Programa de Pós-Graduação em Letras
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Letras por Autor "Aquino, Jaciara Limeira de"
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Dissertação A competência leitora a partir do gênero textual charge: uma proposta de intervenção no ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-22) Dantas, Marcos Antônio de Farias; ; http://lattes.cnpq.br/9585462037655988; ; http://lattes.cnpq.br/0252445395091249; Aquino, Jaciara Limeira de; ; http://lattes.cnpq.br/2979594244880443; Azevedo, Josilete Alves Moreira de; ; http://lattes.cnpq.br/2799752911278641A leitura é uma prática social indispensável para a formação de cidadãos críticos e participantes da transformação de uma sociedade mais justa e igualitária. Nesse sentido, socialmente nos defrontamos com diversos textos constituídos de múltiplas linguagens, as quais demandam de seus leitores uma competência leitora multimodal para dar conta dos sentidos manifestados. Assim sendo, a charge apresenta-se como um dos textos multimodais capazes de contribuir para a formação de um leitor crítico e atuante. Em razão disso, a presente pesquisa tem como objetivo geral desenvolver uma intervenção pedagógica com a aplicação de uma sequência didática para aprimorar a competência leitora de textos multimodais de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, a partir do gênero textual charge. E como objetivos específicos: identificar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito do gênero charge; caracterizar as dificuldades referentes à compreensão leitora dos alunos em relação ao gênero charge; reconhecer a compreensão leitora dos alunos referente à leitura do texto multimodal charge, com destaque para a intertextualidade, a intencionalidade e o humor; além de identificar os resultados alcançados pelos alunos através da aplicação da sequência didática com o gênero multimodal charge. Tomamos como referenciais desta pesquisa Marcuschi (2005, 2008), Geraldi (2012), Kleiman (1995, 2013), Koch (1997), Koch e Elias (2010), Antunes (2009, 2010, 2017), Bazerman (2006), Rojo (2002, 2004, 2015), Kress e Van Leeuwen (1996), Dionísio (2005, 2007, 2013), Vieira (2007), Teixeira (2005), Romualdo (2004), Possenti (1998), Thiollent (2011), Bortoni-Ricardo (2013), Dolz; Noverraz; Schneuwly (2010), Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e na Base Nacional Comum Curricular (2018). A metodologia utilizada constituiu-se de uma pesquisa-ação, pois utilizamos como laboratório a nossa sala de aula, na qual professor/pesquisador e alunos são os participantes do processo de investigação científica. A pesquisa se desenvolveu através de uma intervenção pedagógica desenvolvida a partir da aplicação de uma Sequência Didática. O estudo está situado no âmbito da Linguística Aplicada, e caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de natureza interpretativista. Em relação aos resultados, podemos afirmar que os objetivos da pesquisa foram alcançados de forma satisfatória, tendo em vista que a maioria dos alunos identificam as características da charge; reconhecem os elementos de textualidade, a saber: intertextualidade, intencionalidade e situacionalidade; identificam os contextos sociais de produção do gênero e reconhecem a importância do humor e da ironia para a construção do riso e da crítica. Assim, concluímos que, este trabalho contribuiu significativamente para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos, a partir do gênero multimodal charge.Dissertação O debate em livros didáticos aprovados pelo PNLD 2020-2022(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-21) Silva, Edson Carlos da; Tinoco, Glicia Marili Azevedo de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/1417959539739192; Gomes, Gianka Salustiano Bezerril de Bastos; https://orcid.org/0000-0003-0415-0818; http://lattes.cnpq.br/1654659618556304; Aquino, Jaciara Limeira deDebater, respeitando a ética e a negociação de ideias, constitui-se, ao longo da História humana, uma prática de contínua construção da civilidade. Contemporaneamente, como demonstrações públicas (presenciais e/ou mediadas pelas redes sociais) de polaridade de ideias tem-se tornado prática reiterada, aprender a debater vem se tornando ainda mais relevante. Isso implica pensarmos o debate para além do conceito de gênero discursivo oral