CCSA - TCC - Administração
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Navegando CCSA - TCC - Administração por Autor "0000-0001-8608-0029"
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TCC Análise da influência dos desastres ambientais de Mariana e Brumadinho no retorno financeiro das ações da companhia Vale S.A(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-07) Herculano, Yggor Ramos Arruda; Carvalho, Valdemir Galvão de; http://lattes.cnpq.br/5422479849198033; Carvalho, Valdemir Galvão de; http://lattes.cnpq.br/5422479849198033; Araújo, Gabriel Martins de; http://lattes.cnpq.br/1377239441006821; Felipe, Israel José dos Santos; 0000-0001-8608-0029; http://lattes.cnpq.br/4608734331831234Esta pesquisa tem por objetivo analisar a influência dos desastres ambientais de Mariana e Brumadinho no retorno financeiro das ações da companhia Vale S.A. A fim de identificar por meio dos anúncios de fatos relevantes como os desastres de Mariana e Brumadinho e a recente notícia da penalidade de quase R$ 38 bilhões à companhia. A pesquisa é de natureza quantitativa e qualitativa. Os períodos de amostra analisados foram de até 10, 20 e 30 dias antes e depois de cada acontecimento, levando em consideração os fechamentos diários do valor das ações da Vale S.A. O retorno foi calculado através da forma logarítmica. O levantamento do referencial teórico foi realizado nos sites do Catálogo de Teses & Dissertações da CAPES e do Periódicos CAPES. Para analisar os dados coletados das ações, inicialmente foi realizado um estudo de estatística descritiva para cada um dos fatos relevantes. Além disso, foi realizado o estudo dos eventos pelo teste de Chow e os testes de diferenças de médias; Os resultados sugerem que apenas para uma janela de 10 dias antes e após o desastre de Mariana pode-se dizer que há diferença estatística significante do retorno das ações, resultado que foi corroborado pelo teste T. Enquanto que o teste de diferença de médias de Wilcoxon não rejeitou a hipótese de que as medianas dos grupos são iguais e de que a diferença entre a mediana é zero para o caso de Brumadinho - MG e para o fato relevante referente ao acordo de 38 Bilhões referentes aos reparos no caso de Brumadinho – MG.TCC Educação financeira nas escolas: um estudo sobre a aplicação da estratégia nacional de educação financeira (ENEF) com professores das escolas públicas de Vera Cruz/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-08) Pereira, Cínthia Anielly de Lima; Carvalho, Valdemir Galvão de; http://lattes.cnpq.br/5422479849198033; http://lattes.cnpq.br/4405361062783133; Felipe, Israel José dos Santos; 0000-0001-8608-0029; http://lattes.cnpq.br/4608734331831234; Filho Araújo, Gabriel Martins de; 0000-0003-0520-374X; http://lattes.cnpq.br/1377239441006821Este trabalho investigou o domínio da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) entre professores do ensino fundamental em escolas públicas de Vera Cruz/RN. Por meio de uma pesquisa de campo quantitativa com a aplicação de questionários com os professores, explorou-se a faixa etária, experiência profissional e formação acadêmica dos docentes, percepções e perspectivas quanto a ENEF, sua aplicação e aplicabilidade, além de buscar identificar quais são os principais desafios enfrentados pelos docentes na implementação da ENEF em suas práticas pedagógicas, investigando grau de interesse e motivação dos professores em relação ao tema, bem como sua percepção sobre a relevância da educação financeira para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a formação cidadã dos estudantes. Ao final, os resultados obtidos são analisados de forma descritiva e interpretativa. Considerado 87 questionários, os resultados evidenciam que os professores apresentam pouca ou nenhuma familiaridade com o material disposto pelo ENEF, escassez de formação específica e ausência de práticas sistemáticas relacionadas à educação financeira nas escolas públicas de Vera Cruz/RN. Por meio da realização deste trabalho, espera-se contribuir para o fortalecimento da ENEF como política pública de educação financeira, assim como fornecer subsídios para a elaboração de estratégias de capacitação docente e de inclusão da temática no currículo escolar.TCC Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF): um estudo da realidade das famílias natalenses(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-19) Pereira, Iranilton Marcolino; 0000-0001-5166-8543; http://lattes.cnpq.br/5422479849198033; 0000-0003-0110-2765; http://lattes.cnpq.br/6844278504328366; Filho, Gabriel Martins de Araújo; 0000-0003-0520-374X; http://lattes.cnpq.br/1377239441006821; Felipe, Israel José dos Santos; 0000-0001-8608-0029; http://lattes.cnpq.br/4608734331831234Essa pesquisa teve como objetivo analisar a realidade das famílias na cidade de Natal-RN, no que diz respeito à administração do orçamento familiar. A pesquisa está classificada como descritiva, visto que seu objeto de trabalho foi a descrição das características de determinada população, nos seus detalhes de orçamento e finanças. Para a coleta de dados, foram aplicados 121 questionários para um levantamento da situação financeira das famílias de Natal, no que diz respeito à organização, controle, planejamento, gastos, níveis de educação financeira. O levantamento também abordou questões como endividamento, acesso a produtos financeiros e educação financeira. Entre os achados, o estudo revelou habitação, transporte e alimentação como os três maiores gastos da população natalense, similares ao que mostrou a POF 2017-2018. Acentuou-se a importância da educação financeira para o bem-estar social das famílias, com os dados analisados.TCC Reforma da Previdência e a satisfação dos Professores da UFRN com a previdência complementar da FUNPRESP(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-02) Ferreira, Arthur Augusto; Carvalho, Valdemir Galvão de; 0000-0001-5166-8543; http://lattes.cnpq.br/5422479849198033; 0000-0003-3809-8464; http://lattes.cnpq.br/1764127980323375; Carvalho, Valdemir Galvão de; 0000-0001-5166-8543; http://lattes.cnpq.br/5422479849198033; Felipe, Israel José dos Santos; 0000-0001-8608-0029; http://lattes.cnpq.br/4608734331831234; Araújo Filho, Gabriel Martins de; 0000-0003-0520-374X; http://lattes.cnpq.br/1377239441006821Essa pesquisa tem como objetivo analisar o nível de satisfação dos docentes do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sobre a previdência complementar da FUNPRESP. Foi realizada uma pesquisa através de um formulário on-line e presencial aos participantes. Os resultados sugerem que a reforma da previdência não afetou de forma significativa a adesão dos professores à previdência complementar, e ainda, que estes necessitam de informações claras sobre o plano de previdência complementar e, também, a maioria já possui outras alternativas para manutenção de renda após a aposentadoria.