PPGED - Mestrado em Educação
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/12001
Navegar
Navegando PPGED - Mestrado em Educação por Autor "Accioly Júnior, Horácio"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Representações sociais de discentes sobre universidade: um estudo psicossocial entre ingressantes do vestibular e da seleção ProUni(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-08-20) Silva, Tarcimária Rocha Lula Gomes da; Carvalho, Maria do Rosário de Fátima de; Accioly Júnior, Horácio; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762977A3; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp; ; http://lattes.cnpq.br/9978360907114800; Martins, Rubens Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/3551571124708726; Ramalho, Betânia Leite; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781176H3; Andrade, érika dos Reis Gusmão de; ; http://lattes.cnpq.br/0778953049451033A demanda por acesso ao nível superior de ensino colocou em xeque o sistema brasileiro de educação tendo em vista os excedentes dos processos seletivos das universidades públicas, pessoas sem opção de remunerar seus estudos nesse nível de ensino. Nesse contexto surge o Programa Universidade para Todos, o ProUni, do Ministério da Educação - MEC, criado pelo Governo Federal no ano de 2004, e que tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica, a estudantes brasileiros e de baixa renda que não possuem diploma de nível superior. Criado pela Medida Provisória nº 213/2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005, o ProUni oferece, em contrapartida, a isenção de alguns tributos àquelas instituições que aderirem ao programa. Este é um dos momentos privilegiados para o estudo das Representações Sociais, por oferecer ao pesquisador, um laboratório vivo, ambiente natural, de confronto entre o instituído e a novidade. Em momento como este as pessoas são desafiadas a incorporar a novidade ao sistema pré-existente, objetivando-o através de um estranhamento daquilo que era tão familiar. É nesse jogo de forças sociais que desenvolvemos o presente estudo com 196 ingressantes no ensino superior sendo 116 do sistema seletivo vestibular e 80 do sistema seletivo ProUni. Optamos pelos procedimentos associativos de coleta de dados a fim de ter acesso aos sentidos circulantes, para além das respostas racionalizadas. Com fundamento em Abric, realizamos o teste de Associação Livre de Palavras, em seguida analisado pelo software EVOC e por Análise de Conteúdo do tipo temática conforme Bardin. Solicitamos também, dos sujeitos, uma redação sobre o objeto de estudo universidade posteriormente analisada pelo software ALCESTE. Os resultados apontam para uma representação social fortemente enraizada em elementos como os elementos sócio-culturais mais tradicionais: as crenças, os valores, os símbolos. Constata-se singularidade nos dois grupos de sujeitos: entre aqueles ingressantes pelo sistema seletivo do ProUni verificou-se uma ancoragem mais forte na medida em que não fazem questionamentos sobre o programa. Ao mesmo tempo observa-se a presença mais forte da objetivação, entre os ingressantes pelo sistema seletivo vestibular, tendo em vista que eles explicitaram juízo de valor sobre o referido programa. Sugere-se novos estudos considerando o estado embrionário desta representação social, tão recente quanto o objeto social que a desencadeou. Seria relevante ainda a replicação da mesma pesquisa com outras populações a fim de fortalecer o poder de teorização da empiria disponível