e/ou de objeto de ensino nas aulas de Língua Portuguesa, ou seja, como prática social. Cientes disso, esta dissertação busca analisar como o debate é trabalhado nos livros didáticos aprovados pelo triênio PNLD 2020-2022. Esse programa atende à Base Nacional Comum Curricular, que, por sua vez, insere o debate no campo de atuação da vida pública. Diante disso, definimos, como objetivo geral desta dissertação, investigar como o trabalho com o “debate” pode contemplar as habilidades do campo de atuação da vida pública, elencadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para atingir esse objetivo, buscamos especificamente: (i) compreender como o “debate” é contemplado na BNCC; (ii) analisar o trabalho com “debate” nos dois volumes do 8 o ano do EF, selecionados entre as coleções aprovadas pelo triênio PNLD 2020-2022. Metodologicamente, esta pesquisa documental é de natureza qualitativa e interpretativista e analisa atividades didáticas que trabalham o debate em dois volumes do 8o ano. Para atingir esses objetivos, fundamentamos nossa análise na concepção dialógica da língua(gem), de Mikhail Bakhtin, nos estudos de letramentos de vertente sociocultural, de Kleiman (1995, 2000, 2012), Tinoco (2008, 2018, 2020), Aquino (2018), Rojo (2004) e Street (2014), nos estudos de argumentação interacional, de Grácio (1993, 2010) e na pedagogia crítica, de Paulo Freire (2016, 2021, 2022). Os resultados sinalizam que o trabalho com o debate, nos dois volumes analisados, compreende: (i) eventos que, de fato, aconteceram na realidade social brasileira; (ii) temas polêmicos de relevância para a cultura e a economia; (iii) prática social que ultrapassa a esfera escolar. Portanto, embora ainda focalizem a análise de alguns elementos meramente estruturais, não restringem o ensino do debate aos elementos constitutivos do gênero oral tampouco o transformam em apenas um objeto de ensino, pois oferecem alguns subsídios para que o professor e os estudantes o analisem como prática social da vida pública. Por fim, para contribuir com essa perspectiva, apresentamos, como recurso educacional, oito fichas avaliativas que podem subsidiar a avaliação do trabalho com o debate como prática social em sala de aula, sob aspectos diferentes.Dissertação O gênero tira e o tema transversal cidadania: uma proposta de intervenção para o desenvolvimento da leitura crítica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-18) Andrade, Marta Dantas de; Gomes, Gianka Salustiano Bezerril de Bastos; https://orcid.org/0000-0003-0415-0818; http://lattes.cnpq.br/1654659618556304; http://lattes.cnpq.br/7889026466173582; Aquino, Jaciara Limeira de; Dias, Valdenides Cabral de AraújoEsta pesquisa surgiu diante das dificuldades de leitura dos gêneros que envolvem multissemioses, como as tiras, especialmente quanto à construção de sentido, assim como da necessidade de planejar diferentes estratégias de ensino para melhorar a competência leitora e mitigar o impacto que o período de ensino remoto teve na formação dos nossos alunos. De caráter interventivo, tal pesquisa foi orientada pela seguinte questão de pesquisa: enquanto recurso didático, como o gênero tira pode contribuir para uma formação leitora crítica, reflexiva e cidadã de alunos do 9° ano do Ensino Fundamental?, com o objetivo de apresentar contribuições para uma formação leitora crítica, reflexiva e cidadã de 13 alunos do 9° ano do Ensino Fundamental de uma instituição pública da rede estadual de ensino. Para tanto, tomamos como base as contribuições teóricas de Bakhtin (1992), para as questões concernentes aos gêneros do discurso, ao enunciado e ao caráter dialógico da linguagem; Kleiman (1999), Rojo e Almeida (2012), Rojo e Moura (2019), nos assuntos referentes aos letramentos contemporâneos e aos multiletramentos. Para embasar o ensino de Língua Portuguesa, recorremos a Antunes (2003, 2009) e Geraldi (1997) e utilizamos, ainda, os direcionamentos apresentados pela Base Nacional Comum Curricular (2017) no que diz respeito às orientações para o ensino-aprendizagem da língua materna. Quanto à fundamentação teórica do texto multimodal e do gênero tira, utilizamos as pesquisas de Dionísio (2011) e Ramos (2017). Em relação aos aspectos metodológicos, nossa pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa com base nos estudos de Flick (2009) e Bortoni-Ricardo (2008); exploratória, com base nos escritos de Marconi e Lakatos (2010) e Andrade (2010); e descritiva, com Gray (2012). Também, se configura como uma pesquisa-ação, tomando como referência as contribuições de Thiollent (1986, 2007) e Tripp (2005). Para o desenvolvimento da nossa proposta didática, optamos pela Sequência Didática, de Schneuwly, Dolz e Noverraz (2004). Portanto, acreditamos na relevância desta pesquisa para o trabalho com a leitura numa perspectiva crítica nas aulas de Língua Portuguesa por meio do gênero discursivo tira, visto que propiciou aos estudantes participantes o contato direto com estratégias de compreensão textual e com temáticas de cunho social, as quais, através do papel democratizante da leitura, incentivaram a reflexão sobre a Cidadania e contribuíram para uma formação cidadã emancipadora.Dissertação O gênero tirinha: uma proposta de sequência didática básica para o trabalho com a leitura multimodal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-01) Azevedo, Cláudia de Souza Dantas; Aquino, Lucelio Dantas de; ; http://lattes.cnpq.br/9585462037655988; ; Aquino, Jaciara Limeira de; ; http://lattes.cnpq.br/2979594244880443; Azevedo, Josilete Alves Moreira de; ; http://lattes.cnpq.br/2799752911278641Um dos maiores desafios da escola, hoje, é desenvolver a competência leitora nos alunos para que eles atuem com autonomia e criticidade no mundo letrado do qual estão inseridos. Partindo dessa premissa, o estudo busca desenvolver uma prática intervencionista de ressignificação para a leitura de textos multimodais ao perceber como são abordadas as atividades de leitura referentes ao gênero discursivo tirinha, no livro didático de Língua Portuguesa, a partir da análise de atividades de leitura do livro didático “Português linguagens”, do 8º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, o trabalho seguiu a metodologia da pesquisa-ação defendida por Thiollent (2009 e 2011) e como objetivos específicos: I) descrever as atividades de leitura com o gênero discursivo tirinha, presentes no livro didático “Português - linguagens”, do 8º ano do Ensino Fundamental; II) analisar as atividades do livro didático quanto a sua capacidade de desenvolvimento de habilidades de leitura de textos multimodais; III) propor uma sequência didática básica de leitura com o gênero discursivo tirinha, que atente para a multimodalidade, por meio da ressignificação de atividades de leitura do livro didático “Português linguagens”. Para embasar nossa pesquisa, em relação ao ensino de Língua Portuguesa, recorremos às teorias dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1998); Riolfi et. al. (2014); Geraldi (1991); Antunes (2003) e a BNCC (2017); para discorrermos sobre Letramento e Multiletramentos, apoiamo-nos nas teorias do PCN de Língua Portuguesa (1998); Soares (2004, 2009); Kleiman (1999, 2005, 2006 e 2016); BNCC (2017), Oliveira (2014), Hamilton (200), Baynham (1995), Rojo (2010, 2012 e 2015) e Kersch; Coscarelli; Cani (2016); para discutirmos sobre gêneros discursivos, multimodalidade e o ensino de leitura, detemo-nos à teoria de Bakhtin (1997 e 2003); Rojo (2015), Bazerman (2005), Marcuschi (2002 e 2008), Kleiman (2008 e 2013), Dolz e Schneuwly (1999), Martins (1997), Dionísio (2014) Ferrarezi (2017) e Koch (2011); para abordarmos o gênero discursivo tirinha, seguimos as teorias de Ramos (2009 e 2017), Lins (2015), Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2009), Travaglia (2015); e para desenvolvermos o tópico sobre sequência didática básica, buscamos a teoria defendida por Cosson (2006, 2014, 2016 e 2018) e Solé (1998). Ao realizar as descrições e análises, percebemos que trinta atividades se utilizaram do gênero tirinha como texto motivador para a proposição de questões a serem respondidas. Depreendemos da análise quatro propósitos dessas atividades: discutir a temática do capítulo; promover uma leitura do texto com base no conteúdo trabalhado; trabalhar aspectos linguístico-gramaticais, multimodalidade e conhecimento de mundo; e, analisar e identificar aspectos gramaticais e formais da linguagem. Assim sendo, apesar de em algumas situações se abordar a multimodalidade, não encontramos atividades com o gênero tirinha que focalizasse apenas a multimodalidade, sendo tratada em poucas questões. Diante desse cenário, propomos uma sequência didática básica para