Programa de Pós-Graduação em Artes - Rede Nacional
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Artes - Rede Nacional por Autor "Andruchak, Marcos Alberto"
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Dissertação Arte do patrimônio campinense: mediação do ensino de arte por meio de projeto(2017-02-20) Oliveira, Illian Narayama Rocha; Andruchak, Marcos Alberto; ; http://lattes.cnpq.br/4553226203655389; ; http://lattes.cnpq.br/1259519940225066; Silva, Andrea Jane da; ; http://lattes.cnpq.br/3449646815267434; Vieira, Marcilio de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/7003467659704271; Salles, Nara Graça; ; http://lattes.cnpq.br/8841719783919052Esta pesquisa apresenta uma análise reflexiva sobre o ensino de Arte a partir de uma experiência vivenciada de intervenção nas aulas de Arte, na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro, localizada no município de Campina Grande na Paraíba. A partir do depoimento de alguns alunos desta escola sobre inquietações e desmotivações nas aulas de Arte, foi desenvolvida a proposta de ensino por projeto com uma das turmas da escola, a fins de sanar os problemas citados pelos alunos. Foi escolhido este método de ensino por ser uma nova proposta de aula dentro da escola e que permitiu variadas ações com a turma do 1° ano G no ano de 2012. Para tanto foi fundamental recorrer ao estudo sobre o ensino através de projeto, em que consiste essa prática, com quem e quando surge as ideias desse tipo de ensino, através do conhecimento dos educadores mais referenciados nesse tipo de proposta, Willian Kilpatrick e Fernando Hernández. Foi escolhido o tema eixo a ser trabalhado no projeto a partir de conversas com a turma envolvida, sendo em torno da Educação Patrimonial, que acarretou numa análise mais coesa dentro da ideia do ensino por projeto, pois foi a partir desse tipo de proposta de ensino que possibilitou chegar aos resultados refletidos nessa pesquisa, e contribuindo para a discussão do entendimento do processo educacional como mediação entre patrimônio cultural, ensino e a escola; e a escola como patrimônio. A pesquisa-Ação foi a linha de pesquisa elegida para a análise desse processo, por ter como foco a resolução de problemas e participação ativa do pesquisador. Com esta pesquisa, possibilitou perceber que o uso da proposta de ensino por projeto apesar das dificuldades encontradas no ensino público, é possível, e trabalhar temas que envolve a transdisciplinaridade e a interdisciplinaridade a partia das aulas de Arte.Dissertação Arte e movimento: a viabilidade de um projeto permanente de ensino na educação básica em uma escola pública de Goianinha/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-01-29) Nascimento, Francisco Azevedo do; Andruchak, Marcos Alberto; http://lattes.cnpq.br/4553226203655389; http://lattes.cnpq.br/0868321124531949; Campos, Marineide Furtado; http://lattes.cnpq.br/2363104313711193; Thomé, Renata Viana de Barros; http://lattes.cnpq.br/1230598383268415; Paiva, Diego Souza de; http://lattes.cnpq.br/7559522338104286O presente trabalho objetiva analisar a viabilidade e o desenvolvimento de um projeto permanente em Arte com desenho e pintura na Escola Estadual João Tibúrcio, localizada em Goianinha/RN. Denominado “Arte e Movimento”, o projeto possibilitou o contato direto dos alunos com a arte produzida no espaço escolar através da apropriação de técnicas e de um conhecimento teórico sobre assuntos no universo das Artes Visuais. O que se deu por meio do desenvolvimento de um projeto que articulou reuniões regulares para o aprendizado e a prática do desenho, visitas a exposições, estudos sobre obras e artistas, realização de exposições e participação de editais. Embasadas nas competências e habilidades citadas inicialmente pelos Parametros Curriculares Nacionais (PCN, 1997) e pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC, 2018), nossas questões se voltam para o processo de movimento experimentado pelos alunos quando se propõem a participar de um projeto em Arte, assim como para as possibilidades de aprendizado e de empreendedorismo no campo das artes no ambiente escolar. Nosso lócus da pesquisa é a Escola Estadual João Tibúrcio, localizada em Goianinha/RN, e entre as nossas referências teóricas destacam-se, entre outros, Larrosa, (2001). Barbosa (2003), Ostrower (2014), Pareyson (2001), Ferraz e Fusari (2002). O trabalho se justifica, inicialmente, em função da demanda de alguns alunos interessados em artes visuais que não se encaixavam em outros projetos existentes na escola. No campo do ensino de artes, o projeto em questão visa, especificamente, por meio da sua proposta de ensino e atuação: possibilitar aos alunos a oportunidade de se integrarem a um projeto no qual possam ser protagonistas; permitir que vejam o leque de opções que a arte pode proporcionar em seu campo de trabalho ou em futuras oportunidades de experiência profissional; dar à comunidade escolar a oportunidade de apreciar e fruir arte; possibilitar uma maior integração dos pais com a comunidade escolar. Consideramos, pois, a relevância do nosso estudo, uma vez que, como metodologia qualitativa e descritiva, poderá contribuir, não só para percepção das perspectivas e pontos de vista dos participantes através da arte, mas para as possibilidades de discussões e experiências no campo do ensino de arte na escola.Dissertação A arte indígena para além dos clichês: por novas abordagens nas aulas de arte(2018-09-19) Nóbrega, Rafaela Farias; Guaraldo, Lais; ; ; Bezerra, Adeilza Gomes da Silva; ; Rupp, Bettina; ; Andruchak, Marcos Alberto; ; Thome, Renata Viana de Barros;Esta dissertação teve como objetivo contribuir para o exercício de práticas pedagógicas relacionadas com a temática da arte indígena comprometidas com fontes científicas. Para isso, foram analisados os livros didáticos disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para a disciplina de Artes. A partir da análise da qualidade da informação contida nos livros, levando em consideração a realidade da produção artística e das condições de vida dos povos indígenas, foram propostas atividades que explorassem as Artes visuais a partir da estética visual indígena. A prática resultante desse processo não visava ser apenas uma organização da temática indígena nas aulas de artes, mas uma forma de procedimento pautada em informações científicas sobre as realidades dos povos indígenas, de forma a contribuir para uma melhor compreensão de sua arte quando aplicada à sua cultura.Dissertação O ateliê de arte como inspiração para a criação de espaços no ensino de artes visuais na escola(2016-09-05) Damasceno, João Maria dos Santos; Tavares, Rogério Júnior Correia; ; ; Araújo, José Sávio Oliveira de; ; Andruchak, Marcos Alberto; ; Bezerra, Maura Costa;Esta investigação compreende a importância do espaço de atuação do professor para o processo de ensino e aprendizagem de arte na sala de aula. Traz depoimentos de professores e artistas que ressaltam o ateliê de arte como espaço imprescindível para a produção artística. Toma-se como eixos norteadores desta discussão exemplos de propostas pedagógicas como a Escola da Ponte, Pedagogia de Reggio Emília e as Técnicas Freinet, as quais fundamentam-se em ideias que, epistemologicamente, se contrapõem aos modelos tradicionais, tornando-se inovadoras e merecedoras de atenção para possíveis reflexões sobre a situação educacional brasileira atual, principalmente no tocante ao ensino de Arte em escolas públicas. O trabalho faz referência a alguns artistas atuantes no Rio Grande do Norte que enfatizam a importância do ateliê de arte como lugar de produção de conhecimento. Verifica-se também a opinião de alguns alunos do ensino médio sobre o que os mesmos pensam a respeito do espaço que utilizam na escola para a disciplina de Artes Visuais. Parte-se da hipótese de que o espaço de produção artística torna-se um importante articulador no processo de desenvolvimento para o trabalho de alunos numa escola. Sendo, portanto, um recurso significativo no amparo aos objetivos da disciplina. As discussões problematizadas refletiram sobre os parâmetros e critérios educacionais atuais, os quais indicam o quanto a influência da estrutura física e dos ambientes podem ser determinantes para o ensino-aprendizagem. Também colaboraram para uma proposta de ateliê de arte explicitada no último capítulo.Dissertação Da imagética das redes sociais na atualidade à construção de um novo "olhar-se" entre estudantes do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-01) Paiva, Kaenia Santos Lopes de; Andruchak, Marcos Alberto; http://lattes.cnpq.br/4553226203655389; http://lattes.cnpq.br/0902073285012531; Sardelich, Maria