Programa de Pós-Graduação em Artes - Rede Nacional
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Artes - Rede Nacional por Autor "Azevedo, Gerluzia De Oliveira"
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Dissertação Stop motion em sala de aula: repercussões da produção no ensino de artes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-11) Moura, Valeska de Lima; Andruchak, Marcos Alberto; http://lattes.cnpq.br/4553226203655389; http://lattes.cnpq.br/5333013812131220; Azevedo, Gerluzia De Oliveira; Thomé, Renata Viana de BarrosA presente pesquisa tem por objetivo principal apresentar os efeitos da animação cinematográfica em stop motion ao ensino das artes visuais. A ação pedagógica foi realizada em uma escola da rede pública do município deSão Gonçalo doAmarante/RN, em duasturmas do ensino fundamental anos finais (7º ano A e 7º B). Foi analisado o processo de ensinoaprendizagem em arte no aspecto de teoria e prática do stop motion e seu efeito na educação. Buscou-se enfoque em compreender resultados, desafios, conexões e contribuições da técnica de stop motion (categoria e gênero de animação), levada para a aula de artes visuais e para o ensino da arte, apresentando resultados satisfatórios quando aplicada na prática. A pesquisa é sustentada na prática pedagógica seguida de análise dessa ação, tendo em vista os objetivos alcançadossobre efeito dessa animação para o ensino. O primeiro percurso da investigação foi rever bibliografias de autores como Purves (2011) e Shaw (2012), que abordam teoricamente o stop motion, logo, nos aprofundamos nas análises de artigos produzidosnos últimos cinco anos sobre o assunto stop motion na perspectiva de ensino. Para a análise, foi utilizado o método de comparação de John Stuart Mill (Perissinotto, 2013). Também foram revisitados trabalhos científicos que utilizaram o stop motion no processo de ensino e aprendizagem, especificamente a disciplina de arte, por meio dePereira (2020), Guimarães (2012) e Ribeiro (2009). Por fim, a metodologia foi pautada em Falkembach (1987) pelo diário de bordo, que relata as aulas com detalhes e captação de falas ímpares dos alunos, que se somam ao aprimoramento desta pesquisa.