Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e inovação
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e inovação por Autor "Acioly, Angélica de Souza Galdino"
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Dissertação VIRTEAL®: um sistema de realidade aumentada para a publicidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-31) Costa, Thiago Lima da; Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira; Dantas, Rummenigge Rudson; http://lattes.cnpq.br/1868960602254610; http://lattes.cnpq.br/8670475877813913; Medeiros, Henrique Rocha de; http://lattes.cnpq.br/7905026833909254; Acioly, Angélica de Souza GaldinoO formato tradicional de publicidade por meio da panfletagem, outdoors, busdoors, rádio e televisão, advindos de décadas do marketing de pouca interação com o indivíduo, esbarrou com o advento da internet que por sua vez atrelado com o avanço tecnológico dos computadores e dispositivos móveis (smartphones), nos apresenta soluções cada vez mais inovadoras e interativas. Com base nisto e com a evolução da Realidade Aumentada associada as câmeras dos celulares e a geolocalização, tendo o emprego do Sistema de Posicionamento Global (Global Positioning System - GPS), temos diversas possibilidades de explorar a publicidade com uma maior interatividade entre o usuário e a marca de um produto ou serviço, numa verdadeira simbiose entre o mundo virtual e o real. Ressalta-se também que determinados meios de publicidade geram resíduos sólidos que podem poluir o meio ambiente, como os papéis, mesmo estes sendo passíveis de reciclagem, além do impacto estético urbanístico causado pela apropriação de espaços que por ventura ofuscam a belezas naturais de uma determinada região. Assim sendo, o objetivo principal deste trabalho foi o desenvolvimento preliminar de um sistema móvel, ao molde de um protótipo, denominado VIRTEAL®, que permeou a pesquisa bibliográfica de conteúdos relevantes nas áreas de marketing e publicidade, subsequentemente a concepção da ideia inovadora da ferramenta, seguida do levantamento e análise inicial dos requisitos para assim ser feito o protótipo para dispositivos móvel, que a priori fora feito em JavaScript e que por fim deu-se na Plataforma AWE (Augmented Web Expirences), onde o intuito é de se publicar conteúdos relevantes e personalizáveis de áudio, vídeo ou imagens, para a divulgação ou comercialização de produtos ou serviços, com o emprego da Realidade Aumentada atrelada a geolocalização do usuário.