Emilia; Alves, Fabiola Cristina; https://orcid.org/0000-0002-7779-3219; http://lattes.cnpq.br/6838453885637422; Andrade, Suély Gleide Pereira de SouzaEste estudo faz uma reflexão sobre uma prática em arte-educação voltada para cultura visual, onde o principal objetivo é promover a percepção de um pensamento crítico sobre as imagens midiáticas na atualidade e seus impactos na assimilação dos adolescentes, partindo da percepção histórica da variação de padrões de beleza, ressaltando a necessidade de um ensino da leitura de imagens, não só de cunho histórico e social, mas principalmente crítico. Tal análise se fundamenta na percepção de belo desenvolvida pelo filósofo Roger Scruton; na espetacularização da existência na visão de Paula Sibilia; na observação crítica da imagética das redes sociais, nesta pesquisa, especificamente o Instagram, em comparativo com as fotografias do artista Sebastião Salgado. Metodologicamente a pesquisa está alicerçada na pesquisa-ação, onde a prática é um estudo de caso que se fundamenta na Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, direcionando uma base investigativa fundamentada na participação efetiva dos discentes, onde foram promovidos diálogos e análises críticas, tendo como base fundante a percepção imagética a partir da fotografia como linguagem artística, oportunizando a produção de imagens por meio de um concurso fotográfico. Buscou-se elucidar a questão: é possível ensinar a pensar o belo a partir dos valores que o indivíduo julga fundamental? Esse estudo visa desenvolver nos envolvidos a percepção de como eles se sentem diante das imagens das redes sociais; averiguar a possibilidade de promover uma mudança nesse sentimento quando de cunho negativo; oportunizar uma percepção crítica sobre essas imagens e analisar a possível existência de mudança de percepção; construindo um caminho que permite que se perceba a mudança de percepção do olhar e do olhar-se.Dissertação Desenho nos anos finais do ensino fundamental(2018-08-09) Hissett, Márcia Le Sénéchal; Guaraldo, Lais; ; ; Andruchak, Marcos Alberto; ; Rupp, Bettina; ; Bezerra, Adeilza Gomes da Silva;Esta dissertação apresenta uma reflexão sobre a experiência do ensino e aprendizagem do desenho, área de conhecimento pertinente ao universo das artes visuais, nos anos finais do Ensino Fundamental e, consequentemente, sobre as ações educativas realizadas com este fim em duas escolas municipais da Grande Natal/RN. O objetivo geral da pesquisa estava voltado para o processo de tal experiência como promotora de desenvolvimento integral dos estudantes, com ênfase no papel do desenho no desenvolvimento cognitivo. A pesquisa empenhou-se em rever a função do desenho para a formação dos jovens estudantes envolvidos. Foram duas experiências distintas: na Vila de Ponta Negra, Natal e em Parnamirim/RN, que associaram a metodologia que íamos propondo com práticas dentro e fora da escola. Trata-se de pesquisa qualitativa que se debruçou sobre as interações entre mediador e estudantes para entender como promover internalizações sobre os meios reais e virtuais de construir, criar e se expressar com grafismos, motivando a continuidade nos estudos e ajudando em escolhas profissionais, auxiliando em diferentes momentos da vida. Por esta intercomunicação e intersubjetividade, trata-se de pesquisa-ação participante que permitiu a criação de um método de contextualização para cada experiência, confirmando assim, de forma aberta, a renovação da abordagem a cada oportunidade, mesmo sendo o tema milenar e os conceitos e elementos da linguagem tão conhecido por aqueles que a ele se dedicam. O estudo mostrou como o desenho pode contribuir de maneira abrangente para a organização do pensamento, para a aquisição de habilidades organizacionais, projetivas, criativas e expressivas, elevando o potencial de síntese e resolução de problemas por parte dos estudantes. Por tudo isto, defende-se aqui que o desenho é indispensável para o desenvolvimento global do ser humano e por razões profundas não pode ser deixado de lado ou abordado como recurso didático secundário.Dissertação A fotografia em sala de aula: selfie, hipermídia e criação(2016-07-25) Morais, Pollyanna Guimaraes Da silva de; Tavares, Rogerio Junior