PPGED - Mestrado em Educação
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Navegando PPGED - Mestrado em Educação por Autor "Adorno, Soraya Mendes Rodrigues"
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Dissertação A Associação Cultural Itapetinguense: um projeto de emancipação educacional e política para uma vila (1936-1961)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2004-12-05) Adorno, Soraya Mendes Rodrigues; Paiva, Marlúcia Menezes de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790180Z4; ; http://lattes.cnpq.br/1164538771833021; Pinheiro, Antônio Carlos Ferreira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787160T1; Menezes, Antonio Basílio Novaes Thomas de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797673U6Esta pesquisa de caráter histórico-documental tem como objeto a Associação Cultural Itapetinguense (ACI) fundada em 1936 e nascida a partir da leitura coletiva de jornais entre homens da elite pecuarista do povoado de Itatinga, hoje cidade de Itapetinga (BA). Conhecer a ACI representou evidenciar seus projetos culturais e educacionais desde sua fundação até o ano de 1961, analisando os saberes veiculados nesses projetos. Dentre os projetos, examinamos de forma mais apurada a Biblioteca Dr. Orlando Bahia e as iniciativas de ensino: a Escola da ACI, o Curso de Ciências, Letras e Artes, o Ginásio Alfredo Dutra e a Escola Normal Juvino Oliveira, sob a ótica dos saberes socializados nestas ações. Entendemos que tais saberes foram disseminados via leitura dos livros da Biblioteca Dr. Orlando Bahia, o que nos fez analisar o acervo dessa biblioteca percebendo que tais livros foram os tesmunhos dos saberes da docência daquele período da história da educação em Itapetinga. Eles foram, e ainda são, não só os portadores dos conteúdos e dos saberes ensinados, mas os reveladores de um projeto de emancipação educacional e política para a vila de Itapetinga. Estudar a história da Associação Cultural Itapetinguense, seus projetos culturais e educacionais nos possibilitou conhecer a vila de Itapetinga e sua trajetória econômico-social, seu desenvolvimento cultural e o processo de emancipação educacional e política. Assim as ações culturais e educativas implementadas pela ACI e direcionadas à vila significaram a possibilidade de progresso, de esclarecimento e consolidação de uma elite econômica e social local e de enlevamento no âmbito dos saberes e da educação formal dos moradores em geral. As fontes compulsadas para a pesquisa foram basicamente os livros de atas e os estatutos da Associação Cultural Itapetinguense, jornais locais, os livros de registros da Biblioteca Dr. Orlando Bahia, além de fontes orais