Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26667
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais por Autor "Albuquerque, Edu Silvestre de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação O google maps e o ensino interdisciplinar de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-04-20) Martins, Angélica Verônica de Oliveira; Martins, Selma Alas; http://lattes.cnpq.br/1471852102360947; http://lattes.cnpq.br/2906046147355527; Andrade, Adja Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/3992106322474895; Albuquerque, Edu Silvestre de; Meneguzzo, Isonel SandinoEm meio às orientações trazidas pelos documentos oficiais que direcionam a novas práticas pedagógicas, o ensino ainda apresenta uma concepção disciplinar, não há uma interação entre as disciplinas, os alunos continuam como ouvintes sem qualquer protagonismo durante o processo de ensino e aprendizagem. A fim de provocar mudanças, sensibilizar e motivar os professores da rede municipal de ensino de Parnamirim/RN, a ferramenta Google Maps foi articulada às diferentes disciplinas, nos anos iniciais do ensino fundamental, de forma a tornar a aprendizagem mais interessante e significativa. Uma sequência didática foi desenvolvida e aplicada junto a professoras e alunos do 4º ano da Escola Municipal Luiz Carlos Guimarães, dando origem ao guia GeoIntegra. A pesquisa apresenta características de uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa com etapas de caráter exploratório. O objetivo geral é desenvolver uma proposta metodológica interdisciplinar com base na aprendizagem significativa para os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo a Geografia e o Google Maps como elo de integração. Como objetivos específicos buscamos i) identificar dificuldades e interesses dos professores pela inovação em suas práticas; ii) elaborar uma sequência didática, articulando os conteúdos das diferentes disciplinas e partindo do cotidiano das crianças com o uso da ferramenta Google Maps; iii) avaliar a sequência didática com alunos do 4° do EF e professores; iv) produzir um guia didático para professores da rede pública de ensino de Parnamirim. Neste caminho, utilizamos como instrumentos de coleta de dados: questionários aplicados a professores, roda de conversa com alunos, além dos registros realizados ao longo da aplicação da sequência didática. Ao final da pesquisa por meio da análise dos dados, constatou-se que a proposta metodológica é uma estratégia possível, adaptável e eficaz ao que se propõe. Esse trabalho caracteriza-se como uma contribuição à área de Tecnologia Educacional e ao ensino interdisciplinar da Geografia, por trazer uma nova perspectiva ao ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental.