CERES - TCC - Pedagogia
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33178
Navegar
Navegando CERES - TCC - Pedagogia por Autor "0009-0003-1334-665X"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Dificuldade de compreensão de leitura de alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental: estudo realizado na cidade de Caicó/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-15) Cavalcante, Tiago Talysson Dantas; Souza, Flavia Renata Silva; 0009-0003-1334-665X; Souza, Flavia Renata Silva; Lautenschlager, Etienne; Chevbotar, Aletéia Eleutério AlvesO presente artigo tem como objetivo analisar a atual situação de aprendizagem em relação aos níveis de compreensão textual (literal, inferencial e crítico) dos alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental de duas escolas da rede pública de ensino do município de Caicó/RN. Fundamentando-se em autores como Santos (2008), Silva (2016), Souza e Maluf (2021), podemos entender que a compreensão em nível literal refere-se à capacidade de localizar informação explícita presente no texto; no nível inferencial, o leitor deve interpretar os elementos que estão implícitos no texto; e a compreensão em nível crítico diz respeito à capacidade de formação de juízos e opiniões próprias acerca do que foi apresentado pelo texto. A finalidade do estudo foi evidenciar a realidade educacional vivenciada cotidianamente pela população caicoense, e verificar como se apresenta a situação de compreensão de leitura dos alunos de duas escolas municipais de Caicó/RN. Participaram do estudo quarenta estudantes do 4º ano e quinze do 5º ano com o objetivo de avaliar os níveis de leitura com compreensão em diferentes níveis. Também foram realizadas entrevistas ao Coordenador Municipal do Ensino Fundamental da cidade de Caicó/RN e a quatro professores da rede pública de ensino. Como resultado foi possível verificar que existe insuficiência de aprendizagem por parte dos alunos do 4º e 5º anos no âmbito da leitura com compreensão e que não há programas educacionais sendo executados para suprir essa defasagem no ensino.