PPGCS - Mestrado em Ciências Sociais
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Navegando PPGCS - Mestrado em Ciências Sociais por Autor "alineguimaraes@hotmail.com"
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Dissertação A (anti)pedagogia da nota na escola(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-05-24) Lopes, Sérgio Luiz; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795603A8&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/1950611302869986; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com; Krutzen, Eugenia Tereza Castelo Branco Correia; ; http://lattes.cnpq.br/6792910059997151Esta pesquisa se propõe fazer um estudo acerca da (anti) pedagogia da nota como prática escolar, a partir da inserção dos exames no cotidiano da escola da Idade Média até a contemporaneidade, apresentando as várias mudanças que a mesma sofreu ao longo desse período. Os objetivos da pesquisa são: investigar, dentro de um contexto escolar definido, as representações em torno da nota; analisar os fatores que contribuem para a construção de uma cultura escolar cuja preocupação primeira é a nota; e revelar a ocorrência desse fato em uma escola pública de ensino médio na cidade de Natal. Quanto aos procedimentos metodológicos, privilegia-se o estudo de caso, por ser considerdo o mais adequado para apreender a (anti) pedagogia da nota na escola. Entende-se que, por meio desse procedimento, se torna possível retratar a realidade escolar, desvelando ações e práticas pedagógicas que continuam centradas na figura do professor. O corpus empírico da pesquisa é constituído por dados colhidos em uma escola pública do ensino médio, a partir de observações em sala de aula e conversas abertas com professores e alunos. O trabalho comporta também a apreciação de estudo de caso, no qual ocorre propriamente o desenvolvimento da problemática em questão. As análises realizadas utilizam categorias abstraídas da leitura/estudo do material coletado e as representações que circulavam no discurso dos professores e dos alunosDissertação Bandas de música, escolas de vida(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-03-28) Lima, Ronaldo Ferreira de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4; ; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.comA dissertação tem como foco a compreensão do percurso da aprendizagem musical de crianças e jovens em duas filarmônicas atuantes na região do sertão do Seridó norte-rio-grandense: a Filarmônica Hermann Gmeiner, do Projeto Aldeias Infantis SOS, de Caicó, e a Filarmônica 24 de outubro, de Cruzeta. Destaca-se a relação singular entre o mestre da banda e seus alunos, com base na interação permanente entre tradição, criatividade e mudança, que decorrem de uma formação partilhada. A idéia que une o trabalho dessas duas comunidades é a aposta na formação do indivíduo como ser complexo, não apenas reduzido ao aprendizado de um instrumento musical, mas inserido num processo educacional capaz de facilitar o desvelamento de si, do outro e da sociedade. A história e o percurso da formação musical dessas duas experiências são tecidos com base em entrevistas semi-estruturadas com os mestres das bandas, aprendizes e pessoas dos dois municípios. Da leitura de fotografias das bandas também se constrói a história. A perspectiva teórico-social se pauta na idéia de complexidade tal como expressa Edgar Morin. Para o autor, complexo é o que é tecido em conjunto; portanto é multidimensional, faz dialogar vários domínios e aspectos que incidem sobre um mesmo fenômeno. O complexo supõe sempre criatividade e a relação entre razão e afetividade dos sujeitosDissertação Os batistas regulares e as armadilhas históricas do iluminismo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-12-30) Silva, Francisco Jean Carlos da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767289H0; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4220478E4; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.comTomando como campo de pesquisa as Igrejas Batistas Regulares do Norte, o trabalho procura contribuir para uma nova visão mais acurada do quadro da religiosidade protestante brasileira. Instaladas desde 1938, as Igrejas Batistas Regulares têm representado e produz seu discurso através de suas 58 igrejas espalhadas pelo estado, além de contar com uma E0scola Teológica, dois Acampamentos, uma Associação (AIBRERN) e uma Casa de Assistência Espiritual aos Dependentes de Drogas (CAEDD). Uma reflexão sobre o substrato simbólico da espiritualidade do grupo acompanha a descrição externa de sua presença no RN. Entendemos que os Batistas Regulares representam mais uma tradução de um discurso religioso da modernidade e que seu enfoque é a herança de um fundamento cristão pautado pelo racionalismo iluminista. Assim, observamos esse agrupamento procurando encontrar em suas doutrinas, práticas e regras de condutas, uma demonstração de que o espírito da pós-modernidade desafia o grupo a uma nova dinâmica no modelo conservador de sua espiritualidadeDissertação Bioética e biodireito: interfaces e confluências(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-12-17) Lima, Walber