Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Abella, Leticia Beatriz Gambetta"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Comunicação e informação na UFRN: um diagnóstico da Diretoria de Administração de Pessoal
    (2017-12-18) Aguiar, Jefferson Bruno Silva de; Cruz, Adriano Charles da Silva; ; ; Caricio, Marcelo Rique; ; Rocha Filho, Ruy Alkmim; ; Abella, Leticia Beatriz Gambetta;
    A comunicação está presente em todos os lugares e com todos que compõe a sociedade. Seja de maneira verbal, visual ou até codificada. Nesse meio está a Comunicação Organizacional que se divide em Comunicação Mercadológica (voltada para apoiar as ações de marketing), Institucional (propõe a construção da imagem e do conceito institucional) e Comunicação Interna (visa promover a dinamização do fluxo das informações internas). Este trabalho tem por objetivo analisar o papel da Comunicação Interna na Diretoria de Administração de Pessoas (DAP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e sua relação com o serviço de atendimento ao público. Falaremos ainda como a Comunicação Interna pode ser uma ferramenta estratégica para se alcançar as metas institucionais. O estudo empírico foi desenvolvido de forma exploratória, na literatura disponível, e descritiva, através de um questionário aplicado aos servidores da DAP. Com isso, alicerçados pelo estudo bibliográfico e com os resultados do questionário, foi possível elaborar um diagnóstico da comunicação interna na DAP. O diagnóstico facilita tanto o trabalho dos servidores quanto a busca dos usuários que precisam dos serviços da DAP. O estudo é útil na busca de reconhecer, então, quão importante é a Comunicação Interna para uma organização e que ela pode ser usada como uma ferramenta estratégica para alcançar os objetivos da instituição.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Linguagem audiovisual, metacognição e educação: uma escola quilombola em cena
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-01) Valentim, Rayane Emanuelle de Oliveira; Martins, Cibelle Amorim; Lucena, Thiago Isaias Nóbrega de; ; ; ; Cordeiro, Sandro da Silva; ; Pereira Filho, Sebastião Faustino; ; Abella, Leticia Beatriz Gambetta;
    O ensino na era digital necessita corresponder aos desafios impostos pelas mudanças na construção do conhecimento. Apesar de alguns teóricos da educação, de tendência crítica, como Ausubel (1968), Paulo Freire (1996) e Vygotsky (1998), da pós-crítica, como Morin (2003, 2012) e Santaella (2004), defenderem a hipótese de que o aluno, quando ativo no processo educativo, desenvolve aprendizagens de maneira mais significativa, pouco se percebe tais concepções em práticas assertivas como estratégias para alcançar o sucesso traçado nos planejamentos dos docentes. Nessa perspectiva, esta dissertação objetivou descrever o desenvolvimento de um tema de pesquisa que resultou numa Sequência Didática centrada na linguagem audiovisual como processo metacognitivo de desenvolvimento da aprendizagem. Por meio da abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, adotou-se a pesquisa-ação, baseado em Tripp (2005), como opção metodológica. A pesquisa empírica foi realizada na Escola Municipal Sérgio Varela, localizada na zona rural de Ceará-Mirim/RN, distrito da Comunidade Quilombola de Coqueiros, tendo como sujeitos os 28 alunos, com idade média entre 9 e 14 anos de idade, que juntos compõem a turma do 4º ano do ensino fundamental I da referida escola. A pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas, a saber: proposição da atividade em comemoração ao mês da consciência negra, escolha do título para o tema de pesquisa, realização de oficina de vídeo e Organização do Conhecimento (OC) em uma Sequência Didática (SD). Os dados foram registrados por meio de anotações sistemáticas de observações realizadas no diário de pesquisa do professor. Ao final da pesquisa foi possível constatar que a produção do vídeo se configurou como uma estratégia eficaz de aprendizagem e metacognição, pois despertou nos alunos a sensibilidade necessária ao processo do conhecer, possibilitou maior engajamento e participação ativa nas atividades propostas e fez com que o processo de reflexão sobre as ações realizadas culminasse em aprendizagens significativas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Tese
