EMUFRN - TCC - Música (licenciatura)
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Navegando EMUFRN - TCC - Música (licenciatura) por Autor "Abreu, Washington Nogueira de"
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TCC A prática interdisciplinar fora da sala de aula: relato de experiência no Coral Frater in Christi(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009) Abreu, Washington Nogueira de; Oliveira, Danilo Cesar Guanais de; Mendes, Jean Joubert Freitas; Carvalho, ValériaO objetivo deste trabalho é tecer considerações relativas à experiência na educação musical, fora da sala de aula, com o canto coral, utilizando-se de uma prática educacional interdisciplinar que serviu como base para uma educação voltada à união de várias áreas do conhecimento, para a formação técnica do canto em grupo, bem como a formação do indivíduo para a vida, e auxiliar na constituição de músicos críticos, capazes de opinar e contribuir para a Educação Musical. Foi feita uma pesquisa bibliográfica, sobre a regência coral, técnicas na educação para coral, história da música, interdisciplinaridade, educação, e educação musical. A metodologia utilizada tem como princípio, a prática unida à teoria observando a realidade dos indivíduos, diretamente ligados ao processo educacional. Como resultado os coralistas desenvolveram habilidades na prática de conjunto e aumentaram seus conhecimentos na educação musical ena performance coral.TCC Desafios e perspectivas no ensino da música na pré-escola: um relato de experiência na Escola Bambini em Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Pires, Anderson Luis Kroeff; Nascimento, Catarina Aracelle Porto do; Abreu, Washington Nogueira de; Moraes, Ana Cláudia SilvaEste trabalho é o resultado de uma vivência dentro da disciplina de estágio, cujo o objetivo é apresentar um relato de experiência vivida dentro da Educação Infantil, que é uma das etapas da educação básica, para ser mais especifico, o relato apresentado se passa dentro da turma de nível IV, da escola Bambini localizada em Natal Rio Grande do Norte. De caráter descritivo, este estudo apontará de maneira geral alguns pontos da Lei 9394/96, que rege toda a educação básica. Para a construção desse trabalho, foram utilizados dados como plano de aula, e a própria vivência no estágio, que será relatada aqui, trazendo pontos importantes, que foram utilizados para auxiliar no ensino da música, ensino que foi ministrado para crianças dessa faixa etária (4 anos), apresentarei a rotina das aulas de música, observadas e ministradas, refletindo sobre elementos motivadores para o processo de musicalização infantil, trazendo assim uma contribuição para o ensino da musicalização infantil, compartilhando caminhos, métodos e possibilidades.TCC Educação musical e inclusão social: um estudo de caso na Banda Filarmônica Maestro Ubaldo Medeiros(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-07) Vieira Filho, Francisco Naeliton Soares; Abreu, Washington Nogueira de; Gomes, Carolina Chaves; Araújo, Andersonn Henrique Simões deA pesquisa que é apresentada neste trabalho, expõe reflexões e resultados sobre o processo de desenvolvimento musical de crianças e jovens do bairro de Felipe Camarão em Natal/RN que participam da Banda Filarmônica Maestro Ubaldo Medeiros. A Banda Filarmônica Maestro Ubaldo Medeiros é mantida pela ONG Núcleo de Amparo ao Menor – NAM. Esta pesquisa se torna relevante pelo entrelaçamento do tema com a vida do autor desta monografia, bem como, neste contexto, acontecem experiências de musicalização e prática de conjunto, dentro do projeto que se tornam potenciais na formação musical dos participantes, além de contribuir com a inclusão social de crianças e jovens do bairro de Felipe Camarão, Natal-RN. O objetivo da pesquisa foi compreender o processo do ensino de música na Banda Filarmônica Maestro Ubaldo Medeiros, considerando o contexto socioassistencial da ONG. A metodologia utilizada foi o estudo de caso. A pesquisa, de natureza qualitativa, está fundamentada em autores que abordam a educação musical em ONGs e no terceiro setor, Oliveira (2003), Kleber (2006), Araújo (2018), Penna (2006), Almeida (2005); também apresento e discuto sobre a educação musical em banda filarmônica, segundo os autores Lima (2005), Fagundes (2010), Moreira (2007), Gonçalves (2017), Oliveira (2019), dentre outros. Para a produção de dados foi utilizado a entrevista semiestruturada, pesquisa bibliográfica e documental. Na etapa de análise dos dados buscou-se identificar as estratégias de ensino e aprendizagem, bem como a importância das atividades na formação ampla dos alunos. Acredito que a Banda Filarmônica Maestro Ubaldo Medeiros contribui, de maneira significativa, à formação humana e musical de seus integrantes, bem como, desempenhando um importante papel de inclusão social.TCC Ensino remoto emergencial de música: um relato de experiência no Projeto EMUSCO durante a pandemia da Covid-19(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-01-28) Barboza, Márcio Borges; Luna, Camila Larissa Firmino de; Colabardini, Júlio César de Melo; Abreu, Washington Nogueira deO presente trabalho de conclusão de curso é um relato de experiência sobre aspectos relacionados ao processo de adaptação do ensino presencial em música para a modalidade do ensino remoto emergencial, no âmbito do Projeto Escola de Música Severino Cordeiro (EMUSCO), desenvolvido na Escola Municipal Ferreira Itajubá em Natal/RN. Em virtude do distanciamento social decorrente da COVID-19, as atividades do EMUSCO foram inicialmente paralisadas e o seu corpo docente precisou adaptar sua metodologia de ensino que, obrigatoriamente, deveria se adequar à nova realidade. Com isso, o trabalho tem como objetivo geral apresentar desafios e conquistas do ensino de música no Projeto EMUSCO (Escola de Música Severino Cordeiro) em decorrência da pandemia de COVID-19, relatando todo o processo de adaptação da educação presencial em música para a modalidade remota no período da pandemia, e de compreensão acerca das formas de organização possíveis para a docência no ensino remoto, identificando as principais dificuldades e buscando minimizar o impacto que a crise sanitária ocasionou à educação em geral. Para auxiliar as reflexões no decorrer do relato, a fundamentação teórica se baseia em conceitos ligados à temática do Ensino Remoto Emergencial (ERE), assim como em aspectos relacionados com a Educação à Distância (EaD), abordando autores como Tokarina (2020), Paixão (2020), Ribeiro (2019) e Valente (2010), buscando também refletir sobre a utilização da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) aplicada ao ensino de música. Os resultados do relato apontaram para uma aprendizagem musical satisfatória, apesar do cenário diferenciado daquele comumente vivenciado no âmbito do Projeto, bem como evidenciaram as principais dificuldades e potencialidades no ensino de música e na manutenção das atividades culturais no formato virtual.TCC O ensino de música nas escolas públicas de ensino fundamental II da cidade de Pedro Velho/RN: um estudo de caso(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-11-30) Lima, Genilson da Silva; Nascimento, Catarina Aracelle Porto do; Abreu, Washington Nogueira deEste trabalho apresenta um panorama sobre o ensino de Arte/Música nas escolas de Ensino Fundamental II na cidade de Pedro Velho/RN, cujo objetivo geral é compreender a realidade sobre o Ensino de Música nas escolas do Ensino Fundamental II na cidade de Pedro Velho/RN. Para isso foi realizado um estudo de caso, na qual a coleta de dados foi feita por meio da aplicação de um questionário e como instrumento de análise dos dados foi a análise de conteúdo (BARDIN, 2011). A fundamentação teórica está baseada em três vertentes: o ensino de Artes no Brasil, a Legislação Educacional Brasileira e a Educação Musical. Na perspectiva do Ensino de Artes no Brasil e da Educação Musical trazemos trabalhos dos seguintes autores: (BACARIN; NOMA, 2005); (BARBOSA, 2012); (DELFONTE, 2010); (FUSARI; FERRAZ, 1993); (WITTMANN, 2008); (MARCIEL; NETO, 2006); (NASCIMENTO, 2015); (SECO; AMARAL, 20-?); (PENNA, 2008) e (QUEIROZ, 2012); Sobre a Legislação Educacional Brasileira trazemos BRASIL (1996, 2005, 2007, 2013). A partir das respostas obtidas via