Correia; ; http://lattes.cnpq.br/2718339024760598; ; Corso, Aline; ; http://lattes.cnpq.br/2204713619609417; Madeira, Charles Andrye Galvao; ; http://lattes.cnpq.br/2381782879955327; Andruchak, Marcos Alberto; ; http://lattes.cnpq.br/4553226203655389Este trabalho investiga como pode se dar o direcionamento da prática fotográfica artística a partir de sua prática cotidiana e, ainda, de que maneira essa inter-relação pode contribuir para o ensino de artes visuais nas escolas, sobretudo no ensino médio. Para tanto, serão utilizados os conceitos de selfie, imagens técnicas e da fotografia artística e comercial. Nesse sentido, propõe-se uma reflexão sobre o contexto sociocultural envolvido na prática do selfie, e ainda práticas pedagógicas que envolvam a promoção, o direcionamento e o estímulo à fruição, produção e reflexão da fotografia pensada artisticamente. Como resultado, foi produzido um blog através do qual foram promovidos desafios fotográficos; registrados os conteúdos das aulas de forma hipertextual; e divulgados os trabalhos artísticos produzidos pelos alunos durante a disciplina. Além das fotografias, os alunos produziram curtasmetragens sob o tema “Problemáticas do uso indiscriminado da autoimagem nas redes sociais”, com base em discussões em sala de aula sobre arte, mídia e sociedade.Dissertação A leitura e produção de histórias em quadrinhos no ensino de arte na Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra - Barbalha, Ceará(2018-08-31) Silva, Fábio Tavares da; Tavares, Rogerio Júnior Correia; ; ; Corso, Aline; ; Pfutzenreuter, Edson do Prado; ; Andruchak, Marcos Alberto;Esta dissertação apresenta um estudo sobre as Histórias em Quadrinhos – HQs e suas possibilidades de uso no ensino de Arte do ensino médio. Para tal, realizou-se além de um levantamento e análise bibliográfica o planejamento e execução de duas ações com o ensino e aprendizagem de Quadrinhos na Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra – Barbalha/Ceará. Foi realizada uma oficina intitulada “Leitura e Produção de História em Quadrinhos na Escola” e também um conjunto de aulas durante um bimestre letivo em uma turma de primeiro ano do ensino médio. Para a fundamentação teórica e planejamento das experiências tomamos como referência os estudos de Ana Mae Barbosa (2009), Waldomiro Vergueiro (2009) e João Marcos Parreira Mendonça (2006, 2008) dentre outros autores que se dedicam ao ensino de artes, quadrinhos na educação e quadrinhos no ensino de artes respectivamente. Nas experiências buscou-se, primeiramente, aproximar os participantes das HQs, estimulando-os a desenvolverem sua capacidade de leitura de imagens, através da identificação e compreensão dos principais elementos que compõem a linguagem visual e da linguagem dos quadrinhos em particular. Contextualizou-se a história das HQs e foram discutidos e experimentados diferentes modos de produção de quadrinhos, culminando com a produção de narrativas visuais pelos participantes. As aulas de arte em uma turma regular tiveram os quadrinhos como conteúdo e objeto de ensino e aprendizagem buscando uma prática que superasse o uso dos quadrinhos apenas como ferramenta didática. Conclui-se com esse estudo, que ainda se faz necessário consolidar o entendimento dos quadrinhos como Arte e de seu lugar legítimo como um dos conteúdos do ensino da Arte. Nesse sentido, esse trabalho colabora para a constituição e consolidação de um modo de ver as HQ para além de simples entretenimento, mas também como instrumento de ensino e aprendizagem de Arte, bem como um conteúdo legítimo a ser apreendido nas aulas de Artes do ensino médio.Dissertação Morfologias da Moda: ensaios analíticos do estilo gráfico da figura de moda e possíveis contribuições ao ensino de artes(2018-12-17) Fonseca, Paulo Honório da Costa; Salles, Nara Graça; ; ; Andruchak, Marcos Alberto; ; Felipe, Maria Gorete; ; Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia de;A dissertação objetiva investigar a presença do estilo visual no desenho e na ilustração do estudante e do profissional que trabalha ou trabalhará diretamente com a expressão gráfica da figura humana aplicada a moda e as formas que esses conteúdos são abordados nos diferentes níveis do ensino de arte. A necessidade de se catalogar o mundo como autêntico veículo de conhecimento da verdade, é uma característica inerente à própria capacidade de