CERES - TCC - Sistemas de Informação
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33179
Navegar
Navegando CERES - TCC - Sistemas de Informação por Autor "0000-0003-0359-7941"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Programa de Educação Tutorial no Brasil: estudo de caso no curso de Sistemas de Informação do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-17) Teixeira, Ana Paula; Nobre, Anna Cláudia dos Santos; Ferreira, Almir Miranda; http://lattes.cnpq.br/3629977616173575; http://lattes.cnpq.br/4758823921043608; 0000-0003-0359-7941; https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=3EA30A479A836C6F4D29643CCF8D6F84#O Programa de Educação Tutorial (PET) surgiu em 1979, visando melhorar a qualidade da formação discente por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Para tanto, o PET possui grupos espalhados por todo o país, sendo um deles o foco desta pesquisa, o PET CoUrSe, que é um grupo para alunos do Bacharelado em Sistemas de Informações, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Caicó/RN. Considerando a importância dos cursos de tecnologia para o mercado profissional, a importância do PET para os discentes e para as IES, bem como, a escassez de estudos sobre a perspectivas dos alunos participantes do PET em cursos da área tecnológica, este estudo tem como objetivo analisar a percepção dos membros e ex-membros do PET CoUrSe acerca da importância do PET em sua formação acadêmica e profissional. Para isso, foi realizada pesquisa bibliográfica, análise documental, observação participante e pesquisa de campo, utilizando questionário como instrumento de coleta de dados. Houve resposta de quinze respondentes, entre atuantes e egressos, o que permitiu análise quantitativa por meio de estatística descritiva e análise textual, utilizando o software IRAMUTEQ. Os resultados demonstraram que os respondentes percebem que o PET contribui para a formação acadêmica e profissional, sendo uma iniciativa a ser potencializada.