico situacional com apresentação de alguns indicadores que poderão servir de base para diferentes análises. Espera-se, sobremaneira, que, com esse estudo, se possa produzir conhecimentos que subsidiem a tomada de decisão dos gestores e bem-estar dos discentes que ingressarão na Universidade.
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    Evasão nos cursos de graduação em Física, Matemática e Química da UFRN
    (2016-08-22) Chaves, Vanessa de Souza; Abreu, Cynara Carvalho de; Torres, Tatiana de Lucena; ; ; ; Pereira Filho, Sebastião Faustino; ; Gomes, Fabiano do Espirito Santo; ; Barreto, Lais Karla da Silva;
    A evasão escolar é um fenômeno complexo que tem despertado o interesse de investigação de estudiosos quanto a sua ocorrência no ensino superior. O seu entendimento está relacionado a elementos acadêmicos, institucionais, sociais e econômicos. A pesquisa se caracterizou como um estudo de caso nos cursos presenciais de Física, Matemática e Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e se propôs a identificar, por meio da perspectiva do evadido, os fatores que têm levado os alunos a se evadirem desses cursos. Considerou-se o conceito que define evasão como sendo a saída do aluno do curso sem tê-lo concluído, com foco no grupo de estudantes desligados pelo tipo cancelamento por abandono de curso, cuja definição é estabelecida no Regulamento dos Cursos de Graduação, norma que disciplina o ensino de graduação na instituição alvo do estudo. Para conhecer o perfil dos evadidos e os fatores que os levaram ao cancelamento, foram aplicados questionários online aos estudantes que ingressaram de 2013 a 2015 e tiveram seu curso cancelado por abandono. De um modo geral observou-se respostas positivas em relação aos cursos pesquisados, de modo que 63,55% do total fez a escolha motivados por afinidade com a área ou vocação, 68,23% tiveram sua expectativa parcial ou totalmente atendida; 49,53% avaliaram os docentes como bons e dos 69 que se consideraram aptos a opinar sobre o currículo de seus respectivos cursos, 57,97% o julgaram atualizado. Os dados obtidos revelaram que os fatores apontados como os que mais contribuíram para a desistência do curso foram “conciliar trabalho e estudo”, no que se refere aos de ordem pessoal ou socioeconômica; e “dificuldade em acompanhar algumas disciplinas”, no âmbito dos fatores de ordem acadêmica/institucional. Esses dois itens foram assinalados, respectivamente, por 53,27% e 40,19% dos participantes. A necessidade de realizar atividades laborais concomitantemente à graduação refletiu-se, entre outras questões, na falta de tempo para dedicar-se ao curso, apontada por 56,07% como dificuldade enfrentada ao ingressar no curso. Sem, obviamente, a pretensão de ter esgotado o assunto, muito pelo contrário, compreende-se que este estudo possa se somar a um conjunto de investigações que estão sendo realizadas, de abrangência micro e macro institucional, visando a discutir, compreender e intervir sobre o fenômeno evasão no contexto do ensino superior, bem como servindo de subsídio para a manutenção ou criação de ações que viabilizem a redução das taxas de evasão na UFRN.
