CERES - TCC - Pedagogia
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TCC A formação de leitores na área de língua portuguesa na BNCC: orientações para o trabalho com a prática da leitura no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-10) Silva, Cíntya Gercilane Oliveira da; Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade; 0000-0002-3654-614X; http://lattes.cnpq.br/6725172619221610; https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=74C51E3EA392E5AD510EC3F173060E53#; Melo, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz; 0000-0002-9849-8315; http://lattes.cnpq.br/6005114615753200; Oliveira, Antônio Flávio Ferreira de; 0000-0002-9758-270X; http://lattes.cnpq.br/9135082868317719O presente estudo buscou analisar as orientações que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz na área de Língua Portuguesa para o trabalho com a prática de leitura nas turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Portanto, o objetivo geral dessa pesquisa é investigar quais proposta de formação de leitores está presente na BNCC de língua portuguesa para as turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Dessa forma, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: identificar e analisar os objetos de conhecimentos e habilidades propostos para o trabalho com a leitura no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental na área de língua portuguesa na BNCC; verificar orientações/sugestões da BNCC para a prática docente quanto à formação de leitores no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental na área de língua portuguesa. A pesquisa, de caráter documental, a qual busca analisar a BNCC, e que faz uma análise interpretativa dos dados, foi desenvolvida em três etapas: (i) pré-análise, (ii) organização do material e (iii) o tratamento ou análise dos dados. Quanto à fundamentação teórica, a pesquisa dialoga com os estudos de Manguel (2001), Freire (1997), Lajolo (1996), Cavalcanti (2002), Lévy (1993), Rojo (2015), entre outros. Constatamos que o documento enfatiza a decodificação de palavras integrada a outras habilidades leitoras, como a compreensão, a interpretação e a reflexão sobre os textos. A leitura não se resume apenas à decodificação, mas também à compreensão do significado dos textos e à capacidade de relacioná-los com conhecimentos prévios e experiências pessoais, utilizando de gêneros textuais que as crianças possam ter contato no dia a dia, principalmente os mais usuais, como as listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e afins. Também constatamos que há certas sugestões, mesmo que de forma não detalhada, quanto ao que trabalhar e como trabalhar as habilidades, a depender das especificidades de cada turma. Todavia, cabe ao educador definir o que melhor se adequa a sua turma e realidade em questão.