CERES - TCC - Pedagogia
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Navegando CERES - TCC - Pedagogia por Autor "0000-0002-3654-614X"
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TCC A formação de leitores na área de língua portuguesa na BNCC: orientações para o trabalho com a prática da leitura no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-10) Silva, Cíntya Gercilane Oliveira da; Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade; 0000-0002-3654-614X; http://lattes.cnpq.br/6725172619221610; https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=74C51E3EA392E5AD510EC3F173060E53#; Melo, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz; 0000-0002-9849-8315; http://lattes.cnpq.br/6005114615753200; Oliveira, Antônio Flávio Ferreira de; 0000-0002-9758-270X; http://lattes.cnpq.br/9135082868317719O presente estudo buscou analisar as orientações que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz na área de Língua Portuguesa para o trabalho com a prática de leitura nas turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Portanto, o objetivo geral dessa pesquisa é investigar quais proposta de formação de leitores está presente na BNCC de língua portuguesa para as turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Dessa forma, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: identificar e analisar os objetos de conhecimentos e habilidades propostos para o trabalho com a leitura no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental na área de língua portuguesa na BNCC; verificar orientações/sugestões da BNCC para a prática docente quanto à formação de leitores no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental na área de língua portuguesa. A pesquisa, de caráter documental, a qual busca analisar a BNCC, e que faz uma análise interpretativa dos dados, foi desenvolvida em três etapas: (i) pré-análise, (ii) organização do material e (iii) o tratamento ou análise dos dados. Quanto à fundamentação teórica, a pesquisa dialoga com os estudos de Manguel (2001), Freire (1997), Lajolo (1996), Cavalcanti (2002), Lévy (1993), Rojo (2015), entre outros. Constatamos que o documento enfatiza a decodificação de palavras integrada a outras habilidades leitoras, como a compreensão, a interpretação e a reflexão sobre os textos. A leitura não se resume apenas à decodificação, mas também à compreensão do significado dos textos e à capacidade de relacioná-los com conhecimentos prévios e experiências pessoais, utilizando de gêneros textuais que as crianças possam ter contato no dia a dia, principalmente os mais usuais, como as listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e afins. Também constatamos que há certas sugestões, mesmo que de forma não detalhada, quanto ao que trabalhar e como trabalhar as habilidades, a depender das especificidades de cada turma. Todavia, cabe ao educador definir o que melhor se adequa a sua turma e realidade em questão.TCC A importância do reforço extraescolar para o processo de aquisição e desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-20) Limeira, Eliene Roberto; Silva, Alessandra Pio; 0000-0001-5302-029X; http://lattes.cnpq.br/0968781274360926; http://lattes.cnpq.br/5499502022340201; Garcia, Maria de Fátima; http://lattes.cnpq.br/6064873375484658; Ilderlândio, Assis de Andrade Nascimento; 0000-0002-3654-614X; http://lattes.cnpq.br/6725172619221610Promover o gosto pela leitura, é uma tarefa conjunta entre escola e família. Porém, é fato que nem todos os pais possuem condições para incentivar seus filhos à leitura ou não dispõem de tempo suficiente para dedicar-se a essa função, devido a correria do dia a dia. Diante destas e outras dificuldades, a maioria dos pais buscam apoio no reforço extraescolar para que os professores particulares possam trabalhar essa questão. Com base nisso, o presente trabalho objetivou identificar as contribuições do reforço extraescolar para o processo de aprendizagem da leitura das crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), de escolas públicas do município de Acari-RN. Para tanto, a metodologia de pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, cujos sujeitos investigados foram cinco professoras de reforço extraescolar, as quais responderam um questionário semiestruturado para a coleta de dados. A partir dos resultados obtidos, foi possível concluir que o reforço extraescolar trata-se de uma atividade estratégica na dinâmica educacional, onde os professores sem lotação na escola regular procuram sustento com seu ofício. E, contudo, consiste em uma estratégia que pode, sim, contribuir com o processo de aquisição da leitura e da escrita, especialmente, no caso de alunos com dificuldade de aprendizagem. Por fim, pôde-se constatar que o reforço extraescolar, foi uma demanda que aumentou significativamente com a pandemia do coronavírus 2019 (COVID-19), o que obrigou os alunos a estudarem em casa de maneira remota, com pais sem tempo e/ou preparo para acompanhar seus filhos.TCC Paulo Freire: legado teórico-prático para uma educação humanizadora(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-29) Costa Neto, Hermenegildo Moreira da; Aguiar, Jórissa Danilla Nascimento; 0000-0003-4996-0275; http://lattes.cnpq.br/9220956362393869; https://orcid.org/0000-0003-1362-3672; http://lattes.cnpq.br/4752186120375373; Melo, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz; 0000-0002-9849-8315; http://lattes.cnpq.br/6005114615753200; Lautenschlager, Etienne; 0000-0002-6406-8085; http://lattes.cnpq.br/2079167037256269; Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade; 0000-0002-3654-614X; 6725172619221610Rememorando, todavia, o centenário de Paulo Freire, destacamos o caráter humanizador de seu legado teórico-prático que tanto dialoga com o tempo presente de crise orgânica em âmbito nacional. Em nossa hipótese, Freire apresenta-se como referência fundamental para educadores em formação, por indicar a possibilidade e necessidade de formar uma visão crítica de mundo a partir de uma perspectiva na qual os valores democráticos e a busca pelo empoderamento em perspectiva coletiva são premissas primeiras. Debatemos a partir da perspectiva de nãoneutralidade no ato de educar, sobre a validade da abordagem freiriana em disciplinas relevantes para a formação do pedagogo e que só recentemente ganham espaço na academia, como a disciplina Educação em Direitos Humanos, importante para propiciar acolhimento, respeito e valorização da diversidade e da democracia. Neste ensejo, traremos alguns recortes da sua obra em cotejo com perspectivas como a Decolonialidade e as Epistemologias do Sul, que preconizam a leitura de mundo e a história integral como pontos de partida para uma outra educação possível. Freire nos indica a necessária “tomada de consciência” e a “disputa sobre os rumos da sociedade” pelos grupos historicamente subalternizados, os oprimidos. Nas conclusões, destacamos suas contribuições para uma educação emancipadora e humanizadora, não só por ser um defensor da educação para todos e todas, das camadas populares e classe trabalhadora, mas também por buscar o despertar da vocação ontológica dos homens e mulheres do povo, a partir do conhecimento das contradições e antagonismos da sociedade, enquanto protagonistas da transformação da mesma.