Programa de Pós-Graduação em Música
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20006
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Música por Autor "Almeida, Nelson Cavalcanti de"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Aspectos técnico-interpretativos no quarteto de cordas nº 2 de Guerra-Peixe(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-16) Silva, Israel Victor Lopes da; Queiroz, Rucker Bezerra de; ; http://lattes.cnpq.br/6857099875317506; ; http://lattes.cnpq.br/4230012575095272; Oliveira, André Luiz Muniz; ; http://lattes.cnpq.br/3225501994217880; Almeida, Nelson Cavalcanti de; ; http://lattes.cnpq.br/6234873931745961Aspectos técnico-interpretativos no Quarteto de Cordas Nº 2 de Guerra-Peixe vai abordar essa obra de um compositor, considerado um dos grandes expoentes da música brasileira do século XX, que desenvolveu várias vertentes em sua carreira, como musicólogo, intérprete, compositor, arranjador de rádio e cinema, entre outras. Nesse trabalho, procuraremos visualizar na obra em questão seus estilos composicionais, apontando fontes que ele tenha bebido e oferecendo os elementos que subsidiarão escolhas técnico-interpretativas para os futuros intérpretes dessa obra. Com esse fim, foi realizada umaanálise fonográfica comparativa entre gravações de importantes quartetos brasileiros, entrevistas com músicos de relevância no cenário nacional e experimentações em ensaios e recitais, sempre fazendo uma ponte do Quartetocom outras obras do compositor. Concomitantemente, foi realizada análise musicográfica entre edições manuscritas pelo próprio compositor, culminando com uma própria edição revista.Dissertação "Cantata para louvor e glória", de Cleide Dorta Benjamim: preparo para a execução(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-02-13) Vieira, Gerônimo Brito; Oliveira, André Luiz Muniz; ; http://lattes.cnpq.br/3225501994217880; ; http://lattes.cnpq.br/0043481393419504; Cesetti, Durval da Nóbrega; ; http://lattes.cnpq.br/6872751996178006; Almeida, Nelson Cavalcanti de; ; http://lattes.cnpq.br/6234873931745961O presente trabalho tem como objetivo relatar o processo de preparação para a execução da “Cantata Para Louvor e Glória”, composta em 1985, pela compositora Cleide Dorta Benjamim (1936 - ), visando antecipar para futuros regentes, cantores e instrumentistas, as possíveis dificuldades encontradas e enfrentadas. Inicialmente, através de uma breve apresentação da obra, são abordadas questões relacionadas ao texto escolhido, bem como a sua estrutura e importância no processo composicional. Mais à frente, são analisadas, identificadas e propostas resoluções para as dificuldades existentes do ponto de vista das execuções, vocais e instrumentais, e do gestual aplicado à regência, sendo abordado, detalhadamente, cada movimento que compõe a obra. O trabalho também apresenta um memorial que descreve todo o processo prático de preparação da Cantata: reedição da partitura; seleção e perfil dos cantores e instrumentistas; os ensaios; modificações e adequações na partitura; e uma breve entrevista com quatro cantores e dois instrumentistas que participaram do processo. A interação com a compositora, durante parte significativa do trabalho, traz uma marcante ampliação dos possíveis esclarecimentos e desenvolvimento das ideias, potencializando uma execução coerente da obra.Dissertação Uma descrição sonora contemporânea do imagético tradicional armorial como subsídio para abordagens interpretativas do ciclo de canções “Visagem” de Nelson Almeida(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-16) Santos, Virginia Cavalcanti; Queiroz, Rucker Bezerra de; ; http://lattes.cnpq.br/6857099875317506; ; http://lattes.cnpq.br/5702596146115754; Oliveira, André Luiz Muniz; ; http://lattes.cnpq.br/3225501994217880; Almeida, Nelson Cavalcanti de; ; http://lattes.cnpq.br/6234873931745961Esta dissertação sugere ambientes sonoros a partir da proposta de imagens configuradas segundo a descrição do texto “A Visagem da Moça Caetana” de Ariano Suassuna, a fim de gerar possibilidades sonoras individuais que auxiliem os instrumentistas na interpretação da peça. O ciclo composto em 1996 - para canto, viola, violoncelo e clarone/clarineta - é constituído por três canções sem título. Seu texto foi extraído do “Folheto XLIV”, do Romance d’A Pedra do Reino e o príncipe do sangue do vai-e-volta, e descreve uma sentença de morte ilustrada por símbolos do imaginário Armorial, usando neologismos e fonética peculiar do Sertão nordestino. Além da análise das dificuldades técnicas de execução, este trabalho informa os intérpretes quanto a timbres e texturas sonoras utilizadas por Nelson Almeida para retratar o tradicional através da linguagem musical contemporânea. As metáforas e as transgressões do racional no texto de Suassuna foram exploradas para esboçar três composições de imagens que conduzam os intérpretes à descrição sonora dos objetos inanimados e dos afetos a que se refere a poesia, extrapolando as indicações técnico-interpretativas limitadas pela notação musical. A pesquisa se valeu da própria partitura, da literatura existente sobre o tema, de discussões com os instrumentistas que já executaram a obra, de entrevistas com o compositor e de depoimentos de outros compositores inseridos nesse contexto. Para ilustrar a teoria, as três imagens gravadas em xilogravura são disponibilizadas como na literatura de cordel.Dissertação Sugestões performáticas do bilhete de um jogral para viola sozinha e das três peças para viola e piano de César Guerra-Peixe(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-16) Santos, José Carlos dos; Oliveira, André Luiz Muniz; ; http://lattes.cnpq.br/3225501994217880; ; http://lattes.cnpq.br/1808425988620698; Almeida, Nelson Cavalcanti de; ; http://lattes.cnpq.br/6234873931745961; Queiroz, Rucker Bezerra de; ; http://lattes.cnpq.br/6857099875317506Este trabalho tem como objetivo principal realizar um estudo interpretativo da obra para viola e piano intitulada Três Peças, e da obra para viola solo intitulada Bilhete de um Jogral, do compositor brasileiro César Guerra Peixe. Esse estudo será dividido em três partes: A primeira trará um breve histórico sobre o compositor com enfoque em sua passagem por Pernambuco no final da década de 1940 e início da década de 1950; a segunda mostrará a utilização de elementos do regionalismo musical pernambucano utilizados pelo compositor nas peças citadas; a terceira apresentará um conjunto de sugestões interpretativas fundamentadas: na análise dos elementos musicais regionais identificados nessas obras; nos rudimentos técnicos utilizados na escrita para viola alusivos as arcadas, dinâmicas, dedilhados, articulações, fraseados; e nas experiências vivenciadas pelo autor desta pesquisa como intérprete dessas obras.