Cunha; ; GICO, V. V.; ; http://lattes.cnpq.br/2090309818608444; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com; Medeiros, Robson Antão de; ; http://lattes.cnpq.br/4135876849409471Aborda-se o desenvolvimento da tecnociência em tempos de globalização transnacional e evidencia-se a vulnerabilidade do discurso de progresso social, podendo este ser substituído pela evidencia de risco social ante a artificialização da natureza e da humanidade, o que demanda respostas ético-jurídicas a partir de acontecimentos que impõem a necessidade de um controle ético nas pesquisas biotecnológicas envolvendo seres humanos, fazendo emergir a Bioética e o Biodireito enquanto campos do conhecimento. Estuda-se o tema a partir de uma perspectiva transdisciplinar, em busca de uma dimensão dinâmica na interpretação dos dados da pesquisa religando as Ciências Sociais às Ciências Jurídicas (Biodireito) e à Filosofia (Bioética), com vistas a obter respostas à problemática formulada. Delimita-se como objetivo examinar as interfaces entre o Biodireito e a Bioética, de forma a observar as confluências dessas áreas do saber. Considera-se o Biodireito como um novo ramo jurídico oriundo da transição paradigmática do Direito e indaga-se como ele se posicionará frente às questões decorrentes das transformações sociais provocadas pelo desenvolvimento biotecnológico que coloca em risco o ser humano e a sociedade. Conclui-se que a relação entre o Biodireito e a Bioética é recursiva e indissociável e contribuiu para o despensar do modelo jurídico tradicional de visão linear/reducionista permitindo que as certezas sejam substituídas pelas possibilidades , o que vem possibilitar ao Biodireito enfrentar as questões provocadas pelo desenvolvimento biotecnológico que violam física e moralmente a pessoa humana. Observa-se, assim, que o Biodireito é impulsionado e auxiliado pelas reflexões bioéticas e se posiciona frente aos dilemas provocados pela biotecnologia criando, interpretando e aplicando normas coercitivas que visem proteger o ser humano, sua descendência e a sociedadeDissertação O choque das culturas da ordem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-03-14) Santos, Rosa Carmen de Melo; ; http://lattes.cnpq.br/2957801541347646; ; http://lattes.cnpq.br/3305171467552753; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com; Bezerra, Dinarte Varela;Ao longo da história brasileira, o emprego das forças coercitivas governamentais tem gerado, em certos aspectos, um profundo distanciamento entre a Polícia Militar e a sociedade. Pois, durante séculos, a ações policiais têm evidenciado os interesses governamentais, desprezando-se a propiciação do bem estar social e do interesse público. Todavia, recentemente, com a abertura democrática brasileira e uma busca crescente pela fortificação dos direitos dos cidadãos, ares de renovação começam a atingir o trabalho policial militar e, consequentemente, os paradigmas que regem o processo formativo desses profissionais. Assim, este trabalho se volta à análise da crise de sentido enfrentada pelos policiais militares em formação, diante do choque das culturas da ordem, ao confrontarem o militarismo tradicionalista e autoritário e as atuais exigências sociais acerca de uma atuação profissional mais humanizada. Diante da complexidade desse tema, julgou-se pertinente a utilização, não apenas de um vasto arcabouço teórico, mas, também se buscou subsídios em uma extensa pesquisa de campo, a qual forneceu um precioso arsenal de informações qualitativas, colhidas das percepções dos cadetes. Como resultado deste estudo teve-se a comprovação da hipótese levantada, concluindo-se que os oficiais policiais militares em formação na Paraíba têm dificuldade em lidar com o momento de transição social, marcado pela busca da consolidação da democracia, pelo qual atravessa o país. Com base no que foi averiguado, chegou-se ao entendimento que esses policiais militares ainda têm bastante presente, no seu processo ensino-aprendizagem, a dialética existente entre um militarismo tradicionalista e autoritário, fortemente arraigado, e as atuais exigências sociais acerca de uma atuação profissional democrática, ética e humanizadaDissertação Democracia Possível: espaços institucionais, participação social e cultura política(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-04-26) Guimarães, Aline Amorim Melgaço; ; alineguimaraes@hotmail.com; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764709P6; Mutzenberg, Remo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp; Lindozo, José Antonio Spinelli;O presente trabalho pretende refletir teoricamente a respeito do processo de reconstrução da democracia que podemos observar no país, a partir, inicialmente, do processo de abertura política que tem início no governo Geisel em 1974, prolongando-se com o primeiro presidente civil em 1985, pela Constituinte de 1986 e pela promulgação da Constituição de 1988. Interessa ao trabalho analisar que a Constituição de 1988 inaugura o momento em que a democracia começa se reconstruir no país, e esta reconstrução se dá de modo inovador, ao prever a