MNPEF - Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional
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Navegando MNPEF - Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional por Autor "Câmara Neto, Calistrato Soares da"
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Dissertação Pirâmide "holográfica": uma introdução ao estudo da óptica no ensino fundamental(2018-08-22) Araújo, Emanuel Pereira de; Alves, Milton Thiago Schivani; ; ; Barreto, Ciclamio Leite; ; Câmara Neto, Calistrato Soares da;Somos a todo o momento bombardeados por novas tecnologias que nos permitem inúmeras façanhas, muitas delas inimagináveis décadas atrás. Neste cenário, a indústria cinematográfica fomenta ainda mais o imaginário popular ao exibir, por exemplo, hipotéticos hologramas interativos nos filmes de ficção científica e de super-heróis. Além dos cinemas, também podemos encontrar menção aos hologramas em diversos outros cenários (eventos de premiação, campanhas de marketing e eleitorais, shows de música, dentre outros), alguns destes se utilizam de dispositivos vulgarmente denominados pirâmides “holográficas”. Essas pirâmides podem fornecer a nítida impressão de que o espectador está observando um objeto real e tangível. Todavia, conforme discutimos nessa dissertação, a maioria destas referências às imagens holográficas estão equivocadas, ou seja, além de não serem hologramas de fato, não passam de imagens bidimensionais. Isso pode gerar excelentes oportunidades educacionais para o debate sobre temáticas referentes a ilusões de óptica e o que são os hologramas, especialmente quando nos atentamos para a transição da curiosidade ingênua do indivíduo em uma curiosidade epistemológica. Desse modo, desenvolvemos um produto educacional por meio de uma sequência didática para a introdução ao estudo da óptica no ensino fundamental. Tomamos como ponto de partida a construção de uma pirâmide “holográfica” quadrangular e investigamos seu princípio físico de funcionamento. A sequência didática foi estruturada de acordo com os três momentos pedagógicos (problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento) desenvolvidos por Demétrios Delizoicov e que possuem bases educacionais freirianas. Mediante a aplicação da sequência didática, evidenciamos os principais resultados, entraves, expectativas e geramos o produto educacional final incluindo sugestões de aplicações nos demais níveis de escolaridade. Dentre os resultados alcançados, destacamos aspectos lúdicos identificados nas pirâmides “holográficas” que favoreceram a introdução de conceitos básicos da óptica e da matemática no ensino fundamental, assim como a imersão em diversos fatores da construção científica, a exemplo da formulação e verificação de hipóteses e a coleta e interpretação de dados.