PPGGIS - Programa de Pós-Graduação em Gestão e Inovação em Saúde
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Navegando PPGGIS - Programa de Pós-Graduação em Gestão e Inovação em Saúde por Autor "Araújo Filho, Irami"
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Dissertação Análise da implementação de inovação na triagem neonatal fonoaudiológica(2018-11-29) Monteiro, Luiza Aline Costa; Brazorotto, Joseli Soares; ; ; Araújo Filho, Irami; ; Balen, Sheila Andreoli; ; Rego, Amalia Cinthia Meneses do;A triagem neonatal é realizada para a prevenção de possíveis agravos à saúde do bebê, favorecendo tratamentos precoces que diminuirão ou eliminarão fatores que possam prejudicar o seu desenvolvimento típico. Entre as cinco triagens atualmente empregadas, os testes da orelhinha e da linguinha são executados pelo fonoaudiólogo. Apesar de assegurados por lei, sua cobertura ainda é inferior à recomendada em território nacional e o fluxo para a otimização de recursos e o acompanhamento das condições de saúde do bebê nem sempre está estabelecido. No âmbito da saúde pública, as falhas de cobertura e de gestão da informação das triagens neonatais geram impactos negativos permanentes para toda a população, com consequências para as esferas econômica e de desenvolvimento do país. Considerou-se, pois, importante descrever e analisar a implementação de mudanças no processo de trabalho fonoaudiológico no setor de Triagem Neonatal Fonoaudiológica de uma maternidade da Rede Ebserh, objetivo principal deste trabalho. Por meio de uma pesquisa do tipo analítica, descritiva e de abordagem quanti-qualitativa que foi organizada em três fases: a análise da literatura por meio de revisão integrativa, simultaneamente à organização dos dados obtidos com a implementação de inovações no fluxo de trabalho fonoaudiológico na triagem neonatal; a criação de um software para a informatização de todo o processo de triagem fonoaudiológica na referida maternidade, e, na terceira etapa, a realização de um survey para conhecer a realidade da triagem fonoaudiológica neonatal na Rede Ebserh. Foram obtidos como resultados quatro produtos apresentados à comunidade científica (2 artigos e 1 capítulo de livro), bem como ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial, para o registro do software denominado HERA. Conclui-se que os produtos apresentados contribuíram para o estabelecimento da inovação implementada na maternidade em questão, bem como apresentam potencial para promover melhorias aos serviços de triagem fonoaudiológica neonatal.Dissertação Empoderamento do paciente na redução de eventos adversos em um hospital universitário(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-14) Alves, Valdelanda de Paula; Brazorotto, Joseli Soares; Araújo Filho, Irami; http://lattes.cnpq.br/1001272104700612; Oliveira, Hadelândia Milon de; Dias, Aline de Pinho; Costa, Maria Cláudia Medeiros Dantas de Rubim; Balen, Sheila AndreoliIntrodução: Eventos Adversos (EA) são qualquer ocorrência desfavorável ao paciente e que não tem necessariamente relação causal com o tratamento, sendo considerado um marcador da qualidade de atendimento prestado pela equipe de saúde. Observa-se a necessidade de esclarecer as evidências sobre o efeito da educação do paciente na redução dos eventos adversos, bem como a realização de estudos nacionais a este respeito. O diagnóstico situacional no HUGV/AM, no período entre 2015 a 2018, contabilizou um total de 749 eventos adversos, deste um óbito, denominado Never Events, um evento que não era para acontecer (VIGIHOSP, 2016), o que levou à proposição desta pesquisa. Objetivos: a) identificar, por meio de revisão sistemática da literatura, se o empoderamento do paciente reduz os eventos adversos durante a hospitalização; b) conhecer a percepção dos profissionais do HUGV/AM sobre o empoderamento do paciente na prevenção de eventos adversos; c) analisar o efeito de uma intervenção com tecnologia leve na rotina da equipe na redução de eventos adversos; d) produzir um roteiro de vídeo educativo que deverá ser veiculado via Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde - AVASUS. Método: pesquisa de método misto composta por: a) Estudo 1 - estudo de revisão sistemática da literatura para o qual foi utilizado o protocolo específico com base no checklist PRISMA-P. As estratégias de busca foram aplicadas nos bancos de dados (Cochrane, Lilacs, PubMed, Scopus e Web of Science) e na literatura cinzenta (Google acadêmico, Open Gray e ProQuest Dissertations and Thesis). O risco de viés foi avaliado por meio das ferramentas ROBBINS-I (estudos não randomizados) e RoBS 2 (estudos randomizados) e foi realizada a metaanálise dos dados. b) Estudo 2 – pesquisa aplicada do tipo estudo de caso, transversal, exploratória-analítica; c) Estudo 3 - pesquisa aplicada, de estudo de caso com intervenção por meio de tecnologia leve, que contou com a inserção de 3 perguntas sobre o empoderamento do paciente frente aos eventos adversos no formulário da rotina dos profissionais. Participaram dos estudos 2 e 3 os profissionais que atuaram na assistência de pacientes adultos internados na clínica médica do HUGV/AM. d) Estudo 4 - pesquisa metodológica para o desenvolvimento de roteiro do vídeo. Foram realizadas análises quantitativas descritivas e inferenciais e qualitativas dos dados obtidos nos estudos. Resultados: a) Estudo 1 - aplicados os critérios de inclusão/exclusão 4 artigos que abordavam o EA “Quedas” restaram para análise final na revisão sistemática, que demonstrou que a educação ao paciente possui evidência científica para seu emprego na redução destes eventos adversos; b) Estudo 2 – os profissionais do HUGV/AM referiram que o empoderamento do paciente é importante para a prevenção de eventos adversos, no entanto há que se trabalhar com a equipe o melhor conhecimento dos protocolos de segurança do paciente, bem como sensibilizá-los para o cuidado centrado na pessoa; c) Estudo 3 - analisados os dados pré e pós intervenção no formulário da rotina dos profissionais, houve diferença estatisticamente significativa na redução dos eventos adversos de identificação do paciente e de quedas, mas não nos eventos de lesão de pele e administração de medicamentos; d) Estudo 4 - após a revisão do roteiro, o mesmo encontra-se apto e será utilizado para a produção de material educativo via AVASUS. Conclusão: O empoderamento do paciente e de seu acompanhante reduz os efeitos adversos durante a internação e a proposição de intervenções com tecnologia leve, como a inserção das perguntas no formulário de segurança do paciente e o vídeo educativo representam uma possibilidade de baixo custo para a minimização de eventos adversos no HUGV/AM, que pode ter escalabilidade para outros hospitais. Como desfecho síntese do estudo fica claro para que as mudanças ocorram em relação aos eventos adversos dentro dos hospitais, se faz necessários uma reabordagem com todas as categorias profissionais, enfatizando sobre o papel de cada um para com a segurança do paciente, difundindo os protocolos instituídos, o básico, e atuar de forma a considerar sobre a importância do paciente pela segurança do paciente, atuando como parceiros em seus cuidados, atuando como possíveis barreiras para evitar os eventos adversos.Dissertação Inovação no processo de incorporação de tecnologias em saúde para a Rede Ebserh(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-13) Lima, Rigeldo Augusto; Brazorotto, Joseli Soares; Araújo Filho, Irami; http://lattes.cnpq.br/3975706297235540; http://lattes.cnpq.br/8038447445698925; http://lattes.cnpq.br/5405057166521128; Noronha, Elza Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2821908253556703; Taveira, Karinna Verissimo Meira; http://lattes.cnpq.br/0851971851975853; Costa, Maria Cláudia Medeiros Dantas de Rubim; http://lattes.cnpq.br/6472536626945111; Arrais, Ricardo Fernando; http://lattes.cnpq.br/8440147955869198A incorporação de tecnologias em saúde é um tema central nas preocupações de vários países atualmente, em virtude de seu impacto econômico e para a qualidade de vida das populações. Destaca-se o fato de que no Brasil os hospitais universitários são os principais atores envolvidos