inserção da sociedade civil na deliberação das políticas públicas, com a criação de espaços de gestão compartilhada entre os executivos federal, estadual e municipal, e à sociedade civil, nos conselhos gestores federais, estaduais e municipais. Neste sentido, o trabalho tem como preocupação focalizar o processo de abertura à participação da sociedade civil que ocorre com a criação dos conselhos gestores municipais de políticas públicas. Trata-se de investigar o formato em que, na prática, as relações estabelecidas nesses espaços híbridos possam ser consideradas, enquanto democráticas, inclusivas e promotoras de uma participação efetiva, analisando tendências, dando ênfase às regularidades e algumas das especificidades encontradas nos formatos de participação, que se tem observado nestes conselhos. A fim de realizar o exercício de compreensão a respeito da democracia que se coloca em construção no país, toma-se como objeto de estudo, a análise das relações estabelecidas entre sociedade civil e executivo local, nos conselhos gestores municipais obrigatórios, passando pelas tensões que envolvem instituições e práticas políticas, permeadas pela cultura política local. Parte-se de um breve balanço de dissertações produzidas a cerca do presente temaDissertação Educação para a cidadania e ensino superior(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-03-31) Costa, Ana Maria Morais; ; alineguimaraes@hotmail.com; ; http://lattes.cnpq.br/8332787401186244; Paiva, Irene Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/7842254018559167; Toscano, Geovânia da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/5215765397026167O presente trabalho discute a Educação para a Cidadania no Ensino Superior, destacando os desafios e as potencialidades da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), de pautar sua ação política e pedagógica conforme as exigências da atual política educacional para esse nível de ensino. Analisa a relação desta com a Educação Básica a partir do estudo do Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Sociais, discutindo a educação para a cidadania e a formação cidadã dos futuros professores da educação básica em consonância com a LDB 9.394/96, com as Diretrizes Curriculares Nacionais, para os cursos de licenciatura e ainda programas e políticas de orientação para a educação superior que resultaram de conquistas dos movimentos sociais e são propostas por meio das secretarias: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) e Secretaria de Educação Superior (SESu). A reflexão insere o estudo de tais temáticas no eixo de temas emergentes que pautam o debate educacional, sobretudo na América Latina, e os desafios das universidades que atuam em contexto de periferia na desconstrução da dominação simbólica do colonialismo cultural e construção da globalização alternativa e contra-hegemônica à globalização neoliberal. O estudo evidencia que a ideia de cidadania na sociabilidade contemporânea apresenta uma dubiedade política consequente dos processos de globalização crescente, sendo necessário que a perspectiva de educação para a cidadania adotada na formação dos profissionais do ensino e da educação básica seja repolitizada a partir da noção de cidadania coletiva e multicultural apoiada nos princípios de democracia e justiça social, construída nas interfaces da educação escolar e práticas educativas no entorno social e nos espaços políticos de organização e mobilização coletiva em torno das conquistas pelos direitos civis, sociais, políticos e culturais, e a inclusão de temas e valores emergentes na educação que, interligados e interdependentes, garantem sua efetivaçãoDissertação Encurtando distâncias: uma experiência de formação de professores(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-06-30) Silva, Elda Rosa Rodrigues Ribeiro da; ; alineguimaraes@hotmail.com; ; http://lattes.cnpq.br/6909662362792913; Cruz, Dalcy da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/7873985618977852; Toscano, Geovânia da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/5215765397026167A educação a distância (EAD) tem sido uma realidade na formação de professores através da oferta de diversos cursos de licenciaturas por todo o Brasil, possibilitando o crescimento de ingressantes ao ensino superior por estudantes de regiões mais afastadas das grandes capitais. A essa modalidade atribui-se um valor social ao tempo que possibilita a democratização do ensino por meio da inclusão à cidadania. A vida dos alunos do interior, que almejam a formação superior na área docente, é o objeto de estudo desta pesquisa, através da qual será enfatizada a história de vida de 76 alunos, desde o período em que realizaram o ingresso à universidade até a obtenção do nível superior através da EAD, uma modalidade de grande valor social. O estudo reflete sobre o ensino superior no contexto da globalização, a importância da ação dessa modalidade de ensino e a manifestação dela por meio do curso de Letras Português/ Espanhol na formação desses 76 professores, assim como a visão dos alunos que participaram desta formação, especialmente na interpretação