Programa de Pós-Graduação em Letras
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Letras por Autor "Andrade, Marta Dantas de"
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Dissertação O gênero tira e o tema transversal cidadania: uma proposta de intervenção para o desenvolvimento da leitura crítica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-18) Andrade, Marta Dantas de; Gomes, Gianka Salustiano Bezerril de Bastos; https://orcid.org/0000-0003-0415-0818; http://lattes.cnpq.br/1654659618556304; http://lattes.cnpq.br/7889026466173582; Aquino, Jaciara Limeira de; Dias, Valdenides Cabral de AraújoEsta pesquisa surgiu diante das dificuldades de leitura dos gêneros que envolvem multissemioses, como as tiras, especialmente quanto à construção de sentido, assim como da necessidade de planejar diferentes estratégias de ensino para melhorar a competência leitora e mitigar o impacto que o período de ensino remoto teve na formação dos nossos alunos. De caráter interventivo, tal pesquisa foi orientada pela seguinte questão de pesquisa: enquanto recurso didático, como o gênero tira pode contribuir para uma formação leitora crítica, reflexiva e cidadã de alunos do 9° ano do Ensino Fundamental?, com o objetivo de apresentar contribuições para uma formação leitora crítica, reflexiva e cidadã de 13 alunos do 9° ano do Ensino Fundamental de uma instituição pública da rede estadual de ensino. Para tanto, tomamos como base as contribuições teóricas de Bakhtin (1992), para as questões concernentes aos gêneros do discurso, ao enunciado e ao caráter dialógico da linguagem; Kleiman (1999), Rojo e Almeida (2012), Rojo e Moura (2019), nos assuntos referentes aos letramentos contemporâneos e aos multiletramentos. Para embasar o ensino de Língua Portuguesa, recorremos a Antunes (2003, 2009) e Geraldi (1997) e utilizamos, ainda, os direcionamentos apresentados pela Base Nacional Comum Curricular (2017) no que diz respeito às orientações para o ensino-aprendizagem da língua materna. Quanto à fundamentação teórica do texto multimodal e do gênero tira, utilizamos as pesquisas de Dionísio (2011) e Ramos (2017). Em relação aos aspectos metodológicos, nossa pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa com base nos estudos de Flick (2009) e Bortoni-Ricardo (2008); exploratória, com base nos escritos de Marconi e Lakatos (2010) e Andrade (2010); e descritiva, com Gray (2012). Também, se configura como uma pesquisa-ação, tomando como referência as contribuições de Thiollent (1986, 2007) e Tripp (2005). Para o desenvolvimento da nossa proposta didática, optamos pela Sequência Didática, de Schneuwly, Dolz e Noverraz (2004). Portanto, acreditamos na relevância desta pesquisa para o trabalho com a leitura numa perspectiva crítica nas aulas de Língua Portuguesa por meio do gênero discursivo tira, visto que propiciou aos estudantes participantes o contato direto com estratégias de compreensão textual e com temáticas de cunho social, as quais, através do papel democratizante da leitura, incentivaram a reflexão sobre a Cidadania e contribuíram para uma formação cidadã emancipadora.