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Navegando por Autor ", Grymuza, Alissá Mariane Garcia"

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    TCC
    Mancala e ensino da matemática: o semear de uma prática pedagógica antirracista
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-27) Fernandes, Talita Nascimento; Vieira, Arthur Cassio de Oliveira; 0000-0002-2903-8534; http://lattes.cnpq.br/2020683430673778; http://lattes.cnpq.br/5237916563059430; Silva, Jammerson Yuri da; 0009-0000-2341-751X; http://lattes.cnpq.br/7806581973664499; , Grymuza, Alissá Mariane Garcia; 0000-0002-6737-8847
    Diante das novas Diretrizes Curriculares Nacionais a respeito das relações étnico-raciais, o ensino de Matemática deve promover a valorização da diversidade cultural, rompendo com a concepção tradicional de ensino, que preconiza a hegemonia branca e colonizadora. Todavia, sabe-se que a cultura e os saberes africanos são silenciados nos currículos escolares, ocasionando uma ausência de práticas pedagógicas que trabalhem as relações étnico-raciais na educação básica. Dessa forma, faz-se necessário pensarmos caminhos importantes para a efetivação de um ensino pautado na perspectiva antirracista. Assim, surge este trabalho, de abordagem qualitativa e finalidade exploratória, cujo objetivo consiste em compreender o jogo Mancala enquanto recurso didático para o ensino da Matemática, numa perspectiva antirracista. Amparando-se nos conceitos da Afroetnomatemática, de Costa Junior (2004), e da Pedagogia Antirracista, de Pinheiro (2023), a pesquisa se constitui por um estudo bibliográfico e pela análise de uma prática pedagógica de ensino da Matemática sob o olhar das relações étnico-raciais, sendo utilizada como técnica de pesquisa uma entrevista semiestruturada. Esperamos, através desta, provocar relevantes reflexões sobre a necessidade de um currículo afrocentrado, além de sensibilizar os leitores para o potencial pedagógico do jogo Mancala, compreendendo suas diferentes potencialidades culturais e matemáticas e como o seu uso pode contribuir para a implementação da Lei nº 10.639/03 e para a consolidação de valores educativos, como o respeito à diversidade étnico-racial, o cooperativismo e o reconhecimento e valorização da identidade, história e cultura dos povos africanos.
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