MNPEF - Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25956
Navegar
Navegando MNPEF - Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional por Autor "Azevedo Filho, Janilson Simões de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação A astronomia observacional no ensino médio integral: uma proposta para o ensino de física(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-27) Azevedo Filho, Janilson Simões de; Ferreira, Flávia Polati; http://lattes.cnpq.br/4209117387967608; http://lattes.cnpq.br/5223752542775710; Costa, Jefferson Soares da; Carvalho, Tassiana Fernanda Genzini deDesde os primórdios, a observação do céu despertou fascínio em diversas civilizações, unindo perspectivas filosóficas, históricas e científicas. No entanto, a astronomia observacional na educação básica enfrenta desafios, como a formação de professores e a falta de materiais acessíveis. Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver, implementar e avaliar um produto educacional baseado em atividades práticas para o ensino de física por meio da astronomia observacional. Inspirado nos pressupostos de Paulo Freire e na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos, o material inclui atividades que seguem as etapas de problematização, organização do conhecimento e aplicação prática, envolvendo a observação do céu e promovendo uma vivência guiada dos fenômenos celestes. O produto foi aplicado em uma turma da segunda série do ensino médio em tempo integral, com a participação de 25 estudantes. Os dados foram coletados por meio de questionários, que indicaram elementos capazes de demonstrar que a abordagem da observação do céu, por meio de atividades práticas, favoreceu o engajamento dos estudantes, estimulando a curiosidade epistemológica e relacionando conceitos de física com elementos do cotidiano. Espera-se que o produto educacional contribua para novas práticas de ensino de astronomia vivenciáveis, que fortaleçam o aprendizado de conceitos científicos, bem como o desenvolvimento de habilidades críticas e observacionais por meio de atividades práticas.