das etapas vividas no curso através da análise dos memoriais. O projeto de pesquisa foi realizado no Estado de Sergipe, no município de Porto da Folha, localizado a 190 km da capital Aracaju, onde os alunos cursaram Letras Português/ Espanhol na modalidade EAD. O acesso ao curso se deu através da parceria entre a Universidade Tiradentes (UNIT) e a Secretaria de Estado da Educação (SEED) que financiou 100% do curso para os alunos. Por meio da investigação in loco, documental, bibliográfica e dos memoriais, se desenvolveram as observações, entrevistas, oficinas e depoimentos, e se procurou conhecer um pouco mais sobre o cotidiano dos alunos e os temas abordados nesta pesquisa. Com isso dá-se visibilidade da contribuição da EAD, como forma de democratização e emancipação social de cidadãos de regiões distantes, como no sertão de Porto da Folha, a qual pode ajudar a compreender e valorizar a inclusão à diversidade a partir dos saberes construídos nessa experiênciaDissertação Entre a vida e a obra: música e religião em Max Weber(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-02-22) Costa, Joicy Suely Galvão da; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com; ; http://lattes.cnpq.br/1448424746723079; Lopes Júnior, Orivaldo Pimentel; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767289H0; Silva, Lenina Lopes Soares;Este trabalho tem como objetivo analisar a relação entre música e religião na vida e obra de Max Weber, em uma perspectiva que alia suas produções intelectuais em Sociologia, nos subcampos da religião e da arte. Desenvolvemos a investigação revisitando o conceito de racionalização, presente no pensamento weberiano, discutindo também de que modo a música e a religião, enquanto esferas distintas da vida, protagonizam conflitos e alianças e constroem atitudes particulares de ação no mundo, tendo o surgimento de uma racionalidade baseada no cálculo uma posição central para compreender a construção da técnica musical no Ocidente e a autonomização do gozo estético do gozo religioso, anteriormente vinculados. No que concerne ao procedimento de análise, construímos uma cartografia simbólica, conforme Santos (2000), de obras selecionadas de Max Weber, como Rejeições religiosas do mundo e suas direções (1982), entre outras. Com a atividade, identificamos aproximações e distanciamentos entre música e religião no pensamento desse autor. Consideramos que as dimensões estudadas encontram importância nas análises weberianas da constituição da sociedade moderna e seu sistema cultural, apresentando dois enfoques distintos do problema da racionalização do ocidenteDissertação Feiras livres : cidades de um só dia, aprendizados para a vida inteira(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-02-08) Lucena, Thiago Isaias Nóbrega de; ; alineguimaraes@hotmail.com; ; http://lattes.cnpq.br/5008016804933601; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4; Oliveira, Josineide Silveira de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796363D5A presente dissertação problematiza constelações criativas de saberes marcados por múltiplas subjetividades em um espaço singular das cidades: a feira-livre. Lugar de trocas comerciais, mas também afetuais, simbólicas e míticas, esse espaço se mantém ao lado dos estabelecimentos mercantis assépticos e climatizados como são os supermercados e hipermercados dos espaços urbanos e das metrópoles. As feiras, por seu caráter itinerante e seus personagens nômades modernos, são capazes de suscitar múltiplas observações, divagações, afecções e construção de conhecimentos. Na feira livre do bairro do Alecrim na cidade de Natal, nordeste do Brasil, principal contexto de referência desta pesquisa, em meio a tantos estímulos mobilizadores dos órgãos dos sentidos, salta aos olhos o elevado contingente de crianças e adolescentes exercendo as mais diversas atividades laborais. No Brasil o trabalho infantil é enquadrado em proibições prescritas por leis que recobrem singularidades. Sem a pretensão de negar a importância de tais convenções e regras, as reflexões aqui colocadas ultrapassam as amarras homogeneizantes do discurso oficial de proibição, problematizando a partir da feira a idéia de uma caótica e pulsante sala de aula ao ar livre na qual se constroem saberes mais próximos de uma lógica do sensível (Claude Lévi-Strauss). A feira é um laboratório de construção de conhecimentos pertinentes (Edgar Morin), aqueles que religam fenômeno e contexto sem opor manipulação e tempo real de aplicabilidade dos saberes construídos. Nessa escola sem muros, portas, janelas, quadros-negros ou programas, os saberes da tradição (Conceição Almeida) são experimentados e compartilhados por crianças e adolescentes que convivem diuturnamente com um tipo de troca de bens e palavras em permanente construção. Nas bancas da feira e para além delas encontramos sujeitos híbridos (Bruno Latour) que se estruturam por meio de mecanismos criativos capazes de fazê-los navegar nas incertezas caóticas de suas vidas. Os aprendizados da feira foram ou são a pulsão de reinvenção desses sujeitos aparentemente encarcerados no conformismo como fatalidade