MNPEF - Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25956
Navegar
Navegando MNPEF - Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional por Autor "Candreva, Rodrigo dos Santos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Experimentos portáteis para aula sobre o vácuo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-01-20) Candreva, Rodrigo dos Santos; Feitosa, Carlos Chesman de Araújo; Lima, Alexsandro Pereira; http://lattes.cnpq.br/2452557056611320; http://lattes.cnpq.br/1150673024968512; http://lattes.cnpq.br/6076003747222204; Costa, Jefferson Soares da; https://orcid.org/0000-0002-9830-0495; http://lattes.cnpq.br/9175100603360900; Macedo Filho, Antônio deEste estudo visa à construção de um aparato experimental portátil e uma sequência didática como produto educacional para os professores a fim de suprir a ausência de estrutura das escolas, especificamente as públicas, que não possuem laboratório para realização da prática experimental voltada para o tema vácuo. A sequência didática tem fundamento na teoria da aprendizagem ativa ISLE. O professor da disciplina de Física, e autor desta pesquisa, aplicou a sequência didática. O estudo busca trazer contribuições para o ensino sobre o tema e sua relação com alguns fenômenos. A aplicação do produto (o aparato experimental e a sequência didática) ocorreu com alunos da 2ª série do Ensino Médio em Tempo Integral da Escola Estadual Augusto Xavier de Góis, localizada em Muriú, pertencente ao Município de Ceará-Mirim-RN, na disciplina de Física. A atividade teve uma duração de 6 aulas, considerando que cada aula possui 50 minutos. Os alunos receberam, tanto no pré quanto no pós-teste, explicações sobre os instrumentos a ser utilizados nas aulas, com base em experimentos qualitativos e quantitativos sobre vácuo, mostrando a sua aplicação tecnológica e, consequentemente, sua importância para nossas vidas. O produto didático alcançou a proposta em si da pesquisa, com eficiência, mostrando, assim, que houve uma aprendizagem significativa e participativa por parte dos discentes envolvidos.