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Navegando DEART - Departamento de Artes por Autor "Cavalcanti, Alex Beigui de Paiva"
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Artigo Os bigodes suspensos de Hitler, Chaplin e Monalisa: o artista-pesquisador enquanto agente de “transgressão” na Universidade(2010) Cavalcanti, Alex Beigui de PaivaNão contém resumoArtigo Dramaturgia em mosaico: o mito de 'Antígona' no horizonte do provável ou para evitar um sentido universal dos clássicos(2015-06) Cavalcanti, Alex Beigui de PaivaNesse artigo, visa-se aprofundar, a partir da “Teoria da Comparação Diferencial” proposta por Ute Heidmann e das noções de diálogo cultural, os estudos acerca da reescritura dos textos clássicos na contemporaneidade, especificamente nos intertextos e na iconografia de Antígona e sua releitura cênica em diálogo com o mito de Oyá BaléArtigo Leitura e recepção: a teatralidade em João Gilberto Noll(2009) Cavalcanti, Alex Beigui de PaivaEste artigo discute que a idéia paradoxal de um público cada vez mais reduzido – entre 06 e no máximo 20 pessoas por sessão – aponta para uma nova forma de fruição entre o texto, a cena e o público. Considera-se a forma com que a diretora Celina Sodré estabelece sua intima e, por vezes, ostensiva relação com o público. Para ela, é necessário retirar o aplauso do trabalho, pois ele significa uma devolução daquilo que se oferta de modo sagrado e genuíno. Representa, além de uma resposta aquilo que é puro sentido, uma forma de o público sair reconciliado e de certa forma confortável com a peça. Daí a idéia de um desconforto implacavelmente desejado e trabalhado por ela. A relação do espectador é, em seu teatro, sempre pensada de modo anterior a qualquer outro elemento da cena, buscando romper com a histórica relação de empatia e visão consensualArtigo O sonhador de palavras: poética cênica em "Vau da Sarapalha"(2010) Cavalcanti, Alex Beigui de PaivaNeste artigo lançamos um olhar sobre a trama simbólica presente na adaptação teatral do conto Sarapalha e o processo criativo do encenador. Procuramos apontar o elemento que, segundo nossa hipótese, serviu como ponto de convergência entre as duas linguagens: o fogoArtigo A Teatralidade em Clarice Lispector(2008) Cavalcanti, Alex Beigui de PaivaO artigo busca apontar e refletir sobre os aspectos da teatralidade presentes em Clarice Lispector, apontando os índices de materialidade e performatividade da linguagem plástico-sensorial de sua escrita. Para tanto, sustentamos nosso ponto de vista, sobretudo, na tensão entre literariedade e teatralidade que percorrem grande parte de sua produção desde sua obra inaugural Perto do Coração Selvagem.