Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia por Autor "Alchieri, João Carlos"
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Dissertação Adaptação transcultural do adolescent Asthma Self-Efficacy Questionnaire (AASEQ) para a população brasileira(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-03-05) Leite, Sarah Joysi Almeida; Mendonça, Karla Morganna Pereira Pinto de; Monteiro, Karolinne Souza; http://lattes.cnpq.br/9064510807814492; http://lattes.cnpq.br/1736384836028397; http://lattes.cnpq.br/3312691654735238; Silva, Baldomero Antônio Kato da; http://lattes.cnpq.br/6675687901015335; Alchieri, João Carlos; http://lattes.cnpq.br/1325459110950508Introdução: A autoeficácia é considerada como importante preditora da adesão terapêutica e promoção da saúde no alcance do controle de doenças crônicas, sendo sua avaliação essencial para o manejo da asma. Até o momento, no Brasil não existem instrumentos específicos para avaliar a autoeficácia de adolescentes com asma. Objetivo: Realizar a adaptação transcultural do Adolescent Asthma SelfEfficacy Questionnaire (AASEQ) para a população brasileira. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo metodológico exploratório, que envolve a adaptação transcultural do AASEQ. O estudo seguiu recomendações internacionais, incluindo o COnsensus-based Standards for the selection of health Measurement INstruments (COSMIN), e envolveu etapas de tradução, síntese das traduções, tradução reversa, síntese das traduções reversas, revisão por pesquisador externo, avaliação e aprovação do autor da versão original, análise por um comitê multiprofissional de especialistas e pré-teste. Semelhantemente ao estudo original, foram testadas a consistência interna; a validade de conteúdo; validade convergente; validade discriminante, e a validade de construto, verificada pela Análise Fatorial Confirmatória (AFC). Resultados: O instrumento adaptado para a língua portuguesa no Brasil demonstrou ter um conteúdo equivalente ao original, no qual foram obtidos índices de compreensibilidade adequados para a população brasileira. Foram considerados elegíveis para participar do estudo 148 adolescentes com asma, na faixa etária de 12 a 18 anos. O AASEQ apresentou valor adequado de consistência interna. A validade de construto mostrou um ajuste regular aos dados. As validades convergente e discriminante foram confirmadas por meio de correlações com General Self-Efficacy Scale (GSES), Escala de Conhecimento Asma e com o número de internações por asma no último ano. Conclusão: A versão traduzida do AASEQ demonstrou ser um questionário apropriado para avaliar a autoeficácia relacionada à asma em adolescentes brasileiros.Tese Novas ferramentas para avaliação e monitoramento do controle da asma para crianças e adolescentes brasileiros(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-31) Santino, Thayla Amorim; Mendonça, Karla Morganna Pereira Pinto de; https://orcid.org/0000-0001-5734-3707; http://lattes.cnpq.br/1736384836028397; https://orcid.org/0000-0002-5514-762X; http://lattes.cnpq.br/7500827180804952; Coelho, Ana Carla Carvalho; Carvalho, Celso Ricardo Fernandes de; Alchieri, João Carlos; https://orcid.org/0000-0002-4150-8519; http://lattes.cnpq.br/1325459110950508; Guerra, Ricardo OliveiraIntrodução: Apesar da existência de questionários para avaliar o controle da asma na população brasileira pediátrica, estes apresentam limitações, sobretudo a falta de adequação estrutural para sua aplicabilidade em faixas etárias distintas da infância à adolescência. Objetivo: Avaliar as propriedades de medida dos instrumentos para avaliação do controle da asma e disponibilizar novos instrumentos de avaliação, suporte e monitoramento do controle da asma pediátrica para a população brasileira. Métodos e resultados: Foram realizados três estudos, resultando em 5 artigos (1 publicado, 3 para submissão imediata e 1 para posterior finalização). O estudo 1 compreende uma revisão