Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/11889
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo por Autor "03144094404"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Tese Mapa de ruído como ferramenta para o planejamento territorial a partir da análise da população exposta: estudo de caso na área de influência da Rodovia Transamazônica (BR-230) na região metropolitana de João Pessoa/PB(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-22) Meneses, Tamáris da Costa Brasileiro; Araújo, Virginia Maria Dantas de; Araújo, Bianca Carla Dantas de; 03144094404; http://lattes.cnpq.br/6438797671562128; http://lattes.cnpq.br/5410580416665461; http://lattes.cnpq.br/2380867296052116; Coelho, José Luís Bento; http://lattes.cnpq.br/2806209665324326; Morais, Juliana Magna da Silva Costa; http://lattes.cnpq.br/7303521395777092; Michalski, Ranny Loureiro Xavier Nascimento; http://lattes.cnpq.br/6016750038556729; Ataide, Ruth Maria da Costa; http://lattes.cnpq.br/6598437988746248A ausência de um planejamento urbano adequado nas cidades tem contribuído para o agravamento da poluição sonora, estando ela em segundo lugar no ranking das poluições que causam maior impacto à população. Uma das ferramentas mais importantes para a avaliação e gestão do ruído ambiental é o mapeamento do ruído, visto que este serve de apoio a tomadas de decisões sobre o planejamento e ordenamento do território. No contexto da expansão urbana no Brasil, foi inaugurada, no ano de 1972, a terceira maior rodovia do país, a Rodovia Transamazônica BR-230. Em decorrência desta construção, houve transformações nas áreas urbanas, de modo especial, na Região Metropolitana de João Pessoa, situada no estado da Paraíba. Este trabalho tem como objetivo geral analisar a exposição da população ao ruído de tráfego veicular e avaliar critérios de planejamento urbano para mitigar essa exposição, tendo como estudo de caso a área de influência da Rodovia Transamazônica BR-230, na região metropolitana de João Pessoa-PB. A pesquisa utilizou o método de abordagem quantitativo, por meio da prospecção de dados (modelagem, simulações e análise estatística), seguidos da leitura e interpretação do cruzamento das informações coletadas em campo com os resultados obtidos nas simulações computacionais. Após avaliar o ruído de tráfego presente no universo de estudo realizaram-se intervenções para mitigar o ruído em excesso identificado. Os cenários hipotéticos apresentaram resultados satisfatórios quando os elementos utilizados foram barreiras acústicas e/ou taludes. A combinação desses elementos com o uso do pavimento poroso no recobrimento do solo foi a que apresentou melhores resultados em todos os recortes. A redução de 10 km/h na velocidade média dos veículos não teve influência significativa na atenuação do ruído emitido pela BR230. Apesar do uso de elementos atenuadores do ruído, as pessoas expostas a níveis de pressão sonora superiores aos limites recomendados pela norma continuaram presentes nos recortes. Os resultados encontrados na pesquisa instigam revisões nas normas e leis federais, estaduais e municipais e contribuem para reflexões sobre o planejamento urbano.