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    Experiências de estudantes de graduação diante do término do curso: um olhar fenomenológico-existencial
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-06-08) Pimentel, Julianne Dantas de Oliveira; Abreu, Cynara Carvalho de; ; ; Rebouças, Melina Sefora Souza; ; Guimarães, Patricia Borba Vilar; ; Pereira Filho, Sebastião Faustino;
    Instituições de ensino superior como a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, formam, a cada ano, cerca de três mil estudantes, e, às vezes, muito mais que isso. O momento de conclusão do curso de graduação e a iminente saída para o mundo do trabalho parece ser um período de dúvidas, incertezas, questionamentos, receios e reflexões a respeito das possibilidades de engajamento na profissão escolhida ou, por outro lado, acerca das restrições de oportunidades, entre outros cenários que podem se configurar aos recém-formados. Como tem sido para estudantes concluintes vivenciar esta saída da universidade em função do término do seu curso? Diante disso, esse trabalho teve como objetivo, a partir de um olhar fenomenológico-existencial, compreender os sentidos atribuídos à experiência de ser um estudante concluinte dos cursos de graduação da UFRN. Para tanto, foi realizado um grupo temático intitulado “Decisões de Carreira” que contou com a participação de seis alunos concluintes de diferentes cursos ofertados na modalidade presencial na universidade. Este grupo teve cinco encontros, com duas horas duração cada, no período de realização de agosto a setembro de 2019. As narrativas e atitudes dos participantes foram interpretadas à luz da hermenêutica heideggeriana, dispondo assim, de uma metodologia de base fenomenológica. Anseios quanto à questão política e orçamentária que as universidades públicas enfrentam no país e o medo do desemprego somado às dificuldades de inserção no mercado de trabalho mostraram-se como temas mobilizadores para os participantes, bem como suas narrativas evidenciaram afetações frente as pressões sociais percebidas em prol do sucesso profissional. Nesse contexto, os estudantes relataram dar seus passos desprovidos de certezas, o que parece se configurar numa luta diária pelo que se crê em face do panorama impreciso da realidade. A partir da experiência desse estudo, sugere-se a criação de um espaço permanente de encontros destinado à atenção à temática dentro da universidade com a finalidade de oferecer uma escuta aos discursos de incerteza, o que também se configura em uma possibilidade de acolhimento para a inquietude existencial compreendida no período em questão, afirmando assim o quanto são necessárias mais atitudes institucionais que ofereçam este suporte.
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    Extensão universitária e economia solidária: efeitos e potenciais de ações de incubadoras da UFRN na comunidade povoado Cruz Currais Novos/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-25) Matos, Leís Ferreira de; Sousa, Washington José de; ; http://lattes.cnpq.br/3440674253121833; ; http://lattes.cnpq.br/0555922468727280; Abreu, Cynara Carvalho de; ; http://lattes.cnpq.br/4143877813860426; Aouar, Walid Abbas El; ; http://lattes.cnpq.br/9068744455564829
    O objetivo deste trabalho foi conhecer efeitos e potenciais de ações de extensão desenvolvidas por incubadoras de empreendimentos econômicos solidários da UFRN, com o intuito de sugerir medidas que possam eventualmente contribuir para modificação, ampliação ou aperfeiçoamento dessas ações. Para isso, utilizou-se como espaço de investigação uma Associação de Trabalhadores de Agricultura Familiar localizada na Comunidade Povoado Cruz, município de Currais Novos/RN. O referencial teórico abordou aspectos conceituais, formais e processuais da extensão universitária e economia solidária, além de uma discussão sobre o papel das incubadoras de empreendimentos econômicos solidários. A metodologia utilizada envolveu um estudo de caso, com abordagem qualitativa, quanto aos objetivos foi do tipo descritiva, de natureza aplicada e fazendo uso de 03 (três) técnicas de coleta de dados, quais sejam, pesquisa bibliográfica, observação aberta não participante e entrevistas semiestruturas aplicadas aos produtores associados, a coordenação da Associação e aos alunos bolsistas nela atuantes. Para interpretação de dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos permitiram atingir o objetivo geral da pesquisa, em que foram identificados alguns efeitos do trabalho das incubadoras na Associação, como a assessoria administrativa e educacional, articulação entre produtores associados e coordenação, intermediação de parcerias com outras instituições, descentralização das atividades, maior participação dos associados, elevação da autoestima, entre outros; e potenciais como a proposta de elaboração de um planejamento estratégico na Associação, melhorias na comunicação interna e externa, fortalecimento da autogestão, ampliação do volume de vendas, intermediação para conversão da Associação em Cooperativa, entre outros. Essas medidas serão propostas à coordenação das incubadoras como forma de potencializar seus resultados, além de contribuir para conformidade e atendimento de prerrogativas estabelecidas nos planos de desenvolvimento, gestão e avaliação institucional da UFRN.
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