Programa de Pós-Graduação em Música
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20006
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Música por Autor "Aguiar, Marcos Flávio"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Aspectos técnico-interpretativos da preparação de um recital com a utilização dos trombones baixo, tenor e alto(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-07-03) Vicente, Rogério Pereira; Farias, Ranilson Bezerra de; Ferreira, Alexandre Magno e Silva; 71552510468; http://lattes.cnpq.br/5336146660627915; http://lattes.cnpq.br/1494165090933958; http://lattes.cnpq.br/2827843513390663; Aguiar, Marcos Flávio; http://lattes.cnpq.br/3305903869846358O presente trabalho investiga os aspectos técnico-interpretativos da preparação de um recital por meio da prática do doubling nos trombones baixo, tenor e alto. O objetivo é buscar compreender as estratégias de estudo que permitam ao músico realizar um recital com obras de compositores brasileiros do século XX e XXI nos três trombones, a partir da preparação e execução das obras Criação nº 2 (trombone baixo), Três estudos para trombone tenor, Música para trombone nº 4 (trombone alto) e Música para trombones e Percussão (trombone baixo, tenor e alto). O texto apresenta a organologia dos três trombones bem como uma breve contextualização histórica (FONSECA, 2008; GUION, 2010; HERBERT, 1997). Em seguida, são apresentadas considerações sobre a rotina diária de estudos nos trombones baixo, tenor e alto (LEITE, 2015; ROCHA, 2016; SANTOS, 2017) e as possibilidades do estudo do instrumento utilizando a Teoria Social Cognitiva idealizada por Albert Bandura (BANDURA, 1978 apud CAVALCANTI, 2009) e a Prática Deliberada (ERICSSON et al., 1993). Logo após, faz-se uma contextualização sobre as pesquisas a respeito de trombone no Brasil e trabalhos que se referem à prática do doubling de maneira direta ou indireta, bem como discute-se esta prática por meio da experiência de trombonistas entrevistados (PIERCE, 2002; REIS, 2016). Por fim, relata-se a experiência de preparação do recital por meio da proposição de estratégias que serviram para a resolução de trechos que apresentaram dificuldades técnicas nas obras escolhidas para o recital.Dissertação Aspectos técnicos e teóricos na escrita para o naipe de trombones em três arranjos para a Banda Pequi(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-03) Silva, André Luiz Martins da; Ferreira, Alexandre Magno e Silva; http://lattes.cnpq.br/5336146660627915; http://lattes.cnpq.br/0407959168411144; Aguiar, Marcos Flávio; Farias, Ranilson Bezerra deEsse trabalho tem como objetivo demonstrar como a escrita para trombone nos arranjos de Vieste, Limerce e Girando em Torno do Sol podem contribuir para o aprimoramento de estudantes de arranjo que desejam escrever para trombone no contexto de uma Big Band. Reconhece-se que a linguagem e os maneirismos da Big Band são percebidos de maneira distinta na prática de performance. Portanto, o estudo abordará desde a parte histórica da criação desse tipo de grupo até questões técnicas sobre como escrever para uma seção específica, no caso, a seção de trombones da Banda Pequi, uma orquestra que foca na interpretação de música brasileira. Para a fundamentação, a pesquisa empregou uma metodologia de caráter quantitativo-qualitativo, e fez uso de dados obtidos por revisão bibliográfica, entrevistas com músicos compositores e arranjadores.Dissertação Gilberto Cabral: catalogação de obras, edição e uma abordagem de estudos técnicos das peças Colorido, Sapos, Suíte do Rio Grande do Norte, Maracatchatchu e Sapeca(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-08) Silva, Anderson Jardel Bezerra da; Farias, Ranilson Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/1494165090933958; http://lattes.cnpq.br/7035410595098675; Ferreira, Alexandre Magno e Silva; Aguiar, Marcos FlávioA presente pesquisa partiu de um levantamento de obras do compositor Gilberto Cabral, que resultou ao seu final em uma coleta e listagem de 26 peças para trombone em variadas formações instrumentais, que vêm contribuir para a diversificação e ampliação do repertório trombonístico. Desse universo, foram escolhidas 5 peças que representam por suas características estilísticas o conjunto total da obra. Esse procedimento teve por finalidade identificar trechos de difícil execução técnica e interpretativa e a partir deles propusemos estudos para aquisição de habilidades que permitem ao performer uma execução satisfatória dos trabalhos estudados. Deixamos claro ainda, que as sugestões de estudos estão baseadas em métodos para trombone já existentes. As obras