a leitura do gênero tirinha, com base em tirinhas do livro didático, com vistas a promover o desenvolvimento da leitura multimodal com os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Portanto, é evidente que as nossas considerações, sugestões e proposta didática suscitem no professor uma reflexão a respeito do processo de ensino-aprendizagem da leitura de textos multimodais, de modo que possa contribuir com o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.Dissertação Grêmio estudantil em livros didáticos de língua portuguesa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-25) Zumba, Maria Alzeneide Fernandes; Tinoco, Glicia Marili Azevedo de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/1417959539739192; http://lattes.cnpq.br/9392347410803397; Gomes, Gianka Salustiano Bezerril de Bastos; https://orcid.org/0000-0003-0415-0818; http://lattes.cnpq.br/1654659618556304; Aquino, Jaciara Limeira deHistoricamente, o grêmio faz parte da movimentação política de estudantes brasileiros, em especial, os secundaristas. Todavia, nossa experiência de professora de Língua Portuguesa, desde 1996, nos permite afirmar que não é comum a formação, em escolas públicas de educação básica do interior do Rio Grande do Norte, do grêmio estudantil como um espaço de participação nas decisões. Porém, isso pode ser alterado por forças externas à escola. Uma delas é a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), que, no campo de atuação na vida pública, explicita o “grêmio livre” em habilidades específicas de Língua Portuguesa, destacando práticas de leitura, escuta, produção de textos, bem como análise linguística/semiótica. Outra força vem dos livros didáticos que, para serem aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), precisam atender às exigências da BNCC e, portanto, incorporar as habilidades nela contidas. Cientes desse movimento, esta dissertação, que tem por objeto de estudo o grêmio estudantil nos livros didáticos de Língua Portuguesa, caracteriza-se, metodologicamente, por ser uma pesquisa documental de natureza qualitativa e interpretativista. Seu objetivo geral é investigar como a representação de grêmio estudantil da BNCC é contemplada em dois livros didáticos, cujas coleções foram aprovadas pela edição de 2020 do PNLD. Para atingi-lo, objetivamos, especificamente, (i) compreender aspectos que caracterizam a inserção do termo “grêmio livre” na BNCC e (ii) analisar como os dois livros didáticos selecionados se apropriam das orientações da BNCC em suas atividades. Fundamentam nossa análise a concepção dialógica da língua(gem) do círculo bakhtiniano, os estudos de letramento de vertente sociocultural e a pedagogia crítica. Os resultados evidenciam que, embora o grêmio livre esteja na BNCC, isso não é suficiente para que ele seja incorporado aos livros didáticos, inclusive os aprovados no PNLD/2020. Entre os dois livros que analisamos, no livro do 7o ano do Geração Alpha Língua Portuguesa, o trabalho com o grêmio se desenvolve por meio de um projeto que ocupa um semestre letivo e, em suas atividades, vislumbram-se práticas de leitura e escuta, bem como produção textual (escrita e oral) e análise linguística/semiótica que, de fato, favorecem a criação do grêmio estudantil e viabilizam o protagonismo dos estudantes na escola e além dela. O trabalho com o grêmio estudantil proposto pelo livro do 6o ano do Apoema Português, por sua vez, focaliza os textos que compõem essa agremiação (o estatuto, por exemplo) para explorar regras da gramática normativa. Diante dessa limitação, decidimos apresentar, como produto destacável, uma coletânea de materiais de diferentes semioses que tratam do grêmio estudantil. Pensamos que essa coletânea pode contribuir com professores interessados na ressignificação do ensino de Língua Portuguesa com vistas ao exercício da cidadania e, para isso, observam, no grêmio estudantil, um produtivo espaço de letramentos.Dissertação Poesia digital na sala de aula: o ciberpoema e a formação do leitor literário(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-02) Fernandes, Maria Jarlene Anselmo da Silva; Dias, Valdenides Cabral de Araújo; http://lattes.cnpq.br/9467435917159475; http://lattes.cnpq.br/7533909133748075; Gomes, Gianka Salustiano Bezerril de Bastos; Aquino, Jaciara Limeira deO papel do texto literário na sociedade contemporânea