Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e inovação
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/24250
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e inovação por Autor "Alverga, Patrick Reinecke de"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Estratégias de marketing na indústria da água: estudo de caso da empresa Minuto Água®(2018-10-09) Cansian, Marici Moreno; Brandão, Gláucio Bezerra; ; ; Santos, Herculana Torres dos; ; Alverga, Patrick Reinecke de; ; Carvalho, Zulmara Virginia de;As organizações, durante o seu processo de gestão da inovação, percebem a necessidade de definir qual a estratégia de inovação mais adequada para fazer a sua proposta de negócio atingir o mercado com maior potencialidade e probabilidade de sucesso. Sendo assim, a empresa Minuto Água, atuando no mercado com purificadores de água desde o ano de 2012, foi adequando e inovando seu processo de filtragem, design e comércio, conforme as necessidades existentes no mercado, ao longo dos anos. Através de pesquisas e estudos feitos sobre a água, a empresa Minuto água vislumbrou um mercado promissor no segmento. O problema da água está relacionado desde sua escassez até a qualidade da água que a população tem acesso. Atualmente, há métodos de melhoramento de água com tecnologias inovadoras que a tornam excelente para o consumo, vários desses métodos já são utilizados em alguns países como: Alemanha, Japão, EUA. Estudando e visualizando esse nicho de mercado, a empresa Minuto Água transformou-se inicialmente seu CNAE que era de consultoria, treinamento e educação e ao longo das pesquisas foi percebido a possibilidade de ampliação do negócio além das atividades existentes, inserindo o CNAE de comércio varejista e atacadista, com a finalidade de proporcionar às pessoas a oportunidade de terem acesso a tecnologias que promovam a saúde, bem estar e qualidade de vida por meio da água, o objetivo do presente trabalho é apresentar um novo modelo de marketing para a Minuto Água, baseado em processos de tratamento inovadores de água e a comunicação e estratégias de marketing com o persona.Dissertação Melhoria de processo para análise de viabilidade em uma startup de hardware(2018-03-22) Sousa, Soraya Christiane Silva de; Correa, Edgard de Faria; ; ; Abreu, Carlos Alexandre Camargo de; ; Brandao, Gláucio Bezerra; ; Melo, Júlio César Paulino de; ; Alverga, Patrick Reinecke de;O presente texto visa apresentar uma melhoria na metodologia de gestão de negócio e análise de viabilidade de um produto em uma startup de hardware. Os processos levam em consideração inicialmente o canvas com o modelo de negócio construído, em seguida esse modelo será aplicado à análise fnanceira do plano de negócio, a fm de testar as proporcionalidades dos custos e antecipar possíveis problemas. O processo tem como foco a métrica de custos fnanceiros analisada em cada fase do projeto. A startup de hardware Potiguar Energy foi criada e utilizada, como projeto inicial, para validar os processos da metodologia. O trabalho traz como intuito criar um método fácil de análise através do cruzamento de dados de duas ferramentas conhecidas, canvas e plano de negócio, a fm de entender e planejar o empreendimento como um todo antes de tornar o projeto inviável em longo prazo.Dissertação RX Integra: metodologia para avaliação, priorização e integração de projetos inovadores(2018-08-24) Negreiros, Gileno Senna; Souza, Eduardo José Sande e Oliveira dos Santos; ; ; ; Abreu, Carlos Alexandre Camargo de; ; Matamoros, Efrain Pantaleon; ; Alverga, Patrick Reinecke de;As startups destacam-se meio aos demais empreendimentos dado seu foco em inovação e tecnologia, sendo valorizadas pela capacidade de dinamização da economia. Com o número crescente de projetos nos últimos anos, torna-se importante a criação de uma ferramenta que busque facilite avaliação e a interação entre as partes envolvidas nesse processo. Sendo assim, o presente estudo apresenta um modelo para avaliação e priorização de projetos e do nível de maturidade de startups, propondo a compilação de metodologias conhecidas, a fim de trazer maior agilidade nas relações entre startups, investidores, empresas e instituições. Esse método será disponibilizado em uma plataforma virtual com áreas distintas para cada segmento de usuário, de maneira interativa e personalizada.