Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26667
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais por Autor "Alencar, Eric Eduardo da Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Módulo de notificações da Authoring Tool for Instructional Design - ATID: uma proposta centrada na entrega de atividades(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-15) Alencar, Eric Eduardo da Silva; Nunes, Isabel Dillmann; http://lattes.cnpq.br/2087785677186785; http://lattes.cnpq.br/9017917510827474; Gomes, Apuena Vieira; http://lattes.cnpq.br/0601161335088804; Maia, Dennys Leite; Mello, Rafael Ferreira Leite deA Educação a Distância ainda continua crescendo em relevância nos tempos atuais, e para essa modalidade, os chamados ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) surgiram como apoio para a aplicação de cursos. Entre eles pode-se destacar a plataforma Moodle, a qual permite a criação e gerenciamento de cursos. Além de AVAs, para o planejamento e definição das estratégias desses cursos, tem-se à disposição ferramentas para definição e visualização do design instrucional - DI, que trata-se do campo de estudo responsável pelo desenho do planejamento de um curso. Tais ferramentas permitem a construção de fluxogramas, como a Authoring Tool for Instructional Design (ATID), a qual permite que professores definam ou importem o DI de um curso a partir da integração com o Moodle. A ATID possui hoje uma demanda para que professores possam ser notificados a respeito das atividades que compõem o DI. Dessa forma objetiva-se nesta pesquisa o desenvolvimento de um módulo de notificações, o qual auxiliará os professores no acompanhamento das atividades do DI. Além disso, buscase investigar temas e características associadas à sistemas de notificações, a definição da estrutura e apresentação das notificações, a execução de testes com o módulo já desenvolvido e a aplicação de um questionário para avaliação da módulo. Assim, essa pesquisa é norteada pelo questionamento de como é possível melhorar o acompanhamento de atividades do DI por meio de notificações. A metodologia utilizada foi a Design Science Research (DSR) utilizandose do método conhecimento como Design Science Research Methodology (DSRM) que proveu um modelo para identificação do problema, definição dos objetivos, desenvolvimento, demonstração dos resultados, avaliação do usuário e comunicação dos resultados. Como resultados, pode-se destacar que os usuários que participaram do teste ficaram satisfeitos com a inclusão das notificações dentro do DI, que acreditam que essa inclusão facilitará o trabalho docente por proporcionar um melhor acompanhamento do curso, além de que as notificações podem ajudar na identificação de dificuldades na turma.