na efetiva incorporação de tecnologias para o cuidado em saúde. Observa-se que, embora tenha ocorrido um avanço importante neste aspecto no Brasil nos últimos anos, a incorporação de tecnologias em saúde no âmbito hospitalar ainda carece de um modelo de fluxo estruturado e funcional. Dado que a rede Ebserh é responsável pela gestão de 40 Hospitais Universitários em todas as regiões do país, conhecer sua realidade na incorporação de tecnologias é imprescindível para a proposição de um novo fluxo para a incorporação. O objetivo deste trabalho foi elaborar um processo de incorporação de tecnologias em saúde para a Rede Ebserh. Trata-se de um estudo aplicado, observacional, transversal, com pesquisa exploratória documental e de campo, sob uma abordagem descritiva analítica, com tratamento dos dados quantitativo e qualitativo. Para embasar a geração do produto principal, a pesquisa foi desenhada em 03 etapas distintas: etapa 1 - avaliação documental da comissão de padronização de produtos para saúde do Hospital Universitário de Brasília da Universidade de Brasília (HUB-UnB) e a análise da documentação nacional e da literatura no assunto, gerando um artigo científico publicado; etapa 2 – realização de um questionário semiestruturado às 40 filiais Ebserh para a execução de um diagnóstico situacional da Rede e etapa 3 - realização de grupo focal com os membros das Comissões de Padronização de Produtos para a Saúde (CPPS) e Farmácia Terapêutica (CFT) do HUB-UnB, fases que alicerçaram a proposição do modelo de fluxo de incorporação de produtos para a saúde, aqui apresentado como um dos produtos gerados. Como resultados, constatou-se que a incorporação de tecnologias em saúde nos Hospitais Universitários (HU´s) estudados ocorre de maneira desigual, não há rede estabelecida entre as filiais e nem todas possuem as condições para que a incorporação de produtos para a saúde ocorra de maneira efetiva, com destaque para a ausência do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) em mais da metade dos HU´s pesquisados. Concluiu-se, a partir da análise cumulativa e comparativa da literatura, dos documentos e dos dados da pesquisa de campo realizada que o novo fluxo proposto em formato de guia, composto por todas as etapas e documentações necessárias pode respaldar o processo de incorporação de tecnologias no âmbito hospitalar, destacando-se este dispositivo como uma contribuição à rede Ebserh, modelo este, escalável para outras instituições hospitalares em nosso país.Dissertação Proposta de um sistema de informação que potencialize a comunicação digital da Rede Ebserh - o WEBserh(2018-11-27) Aguiar, Danielle Campos de; Araújo Filho, Irami; Lins, Hertz Wilton de Castro; ; ; ; Rego, Amalia Cinthia Meneses do; ; Balen, Sheila Andreoli;A pesquisa propõe um aplicativo agregador e distribuidor de conteúdo para os 40 Hospitais Universitários Federais (HUF) administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), chamado WEBserh. Parte da necessidade de fortalecer as estratégias de comunicação organizacional em rede, atendendo à legislação vigente, que assegura a divulgação de informações quanto ao potencial dos serviços de saúde e à sua utilização pelo usuário. Amplia seu alcance propondo o uso na disseminação de informações aos estudantes, professores e profissionais de saúde destes estabelecimentos. A metodologia consta de pesquisa bibliográfica e entrevista que endossam a insuficiência dos atuais canais de comunicação para este fim e o crescimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na saúde. Como resultado, espera-se melhorar a integração das informações destes HUF entre si, com seus colaboradores, usuários e demais interessados. O WEBserh visa ainda diminuir a sensação de tempo de espera do paciente nos hospitais e promover a educação em saúde, contribuindo na prevenção e no tratamento de doenças. Aos colaboradores dos hospitais, o WEBserh representará um novo canal de acesso às informações e diretrizes corporativas, disseminando e alinhando conhecimentos sobre gestão, capacitação e assistência de forma ágil e capilarizada.Dissertação