Programa de Pós-Graduação em História
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Navegando Programa de Pós-Graduação em História por Autor "Andrade Júnior, Lourival"
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Dissertação "Experiências de inverno": a prática do roubo de santo e a sacralização de espaços sertanejos em comunidades rurais de Pombal-Paraíba (1950-2015)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-06-18) Sousa, Emerson José Ferreira de; Sales Neto, Francisco Firmino; http://lattes.cnpq.br/3836760295812952; Andrade Júnior, Lourival; http://lattes.cnpq.br/2227836576507822; Santos, Magno Francisco de Jesus; http://lattes.cnpq.br/9046069221784194; Rocha, Raimundo Nonato Araújo da; http://lattes.cnpq.br/2731237954780451; Melo, Rosilene Alves de; http://lattes.cnpq.br/9242930558858891Este trabalho investiga como o roubo de santo, prática realizada em prol das chuvas no Nordeste, constitui os sertões como espaços sagrados. A partir do roubo de imagens católicas, em especial a do padroeiro das chuvas, São José, em comunidades rurais do munícipio de Pombal, analisamos essa experiência de inverno, seus significados e interesses cotidianos para compreendermos a sacralização dos espaços rurais no sertão paraibano. No campo teórico – com base em Certeau (1998), Segaud (2016), J. Assmann (2016), A. Assmann (2011), Dubar (2006), Hall (2006), Tuan, (1983), Hobsbawm (1997), Geertz (2008), Ingold (2012), Descola (2015), Haesbaert (2007) e Zambrano (2001) – a pesquisa operacionaliza os conceitos de espaço, memória, identidade, experiência, tradição e território, a fim de perscrutar os aspectos socioculturais mobilizados junto à prática para configurar essa espacialidade sertaneja. Como metodologia, a partir das análises de Meihy e Holanda (2011) e Delgado (2006), utilizamos a história oral para analisar as memórias em torno dessa prática religiosa, constituídas pelas narrativas daqueles que vivenciam o cotidiano local, percebendo como essas memórias atuam na formação de espaços da recordação e estabelecem identidades que territorializam as vivências sociorreligiosas nessas localidades. A análise iconológica de imagens e de artefatos da fé ligados ao roubo, baseada em Meneses (2003), e a apreciação de documentos escritos a respeito da vida de pessoas que ali habitaram complementam o aporte metodológico da pesquisa. Portanto, ao evidenciarmos que o roubo de santo ressignificou saberes, memórias e identidades comunitárias, constatamos que os sertões estudados constituem espacialidades sagradas.