PPGED - Mestrado em Educação
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Navegando PPGED - Mestrado em Educação por Autor "Aguiar, Olivette Rufino Borges Prado"
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Dissertação Há possibilidade do ensino da história desenvolver o pensamento teórico?(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-11-16) Marques, Antonia Batista; Góis, Francisca Lacerda de; ; http://lattes.cnpq.br/5324357415270200; ; http://lattes.cnpq.br/8465699875851856; Queiroz, Liomar Costa de; ; http://lattes.cnpq.br/5639194100466239; Aguiar, Olivette Rufino Borges Prado; ; http://lattes.cnpq.br/4349263755135845Na expectativa de que existe uma relação entre o ensino da História e o desenvolvimento do pensamento teórico, esse estudo se propôs a analisar a referida relação com a colaboração de duas professoras que lecionam no quarto ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública do município de Mossoró RN. Os sues aportes teórico-metodológicos identificam-se com o Materialismo Histórico Dialético. A abordagem metodológica foi a pesquisa colaborativa. Se pautou nos estudos de Vygotsky (1998, 2001), Rubinstein (1965; 1973), Ibiapina (2007; 2008), Afanássiev (1985), Góis (2003), Ferreira e Ibiapina (2005; 2006, 2007), Davýdov (1981), Glénisson (1991) entre outros. Os procedimentos metodológicos constaram de: encontros, questionário, entrevista, ciclos de estudos reflexivos, relato de experiências e sessão reflexiva. Para análise dos dados, utilizamos a metodologia de elaboração conceitual, proposta por Ferreira (2009) e as ações da reflexão propostas por Magalhães (2000). A análise dos dados indica a predominância do pensamento empírico das colaboradoras, tanto no que diz respeito ao processo de elaboração e (re) elaboração dos conceitos de História e de pensamento teórico, quanto à relação entre o ensino da História e o desenvolvimento do pensamento teórico. No entanto, constatamos início do desencadeamento do processo de mudança na forma de pensar o ensino da História