CCSA - TCC - Ciências Contábeis
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Navegando CCSA - TCC - Ciências Contábeis por Autor "0000-0003-4563-2602"
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TCC Formação do preço de venda: um estudo de caso em uma microempresa de descartáveis(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-16) Costa, Nilson Cadete; Lucena, Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira; 0000-0003-4563-2602; http://lattes.cnpq.br/4055324644123917; http://lattes.cnpq.br/5249503149154402; Porte, Marcelo de Santana; http://lattes.cnpq.br/8937619771449775; Araujo Neto, Pedro Lopes de; http://lattes.cnpq.br/4403926587415796Este estudo de caso tem como objetivo analisar a formação do preço de venda de uma empresa de revenda de produtos descartáveis localizada em Parnamirim-RN. A análise foi feita referente aos meses de Maio à Outubro de 2022. Foi realizado uma análise documental com notas fiscais e planilhas de controle de venda da empresa em questão, identificado todos os gastos que a entidade teve no período, levado em conta o método de formação de preço de venda utilizado pela empresa, que era o com base na concorrência e feito o cálculo do método Mark-up. Foram escolhidos quatro produtos da empresa, os que possuem maior volume de venda. Houve a elaboração de quatro planilhas, uma para cada produto, totalizando as vendas ocorridas no período analisado para se chegar ao faturamento médio mensal dessa empresa. Elaborou-se também uma planilha contendo os custos e despesas da empresa. Após identificar todos os custos e despesas, encontrou-se o percentual de 17,62% sobre o faturamento total da empresa que seria comprometido com os custos e despesas. Foi identificado também a margem de lucro esperada pelo gestor para poder realizar o cálculo do mark-up. Encontrado o índice em questão, foi criado mais uma planilha para aplicar esse índice e encontrar o valor sugerido pelo método mark-up. O próximo passo foi fazer a última planilha para comparação entre os preços praticados pela empresa através do método de análise da concorrência, contra os preços calculados pelo método mark-up. Constatou-se uma diferença entre esses valores, a maior delas ficando em 12,52% e a menor em 1,89%, chegando à conclusão que a diferença não foi muito grande, mas possibilita o gestor da empresa analisar se está tendo o retorno esperado ou se deve realizar algum reajuste no valor venal dos seus produtos.