EMUFRN - TCC - Música (licenciatura)
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33138
Navegar
Navegando EMUFRN - TCC - Música (licenciatura) por Autor "8649584669732254"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Práticas pedagógicas e formação no curso de iniciação artística da EMUFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-23) Araujo, Ana Angélica Macêdo da Silva de; Gomes, Carolina Chaves Gomes; Morais, Kaio César Freitas; 8649584669732254; http://lattes.cnpq.br/1716956463155805; http://lattes.cnpq.br/5159517146418564; Souza, Catarina Shin Lima de; 1742178466489564; Gaulke, Tamar Genz; http://lattes.cnpq.br/5743174259762170O presente trabalho tem como objetivo trazer o meu relato de experiência vivido no Curso de Iniciação Artística (CIART), um projeto de extensão da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que existe há 59 anos na cidade do Natal-RN. O CIART promove a iniciação musical em crianças de 6 a 10 anos, divididas por faixas etárias em 3 anos letivos do curso. Apresento a importância desse projeto para a formação docente em música dos bolsistas e voluntários, professores em formação que compõem essa equipe, assim como apontaremos suas atividades diversificadas e como esse projeto se reinventou em momentos de pandemia, discutiremos sobre isso através de um relato de experiência, fundamentando nos seguintes autores Araujo (2018), Gomes (2012; 2009), Brito (2003). O ensino de música que ocorre no CIART, por ser um local de pesquisa e atuação de forma compartilhada, acompanhada por uma coordenação preocupada com a formação humana, faz com que a formação docente do professor seja mais ampla, não se tratando especificamente do profissional em si apenas, mas o fato do CIART ter contribuído na vida das pessoas que elas são hoje. Os alunos e professores do curso se tornam pessoas mais reflexivas e proativas, devido todo o trabalho que vem sendo desenvolvido e renovado. Posso concluir, neste momento, que este relato de experiência que fala sobre a formação e as práticas docentes em música para crianças, pode instigar outros professores da área a estudar e pesquisar para atuar em seus contextos.