sistemática (RS) das propriedades de medida de instrumentos para avaliação do controle da asma realizada seguindo as recomendações do Consensus-based Standards for the selection of health Measurement Instruments (COSMIN). Esta sumariza 81 estudos, contemplando 39 instrumentos. O estudo 2 descreve o processo de tradução, adaptação transcultural e avaliação das propriedades de medida do instrumento pediátrico Asthma Therapy Assessment Questionnaire (ATAQ) para a população brasileira. O questionário traduzido, considerando suas instruções, itens e opções de resposta, foi considerado adequado pelo comitê multidisciplinar de especialistas (Kappa de Fleiss > 0,70) e pela população-alvo (30 pais/responsáveis por crianças/adolescentes com asma entre 5 e 17 anos). A versão brasileira do ATAQ apresentou evidências de validade e confiabilidade investigadas em uma amostra de 118 participantes. O estudo 3 compreende o desenvolvimento e validação de conteúdo de um sistema eletrônico de Avaliação, Suporte e Monitoramento da Asma (e-ASMA), que contempla instrumentos de medida em saúde (questionário e diário) em quatro versões destinadas a crianças, adolescentes e pais/responsáveis e o protótipo de um aplicativo para dispositivos móveis e um portal. Os métodos do estudo 3 foram realizados de acordo com o COSMIN. Foram realizados três grupos focais com representantes do público-alvo (5 crianças, 5 adolescentes e seus pais/responsáveis) para construção do modelo conceitual teórico e subsidiar a geração dos itens. A RS permitiu identificar 229 itens e destes, 36 itens foram inicialmente elencados como relevantes para o questionário e 14 itens para o diário. Etapas seguintes de refinamento resultaram na geração de 32 itens para o questionário e 5 itens para o diário que posteriormente foram analisados, modificados e aprovados por um painel de especialistas (n=6), resultando na exclusão de 12 itens. Em sequência, foram realizadas entrevistas em profundidade em uma amostra de 13 crianças (7-11 anos) e 6 adolescentes (12 a 18 anos), 7 pais/responsáveis por crianças de 4-6 anos e 19 pais/responsáveis por crianças e adolescentes de 7 a 18 anos. Conclusões: A RS identificou que diversos instrumentos de medida foram desenvolvidos para avaliar o controle da asma em faixas etárias limitadas, que utilizam diferentes escalas de resposta, na maioria desenvolvidos em inglês. A versão brasileira do ATAQ encontra-se culturalmente adaptado e apresenta evidências de validade e confiabilidade para o Português Brasileiro. As versões do questionário e diário que compõem o sistema e-ASMA demonstraram evidências de validade de conteúdo. Estes estudos nortearão pesquisas futuras relacionadas ao controle da asma, além de alicerçar a investigação das demais propriedades de medida dos instrumentos propostos para o e-ASMA e o seu protótipo.Tese PedsQLTM Asthma Module - Short Form 22: tradução, adaptação transcultural e avaliação de indicadores psicométricos da versão brasileira(2018-07-26) Alves, Raquel Emanuele de França Mendes; Mendonça, Karla Morganna Pereira Pinto de; ; ; Guerra, Ricardo Oliveira; ; Alchieri, João Carlos; ; Andriolo, Brenda Nazaré Gomes; ; Sousa, Heloisa Karmelina Carvalho de;Objetivo: Traduzir, adaptar transculturalmente e avaliar os indicadores psicométricos da versão brasileira do PedsQLTM Asthma Module – Short Form 22. Materiais e métodos: Estudo exploratório realizado em 2 etapas: validação linguística e avaliação dos indicadores psicométricos do instrumento. Foram avaliados: o controle clínico (Childhood Asthma Control Test (c-ACT) e Asthma Control Test (ACT)); qualidade de vida (Pediatric Asthma Quality of Life Questionnaire (PAQLQ)) e espirometria. A viabilidade, confiabilidade e reprodutibilidade das medidas obtidas com a versão brasileira do instrumento foram avaliadas através do efeito piso e teto, coeficiente Alfa de Cronbach e teste-reteste, respectivamente. A validade de construto foi avaliada pela análise fatorial