Sistematização da assistência de enfermagem na rede federal de hospitais filiados a EBSERH(2018-11-27) Campos, Eliseu da Costa; Araújo Filho, Irami; ; ; Rego, Amalia Cinthia Meneses do; ; Lins, Hertz Wilton de Castro; ; Balen, Sheila Andreoli;Introdução: A EBSERH, foi criada com o objetivo de administrar os hospitais universitários federais de todo o Brasil. Um grande desafio é aplicar o conceito de rede de hospitais em um país caracterizado pelas diferenças culturais. Através da Resolução 358/2009, o COFEN determina a implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), como incumbência privativa do enfermeiro e ressalta a sua importância e obrigatoriedade. Problema: É preciso normatizar, padronizar e implementar efetivamente a SAE nos hospitais de rede. Existem dificuldades na aplicação do Processo de Enfermagem (PE) que devem ser compreendidas e superadas. Metodologia: Foi desenvolvido um curso utilizando ferramentas como vídeos, infográficos e referencial teórico atual, onde se abordam aspectos éticos, legais e profissionais do enfermeiro. O curso também trabalha a motivação promovendo reflexões sobre situação atual e futura da profissão. Resultados: Uma proposta de atualização do conhecimento dos profissionais, utilizando meios eletrônicos, aplicativos e sistemas integrados, de maneira a conscientizar o profissional sobre a importância do PE, facilitando sua aplicação, reduzindo o volume de impressos e padronizando as ações de enfermagem. Conclusão: A difusão do conhecimento, formação profissional continuada e novas tecnologias, proporciona uma assistência de qualidade, trazendo benefícios ao cliente, valorizando a enfermagem e beneficiando a EBSERH na prestação de serviços de excelência aos usuários do SUS, além da formação de pessoal altamente qualificado no âmbito dos Hospitais Universitários geridos pela EBSERH.Dissertação Surgery Remember: ferramenta de mitigação das suspensões cirúrgicas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-18) Souza, Danielly Acioli Galvão de; Araújo Filho, Irami; Brazorotto, Joseli Soares; ; http://lattes.cnpq.br/8038447445698925; ; http://lattes.cnpq.br/3975706297235540; ; http://lattes.cnpq.br/2833594763214063; Paiva, Aldair de Sousa; ; http://lattes.cnpq.br/9018480223151192; Rego, Amalia Cinthia Meneses do; ; http://lattes.cnpq.br/3240686272929972; Arrais, Ricardo Fernando; ; http://lattes.cnpq.br/8440147955869198; Souza, Ricardo Pires de; ; http://lattes.cnpq.br/6380923718767667O uso de telefones celulares tem aumentado drasticamente. Essa mudança na forma de comunicação entre os indivíduos fornece um grande potencial para o envolvimento no cuidado do paciente, apoiando o seu autogerenciamento e promovendo responsabilidade compartilhada com os serviços de saúde. Melhorar a comunicação facilita o cumprimento dos procedimentos programados e reduz as suspensões cirúrgicas. Dessa forma, o objetivo desse trabalho consistiu em desenvolver uma ferramenta de comunicação denominada Surgery Remember@ para mitigar as suspensões cirúrgicas por absenteísmo do paciente. Trata-se de um estudo de produção tecnológica dividido em quatro capítulos: revisão da literatura, análise do perfil administrativo do hospital em estudo, desenvolvimento do software e mapeamento de processo para implementação do Surgery Remember@. Considerando a problemática do absenteísmo como principal causa de suspensão cirúrgica institucional, nos últimos três anos, o desenvolvimento desse sistema visa reduzir os cancelamentos de cirurgias. O envio de mensagens três dias antes do procedimento cirúrgico possibilita a substituição de pacientes no caso da confirmação do não comparecimento, otimizando os recursos humanos e materiais do centro cirúrgico. A confirmação da realização da consulta pré-anestésica também é positiva, no sentido da verificação da melhoria da assistência perioperatória. Portanto, além de ser viável e de fácil implementação, o software desenvolvido possibilita o acréscimo de outras funcionalidades de acordo com a necessidade, demonstrando ser favorável na resolução da problemática exposta.