permanece crucial, adaptandose às mudanças tecnológicas e culturais. Contudo, sua presença em sala de aula de Educação de Jovens e Adultos nem sempre é priorizada, muitas vezes por ser visto como complexos para esse público ou em favor de outros textos mais informativos, considerados mais acessíveis. Esse enfoque, além de preconceituoso, pode gerar aversão e afastamento dos textos poéticos, dificultando sua incorporação no ambiente escolar. Frente a esse desafio e reconhecendo a necessidade de trazer a poesia moderna para a sala de aula, este estudo surge, destacando o uso do gênero ciberpoema como uma ferramenta para promover o desenvolvimento do letramento literário entre os alunos dessa modalidade de ensino. Nesse intuito, pretendemos analisar de que (ais) forma (s) o trabalho com o poema digital influencia o desenvolvimento da competência literária dos discentes, explorando suas habilidades de compreensão, interpretação e apreciação da literatura, aliadas aos recursos ofertados pela internet. Em vista disso, visamos: compreender os aspectos literários inerentes à construção da poética digital; adotar abordagens de ensino interativas, aproveitando as potencialidades do ambiente virtual; produzir ciberpoemas que serão compartilhados com a comunidade escolar; e analisar as possíveis contribuições inerentes ao trabalho com o ciberpoema em sala de aula. Teoricamente, nossa dissertação desenvolveu-se embasada nas reflexões de Macedo (2001), Andrade (2004), Candido (2000/2013), Rojo (2009), Zilberman e Silva (2008), Lévy (1999), Santaella (2004), dentre outros que se fizeram necessários ao longo da pesquisa. Quanto à abordagem metodológica, optamos pela aplicação da pesquisa-ação de natureza qualitativa, por meio de um procedimento de intervenção pedagógica envolvendo um compilado de atividades, com foco no uso de Ciberpoemas, por meio de oficinas nos moldes de Cosson (2018): dialogais, interpretativas e criativas. Os resultados obtidos demonstram que a prática de leituras cativantes dentro do universo ejeano favorece a compreensão leitora e também amplia o letramento literário e digital dos alunos.Dissertação Retextualização e multimodalidade nas crônicas de Carol Bensimon: gênero vídeo-minuto(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-19) Nóbrega, Juliana Dantas de Macêdo; Gomes, Gianka Salustiano Bezerril de Bastos; https://orcid.org/0000-0003-0415-0818; http://lattes.cnpq.br/1654659618556304; http://lattes.cnpq.br/1590149809453015; Dias, Valdenides Cabral de Araújo; Aquino, Jaciara Limeira deO presente trabalho tem como objetivo geral, a partir da leitura da obra Uma estranha na Cidade, de Carol Bensimon, desenvolver uma intervenção prática e reflexiva voltada à formação do leitor literário por meio da sequência didática (SD) como forma metodológica e interdisciplinar, visando sua retextualização em vídeo minuto. Por entender a importância das obras literárias no saber, o qual é difundido através da leitura e do tempo, a multimodalidade trouxe a flexibilidade para o avanço deste trabalho, pois é pensada como a mistura de diferentes formas de linguagens, que em conjunto, atuam para a significação de gêneros discursivos diversos, ao abranger variadas modalidades de comunicação como a crônica, o trabalho em grupo, a produção textual e a gravação do vídeo-minuto. O planejamento deste trabalho foi focado na prática cotidiana em sala de aula no processo de leitura e reflexão sobre o texto. Nesse sentido, a pesquisa foi conduzida sob a perspectiva interdisciplinar com a finalidade de promovermos a aproximação entre leitores e textos que possibilitassem a experiência encantadora e enriquecedora da leitura literária, em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais. Para a execução deste estudo, adotou-se a abordagem metodológica qualitativa, mais especificamente sob o enfoque da pesquisa-ação, pensada na ótica de Thiollent (2011). O trabalho realizado com o gênero discursivo crônica seguiu a sequência didática sugerida por Dolz (2010). A metodologia partiu de aulas práticas, em que foi possível a produção de textos registrados no diário coletivo da turma, o qual foi essencial ao roteiro do gênero vídeominuto. Foram utilizadas as contribuições de Cosson (2011) no que diz respeito ao letramento literário; de Bakhtin (2003) sobre os gêneros do discurso; de Rojo (2012) e