questionário, alguns apontamentos com base nos contextos histórico, social e legislativo foram expostos durante o corpo deste trabalho. Os dados apontam para perspectivas que a música possui grande importância e tem seus efeitos benéficos no contexto escolar, possuindo, assim, um papel de protagonismo na formação integral e humana dos alunos.TCC Projeto música na escola: ação de educação musical na rede de educação básica de Nísia Floresta/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-18) Silva, Aldo Gomes da; Luna, Camila Larissa Firmino de; Gaulke, Tamar Genz; Abreu, Washington Nogueira deO presente trabalho se refere a um estudo de caso sobre o Projeto Música na Escola, que tem sido desenvolvido desde 2017 em uma instituição escolar na cidade de Nísia Floresta (RN), com o público do Ensino Fundamental II. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar as contribuições do Projeto Música na Escola para a consolidação do ensino de música na Escola Municipal Yayá Paiva em Nísia Floresta/RN, enfatizando os benefícios que práticas baseadas na Pedagogia de Projetos podem oferecer para a realidade atual do ensino de música no contexto escolar. Buscou-se autores que abordam essa metodologia de ensino, como Nogueira (2001), Moura (2010) e Fernandes (2016), a fim de realizar um diálogo com a literatura que trata sobre o tema em questão. A produção de dados se deu por meio da aplicação de dois questionários elaborados para dois grupos distintos: estudantes e equipe pedagógica, abrangendo representantes de toda a comunidade escolar, com a finalidade de compreender o Projeto Música na Escola e a sua relevância como um todo, investigando como essas atividades contribuem para a aprendizagem e a formação do aluno. Nos resultados obtidos, observou-se uma considerável participação e aceitação do projeto pela comunidade escolar, o qual tem contribuído para uma formação plena do sujeito. Com isso, o trabalho propõe fortalecer as reflexões sobre a Pedagogia de Projetos, difundindo ainda mais essa metodologia, já há algum tempo utilizada no contexto educacional.TCC O uso de instrumentos musicais no processo de musicalização: explorando possibilidades em uma escola de educação infantil na cidade do Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-17) Medeiros, José Túlio Lucas; Gomes, Carolina Chaves; Gaulke, Tamar Genz; Abreu, Washington Nogueira deEste trabalho apresenta a descrição de uma experiência docente realizada com crianças de 2 a 6 anos de idade, em uma escola particular da cidade do Natal/RN, no período de abril de 2017 à novembro de 2017 e posteriormente de fevereiro de 2018 à novembro de 2018, visando a prática docente na educação musical infantil, tendo como recurso pedagógico o uso de instrumentos musicais no processo de musicalização na educação básica infantil. Para isso, o presente trabalho tem como objetivo evidenciar o uso desses instrumentos musicais como apoio pedagógico ao professor de música na educação infantil, de forma a utilizá-los em suas aulas, abordando os conteúdos estabelecidos pelo Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI). Reflito sobre a pouca exploração deste recurso em pesquisas envolvendo essa temática na educação infantil e na educação musical infantil, mesmo sendo relevante a ambas as partes. Foi feito um breve levantamento histórico da educação musical e educação infantil, abordando alguns autores. Foram citadas atividades e orientações de como usar os instrumentos musicais durante as aulas e como esse uso contribuiu para o desenvolvimento das aulas e dos alunos. Finalizo com observações sobre a prática docente, relatando os pontos positivos e negativos que o uso dos instrumentos pode trazer nas aulas de música, a expansão do material com possiblidades de novas atividades. Tendo como base uso dos instrumentos musicais como ferramenta para auxiliar o professor no processo de musicalização, acredita-se que essa pesquisa contribuirá para novas reflexões sobre a prática musical na educação infantil, bem como, um olhar aberto para a criação de materiais pedagógicos, estimulando outros profissionais a compartilharem as ideias apresentadas.