Programa de Pós-Graduação em Artes - Rede Nacional
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21665
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Artes - Rede Nacional por Autor "Araújo, Juvencina Magna Silva de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Teatro na escola: uma chave para diálogos sobre estereótipos negativos com estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-27) Araújo, Juvencina Magna Silva de; Salles, Nara Graça; https://orcid.org/0000-0002-5759-8467; http://lattes.cnpq.br/8841719783919052; http://lattes.cnpq.br/7210955853435506; Lima, Tânia Maria de Araújo; http://lattes.cnpq.br/8280794437858524; Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia deEsta pesquisa tem como foco o teatro em diálogo com o estudo de estereótipos negativos no âmbito escolar dos Anos Inicias e suas repercussões, partindo da escuta sensível dos estudantes, acerca do contexto no qual a Escola Municipal Professor Berilo Wanderley está inserida, bem como apreciações artísticas, análises críticas e experimentações sobre esse tema. No lugar de pesquisadora-docente, artista e apreciadora das artes, fui instigada a refletir sobre a condição estigmatizada dos estudantes que compõem a referida escola, localizada no bairro do Bom Pastor, zona oeste da cidade de Natal/RN. Os primeiros raios da análise surgiram ao ter contato com a obra fílmica A Chave do vale Encantado (2019), ao me deparar com possibilidades de “brincar” com meus alunos e alunas, através do caráter ficcional da linguagem teatral, contando histórias onde fosse possível considerar a pluralidade humana em suas mais diversas possibilidades, desconstruindo, portanto, a ideia das “histórias únicas”, delineadas pelo pincel eurocêntrico e colonizado, a fim de revelar a criança como ser ativo, situado no tempo e no espaço, sujeito participante, ator e autor na sua relação consigo mesmo, com os outros e com o mundo. O estudo tomou corpo seguindo alguns questionamentos, o principal dos quais referente às possibilidades metodológicas a serem utilizadas para investigar os estereótipos dentro do contexto escolar. Como resposta a isso, dialogo com os seguintes autores: Paulo Freire (2020), Augusto Boal (1999), Bruno Bettelheim (2020), Erving Goffman (1980), bell hooks (2020), Chimamanda Adichie (2019), dentre outros apresentados nesta viagem artístico-pedagógica, onde a travessia de uma obra fílmica para o teatro resulta numa cena curta de caráter experimental e colaborativo.