Ribeiro (2016) acerca dos gêneros digitais, multimodalidade e multiletramentos. Todos esses teóricos contribuíram para o êxito desta pesquisa. Os resultados apontam que as habilidades que estes estudantes têm para a escolha e uso consciente do vídeo como recurso didático são pouco significativas. Mesmo com tantos momentos de análises vivenciados ao longo do projeto, houve falhas no envolvimento da turma na gravação do vídeo-minuto. No entanto, por meio dos recursos da Lei Paulo Gustavo, os alunos e a professora pesquisadora tiveram a oportunidade de reeditar os vídeos, amenizando as dificuldades que apareceram durante o percurso. Porém, no que diz respeito à prática reflexiva, alcançou-se o êxito almejado, tudo isso concretizado no avanço das competências leitoras, na reflexão e na produção do próprio diário.Dissertação As tirinhas como ferramenta de leitura crítica na sala de aula(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-11-26) Carvalho, Maria do Livramento Silva Assunção de; Aquino, Lucelio Dantas de; https://orcid.org/0000-0001-6203-8379; http://lattes.cnpq.br/9585462037655988; http://lattes.cnpq.br/7932301521725434; Gomes, Alexandro Teixeira; https://orcid.org/0000-0002-4612-0361; http://lattes.cnpq.br/0484766599685049; Aquino, Jaciara Limeira deUma das competências esperadas no tocante ao ensino de língua portuguesa nas etapas finais do ensino fundamental, segundo a BNCC (2018), é a de que o aluno possa ler, escutar e produzir textos orais, escritos e semióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade. Todavia, esse ainda se constitui como um dos grandes problemas encontrados na sala de aula, haja vista grande parte dos alunos apenas decodificarem o que está posto nos textos, não conseguindo realizar leituras mais profundas. Frente a isto, este trabalho visa propor estratégias para o desenvolvimento de uma leitura crítica aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Para embasar nossa pesquisa, recorremos às contribuições teóricas de Dionísio (2011), Dionísio, Vasconcelos e Souza (2014), Cani e Coscarelli (2016) e Ramos (2009) para abordarmos questões referentes aos textos multimodais e à sua leitura; aos estudos de Marcuschi (2008) sobre os gêneros textuais; a Antunes (2003, 2009) e Geraldi (1997) para embasar o ensino de Língua Portuguesa; e a Schneuwly, Dolz e Noverraz (2004) para discutirmos aspectos concernentes ao trabalho com a sequência didática na sala de aula, o qual embasa a nossa proposta de intervenção. Do ponto de vista metodológico, este trabalho segue as orientações propostas por Thiollent (1986) sobre pesquisa-ação, com abordagem qualitativa dos dados conforme Flick (2009). Utilizamos, ainda, os direcionamentos apresentados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e pela Base Nacional Comum Curricular (2018) no tocante às orientações para o ensino-aprendizagem da língua materna. Os resultados obtidos, por um lado, levaram-nos a reconhecer, a partir do questionário aplicado com vistas a obter informações sobre as noções e preferências de leitura dos alunos, que esta ainda é concebida por eles numa perspectiva linguística centrada na linguagem verbal escrita. Por outro lado, os dados revelaram que os alunos são receptivos a textos que se apresentem com imagens, colocando o gênero tirinha como um dos que eles mais costumam ler. Desse modo, a escolha dos gêneros a serem trabalhados nas atividades de leitura deve levar em consideração essas questões para que o docente possa trabalhar de forma a desenvolver a leitura numa perspectiva crítica. Também, considerando os pressupostos que norteiam esta pesquisa e que sustentam a sequência didática elaborada, entendemos que esta se configura como uma possibilidade de trabalho com a leitura, buscando alcançar a formação de um indivíduo crítico e reflexivo, capaz de atribuir sentidos ao texto, ultrapassando o s limites do que se apresenta na superfície textual do gênero tirinha e, consequentemente, de outros gêneros verbo visuais. Assim , acreditamos na relevância dest etrabalho para o ensino de língua portuguesa, uma vez que propicia aos alunos o contato com a leitura através de um gênero que aborda reflexões e críticas de cunho real e social, fazendo com que eles teçam análises além do que está explícito no texto, colaborando, dessa forma, para a formação de um leitor crítico.