PPGED - Mestrado em Educação
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Navegando PPGED - Mestrado em Educação por Autor "Albano, Paula Lorena Cavalcante"
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Dissertação A educação como instrumento na construção do imaginário republicano: Grupo Escolar Barão de Mipibu (1909-1920)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-02-24) Albano, Paula Lorena Cavalcante; Stamatto, Maria Inês Sucupira; ; http://lattes.cnpq.br/7289548301555477; ; http://lattes.cnpq.br/1000374806306312; Morais, Grinaura Medeiros de; ; http://lattes.cnpq.br/2113435776155178; Chaves, José Olivenor Souza; ; http://lattes.cnpq.br/8156570206212452; Paiva, Marlúcia Menezes de; ; http://lattes.cnpq.br/2624591870785039O presente trabalho tem por objeto de pesquisa o Grupo Escolar Barão de Mipibu/RN, que está localizado na cidade de São José de Mipibu. Discute a utilização da educação como instrumento para a formação do imaginário republicano na sociedade norte-riograndense. Definimos como recorte temporal o período de 1909-1920. A escolha do trabalho justifica-se pela sua importância para a História da Educação brasileira e local, bem como para a História Cultural e se estende aos estudos do cotidiano escolar e da História das Disciplinas escolares. A sua realização aconteceu por meio da pesquisa bibliográfica, com uma revisão de estudos historiográficos sobre a educação e o Brasil no final do século XIX e início do século XX. Como também pela análise documental, na qual utilizamos as seguintes fontes: prédio do Grupo Escolar Barão de Mipibu, Inventários de móveis, Diários de classe, Termos de visitas dos Diretores de Instrução e Relatórios dos diretores, Livro Nossa História de Rocha Pombo, a legislação educacional, mensagens do Congresso Legislativo, os Decretos de criação dos Grupos Escolares, o do Barão de Mipibu e o do Grupo Modelo Augusto Severo, e com o seu Regimento Interno e por fim, entrevistas com ex-alunos da década de 1950. O referido estudo se encontra inserido na História da educação e como aporte teórico para nos auxiliar na análise das fontes sobre no estudo do imaginário, buscamos nos apoiar em Jacques Le Goff (1994), Bronislaw Bazcko (1985), Cornelius Castoriadis (1982). Ao término do trabalho foi possível chegar à compreensão de que o governo republicano encontrou no âmbito educacional, um meio de disseminar os seus ideais e de colaboração para a construção do imaginário social da república, a qual estava se constituindo no início do século XX.