PPGCEP - Doutorado em Ciência e Engenharia do Petróleo
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/11909
Navegar
Navegando PPGCEP - Doutorado em Ciência e Engenharia do Petróleo por Autor "Almeida, Mariza Costa"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Tese Proposta de modelo de interação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e empresas do setor de petróleo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-01-27) Perales, Wattson José Saenz; Silva, Djalma Ribeiro da; ; http://lattes.cnpq.br/2791074318745945; ; http://lattes.cnpq.br/7864092926643460; Dantas, Tereza Neuma de Castro; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783139Z0&dataRevisao=null; Terra, Branca Regina Cantisano dos Santos e Silva Riscado; ; http://lattes.cnpq.br/2248903075480185; Almeida, Mariza Costa; ; http://lattes.cnpq.br/0008148218524573Os procedimentos operacionais interferem negativamente na negociação e execução das interações universidade-empresa, em alguns casos inviabilizam a interação. Com o propósito de superar essa e outras barreiras foi estruturado um modelo de interação universidadeempresa que potencializa a apropriação de soluções tecnológicas por parte das empresas, assim como a melhoria na qualidade do ensino e da pesquisa na universidade. A partir de uma amostragem teórica foi escolhida a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o setor de petróleo do Rio Grande do Norte para conduzir um estudo de caso. Foram usados múltiplos métodos de coleta de dados: questionários, observação presencial, análise documental, entrevistas semiestruturadas. O estudo descreve as empresas do setor e a organização interna da UFRN como o contexto no qual acontecem as interações. O diagnóstico das interações que já aconteceram, assim como as expectativas das empresas e dos atores internos sobre a relação universidade-empresa foi elaborado aplicando questionários específicos para os três grupos de atores: pesquisadores, gestores e empresas. A maioria das barreiras identificadas pelos atores da interação está relacionada a questões de gestão interna da universidade. Frente a essas barreiras foram identificados como fatores críticos àqueles que contribuiriam para a superação das mesmas. Dentre os nove fatores críticos para superar as barreiras encontradas somente um pertence ao macroambiente, enquanto os restantes são fatores organizacionais da universidade. Com foco nos resultados do estudo de caso e a contribuição de um framework teórico desenvolvido na pesquisa bibliográfica, foram formulados os pressupostos do modelo de interação universidadeempresa: considerar todos os mecanismos de colaboração com as empresas, foco em um determinado setor produtivo estratégico, visão de coevolução ao longo do tempo de acordo com a estratégia de desenvolvimento do setor e necessidade de institucionalização do relacionamento com as empresas. O modelo proposto abrange todos os fatores críticos encontrados, busca o relacionamento de longo prazo com as empresas e integra as ações de ensino, pesquisa e extensão. Também foi discutido o processo de implantação do modelo, que deverá ser feito em três fases, definidas em função do nível de maturidade da universidade no relacionamento com as empresas. Para tanto, foi desenvolvido um quadro de referência para avaliar o nível de institucionalização que a universidade atingiu na interação com empresas. Na estruturação do modelo houve uma preocupação com a replicação, de forma que o mesmo não sirva somente à situação específica do estudo de caso realizado. Assim, o resultado final é um modelo de relacionamento universidade-empresa adequado à UFRN com o potencial de ser aplicado a qualquer universidade brasileira