DENF - Departamento de Enfermagem
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Navegando DENF - Departamento de Enfermagem por Autor "Araújo, Marília Souto de"
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Artigo Análise das normativas orientadoras da prática do técnico de enfermagem no Brasil(Revista Brasileira de Enfermagem, 2020) Araújo, Marília Souto de; Medeiros, Soraya Maria de; Costa, Edilma de Oliveira; Oliveira, Jonas Sâmi Albuquerque de; Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Sousa, Yanna Gomes deObjetivos: analisar os fundamentos normativos que orientam a prática do profissional técnico de enfermagem, esclarecendo como se dá a atuação dessa categoria. Métodos: trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, de natureza exploratório-descritiva, do tipo documental, realizado com base nas resoluções do Conselho Federal de Enfermagem. De um total de 364 resoluções publicadas no período de 1975 a 2018, foram selecionadas 15 que atenderam ao objetivo do estudo. Resultados: foram sistematizadas duas categorias analíticas: âmbitos de atuação do técnico de enfermagem, segundo as resoluções do Conselho Federal de Enfermagem, e descrição das atividades do profissional com base nas resoluções. Considerações Finais: a análise dos fundamentos normativos que orientam a prática do técnico de enfermagem guia para a conclusão de possível fragilidade de conteúdo teórico e normativo para fundamentar a prática desses profissionais.Artigo Eficácia da simulação no ensino de imunização em enfermagem: ensaio clínico randomizado(Revista Latino-Americana de Enfermagem, 2020-03) Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Medeiros, Soraya Maria de; Martins, José Carlos Amado; Coutinho, Verónica Rita Dias; Araújo, Marília Souto deObjetivo: avaliar a eficácia da simulação clínica no desempenho cognitivo de estudantes de enfermagem em cenários de imunização de adultos no contexto da Atenção Primária à Saúde. Método: ensaio clínico controlado e randomizado do tipo pré-teste e pós-teste aplicado a grupo intervenção e grupo controle aleatórios. Foram selecionados 34 estudantes de graduação em enfermagem, divididos em dois grupos: exposição dialogada e treino de habilidades (controle) e exposição dialogada, treino de habilidades e simulação clínica (intervenção). Resultados: os estudantes do grupo intervenção apresentaram melhores desempenhos, em relação ao grupo controle, nas quatro avaliações de desempenho cognitivo, com significância estatística nas avaliações de conhecimento imediato (p = 0,031) e tardio 1 – 20 dias (p = 0,031). Conclusão: a partir da simulação, os estudantes aprendem mais em curto e médio prazo. As informações aprendidas ficam retidas por mais tempo e os estudantes são mais bem preparados para a atuação profissional.Artigo Estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas no ensino de tópicos de atenção primária à saúde na graduação em enfermagem: uma revisão integrativa de literatura(Revista Enfermagem Atual In Derme, 2017) Medeiros, Madja Samina Nascimento de; Medeiros, Soraya Maria de; Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Araújo, Marília Souto de; Medeiros, Kennya Cristina Mendes Cocentino deObjetiva-se identificar, na literatura, as principais estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas no ensino de tópicos de Atenção Primária à Saúde na graduação em enfermagem. Procedeu-se metodologicamente a uma revisão integrativa, nas bases de dados: Education Resources Information Center (ERIC), Literatura Latinoamericana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e SCOPUS, e nas bibliotecas: Scientific Electronic Library Online (SciELO) e PubMed, no período de 2010-2014, selecionando 08 artigos mediante os critérios de inclusão. A partir da análise, emergiram quatro estratégias de ensino e aprendizagem: oficinas, ensino por projetos, oportunidades extracurriculares e estágio, sendo esta última a que obteve a maior expressividade. Espera-se que esta pesquisa contribua para uma reflexão acerca das estratégias de ensino e aprendizagem que estão sendo utilizadas no ensino de tópicos de atenção primária na graduação em enfermagem, fornecendo assim aos educandos, uma melhor estrutura para que esse nível de atenção possa ser melhor trabalhada dentro e fora de sala de aula.Artigo Percepção de estudantes da graduação em enfermagem sobre a simulação realística(Revista Cuidarte, 2017-08) Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Medeiros, Soraya Maria de; Martins, José Carlos Amado; Cossi, Marcelly Santos; Araújo, Marília Souto deIntrodução: A simulação