Programa Associado de Pós-Graduação em Fonoaudiologia
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Navegando Programa Associado de Pós-Graduação em Fonoaudiologia por Autor "99086085091"
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Dissertação Achados auditivos periféricos e centrais em crianças com transtornos da comunicação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-03-30) Araújo, Maria Eduarda Braga de; Araújo, Eliene Silva; Giacchini, Vanessa; 99086085091; http://lattes.cnpq.br/6048293980778096; http://lattes.cnpq.br/5637269791915082; http://lattes.cnpq.br/9963844204731734; Assenço, Ana Manhani Caceres; http://lattes.cnpq.br/8570197052069144; Duarte, Josilene Luciene; http://lattes.cnpq.br/4870832509077530Introdução: Os transtornos da comunicação englobam comprometimentos na linguagem e na fala. Sabendo-se da estreita relação entre audição e desenvolvimento da linguagem e da fala, exames auditivos podem ser utilizados na tentativa de auxiliar na identificação precoce e no processo terapêutico de crianças com os referidos transtornos. Objetivo: Averiguar as respostas do reflexo acústico estapediano (RAE) em crianças com hipótese diagnóstica de transtorno do desenvolvimento da linguagem (TDL) e transtorno fonológico (TF), bem como verificar as características do potencial evocado auditivo cortical (PEAC) na apraxia de fala na infância (AFI). Método: Dissertação estruturada em dois manuscritos: (1) estudo transversal em que a casuística foi composta por sujeitos com hipótese diagnóstica de TDL e com diagnóstico de TF. Os participantes foram submetidos à avaliação audiológica completa e, posteriormente, os responsáveis responderam um questionário sobre o desenvolvimento das suas crianças; (2) relato de caso de uma criança do sexo masculino, com diagnóstico prévio de AFI e encaminhada para diagnóstico audiológico. Realizou-se a avaliação audiológica completa e o PEAC com estímulo de fala. Resultados: Constatou-se limiares do RAE aumentados em ambos os grupos, sobretudo na pesquisa contralateral. Ademais, observou-se assimetria entre as orelhas nos valores de latência e amplitude do PEAC em um caso clínico com AFI. Conclusão: As alterações no RAE mostraram-se prevalentes em crianças com transtornos de linguagem e, juntamente com o PEAC, podem ser marcadores biológicos para a identificação precoce de transtornos da comunicação, quando associados a uma queixa de linguagem e / ou fala.