PPGGIS - Programa de Pós-Graduação em Gestão e Inovação em Saúde
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Navegando PPGGIS - Programa de Pós-Graduação em Gestão e Inovação em Saúde por Autor "Andrade, Filomena Marques Queiroz de"
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Dissertação Desenvolvimento de módulo educacional on-line para profissionais que atuam nos Núcleos Internos de Regulação dos estabelecimentos assistenciais de saúde brasileiros(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-25) Andrade, Filomena Marques Queiroz de; Cortez, Lyane Ramalho; Morais, Antônio Higor Freire de; https://orcid.org/0000-0002-5096-9800; http://lattes.cnpq.br/3851476293314525; https://orcid.org/0000-0001-9309-7478; http://lattes.cnpq.br/9678946190136410; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; https://orcid.org/0000-0002-9216-8593; http://lattes.cnpq.br/3181772060208133; Souza, Gustavo Fontoura de; Souza, Talita Araújo deNo Brasil, bem como em outros países, surgem termos organizacionais na saúde, quase que permanentemente. Dentre os termos surgidos no final da década passada estão o Núcleo Interno de Regulação (NIR) e a Central de Regulação (CR), que passaram rapidamente por agências governamentais, regulamentando suas praticidades. No entanto, após aproximadamente quatro décadas, ainda existem poucos recursos educacionais a esse respeito, tanto nas instâncias governamentais, quanto nas particulares. Assim, diante do cenário nacional atual, o presente trabalho foi destinado a produzir um curso, com vistas a contribuir na formação e capacitação dos profissionais de saúde que atuam nos Núcleos Internos de Regulação. A pesquisa trata-se de uma abordagem qualitativa, desenvolvida através de uma pesquisa-ação que tem como principal característica a intervenção. É desenvolvida em regime cooperativo entre pesquisador e participantes, ao avaliar o problema ou fenômeno coletivo investigado. Durante os anos de 2019 a 2021, foram realizadas visitas nos Núcleos Internos de Regulação das unidades hospitalares que estão sob gestão do estado do Rio Grande do Norte. Ao todo foram visitados 12 hospitais e, através de reuniões realizadas com as equipes das unidades hospitalares, foram identificadas deficiências e dificuldades. A partir do levantamento das dificuldades de formação do trabalho, foi produzido um módulo educacional que será disponibilizado na plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde. O módulo é composto por duas unidades, cada unidade contém três aulas, com carga horária total de 15 horas. O módulo seguiu o fluxo de novos cursos desenvolvido pela equipe de Educação e Comunicação do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O produto final é um curso com conteúdos educativos, de forma linear e unidirecional para o público alvo. Observa-se conclusivamente que, assim como os poucos recursos educacionais sobre o núcleo interno de regulação e a central de regulação, também há uma escassez na compreensão prática do desempenho da interface entre essas duas entidades. Portanto, é necessário implementar novas medidas para abordar essa questão.