última, portadores de histórias grávidas de simbologias tristes e felizes que expõem a face de um humano em permanente combustão, construção e incertezaDissertação Gestão participativa em educação: compasso e descompasso de uma experiência de democracia no espaço escolar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-12-01) Medeiros, Shirlene Santos Mafra; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com; ; http://lattes.cnpq.br/4651108343068735; Barbosa Júnior, Walter Pinheiro; ; http://lattes.cnpq.br/7532911538772143; Toscano, Geovânia da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/5215765397026167; Lindozo, José Antonio Spinelli;O presente trabalho tem como proposição fazer um estudo das estratégias de gestão utilizadas pela Escola Estadual Joaquim José de Medeiros, localizada no município de Cruzeta Rio Grande do Norte, enquanto prática premiada de Escola de Referência em Gestão , com um título estadual no ano de 1999, no início da década de 2000, sendo Destaque Brasil das melhores estratégias de gestão nacional. Em 2005, classifica-se entre as melhores experiências do Estado. Enveredar pelas experiências vivenciadas por essa instituição torna-se complexo, mas, ao mesmo tempo prazeroso, principalmente por utilizar uma abordagem qualitativa e quantitativa, e uma análise do desempenho institucional de duas práticas de gestão: de 1995 a 2002 e de 2003 a 2007. Para compreensão do objeto, foi aplicado um questionário investigativo com representantes da comunidade escolar e realizada uma análise da avaliação institucional e dos documentos de organização institucional dos períodos supracitados a fim de identificar as estratégias de gestão e averiguar as influências do capital social, das políticas públicas, da avaliação institucional, no processo de construção democrática que possibilitou conquistas, destacando Cruzeta, na região do Seridó, no Estado do Rio Grande do Norte, semi-árido nordestino, na conjuntura nacional e internacional de experiências bem-sucedidas em gestão nas categorias institucionais e de liderança. Este estudo torna-se relevante por permitir compreender que as práticas culturais dos seridoenses que simbolizam um capital social gerado com princípios de confiança, reciprocidade, cultura cívica, como força motriz na superação dos problemas comunitários e a conquista de princípios democráticos, colaboraram para que a escola se tornasse uma referência nacional em gestão educacional. Outro aspecto que tornaram essa escola singular foi à construção coletiva do projeto pedagógico com a participação cívica e a cultura de auto-avaliação como forma de compreender a práxis institucional e estabelecer diretrizes para melhorar a prática pedagógica e a gestão em suas múltiplas dimensões pedagógicas, sociopolíticas, administrativo-financeiras e jurídicasDissertação Igrejas evangélicas e atuação social no Bairro de Felipe Camarão em Natal-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-03-18) Correia, Bruno César Ferreira de Barros; Lopes Júnior, Orivaldo Pimentel; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767289H0; ; http://lattes.cnpq.br/7737495914301651; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com; Oliveira, Gustavo Gilson Sousa de; ; http://lattes.cnpq.br/5336313595044838Este trabalho tem como objeto de análise as parcerias e ações sócio religiosas em Felipe Camarão, um bairro popular situado na zona Oeste da cidade do Natal-RN. Observamos que os habitantes desse bairro enfrentam algumas dificuldades de ordem econômica, política e social. Atrelado a esses problemas dentre os quais destacaremos neste estudo a violência social, praticada, sobretudo, pelos jovens na faixa etária de 15 a 29 anos, mas que afeta toda a população encontramos uma localidade com um grande número de templos evangélicos. Com isso, buscamos conhecer a realidade da comunidade com maior profundidade, para desta forma, poder entender se existem e como se dão as parcerias entre as igrejas evangélicas, a comunidade e as demais organizações civis existentes tanto no bairro como na cidade para o enfrentamento desses problemas. Além disso, objetivamos verificar os elementos que obstacularizam a atuação pública das igrejas e também acompanhamos as ações já realizadasDissertação Lembranças de alunos, imagens de professores: narrativas e diálogos sobre a formação médica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-04-27) Silva, Lenina Lopes Soares; ; alineguimaraes@hotmail.com; ; Prestes, Emília Maria da T.; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781292A0; Gico, Vania de Vasconcelos; ; GICO, V. V.Trata-se de uma incursão histórica pelo pensamento e pelo ensino médico, discutindo-se a formação médica de forma contextualizada, com o objetivo de compreendê-la para interpretá-la através de lembranças de alunos. Enfoca-se a mediação pedagógica dessa formação visando promover o diálogo entre a história social da Medicina e as memórias de alunos, situando-as no contexto histórico-social e cultural, ao mesmo tempo em que, busca-se apreender as imagens dos professores que deixaram marcas significativas para as vidas dos alunos, em