exploratória (AFE) e a concorrente pela correlação entre a versão brasileira adaptada e o PedsQLTM Asthma Module, PAQLQ, c-ACT/ACT e VEF1 e VEF1/CVF. Resultados: A etapa 1, incluiu 57 participantes (26 pacientes com idade entre 5 e 18 anos e 31 pais/responsáveis). Todos os itens do questionário se apresentaram claros e compressíveis (concordância variando entre 0,78 e 1,00). No desdobramento cognitivo (n=57), nenhum participante apresentou dificuldade de compreensão. Na etapa 2, participaram 234 indivíduos (117 pacientes entre 2-18 anos e 117 pais/responsáveis). A versão brasileira do instrumento apresentou consistência interna de 0,83 e 0.77 para a versão das crianças/adolescentes e pais/responsáveis, respectivamente. Na sua estrutura foram pré-determinados 03 fatores seguidos de rotação ortogonal (Varimax) para cada domínio (sintomas da asma e problemas de tratamento) nas versões crianças/adolescentes e pais/responsáveis às quais explicaram variância total acumulada adequadas. Os principais indicadores de QVRS de crianças/adolescentes com asma foram os relacionados à falta de ar, função emocional e dificuldades de adesão ao tratamento. Conclusão: A versão brasileira do questionário PedsQLTM Asthma Module SF22 fornece medidas válidas e confiáveis na avaliação da QVRS de crianças/ adolescentes com asma.Dissertação Tradução, adaptação transcultural e avaliação psicométrica do Pediatric Asthma Control and Communication Instrument - PACCI(2018-02-22) Santino, Thayla Amorim; Mendonça, Karla Morganna Pereira Pinto de; ; ; Alchieri, João Carlos; ; Rodrigues, Sérgio Leite;Introdução: No Brasil, observa-se uma prevalência de cerca de 20 milhões de indivíduos com asma sendo observada principalmente na infância e adolescência e a ocorrência de seus sintomas está intimamente relacionada com a falta de controle da doença. Objetivo: Traduzir, adaptar transculturalmente e analisar as propriedades psicométricas do questionário Pediatric Asthma Control and Communication Instrument (PACCI) para o uso na população brasileira. Materiais e métodos: A tradução e adaptação transcultural envolveram procedimentos de tradução, tradução reversa, comitê multiprofissional de especialistas e pré-teste em uma amostra representante da nova população. As propriedades psicométricas foram avaliadas a partir da administração da versão adaptada do questionário em uma amostra de 103 crianças e adolescentes com diagnóstico clínico de asma e seus pais/responsáveis. Foram avaliadas a condição socioeconômica (Critério de Classificação Econômica Brasil); controle clínico (Childhood Asthma Control Test (c-ACT) e Asthma Control Test (ACT)); qualidade de vida do cuidador (Pediatric Asthma Caregivers Quality of Life Questionnaire (PACQLQ)) e função pulmonar (espirometria). Foram investigadas validade (conteúdo, construto e concorrente), confiabilidade e determinado o ponto de corte. Resultados: O comitê multiprofissional de especialistas indicou que os itens do questionário se apresentaram claros e compressíveis, com concordância variando entre 0,78 e 1,00. No pré-teste, os pais/responsáveis apresentaram boa compreensão dos itens (concordância acima de 0,90). A consistência interna foi de 0,80. A estrutura interna do questionário foi avaliada por meio da análise fatorial exploratória (KMO= 0,81 e teste de esfericidade de Barlett, p=0,00), considerando a extração de 4 fatores pré-determinados e rotação ortogonal (varimax). Foram identificados os fatores: controle clínico, riscos, percepção do estado da asma e severidade. O fator controle da asma apresentou correlação significativa com o c-ACT/ACT e com o PACQLQ. Para o fator controle, o índice de problema e a soma do escore indicaram que uma pontuação de 1 e 4 pontos foram indicativos de asma não controlada, respectivamente. Conclusão: A versão brasileira do questionário PACCI demonstrou ser capaz de fornecer medidas válidas e confiáveis na avaliação do controle clínico da asma de crianças e adolescentes.