escolhidas foram: Colorido (suíte), Sapos, Suíte do Rio Grande do Norte, Maracatchatchu e Sapeca. Apresentamos também uma biografia do compositor que relata desde sua iniciação musical no estado de Pernambuco até sua atuação no meio artístico do Rio Grande do Norte, mostrando sua importância e influência em relação também as futuras gerações de instrumentistas. Foram apresentados através das obras aspectos rítmicos e melódicos relacionados às manifestações populares do Rio Grande do Norte, e para discorrermos sobre elas utilizamos vários autores como referencial teórico, entre eles, Cascudo (1984), Costa (2011), Alves (1999). Enfatizamos a importância das obras para o repertório do trombone e a necessidade de conhecer melhor cada uma, visto que estão fundamentadas em uma linguagem de gêneros e ritmos das manifestações populares brasileiras, sendo algumas delas pouco conhecidas pelo público em geral por serem específicas da nossa região. Durante o levantamento inicial das obras, notamos que muitas delas já estavam em formato Finale e Encore e outras em estado físico já estavam se deteriorando, desse modo procedemos com a digitalização em PDF das mesmas para facilitar o acesso a esses materiais, além de contribuir com a sua preservação.Dissertação Música brasileira para trombone solo dos séculos XX e XXI: uma abordagem autoetnográfica da preparação das músicas Fantasia Sul América (1983), Serra de Tremitação (2013) e 3 Momentos para Trombone Solo (2017)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-07-01) Morais, Ricardo Félix de; Farias, Ranilson Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/1494165090933958; http://lattes.cnpq.br/6480619805774050; Ferreira, Alexandre Magno e Silva; http://lattes.cnpq.br/5336146660627915; Aguiar, Marcos Flávio; http://lattes.cnpq.br/3305903869846358Esta pesquisa investiga sobre o processo preparatório das obras musicais Fantasia Sul América (1983), Serra de Tremitação (2013) e 3 Momentos para Trombone Solo (2017). A partir do método da autoetnografia, discutimos sobre as principais estratégias de estudos aplicadas para a superação de 11 principais dificuldades técnicointerpretativas inicialmente encontradas durante o processo. O trabalho está dividido em 7 capítulos de desenvolvimento, os quais apresentam (1) introdução, (2) um catálogo de obras do repertório brasileiro para trombone solo dos séculos XX e XXI, (3) os critérios estabelecidos para a escolha do repertório selecionado e as principais dificuldades técnico-interpretativas emergentes dele, (4) uma discussão sobre rotina e estratégias de estudos aplicadas ao trombone construída a partir de uma revisão de literatura e da fala de 15 trombonistas profissionais entrevistados, (5) estratégias de estudos para a superação das dificuldades elencadas no capítulos 3, sugeridas pelos entrevistados, (6) uma discussão sobre o processo preparatório do repertório selecionado e (7) as considerações finais.Dissertação Trombones na quarentena: um estudo sobre as diversas abordagens pedagógicas utilizadas ao longo dos dois anos de curso(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-11) Werle, Wilhian Robson; Ferreira, Alexandre Magno e Silva; http://lattes.cnpq.br/5336146660627915; http://lattes.cnpq.br/2041743153403519; Santos, Fernando Diego Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/3729761646542451; Aguiar, Marcos FlávioO presente trabalho investiga as rotinas de estudo apresentadas durante o curso “Trombones na Quarentena” realizado entre abril de 2020 e novembro de 2021, com participação de diversos trombonistas nacionais e internacionais. Teve como objetivo analisar as rotinas disponibilizadas pelos professores, compreender quais fundamentos são estudados, que abordagens pedagógicas podem ser utilizadas e quais escolas podem ter exercido maior influência nestes estudos. Para tanto, são apresentadas pesquisas bibliográficas acerca das escolas que influenciaram o ensino do trombone no Brasil, abordagens pedagógicas aplicadas ao ensino de instrumentos de metais, além das definições e conceitos dos fundamentos identificados nas análises das rotinas de estudo. Além disso foram realizadas entrevistas com professores que participaram do curso e estudaram nas escolas mencionadas ou tiveram contato direto com professores das mesmas, além de professores que disponibilizaram suas rotinas de estudo e professores que lideraram os estudos sem a utilização de material para compreender como estes pensam na elaboração e estudo destas rotinas. Por fim, relata-se a percepção do autor sobre sua experiência como aluno do curso “Trombones na Quarentena” e a aplicação prática dos itens pesquisados.