Navegando por Autor "Ângelo, Michelly Dourado"
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TCC Bibliotecas brasileira: análise sobre os trabalhos apresentados nas décadas de 50 a 70 no Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-14) Ângelo, Michelly Dourado; Cunha, Jacqueline De Araujo; https://orcid.org/0000-0002-1058-4260; http://lattes.cnpq.br/9945640747181562; Medeiros, Wagner Oliveira de; https://orcid.org/0000-0001-9881-1853; http://lattes.cnpq.br/3827211681433050; Reis, Mônica Karina SantosAborda a produção científica acerca das diferentes tipologias de bibliotecas brasileiras representadas no Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação durante os séculos de 1950 a 1970. Tem como objetivo mapear os diferentes tipos de bibliotecas que surgiram no território brasileiro a partir das produções científicas do CBBD disponibilizados no repositório Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições. Realiza estudo exploratório por meio de pesquisa bibliográfica sobre o histórico das bibliotecas brasileiras até a fundação da Biblioteca Pública da Bahia. Realiza pesquisa documental para analisar os materiais no CBBD disponibilizados no repositório da FEBAB com foco nas mudanças de aspectos e nas diversas tipologias de bibliotecas no país. Compreende os tipos de bibliotecas apresentados, identifica seu público e como foram abordadas as bibliotecas nos estudos. Observa como resultado o crescimento de trabalhos sobre bibliotecas e sua ampliação de abordagens sobre as bibliotecas no decorrer das décadas.Artigo Programa biblioteca jurídica da escola da magistratura do Rio Grande do Norte(BiblioCanto, 2021) Galloti, Monica Marques Carvalho; Miranda, Ana Cláudia Carvalho de; Ângelo, Michelly Dourado; https://orcid.org/0000-0002-3044-2032O artigo tem como objetivo propor um estudo de usuários com a finalidade de analisar a satisfação dos magistrados no contexto da Biblioteca da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (Esmarn), no tocante ao Programa Biblioteca Jurídica (PBJ), o qual propõe estratégias que visem à aquisição de material bibliográfico e não bibliográfico nesse contexto e a consequente socialização das informações jurídicas na referida instituição. Para contextualizar o assunto, fez-se uma pesquisa bibliográfica abordando temas transversais, como informação jurídica e estudo de usuários. Com vistas a detalhar o locus da pesquisa, fez-se uma descrição da referida escola quanto aos seus aspectos históricos, à caracterização, à sua unidade de informação e ao referido programa, seus objetivos, entre outros aspectos. A metodologia da pesquisa é do tipo descritiva, com abordagem de cunho quantitativo. Quanto à parte empírica do trabalho, a pesquisa caracterizou a comunidade de usuários com o intuito de analisar o nível de satisfação relativo aos diferentes aspectos do PBJ. Os dados foram coletados por meio de questionário aplicado à população de usuários do programa (magistrados). No final, foi possível inferir que o programa foi avaliado de forma satisfatória pelos magistrados, que cumprem sua função precípua – a de promover o acesso a uma informação jurídica de boa qualidade. Por fim, indica-se a necessidade de avaliações periódicas do programa visando garantir a prestação de serviços de boa qualidade e o cumprimento dos objetivos organizacionais, bem como conferir transparência ao uso de recursos públicos.