DENF - Departamento de Enfermagem
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Navegando DENF - Departamento de Enfermagem por Autor "Alves, Tamara Peçanha Sharapin"
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Artigo Gestão da qualidade nos serviços de hemoterapia do interior do Rio Grande do Norte: análise dos efeitos de um ciclo de melhoria(Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 2020-11-30) Medeiros, Ana Virgínia Costa de; Pimenta, Isac Davidson Santiago Fernandes; Bezerra Machado, Isaac Newton Machado; Macedo, Larissa Oliveira Lima; Santos, Vivivane Euzébia Pereira; Alves, Tamara Peçanha Sharapin; Rodrigues, Jane de Medeiros; Medeiros, Wilton Rodrigues; Mata, Ádala Nayana Sousa; Piuvezam, GrasielaIntrodução:A gestão da qualidade em serviços de hemoterapia é um elemento crucial para a segurança transfusional. A implementação das atividades de gerenciamento da qualidade é um desafio no contexto brasileiro. Objetivo: Avaliar o efeito de um ciclo de melhoria nos serviços de hemoterapia do interior do Rio Grande do Norte, na conformidade com os critérios de gestão da qualidade, elaborados com base no Método de Avaliação de Risco Potencial em Serviços de Hemoterapia (MARPSH). Método: Estudo quase-experimental, antes e depois, que avaliou 13 critérios de qualidade, elaborados com base no MARPSH da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Participaram do estudo oito serviços de hemoterapia do interior do estado do Rio Grande do Norte, sendo quatro Agências Transfusionais, duas Unidades de Coleta e Transfusão e dois Hemocentros Regionais. Estatísticas descritivas e gráficos de Pareto foram utilizados. Resultados: Observou-se redução de 36,4% dos problemas de qualidade após a realização do ciclo de melhoria. Na análise por serviço, houve um aumento no cumprimento dos critérios variando entre 7,0% e 50,0%. A implementação de protocolos, os procedimentos de auditoria interna e o monitoramento da qualidade foram os critérios que registraram relativamente uma maior adesão após a intervenção, todavia permaneceram como as principais causas de não conformidades, tanto antes quanto após a intervenção. Conclusões: O ciclo de melhoria demonstrou ser uma intervenção válida no aumento da adesão dos serviços às atividades de gestão da qualidade preconizadas pela legislação sanitária, tendo a Vigilância Sanitária um importante papel para alcance dos padrões estabelecidos