CCS/HUOL - Residência Multiprofissional em Atenção a Saúde da Criança
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Navegando CCS/HUOL - Residência Multiprofissional em Atenção a Saúde da Criança por Autor "Azevedo, Ana Teresa Leiros de"
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TCC Aspectos psicossociais da fibrose cística em crianças e adolescentes: uma revisão integrativa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-12) Loureiro, Letícia Thereza Brito; Azevedo, Ana Teresa Leiros de; Silva, Fabiana Lima; Bulhões, Élida Raquel Freitas NeriA Fibrose Cística é uma doença rara, crônica, progressiva, genética, de caráter autossômico recessivo e de complexo tratamento. Com isso, este estudo teve como objetivo revisar as publicações que abrangem aspectos psicossociais da Fibrose Cística em crianças e/ou adolescentes. O método consiste na revisão integrativa de literatura, utilizando-se as bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Google Acadêmico, nos idiomas português e inglês, entre 2017 e 2022. Foram avaliados seis estudos, nos quais foi possível observar como o impacto emocional do tratamento pode ser diferente para pacientes e pais/cuidadores; como sintomas psicológicos podem influenciar no autogerenciamento da doença; como a idade mais avançada é preditora de declínio da qualidade de vida; como a imagem corporal pode ser afetada negativamente na FC. Ainda, percebeu-se a importância da rede de apoio, idealmente integrada por família, amigos, escola e equipe multidisciplinar, favorecendo a adaptação mais adequada à vivência da doença crônica. Não foi verificada conformidade quanto à distribuição da doença entre os sexos e nem correlações entre condições socioeconômicas e qualquer nuance no contexto da FC. Foi constatada uma escassez de publicações em que o foco seja a criança ou o adolescente com a doença e um interesse no tema presente no âmbito acadêmico. Reforça-se a complexidade do assunto e a relevância de mais pesquisas, a fim de contribuir na viabilização de intervenções e práticas de todas as pessoas envolvidas nessa conjuntura.TCC Brinquedo terapêutico instrucional: o brincar sob a perspectiva da enfermagem de um ambulatório pediátrico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-23) Melo, Francisca Andreza de Melo; Oliveira, Jonas Sami Albuquerque de; https://orcid.org/0000-0003-0303-409X; http://lattes.cnpq.br/4740097927047538; https://orcid.org/0000-0002-6622-4723; http://lattes.cnpq.br/0703529177053270; Veras, Telma de Fátima Vitaliano da Silva; http://lattes.cnpq.br/1754308200218579; Azevedo, Ana Teresa Leiros de; https://orcid.org/0000-0003-0597-7630; http://lattes.cnpq.br/4203323959404143Introdução: O Brinquedo Terapêutico Instrucional é considerado uma modalidade lúdica do brincar, muito utilizada no contexto hospitalar, pois possibilita o alívio da ansiedade gerada por experiências atípicas decorrentes da hospitalização, na qual auxilia o adulto a explicar, de forma simples e clara, o que acontecerá com ela, frente a procedimentos invasivos ou não. Considerando a lacuna na produção científica relativa a utilização do BTI no contexto ambulatorial, este estudo justifica-se e reveste-se na necessidade de obter informações sobre a utilização do brinquedo terapêutico instrucional como instrumento de cuidado. Objetivos: Objetiva-se descrever o uso do Brinquedo Terapêutico Instrucional na assistência à saúde de crianças atendidas no Ambulatório de Pediatria de um hospital universitário. Metodologia: pesquisa exploratória descritiva, através da realização de entrevista semiestruturada à equipe de enfermagem atuantes no ambulatório de pediatria do Hospital Universitário Onofre Lopes, durante o período de novembro/2024. Foi utilizado o software Atlas.Ti 25 para auxiliar na categorização das falas e realizada análise sob a visão de Bardin. Resultados e discussão: Participaram 10 profissionais, nas quais os achados puderam ser divididos em duas principais categorias: Impactos positivos, abordando a inovação e benefícios para criança, pais e profissionais; e em desafios e limitações, sendo subcategorizadas em faixa etária, resistência da equipe e tempo e recursos. Conclusão: O uso do Brinquedo Terapêutico Instrucional demonstrou benefícios significativos no alívio da ansiedade das crianças e na melhoria do processo de trabalho da equipe de enfermagem. No entanto, foram encontrados desafios que devem ser superados para otimizar o uso desta prática e aprimorar a assistência pediátrica.TCC Comunicação de más notícias por enfermeiros em pediatria: revisão de escopo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-25) Rosado, Viviane Layse Silva; Silva, Carlos Jordão de Assis; https://orcid.org/0000-0002-3146-1518; Silveira, Bruna Ruselly Dantas; Azevedo, Ana Teresa Leiros deIntrodução: A comunicação de más notícias se configura como um desafio na saúde, tornando-se uma tarefa desafiadora para quem precisa desempenhá-la, inclusive por enfermeiros no contexto pediátrico. Objetivo: Mapear as características da comunicação de más notícias por enfermeiros em pediatria. Método: Trata-se de uma revisão de escopo desenvolvida entre Março e Maio/2024, que se propõe a responder a seguinte questão de pesquisa: “Como se caracteriza a comunicação de más notícias por enfermeiros em pediatria?”. A busca foi desenvolvida em seis bases de dados, uma biblioteca virtual e sete repositórios de teses e dissertações. As buscas realizadas foram exportadas para a ferramenta Rayyan Intelligent Systematic Review, por dois revisores de forma independente e cegada, e, nos casos de divergências, essas foram resolvidas por um terceiro revisor. A coleta de dados foi realizada mediante a utilização de um instrumento padronizado adaptado do Cochrane Data collection form. Os achados foram apresentados de forma descritiva, sintetizados através de ilustrações e analisados conforme literatura científica pertinente à temática. Resultados: Foram incluídos 31 estudos publicados principalmente no ano de 2018 e do Reino Unido. As características da comunicação de más notícias por enfermeiros em pediatria quanto as estratégias utilizadas foram majoritariamente: comunicação de acordo com o nível de desenvolvimento cognitivo/maturidade e conhecimentos prévios/questionamentos da criança/adolescente, e utilização do lúdico. Em relação às facilidades, destacou-se a existência/colaboração de uma equipe multi/interprofissional e o maior tempo que o enfermeiro passa com o paciente em comparação aos demais profissionais. Concernente às dificuldades, a mais predominante foi a falta de conhecimento, preparo, confiança, experiência e/ou segurança. Além disso, apoiar/acolher/encorajar família e/ou equipe foi a atuação do enfermeiro mais citada nos estudos. Conclusão: a comunicação de más notícias por enfermeiros em pediatria deve acontecer de acordo com o nível de desenvolvimento cognitivo e maturidade da criança e adolescente, além dos conhecimentos prévios e questionamentos dos mesmos, apropriando-se do lúdico. A maior quantidade de tempo que o enfermeiro fica com o paciente e seus cuidadores facilita e oportuniza a criação vínculo e confiança mútua. Entretanto, a falta de conhecimento, preparo, confiança, experiência e/ou segurança reflete de forma extremamente negativa na qualidade da assistência do enfermeiro e em seu envolvimento no processo.TCC Diagnóstico crônico infantojuvenil e a perceção familiar: uma revisão integrativa de literatura(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-21) Maria, Cláudio Victor da Costa; Azevedo, Ana Teresa Leiros de; AZEVEDO, A. T. L.; http://lattes.cnpq.br/4203323959404143; MARIA, C. V. C.; http://lattes.cnpq.br/1561876417944878; CAVALCANTE, Fernanda Lúcia Nascimento Freire; http://lattes.cnpq.br/7631098123374569; RODRIGUES, Senadaht Barbosa Baracho; http://lattes.cnpq.br/2683710015746565Objetivo: Compreender os sentidos atribuídos pelos familiares ao diagnóstico de doença crônica em crianças e adolescentes. Método: revisão integrativa de literatura nas bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PEPSIC), Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS) e a Scientific Electronic Library Online (Scielo). As buscas foram realizadas no segundo semestre de 2022, utilizando como critérios de inclusão: Artigos dos últimos 5 anos - 2017 a 2022 -, de língua portuguesa, completos e disponibilizados de maneira gratuitamente nas plataformas de pesquisa. Com os seguintes descritores a partir dos operadores booleanos AND e OR: Doença crônica - Crianças, Doença crônica - Crianças - Diagnóstico, Doença Crônica - Crianças - Família, Doença Crônica - Adolescente - Família, Doença Crônica - Diagnóstico - Adolescente. Síntese de dados: dos 295 artigos inicialmente avaliados, 18 fomentam a síntese descritiva. As temáticas dos artigos foram agrupadas e apresentadas na discussão a partir de 3 subtópicos. Conclusão: o impacto do adoecimento crônico inicia no pré-diagnóstico e no percurso da família no sistema de saúde. Traz mudança no seio familiar e no meio social e necessidade de readaptação. O percurso é desgastante e fragmentado, implica em condenação moral das equipes em relação a família, cobranças dos familiares e descrença em relação à própria função materna. Associado observa-se que o desgaste físico, psicológico e sobrecarga é maior em mulheres.TCC Histórias em quadrinhos: uma proposta lúdica para adesão terapêutica em pediatria(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-26) Oliveira, Matheus Cardoso de; Cabral, Cynthia Hatsue Kitayama; http://lattes.cnpq.br/1859284385655146; http://lattes.cnpq.br/7168141373741038; Azevedo, Ana Teresa Leiros de; Medeiros, Katarine Florêncio deA pediatria é a especialidade médica dedicada à saúde de crianças e adolescentes, focada na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças e no acompanhamento do desenvolvimento físico, emocional e social desses indivíduos. Condições complexas como a fibrose cística e a síndrome nefrótica primária exigem abordagens multiprofissionais e frequentemente envolvem cuidados paliativos para melhorar a qualidade de vida de pacientes com doenças crônicas graves. No contexto dos cuidados paliativos, ferramentas inovadoras, como o brinquedo terapêutico, têm sido utilizadas para ajudar os pacientes a compreenderem suas condições de saúde. Dessa forma, as histórias em quadrinhos (HQ), representando um formato de brinquedo terapêutico do tipo instrucional, buscam contribuir com a adesão a procedimentos e tratamentos em pediatria, pois são instrumentos utilizados para facilitar a comunicação, promovendo autonomia e humanização do cuidado. Este trabalho teve como objetivo desenvolver histórias em quadrinhos que abordem as doenças: fibrose cística e síndrome nefrótica, além dos cuidados paliativos em pediatria, buscando contribuir com a adesão terapêutica envolvendo doenças crônicas e o bem-estar infantil, ressignificando experiências desafiadoras por meio de narrativas envolventes.