raciocínio. Mesmo por trás do estudo de matérias tão subjetivas como a história, a estética e a teoria das artes, o pensamento lógico-analítico se faz necessário para o desenvolvimento e melhor entendimento de seus conteúdos específicos. Através da análise e da comparação das diferentes categorias, correntes ou escolas de estilos básicos, torna-se possível um melhor entendimento dos múltiplos perfis, neles encontrados, mesmo que estes aparentemente soem por vezes com uma certa incoerência, pois dependem das influências externas individuais e peculiares de cada um, bem como os meios utilizados. Nas artes visuais, o estilo é a síntese última de todas as forças e fatores, a unificação, a integração de numerosas decisões e graus. No primeiro nível, está a eleição do meio e a influência deste meio sobre a forma e o conteúdo. Temos depois o propósito, a razão pela qual algo foi feito: para a sobrevivência, para a comunicação ou para a expressão pessoal. A realização atual apresenta uma série de opções: a busca de decisões compositivas mediante a eleição de elementos e o reconhecimento do caráter elementar; a manipulação dos elementos através da eleição de técnicas apropriadas. O resultado final é uma expressão individual, muito embora em algumas vezes se apresente como coletiva; dirigida por todos à maior parte dos fatores mencionados, mas incluída principal e profundamente pelo que está ocorrendo no entorno social, físico, político e psicológico, espaços que são cruciais para tudo que fazemos ou expressamos visualmente. Investigo qual é a influência perceptiva das forças exteriores sobre a realização de qualquer classe de objetos visuais e sobre a expressão de ideias. Assim sendo deve-se levar em conta as condições fisiológicas e as condições sociais, e ainda a conduta de grupo; pois estes aspectos também exercem uma enorme influência sobre a percepção e a expressão. A política, a economia, o meio ambiente e os esquemas sociais criam, juntos uma psicologia de grupo. Estas mesmas forças, que dão lugar a linguagens individuais no uso verbal, se combinam no modo visual para criar um estilo comum de expressão. Seguindo esses conceitos, propomos uma maneira de classificação do estilo visual da figura para a moda, não enfatizando a grafia no estilo da roupa em si, mas sem desprezá-la, já que a mesma está inserida dentro da trilogia modaestilo-arte e suas formas distintas de apresentação; fazendo parte do reflexo de seu tempo e de sua sociedade, bem como o estilo visual aplicado à figura de moda e os fins aos quais ela se destina, e não ao projeto ou design, dentro das diferentes profissões que requerem seu uso. Enfoco neste estudo aspectos da expressão gráfica na moda e sua presença e uso no ensino da moda nos diferentes níveis da educação, através das artes visuais, verificando os meios (secos ou líquidos), a saber desenho ou pintura, pelo uso das ferramentas que se utilizam para tal, variados materiais, incluindo os naturais/locais em técnicas mistas. Riscadores, recortados, construídos, colados ou virtuais também como itens relevantes.Dissertação Pedagogia da autonomia: contribuições para uma estética teatral(2016-08-19) Alencar, Elyzangela Fernandes; Salles, Nara Graça; ; http://lattes.cnpq.br/8841719783919052; ; http://lattes.cnpq.br/2380902256073555; Andruchak, Marcos Alberto; ; http://lattes.cnpq.br/4553226203655389; Campos, Marineide Furtado; ; http://lattes.cnpq.br/2363104313711193; Amorim, Rafaella Lira; ; http://lattes.cnpq.br/6086826605738139; Silva, Sandro Souza; ; http://lattes.cnpq.br/4727814914417261A linha condutora desse trabalho refere-se a abordagem dialógica no Ensino de Teatro. O que direciona as atividades desenvolvidas na pesquisa é o crescimento duplo e partilhado na criação cênica, através de procedimentos pedagógicos que levam em consideração a autonomia. Nesse processo educador e educandos, desenvolvem-se na criação cênica, na qual é estruturada uma dramaturgia, que remete a curiosidade epistemológica, levando em consideração suas individualidades. Como primeiras conclusões percebemos que essa abordagem proporciona proximidade entre educador e educando e que pode servir como referência para outros educadores e grupos de teatro que queiram realizar essa abordagem.Dissertação Os saberes das artes visuais na educação infantil: o olhar de uma professora numa Escola Pública Municipal de Natal/RN(2016-12-26) Maranhão, Dominique Cristina Souza de Sena; Andruchak, Marcos Alberto; ; http://lattes.cnpq.br/4553226203655389; ; Vieira, Marcilio de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/7003467659704271; Pontes, Gilvania Mauricio Dias de; ; http://lattes.cnpq.br/2536072255193237; Silva, Andrea Jane da; ; http://lattes.cnpq.br/3449646815267434A presente dissertação refere-se à pesquisa de mestrado profissional no ensino de Artes/UFRN, tratando dos saberes dos professores no ensino de Artes Visuais na Educação Infantil numa instituição pública do município de Natal. Assim sendo, definimos como objetivo desta pesquisa analisar como ocorre o ensino de Artes Visuais numa instituição pública de Educação Infantil pela entrevista da professora, bem como refletir, a partir da observação da sala de aula, como tal ensino é agenciado. O trabalho se inscreve na Abordagem Qualitativa da Pesquisa Educacional, a metodologia aplicada é um estudo de caso e tem como procedimentos de construção dos dados a entrevista semiestruturada e a observação participativa. O campo empírico foi constituído numa escola da região metropolitana de Natal/RN e o sujeito da pesquisa é uma professora que atua como titular na turma do nível 2, com crianças entre 3 a 4 anos de idade, e possui 8 anos de prática docente. Da análise dos dados, fundamentada pela metodologia estudo de caso, emergiram três temas: Educação Infantil, Artes Visuais e saberes docentes. Caracterizamos o ensino de Artes Visuais na Educação Infantil tendo com fundamento as concepções explicitadas na narrativa e na prática da professora investigada; identificar as concepções sobre Artes Visuais na Educação Infantil da professora; e analisar os saberes docentes da professora acerca do ensino das Artes Visuais. A carência dos saberes dos professores da Educação Infantil da instituição da rede pública do município de Natal acerca da linguagem das Artes Visuais demonstra que é importante o acesso, o estudo, a pesquisa, a formação em Arte para que tenham conhecimento da relevância dela como área de conhecimento. A necessidade de formação continuada e profissional dos professores em Artes Visuais, como cursos de pós-graduação e extensão, com enfoque na docência em Artes, é um grande estímulo e avanço para os professores e para a melhoria das aulas de Arte como formação cultural. Sendo assim, o professor pode ter a teoria, o conhecimento e adequar à sua prática pedagógica. É preciso ter um olhar atento para esse trabalho com Artes Visuais na Educação Infantil nas escolas, repensar a importância dessa linguagem, a formação do professor, uma prática significativa, valorizando a criatividade, o desenvolvimento infantil e o potencial das crianças. A pesquisa realizada, junto aos autores e à professora, ratifica a nossa compreensão de que a necessidade de formação dos professores pedagogos pode estar relacionada a lacunas da formação inicial e continuada.Dissertação Stop motion em sala de aula: repercussões da produção no ensino de artes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-11) Moura, Valeska de Lima; Andruchak, Marcos Alberto; http://lattes.cnpq.br/4553226203655389; http://lattes.cnpq.br/5333013812131220; Azevedo, Gerluzia De Oliveira; Thomé, Renata Viana de BarrosA presente pesquisa tem por objetivo principal apresentar os efeitos da animação cinematográfica em stop motion ao ensino das artes visuais. A ação pedagógica foi realizada em uma escola da rede pública do município deSão Gonçalo doAmarante/RN, em duasturmas do ensino fundamental anos finais (7º ano A e 7º B). Foi analisado o processo de ensinoaprendizagem em arte no aspecto de teoria e prática do stop motion e seu efeito na educação. Buscou-se enfoque em compreender resultados, desafios, conexões e contribuições da técnica de stop motion (categoria e gênero de animação), levada para a aula de artes visuais e para o ensino da arte, apresentando resultados satisfatórios quando aplicada na prática. A pesquisa é sustentada na prática pedagógica seguida de análise dessa ação, tendo em vista os objetivos alcançadossobre efeito dessa animação para o ensino. O primeiro percurso da investigação foi rever bibliografias de autores como Purves (2011) e Shaw (2012), que abordam teoricamente o stop motion, logo, nos