termos profissionais, sociais e culturais. Configura-se assim, uma memória da formação médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), desde a criação em 1955, como Faculdade de Medicina de Natal, até 1963, como Faculdade de Medicina da UFRN. As lembranças foram colhidas mediante entrevistas temáticas com alunos egressos das três primeiras turmas concluintes, dos anos de 1961, 1962 e 1963, da referida Faculdade e interpretadas utilizando-se a cartografia como técnica que envolve a construção de quadros interpretativos, tendo como unidade de análise as palavras representativas dos elementos constituintes da mediação pedagógica, extraídas das narrativas dos sujeitos, que carregam também as imagens dos professores que compõem o aventado diálogo, por suas contribuições para a existência do saber e do fazer da educação médica em Natal/RN. Compreende-se que essa Faculdade foi criada num momento histórico-social e cultural em que o Brasil e o mundo ainda tentavam encontrar novos caminhos, após as turbulências causadas pela Segunda Guerra Mundial, e a intelectualidade natalense visualizava o enquadramento da cidade nos parâmetros da modernidade. O currículo implantado era técnico/racional, mas, ao ser interpretado pela ação, através da reconstrução das lembranças dos alunos, nos vestígios da mediação pedagógica da formação médica e nas imagens dos professores ainda vivificadas nas memórias, torna-se possível entender que a esses alunos foi ensinado: um saber relacional que permitia o diálogo, a transmissão da experiência e o compromisso médico voltado para o atendimento à população em primeiro lugar, ao mesmo tempo em que fomentava sentimentos e desejos de ajudar ao próximo, sendo os próprios professores o exemplo disso, conformando-se, assim, com um saber contextual, a par de uma participação política e de responsabilidade ética para com a sociedadeDissertação Memórias de um palhaço: O rito de passagem de Roger Avanzi para o palhaço Picolino II(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-04-01) Silva, Thalita Costa da; ; alineguimaraes@hotmail.com; ; http://lattes.cnpq.br/6807663591870697; Gico, Vania de Vasconcelos; ; GICO, V. V.; Toscano, Geovânia da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/5215765397026167Reflete-se, nesta dissertação, sobre a trajetória de vida de um determinado palhaço: Roger Avanzi, que dá animus ao palhaço Picolino II. O objetivo principal é promover reflexões sobre a inserção do palhaço no universo circense para compreendermos o processo de formação de um palhaço formado em uma família tradicional circense. Nesta pesquisa, partimos do pressuposto de que, através da utilização da memória individual podemos pensar em reconstruir o processo de formação integral de um profissional. Assim, traçamos o itinerário de Roger Avanzi, o palhaço Picolino II, pensando que há possibilidades, neste, de discutirmos o que é a formação de um palhaço vindo de família tradicional circense. Para caminhar nesse universo, a uma gama de autores que estudaram profundamente sobre o circo e os palhaços, entre esses: Avanzi; Tamaoki (2004), Bolognesi (2003), Castro (2005), Pantano (2007), Ruiz (1987), Silva (1997) e Torres (1998). Trazemos assim, uma base teórica que certamente, fortalece e corrobora nossos pensamentos e reflexões acerca do universo circense e da trajetória de formação dos palhaços, com especial atenção a de Roger Avanzi, fundamentados em estudos sobre e com memórias como os de Halbwachs (2004) e Bosi (1994). As reflexões possibilitaram concluir que um palhaço não nasce feito; ele se faz na trajetória cultural, na qual estão inseridos todos os seres humanosDissertação Mulheres professoras: memórias da organização docente(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-04-24) Santos Júnior, Alcides Leão; ; alineguimaraes@hotmail.com; ; http://lattes.cnpq.br/3224272172587880; Gomes, Ana Maria Duarte do Vale; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700362A6; Gico, Vania de Vasconcelos; ; GICO, V. V.Estuda-se o Movimento das Professoras Primárias da Rede Estadual de Ensino, em Salvador/BA como um movimento social responsável pela criação da entidade representativa da categoria a Sociedade Unificadora de Professores Primários (SUPP). Parte-se do pressuposto de que os interesses pela valorização profissional constituem fatores fundamentais para a sua eclosão. Recorre-se a um referencial teórico, acerca de memória, para sedimentar a pesquisa empírica realizada através da rememoração das professoras primárias que participaram do Movimento, porque ela coaduna lembranças individuais e coletivas. Aborda-se as condições sociais, políticas, econômicas e educacionais que viabilizaram o surgimento desse movimento e delimita-se o intervalo temporal compreendido entre os anos de 1947 a 1951. Salienta-se que foram necessários recortes históricos os quais antecedem e prosseguem esse período, devido à relevância do contexto histórico-social para a compreensão do que foi e onde se situava o objeto desta pesquisa. Identifica-se três marcos: o primeiro refere-se às motivações em defesa da valorização profissional situado num contexto de reformas educacionais e de pensamento democrático, o segundo vinculado à criação da entidade representativa, fomentado pela necessidade de criação de uma instituição representativa que pudesse zelar pela categoria. Sendo assim, delineia-se a construção histórica do Movimento das Professoras Primárias utilizando as categorias de docência e movimento social, de forma interpretativa. Articulam-se aos fatos e acontecimentos que marcaram esse movimento e sua importância para a História da Educação da Bahia. Embora, a luta pela valorização salarial tenha sido o possibilitador da criação da SUPP, constatou-se que o movimento foi uma mobilização política e social que procurou evidenciar o sentido e o significado do que venha a ser docência com ações que visavam à integração do professorado primário baiano (do interior com os da capital) e promover o desenvolvimento cultural aliado à conscientização da categoriaDissertação Nas marés da vida: histórias e Saberes das mulheres marisqueiras(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-04-22) Dantas, Vanda Maria Campos Salmerson; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4; ; http://lattes.cnpq.br/3206699168380265; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com; Oliveira, Josineide Silveira de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796363D5A dura realidade das mulheres no Município de Indiaroba se alarga para muito mais dos afazeres domésticos cotidianos. Todos os dias, elas precisam de coragem e determinação para adentrar no manguezal a procura dos mariscos, que, vendidos, garantem sua sobrevivência. A vida das catadoras de mariscos, que vivem da pesca no mangue e têm no seu trabalho o sustento da família, é o objeto de estudo desta pesquisa, através da qual será enfatizada a história de vida dessas mulheres que realizam uma atividade de subsistência no seu cotidiano social. Refletir-se-á acerca da sua atuação no meio em que estão inseridas, a visão que têm do trabalho, meio ambiente, família, sexualidade, e suas relações sociais. O projeto de pesquisa foi realizado no Estado de Sergipe, no município de Indiaroba, em comunidades ribeirinhas, nas quais essas mulheres, chamadas de marisqueiras, desempenham atividades diversificadas no seu papel de ser mulher, motivo de sensibilização pessoal, gerando uma curiosidade acadêmica para conhecer suas histórias de vida. Através do método etnográfico, que se desdobra em observações, entrevistas, oficinas e depoimentos, procurou-se conhecer um pouco mais sobre o cotidiano das marisqueiras. Com isso dá-se visibilidade à condição humana em uma de suas expressões o que pode ajudar a compreender e valorizar o conhecimento da diversidade cultural e os saberes construídos nessa atividade pesqueiraDissertação Novos espaços da política: a dinâmica das lutas locais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-06-30) Santos, José Roberto dos; ; ; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com; Lima, Hermano Machado Ferreira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779318A3A dinâmica das lutas locais no bairro Santa Maria em Aracaju compreende neste estudo o processo de busca de esclarecimento e análise sobre as articulações dos movimentos sociais, suas conquistas e formas de fazer política. Propõe-se portanto, buscar explicações e refletir sobre algumas questões que se apresentam, dentre elas: qual é a dinâmica das lutas sociais e conquistas dos movimentos sociais populares no bairro Santa Maria? Como eles operam na resolução de problemas e demandas junto às instituições responsáveis pelas políticas públicas no bairro? Com as respostas a essas e outras questões far-se-á uma análise da luta da população através da mobilização dos movimentos sociais locais. A compreensão das lutas da população faz-se dentro da perspectiva histórico-crítica dos movimentos sociais inseridos no contexto da totalidade da vida social, optando por uma abordagem qualitativa com realização de entrevistas semi-estruturadas junto a observadores privilegiados da realidade do bairro e análise de conteúdo de notícias publicadas em dois jornais de Aracaju em anos anteriores, e especialmente, nos anos de 2004 a 2008. Em face do material estudado sobre as notícias veiculadas pelos jornais e o conteúdo refletido nas entrevistas, evidencia-se que os movimentos populares locais se iniciaram numa forma nova de fazer política caracterizada por uma prática reprodutora do status quo. À população do bairro Santa Maria, resta uma perspectiva de cobrança aos movimentos e lideranças locais diante do refluxo na sua dinâmica de lutasDissertação Nutrição social no Brasil: [mais] uma estratégia biopolítica?(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-05-06) Pedroza, Rejane Guedes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781949U5; ; http://lattes.cnpq.br/1215473286207987; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com; Albuquerque, Paulo Henrique Novaes Martins; ; http://lattes.cnpq.br/6218095707596245Inspirados pelo méthodo do artesanato intelectual proposto pelo sociólogo Wright Mills, estudamos a formação do campo de práticas discursivas e não-discursivas (Michel Foucault) da nutrição social no âmbito do setor saúde brasileiro. A pesquisa de caráter documental intencionou verificar e compreender como o nutricionista emerge no cenário das práticas em saúde do Brasil, a partir de meados do século XX, construindo seu regime de verdades com base em processos biopolíticos do campo da medicina. Para tanto, conectamos dois fenômenos: a) o surgimento do campo biomédico da nutrição como uma instância biopolítica, aproximando a formação deste campo com a história da medicina social, desde seus primórdios europeus até o contexto brasileiro; b) as práticas discursivas e não-discursivas do campo da nutrição que abrangem diretamente a nutrição social no Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro. A estratégia da pesquisa constituiu-se na elaboração e análise de um arquivo composto por publicações que tratam da história do nutricionista no Brasil e por publicações oficiais no site da Política Nacional de Alimentação e Nutrição que são tidas como norteadoras das ações dos nutricionistas sociais no Sistema Único de Saúde (SUS). O conceito de biopoder descrito por Michel Foucault entre os anos de 1974 a 1979 e a noção de biopolítica no sentido reinterpretados e atualizados por Giorgio Agamben, Antônio Negri e Michael Hardt constituíram-se em suportes teóricos adicionais à pesquisaDissertação O parto dos caminhos: Formação dos Sindicatos Rurais no Rio Grande do Norte (1960 - 1964)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-08-19) Rocha Filho, Ruy Alkmim; ; ; http://lattes.cnpq.br/4519158858937687; Menezes, Marilda Aparecida de; ; http://lattes.cnpq.br/9822634790399791; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.comO presente trabalho procura abordar os movimentos dedicados à reivindicação por terra e direitos sociais para os trabalhadores do campo, no período que vai de 1960 a 1964. No intuito de compreender esta problemática no Rio Grande do Norte, é necessário considerar as ligações entre a Igreja Católica e os Sindicatos Rurais, bem como a atuação do Partido Comunista Brasileiro e ainda outros movimentos sociais no estado. Os contextos políticos local, nacional e internacional tiveram importância considerável para a organização dos trabalhadores rurais potiguares. Os Sindicatos Rurais Potiguares surgem no ano de 1961 após um massivo trabalho de organização a partir do Serviço de Assistência Rural e se expandem pelo Estado até meados de 1962. Logo são observados os primeiros grandes conflitos e as importantes manifestações, aludindo a uma crescente representatividade do movimento. As correntes progressistas conquistavam maior influência nos destinos políticos do Rio Grande do Norte, diante da integração entre Sindicatos, projetos educacionais e políticos progressistas. Mas o golpe militar impediu que as esperanças se transformassem em fatosDissertação Paulo Freire e a pedagogia do oprimido: afinidades pós-coloniais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-06-17) Lima, José Gllauco Smith Avelino de; ; alineguimaraes@hotmail.com; ; http://lattes.cnpq.br/6178842222835099; Paiva, Irene Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/7842254018559167; Bezerra, Osicleide de Lima;A dissertação em pauta possui como objetivo principal a reflexão acerca das afinidades entre as teorias pós-coloniais - perspectivas analíticas voltadas para a discussão em torno do colonialismo e de seus efeitos na tecitura social contemporânea - e a Pedagogia do Oprimido - livro escrito pelo educador brasileiro Paulo Freire (1921-1997) durante os anos finais da década de 1960. Argumentamos que as reflexões presentes na obra em destaque, a exemplo do arcabouço teórico pós-colonial, delineiam uma crítica ao modus operandi do colonialismo, particularmente em sua dimensão cultural e epistêmica, delineando uma problematização sobre os processos de dominação cognitiva instaurados, sobretudo, a partir da colonização europeia no continente latino-americano, quando da formação do sistema-mundo-moderno (WALLERSTEIN, 2007), datada do Século XVI em diante. Partindo-se deste princípio, e amparado especialmente nas contribuições de Boaventura de Sousa Santos sobre a sociologia das ausências, o presente estudo acentua a Pedagogia do Oprimido como um conjunto de reflexões que trazem a possibilidade de uma pedagogia das ausências (SANTOS, 1996), tendo em vista que, neste livro, evidenciam-se os pressupostos de uma ação educacional que considera a pluralidade de saberes e de práticas sociais por meio do estabelecimento de uma prática pedagógica de construção coletiva, emancipatória e dialogal que vai de encontro à razão indolente (SANTOS, 2009). Esta razão, ao silenciar as vozes dos oprimidos, constrói suas condições de invisibilidade, promovendo também a ausência de questões sociais inerentes aos processos de ensino e de aprendizagem. É no interior desta perspectiva, portanto, que se considera o pós-colonialismo como um lugar teórico para a afirmação e a reinvenção da Pedagogia do Oprimido, referencial imprescindível à construção de um conhecimento prudente para uma vida decente (SANTOS, 2006)