Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais por Autor "Abella, Leticia Beatriz Gambetta"
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Dissertação Linguagem audiovisual, metacognição e educação: uma escola quilombola em cena(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-01) Valentim, Rayane Emanuelle de Oliveira; Martins, Cibelle Amorim; Lucena, Thiago Isaias Nóbrega de; ; ; ; Cordeiro, Sandro da Silva; ; Pereira Filho, Sebastião Faustino; ; Abella, Leticia Beatriz Gambetta;O ensino na era digital necessita corresponder aos desafios impostos pelas mudanças na construção do conhecimento. Apesar de alguns teóricos da educação, de tendência crítica, como Ausubel (1968), Paulo Freire (1996) e Vygotsky (1998), da pós-crítica, como Morin (2003, 2012) e Santaella (2004), defenderem a hipótese de que o aluno, quando ativo no processo educativo, desenvolve aprendizagens de maneira mais significativa, pouco se percebe tais concepções em práticas assertivas como estratégias para alcançar o sucesso traçado nos planejamentos dos docentes. Nessa perspectiva, esta dissertação objetivou descrever o desenvolvimento de um tema de pesquisa que resultou numa Sequência Didática centrada na linguagem audiovisual como processo metacognitivo de desenvolvimento da aprendizagem. Por meio da abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, adotou-se a pesquisa-ação, baseado em Tripp (2005), como opção metodológica. A pesquisa empírica foi realizada na Escola Municipal Sérgio Varela, localizada na zona rural de Ceará-Mirim/RN, distrito da Comunidade Quilombola de Coqueiros, tendo como sujeitos os 28 alunos, com idade média entre 9 e 14 anos de idade, que juntos compõem a turma do 4º ano do ensino fundamental I da referida escola. A pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas, a saber: proposição da atividade em comemoração ao mês da consciência negra, escolha do título para o tema de pesquisa, realização de oficina de vídeo e Organização do Conhecimento (OC) em uma Sequência Didática (SD). Os dados foram registrados por meio de anotações sistemáticas de observações realizadas no diário de pesquisa do professor. Ao final da pesquisa foi possível constatar que a produção do vídeo se configurou como uma estratégia eficaz de aprendizagem e metacognição, pois despertou nos alunos a sensibilidade necessária ao processo do conhecer, possibilitou maior engajamento e participação ativa nas atividades propostas e fez com que o processo de reflexão sobre as ações realizadas culminasse em aprendizagens significativas.