aprofundamos nas análises de artigos produzidosnos últimos cinco anos sobre o assunto stop motion na perspectiva de ensino. Para a análise, foi utilizado o método de comparação de John Stuart Mill (Perissinotto, 2013). Também foram revisitados trabalhos científicos que utilizaram o stop motion no processo de ensino e aprendizagem, especificamente a disciplina de arte, por meio dePereira (2020), Guimarães (2012) e Ribeiro (2009). Por fim, a metodologia foi pautada em Falkembach (1987) pelo diário de bordo, que relata as aulas com detalhes e captação de falas ímpares dos alunos, que se somam ao aprimoramento desta pesquisa.Dissertação Tá na aula, tá no face: a utilização do Facebook como recurso pedagógico no ensino de Artes Visuais na escola(2018-08-31) Mattos, Diva Perla Peixoto de; Tavares, Rogerio Júnior Correia; ; ; Corso, Aline; ; Pfutzenreuter, Edson do Prado; ; Andruchak, Marcos Alberto;As redes sociais estão presentes no dia a dia da população urbana mundial, conectando pessoas com interesses em comum de forma interativa, sendo um dos motivos que levou o Facebook a tornar-se a rede social digital mais utilizada da atualidade. Apresentando, em sua plataforma, recursos e ferramentas que, aliadas à prática educacional, possibilitam um ensino e uma aprendizagem interativa e colaborativa, o presente trabalho tem como objetivo identificar os potenciais pedagógicos da referida rede, utilizada como recurso metodológico na disciplina de Arte, com os alunos do 6º ao 9º da Escola Municipal Gregório Bezerra, situada na cidade de Olinda, em Pernambuco. Busca apresentar o conjunto de atividades realizadas a partir de conteúdos online no grupo fechado “Tá na Aula, Tá no Face!”, analisando suas contribuições para o desenvolvimento do pensamento artístico possibilitando a construção de conhecimento dos estudantes de forma não tradicional. Esta é uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, sob o viés da pesquisa-ação participante utilizando a Teoria Fundamentada para a análise dos dados coletados. A partir do relato sobre a criação da internet, do desenvolvimento da sociedade em rede, das comunidades virtuais e das redes sociais, construímos um percurso que nos leva às suas influências na educação. Considerando que essas redes de conexões transformaram o comportamento das pessoas em relação umas as outras, cabe a escola e ao professor acompanhar essas mudanças, pois faz parte do processo educativo de todo cidadão.Dissertação A valorização do patrimônio estético de raiz africana na sala de aula: contribuições do acervo do Museu Afro Brasil(2018-10-29) Leite, Gabrielle Maria de Souza; Guaraldo, Lais; ; ; Bezerra, Adeilza Gomes da Silva; ; Andruchak, Marcos Alberto; ; Thome, Renata Viana de Barros;Este presente trabalho tem como objetivo contribuir para a efetiva implementação da lei 10.639/03 no ensino das Artes Visuais através do estudo do patrimônio africano no Brasil. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que tem como objetivo conhecer e analisar o patrimônio físico e digital do Museu Afro Brasil e as ações pedagógicas desenvolvidas pela instituição com o intuito de investigar as contribuições oferecidas por essa instituição para a formulação de proposições pedagógicas em Artes Visuais que possam contribuir para as relações étnico-raciais na escola que possam colaborar para as relações étnicas-raciais na pratica educativa. Tendo como objetivo a ampliação do conhecimento a respeito do patrimônio estético de matriz africana, foram realizadas uma série de visitas ao Museu Afro Brasil no mês de março e abril de 2018, com a intenção de conhecer o acervo e as ações educativas e de formação ali realizadas. Nos resultados analisados constatamos que o museu oferece uma didática acessível, com material de apoio para professores por meio do acervo digital e também através da participação nas ações pedagógicas, constamos também novas abordagens para a contextualização das temáticas “Ancestralidade”, “Identidade” e o “Feminino”. A análise dos aspectos expositivos do acervo permanente focou na contribuição que o acervo pode fornecer para a o aprimoramento da abordagem do tema na escola. Os principais referenciais teóricos utilizados na análise das temáticas abordadas foram Munanga (1999), Barbosa (2008), Sousa (2009), Fonseca (2017), Hernandéz (2000).