realística vem sendo utilizada nos contextos formativos em saúde e enfermagem. Nessa perspectiva, o estudo tem por objetivo identificar a percepção de estudantes da graduação em Enfermagem sobre a simulação realística enquanto estratégia de ensino e aprendizagem. Materiais e Métodos: Trata-se de estudo descritivo com abordagem quanti-qualitativa, do tipo pesquisa-ação. A pesquisa foi realizada com 37 estudantes da graduação em Enfermagem de uma universidade pública brasileira, no período de fevereiro a maio de 2014. Resultados: No cenário estudado, a simulação é percebida como uma técnica que permite uma vivência prévia da prática, permitindo aos estudantes refletir sobre os seus futuros contextos de trabalho. Além disso, permite relacionar a teoria e a prática, ajudando na aprendizagem dos conteúdos. Por ser uma estratégia dinâmica e ativa, a simulação promove integração e o desejo de expansão e outras vivências a partir de cenários simulados em outras disciplinas da graduação em Enfermagem. Discussão: Este estudo possibilitou, ao final, uma reflexão sobre a prática formativa em saúde a partir de uma perspectiva autônoma, considerando esta necessidade no contexto de ensino contemporâneo enquanto necessidade real, reafirmada pela multiplicidade e complexidade dos fenômenos emergentes desta época. Conclusões: A simulação apresenta-se como uma possibilidade viável e potencialmente significativa no contexto do ensino de graduação em Enfermagem.Artigo Percepções de estudantes de enfermagem sobre práticas educativas em imunização de adultos com o uso de Simulação Clínica(Scientia Medica, 2019-10-16) Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Medeiros, Soraya Maria de; Coutinho, Verónica Rita Dias; Almeida, Rodrigo Guimarães dos Santos; Araújo, Marília Souto deOBJETIVO: Identificar e comparar as percepções de estudantes sobre práticas educativas no ensino de imunização de adultos. MÉTODO: Estudo observacional, descritivo, comparativo, realizado com estudantes de enfermagem. Estes foram alocados em um grupo de estratégias tradicionais (exposição dialogada e simulação clínica para treino de habilidades) e grupo que se associava a simulação clínica de alta-fidelidade. Após receberem as intervenções, foi aplicada a versão portuguesa do Educational Practices Questionnaire. RESULTADOS: O estudo foi realizado com 34 estudantes de enfermagem. O grupo em que foi associada a simulação clínica de alta-fidelidade apresentou médias superiores em sete dos oito domínios das subescalas de concordância e importância, com significância estatística na subescala de importância, no domínio “maneiras diferentes de aprendizagem” (p=0,018). CONCLUSÃO: A estratégia da simulação clínica de alta-fidelidade pontua os requisitos de uma boa prática educacional na medida em que proporciona uma aprendizagem ativa, colaborativa, diferente das estratégias tradicionais e por proporcionar expectativas positivas aos estudantes.Artigo Positivismo e complexidade: interfaces e influências no contexto do ensino na graduação em enfermagem(Revista Baiana de Enfermagem, 2017-03) Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Medeiros, Soraya Maria de; Santos, Viviane Euzébia Pereira; Feijão, Alexsandra Rodrigues; Bosco Filho, João; Araújo, Marília Souto deObjetivo: identificar a relação entre as propostas das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem no tocante às competências e habilidades requeridas para a formação do enfermeiro, e as teorias da complexidade e do positivismo. Método: estudo teórico-reflexivo. Resultados: no contexto do ensino e da formação do enfermeiro, a lógica complexa insere-se em razão da necessidade de diálogo entre os diversos saberes. Assim, o positivismo e a teoria da complexidade são visualizados como ideias balizadoras da formação, o que demonstra o fato de que as teorias não se eliminam, mas acabam convivendo e orientando os processos de formação em saúde. Conclusão: a matriz positivista e as características de uma lógica próxima da teoria da complexidade podem ser identificadas nas diversas interfaces do processo formativo do profissional enfermeiro. Por isso, cabe às instituições formadoras, aos docentes e discentes refletir sobre as contribuições de cada corrente.Artigo Satisfação e autoconfiança na aprendizagem de estudantes de enfermagem: ensaio clínico randomizado(Escola Anna Nery, 2019-09) Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Medeiros, Soraya Maria de; Coutinho, Verónica Rita Dias; Mazzo, Alessandra; Araújo, Marília Souto deObjetivo: Identificar e comparar a satisfação e autoconfiança na aprendizagem de estudantes de enfermagem a partir do uso da simulação e do ensino tradicional, em cenários de imunização de adultos, no contexto da Atenção Primária à Saúde. Método: Ensaio clínico controlado e randomizado. Participaram do estudo 34 estudantes da graduação em enfermagem de uma universidade pública federal brasileira. Os estudantes foram alocados em dois grupos: exposição dialogada e treino de habilidades (controle), e exposição dialogada, treino de habilidades e simulação (experimental). Após receberem as intervenções, aplicou-se a escala Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning. Na análise da satisfação e autoconfiança na aprendizagem, utilizou-se o teste de Mann - Whitney, considerando-se o nível de significância de 5%. Resultados: As estratégias tradicionais de ensino e a simulação promovem a satisfação e autoconfiança na aprendizagem dos estudantes. O grupo experimental apresentou médias superiores, na maioria das variáveis, de ambas as subescalas. Porém, não houve significância estatística na subescala de satisfação na aprendizagem (p valor ≥ 0,05) e a autoconfiança na aprendizagem (p valor ≥ 0,05) entre os grupos experimental e controle. Conclusão e implicações para a prática: Por serem geradoras de satisfação e autoconfiança, a simulação e as estratégias tradicionais podem ser utilizadas mutuamente na formação em enfermagem.Artigo Simulação na formação em saúde: um enfoque em geriatria(Revista de enfermagem UFPE on line, 2018-08) Silva, Fillipi André dos Santos; Medeiros, Soraya Maria de; Costa, Verônica Rodrigues Fonseca; Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Araújo, Marília Souto de; Sousa, Yanna Gomes deObjetivo: identificar os tipos de simulação e as competências e habilidades utilizadas de forma a contemplar a atuação do profissional e a formação em saúde em geriatria. Método: revisão integrativa com busca de estudos nas bases de dados SCOPUS, CINAHL e MEDLINE/PUBMED. Resultados: os tipos simulação mais utilizados em geriatria foram de baixa fidelidade, alta fidelidade com uso de paciente padrão, manequins computadorizados e role-play. As habilidades e competências objetivadas pela simulação foram de cunho técnico, não técnico e comportamental, como empatia e avaliação do estado de saúde e fragilidades socioeconômicas e afetivas. Conclusão: no processo de envelhecimento ocorrem alterações fisiológicas somadas às multimorbidades que causam limitações na vida do indivíduo idoso. Com isso, a simulação proporcionou um melhor entendimento sobre o processo de envelhecimento, melhorando de forma significativa o conhecimento e o comportamento dos discentes de vários cursos de graduação em saúde.Artigo A simulação no ensino de enfermagem: uma análise conceitual(Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro, 2018) Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Medeiros, Soraya Maria de; Martins, José Carlos Amado; Enders, Bertha Cruz; Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho; Araújo, Marília Souto deObjetivo: analisar o conceito simulação no ensino de enfermagem. Método: trata-se de uma análise de conceito, seguindo o método de Walker e Avant, na qual foi realizada uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados Scientific Electronic Library Online, Base de Dados de Enfermagem e Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Amostra final foi de 17 estudos. Resultados: O conceito elaborado para simulação no ensino de enfermagem foi: uma estratégia de ensino que utiliza-se de tecnologias, replicando cenários simulando a prática, em ambiente controlado e realista, onde o estudante participa ativamente do processo de ensino e aprendizagem, almejando praticar exaustivamente, aprender, refletir e avaliar produtos e processos. Conclusão: os achados auxiliam na construção de instrumentos de pesquisas e a compreensão na área de investigação do fenômeno estudado.Artigo O sofrimento psíquico e a saúde do trabalhador bancário(Revista Enfermagem Atual In Derme, 2017) Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Medeiros, Soraya Maria de; Santanna, Julia Gomes Fernandes Costa de; Araújo, Marília Souto de; Menezes, Rejane Maria Paiva deTrata-se de um ensaio teórico reflexivo que objetivou analisar o contexto do sofrimento psíquico em trabalhadores bancários em suas dimensões: imediata, específica, geral e metacontextual. Seguindo a perspectiva contextual proposta pelo referencial teórico de Hinds, Chaves e Cypress, (1992), os resultados foram estruturados em quatro categorias: o sofrimento psíquico; as mudanças estruturais no setor bancário; as políticas de vigilância à saúde do trabalhador; o capitalismo contemporâneo e a psicomanipulação do indivíduo. O sofrimento psíquico nos trabalhadores bancários, em associação ao contexto laboral, configura-se como um problema crescente e preocupante no que tange atenção à saúde do trabalhador. No âmbito da atividade bancária, com isso, faz-se necessário analisar e compreender o fenômeno de tal sofrimento em profundidade e os contextos nos quais se inserem. Torna-se de suma importância para a efetivação de avanços no modelo de Vigilância em Saúde do Trabalhador e no Sistema Único de Saúde.Artigo Tipos e finalidades da simulação no ensino de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura(Revista Baiana de Enfermagem, 2016-07) Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Medeiros, Soraya Maria de; Martins, José Carlos Amado; Araújo, Marília Souto de; Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho; Vitor, Allyne FortesObjetivo: identificar os tipos e as finalidades da simulação no ensino de graduação em enfermagem. Método: revisão integrativa da literatura de publicações no período 2010-2015. Dos 2.095 estudos encontrados, 9 foram selecionados para análise mediante os critérios de inclusão. Resultados: os estudos encontram-se distribuídos em 8 periódicos; o ano de 2014 apresentou o maior número de publicações (33,3%). Da análise qualitativa emergiram duas categorias: tipos de simulação usadas no ensino de graduação em enfermagem; a simulação e a aquisição de competências e habilidades. Quanto aos tipos de simulação, as baseadas em computador são mais frequentemente utilizadas. As finalidades são diversas e perpassam o desenvolvimento de competências clínicas, cuidados materno, neonatal e infantil, registro, diagnósticos e intervenções de enfermagem, pensamento crítico, comunicação e trabalho em equipe. Conclusão: os tipos e as finalidades da simulação em enfermagem identificados sinalizam a diversidade e abrangência da simulação enquanto estratégia de ensino e aprendizagem na formação de enfermeiros.Artigo Types, purposes and simulation of contributions in vocational training in health: narrative review(International Archives of Medicine, 2017) Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Medeiros, Soraya Maria de; Araújo, Marília Souto de; Santos, Marcella Alessandra Gabriel dos; Medeiros, Kennya Cristina Mendes Cocentino de; Silva, Fillipi André dos Santos; Costa, Veronica Rodrigues Fonsêca; Martino, Milva Maria Figueiredo de; Araújo, Rosângela Symara Lima; Silva Junior, Francisco Lopes daObjective: To identify the types, purposes and the contributions of simulation in training in health. Method: This is a narrative review of the literature in its construction were used studies surveyed in databases Latin American and Caribbean Health Sciences (LILACS) and Scopus, and other data sources. Results: The types of simulations and simulators are characterized by the degree of organization of landscape and simulator technology: low, medium and high fidelity. These degrees of fidelity enable the development of skills and abilities in students in the context of health education. Conclusion: Considering the scope and possibilities of its use, the simulation can be a positive tool in health education process.Artigo O uso da simulação no contexto da educação e formação em saúde e enfermagem: uma reflexão acadêmica(Revista Espaço para a Saúde, 2015-01) Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Medeiros, Soraya Maria de; Martins, José Carlos Amado; Menezes, Rejane Maria Paiva de; Araújo, Marília Souto deO processo de formação em saúde tem passado por diversas mudanças no contexto contemporâneo, tornando-se relevante averiguar as modalidades metodológicas e conhecer os impactos atribuídos a estas transformações. Neste sentido, o estudo tem por objetivo refletir sobre as perspectivas atuais de ensino e aprendizagem no contexto da formação em saúde e enfermagem a partir do uso da simulação enquanto metodologia ativa. Trata-se de um estudo teórico reflexivo. Para a análise dos resultados, utilizou-se a Análise de Contexto (AC). Foram utilizadas as seguintes camadas interativas: a simulação como contexto imediato, as metodologias ativas como contexto específico, educação e formação em saúde como contexto geral e a formação em saúde como metacontexto. Reflete-se sobre a simulação enquanto método dinâmico e instrumento auxiliar de ensino-aprendizagem em saúde e enfermagem. Espera-se que as reflexões tecidas permitam a construção de conceitos que circundem a complexidade da formação em saúde e, em especial, a formação em enfermagem.