    O poder hegemônico das redes sociais: uma análise crítica do discurso de quem "vai pra rua"
    (2017-03-21) Abella, Leticia Beatriz Gambetta; Pedrosa, Cleide Emilia Faye; http://lattes.cnpq.br/0743019098101887; http://lattes.cnpq.br/1231748597251607; Bezerra, Josenildo Soares; http://lattes.cnpq.br/3081353090677062; Rocha Filho, Ruy Alkmim; http://lattes.cnpq.br/4519158858937687; Costa Júnior, João Batista da; http://lattes.cnpq.br/7630461186538154; Ottoni, Maria Aparecida Resende
    As redes sociais, no marco das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), têm se constituído num espaço de expressão ao alcance de todos aqueles que têm acesso à internet. No Brasil, 49% dos brasileiros têm acesso à internet e, dentro desse número, 76% acessam todos os dias. Twitter, Facebook, Instagram e várias outras propostas participativas e interativas despertam diversos interesses de comunicação que incluem intercâmbios pessoais de informação e dados, divulgações com propósitos de marketing e várias outras finalidades. Uma das mudanças mais importantes em torno das possibilidades que as redes oferecem surgiu para aqueles que querem conquistar seguidores e defender uma causa. Assim, os movimentos sociais têm encontrado nesses canais de expressão um terreno fértil de convocatória e interatividade com seus seguidores. Esta tese tem o objetivo de analisar criticamente as manifestações discursivas do movimento Vem pra rua nas suas redes sociais Twitter e Facebook, tomando como ponto de partida o posicionamento do grupo na sua apresentação no seu site oficial. O Vem pra rua nasceu como movimento social em 2014 e,de acordo com o que expressam suas próprias lideranças na página oficial do grupo, trata-se de “um movimento suprapartidário, democrático e plural que surgiu da organização espontânea da sociedade civil para lutar por um Brasil melhor”. A pesquisa está sustentada teoricamente na Abordagem Sociológica e Comunicacional do Discurso (ASCD), braço teórico-metodológico da Análise Crítica do Discurso (ACD) (FAIRCLOUGH, 2001, 2003), que tem, nesta investigação, seu eixo no diálogo transdisciplinar entre a ACD, a Comunicação para a Mudança Social (CMS) (GUMUCIO-DAGRON, 2008, 2011), a Sociologia Aplicada à Mudança Social, a Gramática da Multimodalidade (COPE; KALANTZIS, 2009) e a Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) (HALLIDAY, 2004). No caso do nosso trabalho, apoiamo-nos no Sistema da Avaliatividade da LSF como ferramenta de compreensão dos percursos de construção de sentido que se materializam nos textos atuais caracterizados por construções multisemióticas. Contamos também, para consolidar a nossa análise crítica, com a Representação dos Atores Sociais proposta por Theo Van Leeuwen (1997; 2008), que nos leva a encontrar as marcas de inclusão e exclusão nas formas escolhidas pelos emissores para representar os atores no texto. Esta tese tem buscado compreender, por meio do discurso manifestado nas redes do movimento Vem pra rua, se o movimento de fato, segundo se apresenta, não tem interesses partidários, se sua articulação tem partido da organização popular espontânea e se a mobilização mediática responde a mecanismos democráticos de organização. Assim, seguindo o caminho metodológico de abordagem transdisciplinar, constatamos que o discurso de apresentação no site do movimento não é reflexo da construção identitária que o Vem pra rua tem feito nas suas redes sociais, particularmente no período pré votação do impeachment da presidenta Dilma. Concluímos também que as novas Tecnologias de Informação e Comunicação, são ao mesmo tempo que ferramentas potenciais de novas vias de expressão para grupos minoritários, elementos de grande valia para consolidar grupos hegemônicos com fortes interesses ideológicos.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM