PPGCS - Mestrado em Ciências Sociais
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Navegando PPGCS - Mestrado em Ciências Sociais por Autor "Almeida, Maria da Conceição de"
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Dissertação A arte rupestre como expressão comunicativa da cultura(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-04-26) Alves, Gerlúzia de Oliveira Azevedo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703941Y0; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713427D0; Lima, Hermano Machado Ferreira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779318A3; Almeida, Maria da Conceição de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4Ao longo de sua existência, através dos milênios, o ser humano registra, de uma forma ou de outra, sua saga. Uma dessas formas de registro é a arte rupestre. Através da arte rupestre a Pré-História é trazida até nós, retratando em imagens o cotidiano ritualístico e mágico do ser humano, em cenas que mostram, entre outros, seus cultos e também sua labuta diária. O ser humano se impõe, enquanto registro de sua existência, a partir do momento em que é capaz de deixar suas marcas através da transformação que atribui à Natureza; também pelas interferências produzidas e pelas singularidades culturais que se constituíram antes do período da escrita alfabética. Num artifício de duplicar utensílios e no sentido de representar animais e a si próprio, nos legou um sistema comunicativo cujos contextos e detalhes foram e continuam sendo um enigma a ser decifrado. A partir deste argumento, a pesquisa tem por objetivo compreender o cotidiano e a história de grupos culturais que nos antecederam, tomando como base a leitura das pinturas rupestres encontradas nos sítios arqueológicos localizados na Região do Seridó, mais especificamente no Complexo Xique-xique, próximo ao município de Carnaúba dos Dantas, distante 220 quilômetros de Natal, capital do Rio Grande do NorteDissertação Corpo e gestualidade :o jogo da capoeira e os jogos do conhecimento(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-04-27) Dias, João Carlos Neves de Souza e Nunes; Almeida, Maria da Conceição de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4; ; http://lattes.cnpq.br/0047604119060569; Takeuti, Norma Missae; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781949U5; Carvalho, Edgard de Assis; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780806E2; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703941Y0No sentido de problematizar uma sociologia que considere a dimensão carnal da existência, que favoreça pensar o corpo enquanto lugar da produção do conhecimento, nosso itinerário de pesquisa caracteriza-se pela reflexão sobre a gestualidade do corpo como potência de vida e de produção de saberes, reconhecendo a precisão do gesto como uma brecha de observação privilegiado da vida coletiva, da projeção e inscrição da cultura, do simbólico, da sensibilidade. Nossa problemática encontra-se na possibilidade de realçar uma racionalidade aberta e sensível, tatuada no corpo e acessível pela gestualidade, que se materializa nas relações do humano com o outro e com o mundo, em relações singulares e coletivas. Por conseguinte, o gesto, construído na intencionalidade da experiência do corpo, pode nos dizer do humano, da sociedade e da cultura, pois o sentido da gestualidade é construído a partir de ações mútuas estabelecidas e reconhecidas pelos sujeitos. É nesse campo de produção do conhecimento, dos saberes da carne que direcionamos nossa percepção, no desafio de imergir na intencionalidade do gesto no jogo da capoeira. Do ponto de vista metodológico, para a análise da gestualidade da capoeira, portanto, do corpo como potência de conhecimento, consideramos registros imagéticos e narrativos do universo da capoeira, bem como minha experiência de mais de sete anos no grupo de capoeira Cordão de Ouro1. Um tal exercício epistemológico tem por suporte uma pesquisa qualitativa em que são utilizadas partes do acervo imagético do grupo investigado, bem como entrevistas, registros em diários de campo e sobretudo minha experiência de vida junto ao grupo e à capoeira, no intuito de reconhecer símbolos tatuados no corpo e por ele produzidos nas relações intersubjetivas. Buscamos pois, evidenciar sentidos e significados desenhados pelo gesto e nuançados pelo olhar do pesquisador. São objetivos dessa investigação nuançar nervuras em torno de elementos sociais e culturais na produção do conhecimento do corpo, do gesto, tecida pela racionalidade sensívelDissertação Da pornografia: os diários de Bruna, Marise e Gabriela: as prostitutas letradas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-06-30) Bittencourt, Gustavo Henrique Ferreira; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703941Y0; ; http://lattes.cnpq.br/2673803342174712; Almeida, Maria da Conceição de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4; Carvalho, Edgard de Assis; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780806E2; Oliveira, Josineide Silveira de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796363D5Esta dissertação estabelece uma leitura, no campo das ciências sociais, tomando como assunto a pornografia e a prostituição. Tendo como ponto de referência os diários das prostitutas Bruna Surfistinha, Marise e Gabriela. Recorremos a algumas obras literárias através do Marquês de Sade, Henry Miller, Georges Bataille e Michel Houellebecq, para entendermos alguns aspectos da linguagem pornográfica. Analisamos também outros discursos contemporâneos sobre a experiência da pornografia no cinema e na internet. Trata-se de reflexões em torno da sexualidade e do que se considera obscenidade. Com observações na literatura de Anaïs Nin, Pauline Réage, e Hilda Hilst procuramos entender o ponto de vista poético feminino para pensarmos sobre a pornografia e a prostituiçãoDissertação O erotismo mítico da ninfeta(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-05-25) Barros, Lindinês Gomes de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703941Y0; ; http://lattes.cnpq.br/1778496655593270; Rocha, Rosamaria Luiza de Melo; ; http://lattes.cnpq.br/2514554478091432; Almeida, Maria da Conceição de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4Esta dissertação estabelece uma leitura, no campo das ciências sociais, com base numa arqueologia moderna, da figura da ninfeta, na construção romanesca do século XX. O livro do autor russo Wladimir Nabokov, intitulado Lolita, constitui nosso corpus literário, juntamente com o autor nacional, Mário Donato, Presença de Anita. Tais obras tiveram uma repercussão ímpar, envolvendo uma concepção erótica tomada como pornográfica e desconcertante. Recorremos à discussão de Georges Bataille e Foucault, a fim de observar através de um olhar constituinte de uma eroticidade, reconhecida enquanto experiência interior, não submetida à normatização, à normalização, ao disciplinamento. Tal natureza de experiência, provoca uma espécie de não-saber, refletindo a configuração das singularidades selvagens, propostas em Foucault, relacionadas com aquilo ainda inassimilável pelas instituições e pelas culturas. A concepção de Bataille sobre o erotismo nos dará condição de margear os corpos ninféticos para ver neles emergir a vertigem, a sua forma de abismo, o seu ser visto como maléfico, a sua força tentadora e de sedução. Visamos, ainda, ao enfoque do paradigma do homem e a natureza perdida, na direção abordada por Edgar Morin, na procura do estranhamento que as ninfetas provocam, imbuídas da problematicidade entre o homem, a morte e seu duplo. Trazendo interrogações entre a cultura e a biologia, remetendo ao estágio elementar de larva, evocando o que há de latente e pronto a se manifestar. Um corpo carregado de mitos e significação, tornando-se um corpo como mídia. Lolita no cinema, e Presença de Anita na tv, perturbadoras dos sistemas, desorganizadoras de uma sintaxe social fechada, projetando a possibilidade de uma sintaxe do desejo. Motivo simbólico, fenômeno social e cultural, objeto de representações. Propomos esta imersão/emersão no corpo ninfético, com o tudo de aventura discursiva e riscos que possam envolver-nos, ao atravessar fronteirasDissertação Visões da cidade : da cidade histórica aos bairros da Cidade Alta e Ribeira em Natal-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2003-12-10) Araújo, Luciano Magnus de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785895Z8; ; http://lattes.cnpq.br/7192215216270270; Leite, Rogério Proença; ; http://lattes.cnpq.br/0654072766003910; Almeida, Maria da Conceição de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4O presente trabalho é uma iniciativa de empreender uma perspectiva que valorize os aspectos da cidade em sua diversidade. O que se pretende é discutir a urbanidade a partir do aspecto da imagem, da historia, e como ponto principal, valorizar o ponto do vista do individuo que vive o espaço urbano em suas mais diversas configurações: a casa, a rua, o bairro, e a cidade em escala mais ampla. A pesquisa histórica descrita define a cidade como espaço das realizações humanas. Ao analisar os momentos da história mais recente da vida urbana são exploradas as noções de modernidade/pós-modernidade no sentido de esclarecer a riqueza, continuidade e quebra de padrões de comportamento, e por outro lado, descrever um sobrevôo nos diversos tempos da cidade. Os destaques de aspectos da arqueologia e do recurso descritivos estão relacionados, por sua vez, a perspectiva mais pontual da pesquisa prática, a instância do bairro, especificamente Cidade Alta e Ribeira, configurando uma imersão no cotidiano mais pontual da cidade, valorizando formas de estar, apontando a perspectiva do micro como ponto-de-vista. As imagens da cidade assumem o papel de representar o documental sobre as feições atuais da urbanidade. É sem dúvida que na atualidade a imagem fotográfica possui um papel já de destaque seja como instrumento de pesquisa, seja como fonte principal para um trabalho sobre arquivos de fotos. As imagens fotográficas no presente trabalho possuem um lugar de destaque, enfocando lugares específicos da cidade no tempo. Por fim, a voz dos individuo valorizada sob a perspectiva sobre como o conhecimento da pessoa que habita e vive a urbanidade compreende o conhecimento da vida na cidade e, mais que em qualquer outro lugar, um meio onde se aponta a perda de modelos de ação muito facilmente tendo em vista o movimento dinâmico das práticas e renovação de novas indicações; no mesmo espaço em que se torna urgente construir marcos a partir dos quais o individuo possa vislumbrar o futuro. E nesse espaço a voz do individuo é valorizada como fonte rica de informações sobre viver o cenário de conflitos da atualidade