Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e inovação
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/24250
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e inovação por Autor "03420818459"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Dataviewer: ferramenta de análise de dados e os seus impactos na Educação 4.0(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-10-26) Montenegro, Luana Fernandes dos Santos; Santana Júnior, Orivaldo Vieira de; Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira; 03420818459; http://lattes.cnpq.br/8670475877813913; http://lattes.cnpq.br/5050555219716698; Medeiros, Henrique Rocha de; http://lattes.cnpq.br/7905026833909254; Silva, Igor Rosberg de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/0365481298500467; Bassani, Hansenclever de FrançaO objetivo deste trabalho consiste em uma especificação de uma ferramenta de análise de dados, transformando-os em informações relevantes para o processo de ensino e aprendizagem, através da utilização da Mineração de Dados Educacionais (MDE). Visando a personalização do contexto educacional e a oferta de conhecimento para tomada de decisões pedagógicas de forma estratégica, contribuindo com a educação 4.0. Para isso, foi realizada uma revisão da literatura, discussões com professores, levantamento e análise dos requisitos. Durante todo o processo foi utilizado o método Cross-Industry Standard Process of Data Mining (CRISP-DM). Os resultados evidenciaram que a ferramenta proposta pode contribuir com a educaçao 4.0. Através de MDE é possível identificar os perfis e predizer o desempenho dos alunos, com uma boa confiabilidade, antes da aplicação da avaliação da primeira unidade. Além disso, através da plataforma será possível disponibilizar conhecimentos de acordo com o objetivo dos diferentes atores educacionais, realizar avaliações diagnósticas e auxiliar no método de avaliação. Com isso será possível criar melhorias nas práticas educacionais que incentivem o aprendizado, aumentando a motivação e a retenção dos alunos nas disciplinas.