CERES - TCC - Pedagogia
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33178
Navegar
Navegando CERES - TCC - Pedagogia por Autor "0009-0000-8261-6252"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Práticas docentes no contexto do ensino remoto: mudanças e permanências na perspectiva de professores dos anos iniciais do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-14) Clemente, Paloma Garcia de Mededeiros; Almeida Galvão, Cauê; 0000-0002-6019-3903; http://lattes.cnpq.br/8121421402248445; 0009-0000-8261-6252; https://lattes.cnpq.br/7084995506433326; Cavalcante, Christianne Medeiros; 0000-0003-3726-0298; http://lattes.cnpq.br/5337718629104196; Santos, Geovar Miguel dos; 0000-0002-5186-8841; http://lattes.cnpq.br/2859008620835707A proposta dessa pesquisa foi tentar analisar a perspectiva de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental quanto às mudanças e permanências existentes na prática docente no contexto durante e após o ensino remoto. Iniciamos o trabalho desenvolvendo as distâncias e aproximações entre ensino à distância e ensino remoto como uma forma de observar as diferenças entre as modalidades. Para isso, buscou-se compreender, de que forma a prática docente foi afetada pela emergência de um novo modelo de ensino e atividades. Escolheu-se para investigação prática e interativa os docentes de uma escola municipal do município de Caicó, no Rio Grande do Norte, onde se fez uso de um formulário on-line, bem como uma pesquisa de campo. Compreendeu-se, por fim, que o ensino remoto e suas dificuldades de implementação contribuíram para um atraso de aprendizagem entre as crianças que frequentam os anos iniciais do ensino fundamental, especialmente com relação a dificuldade dos pais e/ou responsáveis em acompanhar de perto a realização das atividades propostas pela equipe docente.