PPGAU - Mestrado em Arquitetura e Urbanismo
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Navegando PPGAU - Mestrado em Arquitetura e Urbanismo por Autor "Alves, José Helder Pinheiro"
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Dissertação Percepção dos usuários nos espaços públicos: avaliação pós-ocupação em três praças de Natal-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2003-12-02) Santana, Trícia Caroline da Silva; Veloso, Maisa Fernandes Dutra; Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760194P6&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/4974901249133556; ; http://lattes.cnpq.br/4315619665111241; Alves, José Helder Pinheiro; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794120A3A pesquisa investiga o desempenho e a importância para os usuários das praças públicas localizadas em áreas predominantemente residenciais. Apresenta os resultados das avaliações pós-ocupação realizadas em três praças, cujas características físicas, ambientais, equipamentos e mobiliários são distintos em suas qualidades e quantidades, levando em consideração aspectos relacionados ao conforto físico e psicológico dos usuários e dos moradores do entorno. A coleta de dados envolveu levantamentos físicos e de arquivos, observações comportamentais, aplicação de questionários e entrevistas, analisados tanto qualitativa quanto quantitativamente para uma maior precisão e validade da investigação. Os resultados foram obtidos através da relação entre a percepção dos usuários os atributos ambientais e os diferentes níveis de apropriação/uso dos locais estudados. Eles indicam que os aspectos composicionais de ordem física do espaço afetam intimamente o tipo e a intensidade de utilização das praças, contribuindo positiva ou negativamente para a sua valorização. Evidencia-se assim, que a baixa freqüentação das praças públicas de Natal, se deve principalmente a aspectos referentes à qualidade física e à quantidade dos mobiliários e equipamentos urbanos. Conclui-se que os investimentos e o planejamento físico destes espaços públicos devem ser embasados no conhecimento real das aspirações da população alvo, de modo a permitir sua maior utilização e valorização