PPGA - Mestrado em Administração
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Navegando PPGA - Mestrado em Administração por Autor "Alloufa, Jomária Mata de Lima"
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Dissertação Atuação e desempenho do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte no contexto da gestão pública: perspectiva estratégica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-08-04) Bezerra, Paulo Rogério dos Santos; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706850H6; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4164717J6; Alloufa, Jomária Mata de Lima; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780080H5; Cavalcanti, Elmano Pontes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703686E4A presente dissertação analisa a atuação e desempenho do Ministério Público do Rio Grande do Norte, na perspectiva estratégica, enquanto Instituição responsável pela defesa dos direitos coletivos. A compreensão desta temática insere-se num contexto de modernização da administração pública, no qual está inserido, bem como suas mudanças funcionais e estruturais, numa realidade de inovações por que vêm passando as organizações públicas, buscando resgatar a legitimidade das organizações governamentais, alinhando-as aos valores democráticos da sociedade. Destaca a gestão estratégica e a gestão pública e expõe a atuação estratégica como o ponto central do estudo, com foco no desenvolvimento da organização nos últimos quatro anos, e outras questões relativas ao desempenho. Trata-se de um estudo de caso único, enquadrado nas características das abordagens qualitativas descritivas e exploratórias. A análise mostrou, através do método de análise de conteúdo, mediante o critério de categorização temática, que o MP/RN PGJ vem se desenvolvendo de forma intensa, e destaca que as mudanças já ocorridas refletem um bom desempenho estratégico da Instituição, especialmente nas áreas estrutural e funcional, e demonstra a consciência estratégica desta, porém isto ainda não é o suficiente para considerá-la uma organização estratégica, e conclui que ainda há muito por fazer, e que a ocorrência de uma gestão tipicamente estratégica no âmbito do MP/RN PGJ é possível, com a consciência e participação de todos, membros e servidoresDissertação Caminhos de sobrevivência institucional: a gestão do Núcleo de Oficinas e Artes Profissionalizantes Laís Aderne(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-08-30) Noronha, Helen Lopes; Alloufa, Jomária Mata de Lima; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780080H5; ; http://lattes.cnpq.br/5831296989368218; Tinoco, Dinah dos Santos; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781518Y1; Souza, Tereza de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793245A5O objeto deste estudo é a gestão organizacional, particularmente o processo relacional organizaçãoambiente focado na sobrevivência do espaço Núcleo de Artes e Ofícios Mestre Raimundo Cardoso vinculado ao arranjo estrutural Liceu do Paracuri. Objetivou compreender os caminhos de sobrevivência organizacional, a partir da percepção dos atores do Núcleo de Oficinas e Artes Profissionalizantes Laís Aderne, com aporte nos pressupostos teóricos que discutem os modelos de gestão, teoria institucional, organização cultural e institucionalização da educação publica municipal face exigência da LDB. (1996) Utilizou a abordagem qualitativa, na perspectiva de RICHARDSON (1985). Os dados produzidos foram analisados com base na técnica de análise de conteúdo, do tipo temática [categorial], segundo Bardin (1977). Os resultados indicam que a institucionalização do arranjo Liceu do Paracuri, emerge face a exigência legal de autonomia da gestão educacional municipal sob a égide do desenvolvimento sustentável, da qualidade de vida e da educação básica a partir da gestão municipal de Hélio Gueiros (1993-1996). Mais especificamente ao Núcleo de Artes e Ofícios Laís Aderne, unidade de análise, os sujeitos afirmaram que este espaço é projetado como elo entre as demandas da escola e comunidade buscando via atividades interdisciplinares instruir e capacitar mão-de-obra principalmente ceramista. Fizeram menção a existência de fatores institucionais (história, cultura, hábitos, valores) representam um forte elemento sociocultural para os atores pertencentes ao núcleo que balizam o comportamento e as ações destes indivíduos, alimentados pelo sentimento de esperança, de inserção de futuros artesãos na cultura ceramista. É feito uma gestão compartilhada, a existência de um trabalho diferenciado via resgate cultural. Contudo, ao longo da trajetória temporal, o núcleo se defronta com dilemas de gestão principalmente quanto às transições governamentais, além da resistência tecnológica por parte dos artesãos para otimização dos seus trabalhos. Conclui se que os caminhos percorridos para a sobrevivência organizacional do núcleo significam e balizam suas ações na sistematização de comportamentos, representações, memórias e tradições por meio de hábitos e escolhas relativamente consensuais, segundo percepção dos atoresDissertação A comunicação interna numa organização pública(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-07-31) Medeiros, Rildeniro; Alloufa, Jomária Mata de Lima; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780080H5; ; Tinoco, Dinah dos Santos; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781518Y1; Lucena Filho, Severino Alves de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770951U5O presente estudo constitui uma análise do processo de comunicação interna numa organização pública, construída através do levantamento de dados originários da conduta administrativa, da observação do padrão cultural da organização e de como se apresentam os relacionamentos interdepartamentais e interpessoais. A pesquisa, do tipo exploratório-descritiva, teve sustentação teórica em duas áreas do conhecimento Ciências Administrativas e Comunicação Social e foi desenvolvida no Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente IDEMA, no Rio Grande do Norte. Na coleta de dados, foi aplicado um questionário direcionado aos servidores de duas unidades da instituição. Da análise e interpretação dos dados chegou-se a conclusão que o processo de comunicação interna numa organização pública depara-se com peculiaridades que atraem a atenção do olhar científico especialmente, no que diz respeito à postura assumida pelos administradores frente ao papel da comunicação dentro da organização, ao perfil do ator social e aos canais de comunicação utilizados. Embora a comunicação organizacional desempenhe cada vez mais sua função estratégica, como ferramenta de gestão, o que a pesquisa permitiu observar é que na organização pública estudada a comunicação limita-se ao seu caráter administrativo e com o objetivo maior de dar publicidade aos atos e ações institucionaisDissertação Comunicação pública e marketing político na gestão pública municipal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-09-14) Silva, Élida Raquel Mercês da; Fernandes, Antonio Sergio Araujo; ; http://lattes.cnpq.br/6801465547614647; ; http://lattes.cnpq.br/5383309852703196; Alloufa, Jomária Mata de Lima; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780080H5; Lubambo, Cátia Wanderley; ; http://lattes.cnpq.br/1743002965704288Baseado nas definições de Comunicação Pública, Marketing Político, Informação de Interesse Público e na Comunicação como Ferramenta de Governança, o estudo observa o uso da seção de notícias dos sites das Prefeituras de Natal e Mossoró, no Rio Grande do Norte, no tocante ao fortalecimento da cidadania e incentivo à gestão participativa, a partir da caracterização das matérias como peças de Marketing Político e Comunicação Pública. A coleta de dados da pesquisa qualitativa foi realizada de agosto a setembro de 2011 e a análise do conteúdo demonstrou que a apropriação da coisa pública para uso pessoal é uma realidade, apesar das exigências legais, em detrimento de ações estratégicas de comunicação e de governança para resultados, a partir da difusão de informações de interesse público e do estabelecimento do canal de comunicação entre Estado, Governo e Sociedade. Elementos deste estudo sugerem a necessidade de novas pesquisas para aprofundar a discussãoDissertação Condições de trabalho e saúde na perspectiva de bem-estar : um estudo realizado com os profissionais de saúde da Policlínica Zona Oeste de Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-09-16) Sales, João Paulo Damásio; Araújo, Maria Arlete Duarte de; ; http://lattes.cnpq.br/8538092783362714; ; http://lattes.cnpq.br/4101734422992020; Alloufa, Jomária Mata de Lima; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780080H5; Alves Filho, Antonio; ; http://lattes.cnpq.br/4852627579601532Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as relações percebidas entre condições de trabalho e a saúde, na perspectiva de bem-estar, pelos profissionais de saúde da Policlínica Zona Oeste. Foram utilizadas como bases teóricas as categorias de condições de trabalho de Borges et all, (2013 no prelo) : condições de trabalho contratuais e jurídicas; condições de trabalho físicas e materiais; condições de trabalho de processos e características do trabalho e condições de trabalho sociogerenciais e para a análise de bem-estar pessoal no trabalho as categorias de Dessen e Paz (2010): relações com colegas, identificação com a organização, oportunidade de crescimento, relações com pacientes, valorização e realização. Para isso, a pesquisa utiliza-se da estatística descritiva e da análise de conteúdo de Bardin (1977) além do auxílio do software Manyeyes, com o uso de nuvens de palavras e árvores de palavras. Foi possível identificar que as condições de trabalho possuem fortes relações com a saúde dos profissionais de saúde da Policlínica, principalmente no que diz respeito às condições físicas e matérias que são precárias e interferem nas outras dimensões das condições de trabalho e das condições de saúde. O bem-estar dos profissionais encontra-se comprometido nas dimensões da realização e oportunidade de crescimento e interferem na saúde equilíbrio dos profissionaisDissertação O fenômeno da corrupção na esfera pública brasileira(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-08-06) Oliveira, Manoel Berclis de; Alloufa, Jomária Mata de Lima; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780080H5; ; http://lattes.cnpq.br/8044123992790916; Tinoco, Dinah dos Santos; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781518Y1; Lubambo, Cátia Wanderley; ; http://lattes.cnpq.br/1743002965704288O presente trabalho tem por objetivo compreender o fenômeno da corrupção na esfera pública brasileira e suas implicações para a sociedade. Traz diversos conceitos de corrupção, faz referência à sua maior incidência na esfera pública, nos três níveis de governo (apesar de sua infiltração, também, no setor privado) e atenta para dois temas que se entrelaçam - administração pública (como meio de ordenar a vida social) e corrupção (como uma forma de negação ao bem-estar coletivo). Através da pesquisa bibliográfica - de cuja análise permite demonstrar que o fenômeno perpassa toda a história do País, do descobrimento aos dias atuais - verificou-se ser comum aos diversos regimes políticos (ditatoriais e democráticos). Por fim, ressalta a importância e a necessidade da participação cidadã no processo, bem como da organização da sociedade civil e da mídia, além de destacar a imprescindibilidade da autonomia e independência entre os Poderes constituídos para o seu efetivo enfrentamento e combateDissertação Gestão do marketing de relacionamento: um estudo em empresas hoteleiras de Natal - RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-08-03) Silva, Tarcyla Costa Medeiros da; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706850H6; ; Alloufa, Jomária Mata de Lima; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780080H5; Almeida, Sônia Trigueiro de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798563J0O presente estudo analisa a Gestão do Marketing de Relacionamento como diferencial estratégico em empresas hoteleiras da cidade de Natal - RN. Para esse fim, foram realizadas entrevistas com gestores, bem como a observação direta de processos, documentos, ações e estratégias desenvolvidas pelos hotéis, com o intuito de conhecer o nível de percepção e valoração do relacionamento com clientes, verificar recursos e tecnologias utilizadas na Gestão do Marketing de Relacionamento, identificação, segmentação e diferenciação de clientes, personalização de produtos e serviços, e resultados da ênfase no relacionamento com clientes para as empresas hoteleiras. A pesquisa pode ser classificada como exploratória - descritiva, e seu universo é limitado à cidade de Natal, abrangendo hotéis que tenham realizado atividade turística em 2005 e 2006. Ainda sobre os critérios de seleção da amostra, o estudo investigou empresas hoteleiras que se enquadrassem na categoria luxo superior, ou seja, hotéis cinco estrelas, pertencentes a redes nacionais e internacionais. Quanto ao tratamento e análise dos dados foi feito á partir do suporte teórico dos autores que trabalham a temática e da análise das entrevistas com gestores, documentos e processos observados pela pesquisadora nos hotéis estudados. A pesquisa mostra que, os entrevistados compreendem a importância de trabalhar a Gestão do Marketing de Relacionamento nas empresas hoteleiras, no intuito de obter vantagem competitiva sustentável. Constatou-se ainda que, os hotéis pesquisados usam instrumentos e estratégias de Gestão do Marketing de Relacionamento, porém sem amplo conhecimento teórico, tendo como base apenas a experiência dos gestores e processos já disseminados, gerando uma vantagem competitiva momentânea e não relacionamentos á longo prazoDissertação O marketing e a atuação social das empresas: uma relação possível?(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-08-03) Santos, Elitânia Tavares dos; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706850H6; ; Alloufa, Jomária Mata de Lima; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780080H5; Almeida, Sônia Trigueiro de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798563J0O presente trabalho consiste em uma abordagem sobre a relação do marketing com a atuaçãosocial das empresas, dentro de uma nova tendência do mundo dos negócios de valorização deassuntos relacionados à sociedade e ao meio ambiente. O seu objetivo principal consiste emcompreender como se dá relação do marketing com a atuação social empresarial no contextode três empresas localizadas no Estado do Rio Grande do Norte que realizam investimentossociais. Para isso, busca-se analisar os tipos e características das ações sociais desenvolvidas,avaliar as motivações e objetivos da realização de ações sociais, verificar a importância einfluência da atuação social na dinâmica das empresas, verificar o nível de conhecimento einformaçãoespecíficos nas áreas de marketing e de atuação social nas empresas e avaliar oprocesso de comunicação (promoção e divulgação) da atuação social realizado pelasempresas. O trabalho possui ênfase qualitativa, realizado através de um estudo de casosmúltiplos com perspectiva exploratória e descritiva. Seu campo de estudo é constituído portrês empresas locais com histórico de atuação social, com enfoque na entrevista pessoal comos dirigentes. Constata que há uma imbricação do marketing com o social em todas asempresas analisadas, sendo que a empresa A associa diretamente as suas atividades sociais eambientais com benefícios de diferenciação, competitividade, criação de valor, fidelidade,relacionamentos, imagem, prestígio, posicionamento da empresa, retorno de vendas efinanceiro, além de benefícios no nível interno como maior motivação de seus funcionários eretenção de talentos, não existindo rejeição ao entrelaçamento dos conceitos relacionados aomarketing e ao social. Já na empresa B há rejeição em relacionar suas práticas sociais aomarketing, sendo observado, após questionamentos posteriores, que existe a relação de formadireta e indireta e que são realizadas divulgações dessas ações, contradizendo os argumentosdos dirigentes de que as ações não seriam realizadas para gerar mídia. Mostra que na empresaC, há também rejeição e contradição com relação aos conceitos relacionados ao marketing,alegando-se que a imagem da empresa atrelada à sua atuação social não é utilizada embenefício próprio, constatando-se que essa empresa divulga suas ações e beneficia-emercadologicamente delas. Assim, o estudo conclui que há uma tensão entre os conceitos queenvolvem o marketing e o social, na medida em que os discursos sejam enfáticos em negá-lose a prática mostre contradição, tratando-se de uma questão de estudo complexaDissertação O Modelo de gestão participativa do Plano Nacional do Turismo (PNT-2003/2007): a atuação do CONETUR/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-08-11) Araújo, Regina Ferreira de; Tinoco, Dinah dos Santos; Alloufa, Jomária Mata de Lima; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780080H5; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781518Y1; ; http://lattes.cnpq.br/6130957993197755; Araújo, Maria Arlete Duarte de; ; http://lattes.cnpq.br/8538092783362714; Souza, Tereza de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793245A5Implementar políticas e planos no setor turístico envolve disposição para o estabelecimento de parcerias entre governos e iniciativa privada, espaço para a atuação de estudiosos, pesquisadores e profissionais de áreas diversas de conhecimento e formação, capazes de dar novos rumos não só ao turismo, mas à economia como um todo, visto que o turismo tem um efeito multiplicador, atingindo 52 setores da economia. Nesse sentido, o Brasil vem passando por uma nova fase de atuação política na atividade turística. Até o ano de 2002, a política de turismo no Brasil não apresentava destaque, pois tratava de ações isoladas e muitas delas sem continuidade. No entanto, a partir de 2003, várias ações foram desenvolvidas a fim de contribuir para o planejamento turístico nacional. A principal delas foi a criação do Ministério do Turismo, acompanhado da formulação e implementação do Plano Nacional do Turismo (2003/2007). A presente dissertação de mestrado tem por objetivo compreender a atuação do Conselho Estadual de Turismo do Rio Grande do Norte (CONETUR), com vistas à implementação no Estado do Rio Grande do Norte do Modelo de Gestão Participativa preconizado pelo Plano Nacional do Turismo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa - um estudo de caso, no âmbito de uma pesquisa empírica e documental. Para obtenção dos dados, foram realizadas entrevistas com os membros do Conselho, além de consulta a documentos referentes à sua dinâmica de funcionamento, inclusive de suas atas nos anos 2003 a 2007. A pesquisa bibliográfica contemplou diversas fontes, a fim de compilar conhecimentos de autores credenciados na discussão de temas inerentes à participação e às políticas públicas de turismo, especialmente no Brasil. A pesquisa permitiu identificar as principais atuações do CONETUR, as diretrizes de políticas públicas em turismo já tomadas e encaminhadas à implementação, o tipo de participação na tomada de decisão, as principais dificuldades da implementação do modelo de gestão participativa preconizado pelo Plano Nacional do Turismo e o grau de participação dos conselheiros nas reuniões. Os resultados da pesquisa mostraram que existem alguns impedimentos à implementação da participação no Conselho Estadual de Turismo do Rio Grande do Norte, tais como: a falta de conhecimento por parte dos Conselheiros de qual seja a função do CONETUR; a presença de entidades que não estão diretamente relacionadas à atividade turística; a falta de tempo dos Conselheiros para estar presentes nas reuniões; a descontinuidade da presidência do Conselho; dentre outros. Dessa forma, o CONETUR se apresenta como um Conselho com algumas características participativas, mas ainda com restrições a uma participação ampliada, apresentando, portanto, necessidades de adequação para atender ao Modelo de Gestão ParticipativaDissertação A política de gestão de pessoas da UFPA: em sintonia com o gerencialismo?(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-08-27) Tavares, Denise de Lourdes de Andrade; Araújo, Maria Arlete Duarte de; ; http://lattes.cnpq.br/8538092783362714; ; http://lattes.cnpq.br/6365021618214876; Alloufa, Jomária Mata de Lima; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780080H5; Silva, Anielson Barbosa da;Esta pesquisa analisou as políticas de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Pará (UFPA), voltadas à área meio, implementadas pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) por intermédio da Diretoria de Desempenho e Desenvolvimento, período 2006 a 2009, em que foi implantado o Plano Institucional dos Técnico-administrativos (PIDT), com a finalidade de averiguar se essas ações desenvolveram-se em sintonia com as idéias do Gerencialismo ou Nova Gestão Pública(NGP). O estudo optou pela pesquisa qualitativa, utilizando a entrevista como instrumento para coletar os dados. Os informantes foram os gestores da PROGEP/UFPA que atuaram no referido período. A interpretação dos dados foi realizada com base na análise do conteúdo a partir do cotejamento de falas e documentos produzidos no período com as categorias gerencialistas: Mérito; Flexibilidade; Orientação para resultados; Incentivo; Avaliação de Desempenho e Contratualização. A análise dos dados revelou que a gestão de pessoas da UFPA possui a feição de uma gestão híbrida, observando-se no período pesquisado dois modelos de gestão: um burocrático, racional, voltado para processos, face das organizações públicas contemporâneas, e outro gerencialista adotado pela PROGEP em atendimento as políticas obrigatórias do governo Federal, sendo muito mais presentes nessa gestão os elementos que caracterizam uma política de pessoal burocrática, voltada para processos. Conclui que a política de Gestão de Pessoas (PIDT) da UFPA não esteve totalmente sintonizada ao gerencialismo no período pesquisadoDissertação Política de promoção da exportação : um olhar sobre a evolução da cultura de melão do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-09-21) Reis Júnior, Francisco Nunes dos; Alloufa, Jomária Mata de Lima; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780080H5; ; Fernandes, Antonio Sergio Araujo; ; http://lattes.cnpq.br/6801465547614647; Souto-maior Filho, Joel; ; http://lattes.cnpq.br/0183468795774421Alguns setores no Brasil vêm ganhando proeminência no mercado internacional, configurando-se em áreas dinâmicas para o País. O caso mais típico é o do agronegócio. Dentro deste contexto do agronegócio, o Rio Grande do norte apresenta um papel importante, pois 90% da produção do melão exportado pelo Brasil é produzido no vale do Assu/Mossoró. O presente trabalho objetivou verificar a evolução da cultura do melão no pólo Assu/Mossoró, no Rio Grande do Norte no período de 1990 a 2003. Através de pesquisa descritiva, utilizando-se de estudo de caso e análise documental de fontes secundárias este trabalhou mapeou a evolução da área colhida de melão no pólo Assu/Mossoró, da quantidade produzida de melão e do valor da produção do melão entre 1990 e 2003. Verificou-se que todos os fatores estudados possuem índices de crescimento dentro do período analisado, evidenciando a importância do agronegócio para a região.Todavia as análises demonstram a vulnerabilidade do setor a fatores macroeconômico externos como as taxas cambiais. Evidenciado, assim a importância e/ou dependência dos produtores de ações publicas para desenvolvimento da cultura, seja nas áreas de infra-estrutura, econômicas ou tributáriasDissertação Política pública e educação digital no ensino fundamental em Natal/RN: análise de eficácia da atuação dos objetivos do Proinfo Municipal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-08-26) Martins, Iris Laura Batista; Borges, Djalma Freire; ; http://lattes.cnpq.br/3216184364856265; ; http://lattes.cnpq.br/6100293739403896; Alloufa, Jomária Mata de Lima; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780080H5; Sá, Maria Auxiliadora Diniz de; ; http://lattes.cnpq.br/0029801994632322O presente estudo discorre sobre a política pública de inclusão digital e do impacto das Tecnologias da Informação e comunicação na formação da cidadania. Para tanto, optou-se por fazer uma análise de eficácia da atuação dos objetivos do Proinfo (Programa Nacional de Informática na Educação) do município de Natal-RN. Como instrumento de coleta de dados, foram utilizados três tipos de questionários. Os dados coletados foram analisados e discutidos a partir da analise descritiva de médias e analise de regressão múltipla. Os resultados da pesquisa apontaram que tanto os professores quanto os alunos utilizam a informática de forma restrita. Por outro lado, a educação digital ainda não está totalmente contemplada nos currículos digitais das escolas beneficiadas pelo Proinfo municipal e assim, constatou-se a ineficácia do programa com relação a capacitação docente e inclusão digital dos alunosDissertação Política pública para o idoso : um estudo da cidadania no Grupo Cabelos de Neve do Programa Conviver em Campina Grande-PB(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-08-16) Marques, Robson Oliveira; Alloufa, Jomária Mata de Lima; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780080H5; ; http://lattes.cnpq.br/0663274843584703; Cruz, Dalcy da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/7873985618977852; Araújo, Maria de Fátima Ferreira de;Este estudo, sobre cidadania de idosos assistidos pelo Programa Conviver da Prefeitura Municipal de Campina Grande-Pb, tem como objetivo avaliar, na percepção dos usuários, como as ações do Programa Conviver contribuem para o exercício de sua cidadania. A cidadania entendida como a existência de direitos políticos, civis e sociais de acordo com as proposições teóricas de Marshall (2002). A pesquisa foi do tipo descritiva e um estudo de caso, com base nos procedimentos técnicos utilizados. O universo da pesquisa foi constituído pelos beneficiários do Programa Conviver cadastrados no Grupo de Convivência Cabelos de Neve, e a amostra constituída apenas pelos participantes ativos, há mais de dez anos do referido Grupo, correspondendo a um total de 10 idosos. No processo de coleta de dados foi utilizada a entrevista semi-estruturada, apoiando-se em questionamentos básicos, em função da baixa escolaridade dos entrevistados, adaptado da teoria de Marshall (2002) sobre a construção da cidadania a partir do indivíduo. Os dados coletados foram tratados qualitativamente, utilizando o procedimento metodológico proposto por Bardin (2006) em uma das técnicas de análise de conteúdo denominada análise categorial. A análise foi dividida em quatro partes, seguindo as questões de pesquisa. Quanto aos Direitos Políticos, observouse que o Programa não tem estimulado os seus assistidos quanto ao exercício de votar e ser votado. Nos Direitos Civis foi observado que o Programa tem estimulado ações que favorecem, aos assistidos, acesso aos seus direitos de justiça e acesso às atividades ocupacionais laborais. Com relação aos Direitos Sociais, observou-se que o Programa Conviver tem contribuído, em parte, para que seus usuários possam levar uma vida de um ser civilizado de acordo com os padrões que prevalecem na sociedade, tendo falhado na área da educação. Quanto ao tipo de cidadania, verificou-se que o Programa tem estimulado a cidadania assistidaDissertação Práticas interdisciplinares no ensino superior: a experiência do curso de graduação em administração da UNAMA - Pará(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-09-13) Guimarães, Fibia Brito; Alloufa, Jomária Mata de Lima; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780080H5; ; http://lattes.cnpq.br/7627708802594962; Cruz, Dalcy da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/7873985618977852; Farias Filho, Milton Cordeiro; ; http://lattes.cnpq.br/0624491756992741Este trabalho é dedicado ao estudo da interdisciplinaridade no ensino superior em administração, tema de grande relevância no atual contexto, em decorrência das orientações emanadas pelo ministério da Educação, através das Diretrizes Curriculares Nacionais DCNs, para os cursos de graduação em administração. O interesse pelo tema surgiu da experiência vivida pela pesquisadora como gestora e docente de um curso de graduação em administração, que institucionalizou a interdisciplinaridade através de projetos interdisciplinares no projeto pedagógico de um curso de administração em uma universidade particular no estado do Pará. O trabalho reconstrói e relata a experiência vivida e estuda a práxis dos docentes envolvidos nessas ações interdisciplinares. O estudo teve como objetivo experiência interdisciplinar pesquisada. Para abordar as questões que nortearam o trabalho e atingir os objetivos propostos, a partir de uma abordagem qualitativa, foi realizado um significativo levantamento bibliográfico e documental sobre o tema. No levantamento realizado em fontes secundárias tais como publicações de autores de referência e em artigos científicos que relataram experiências interdisciplinares no ensino superior, foi possível verificar que a interdisciplinaridade por seu caráter polissêmico ainda é pouco compreendida pelos docentes e, os relatos sobre sua aplicabilidade no ensino de administração são incipientes. Este estudo utilizou também dados coletados em fontes primárias, a partir da interlocução através de entrevistas com os sujeitos da pesquisa os docentes e dirigentes da instituição que serviu de lócus da pesquisa, que tiveram oportunidade de vivenciar a experiência interdisciplinar estudada. Esses dados foram tratados e analisados a partir da técnica de análise de conteúdo. Os resultados da investigação mostraram que os docentes da instituição pesquisada, detém uma compreensão do significado da interdisciplinaridade enquanto articulação entre disciplinas, tendo sido encontradas ainda evidências de mudanças nas ações e práticas pedagógicas desses docentes em função da participação em projetos interdisciplinares. Embora a experiência estudada possa ser considerada inovadora e desafiadora, muito ainda precisa ser feito no âmbito da gestão do curso, para efetivação das ações interdisciplinares no curso, sobretudo no que diz respeito à remoção de obstáculos institucionais, metodológicos, psicossociais, epistemológicos na operacionalização das práticas interdisciplinares, com ênfase na necessidade de um processo de capacitação contínuo e específico voltado para o desenvolvimento de competências para um agir interdisciplinar, na medida em que esses profissionais da educação não se percebem aptos para atuar como docentes interdisciplinaresDissertação Processo de planejamento estratégico em universidade pública: o caso da Universidade Federal do Pará(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-07-05) Athanázio, Madeleine Mônica; Tinoco, Dinah dos Santos; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781518Y1; ; http://lattes.cnpq.br/3868550243302630; Fernandes, Antonio Sergio Araujo; ; http://lattes.cnpq.br/6801465547614647; Lima, Marcos Antônio Martins; ; http://lattes.cnpq.br/4480882123614278; Alloufa, Jomária Mata de Lima; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780080H5O objetivo deste estudo foi apreender se o planejamento estratégico desenvolvido no período 2001 a 2009 na Universidade Federal do Pará (UFPA) se consolidou nas suas Unidades Acadêmicas enquanto prática de gestão. Para tanto, se identificou o grau de formalização do planejamento das Unidades Acadêmicas, os instrumentos concebidos para fins de planejamento, a concepção e o processo metodológico adotado na elaboração dos instrumentos, como também, a sua implementação. A investigação utilizou a abordagem qualitativa, sendo descritiva e utilizando a técnica do estudo de caso. Os dados foram obtidos a partir de fontes primárias e secundárias, através de pesquisa bibliográfica, documental e de campo por meio de entrevistas semi-estruturadas. A análise e a interpretação dos dados se realizaram por Unidade Acadêmica pesquisada, a partir das categorias analíticas balizadas pelos objetivos específicos, utilizando-se dos princípios orientados pela fundamentação teórica, como também, pela UFPA enquanto referencial empírico do estudo, através da análise da sua estrutura, processos organizacionais e o plano estratégico institucional. Verificou-se através dos documentos e das entrevistas como o processo de planejamento estratégico se desenvolveu ao longo do período delimitado e como as Unidades Acadêmicas pesquisadas se encontram. A base teórica foi construída a partir de três eixos: o sistema de educação superior brasileiro; a universidade, com sua singularidade e complexidade enquanto organização; e, o planejamento, enquanto processo de administração estratégica. Os principais resultados demonstraram que a UFPA dispõe de marcos regulatórios atualizados, apresentando estrutura organizacional, regimentos, instruções, manuais e modelo de gestão instituídos, que dão condições de desenvolvimento das atividades de planejamento estratégico para além da sua administração superior, ou seja, nas suas Unidades Acadêmicas. As Unidades, também apresentam esses marcos instituídos e desenvolvem os processos de planejamento básicos da instituição. Processos esses que são concebidos à luz do planejamento estratégico institucional e os gestores utilizam, predominantemente, as orientações de procedimentos emanadas da administração superior da UFPA de onde se origina e irradia a base conceitual. Com base na literatura e nas pesquisas realizadas se pode inferir que as Unidades Acadêmicas da UFPA desenvolvem a prática do planejamento estratégico. Planejamento esse que se encontra organizado e fundamentado, que direcionou planos e decisões evitando a gestão aleatória e, na percepção dos gestores, proporcionou avanços e melhoria de desempenho. Pode-se constatar que a UFPA construiu um alicerce importante no que se refere à profissionalização da sua gestão. Entretanto, não se pode afirmar que a prática de gestão esteja consolidada uma vez que existem fragilidades na estruturação das equipes técnicas e não existem os instrumentos de acompanhamento da implementação dos planos elaboradosDissertação Programa de Avaliação de Desempenho: elementos constitutivos e pressupostos na prática avaliativa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-09-02) Gomes, Ana Clotildes Colares; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706850H6; ; Cruz, Dalcy da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/7873985618977852; Souza, Tereza de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793245A5; Alloufa, Jomária Mata de Lima; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780080H5Este estudo objetiva analisar a percepção dos técnico-administrativos da UFPA, em relação à inserção dos elementos constitutivos e pressupostos do PAD na prática avaliativa. Aborda-se o histórico, conceitos, significados, métodos sobre AD, competências, avaliação por competências, AD na APF e na UFPA e o Programa em si. A pesquisa caracteriza-se como hipotético-dedutiva, descritiva e aplicada, utilizando a técnica de estudo de caso. Os dados foram analisados segundo a abordagem quantitativa, utilizando-se a estatística descritiva e inferencial. Os dados foram coletados por meio da aplicação de 222 questionários aos técnico-administrativos da IFEs pesquisada, não ocupantes de FG e CD. Os resultados indicam que os fatores percebidos em relação aos elementos constitutivos como: prática avaliativa, mensuração da competência, gestão do programa, periodicidade, competências individuais e fundamentos do programa e os relacionados aos pressupostos como: processo democrático, perspectiva integradora, caráter pedagógico e desenvolvimento contínuo na prática avaliativa são percebidos no processo avaliativo. O estudo conclui que relacionando os resultados sobre os elementos constitutivos e os pressupostos do PAD dos técnicoadministrativos da UFPA, é possível afirmar sobre uma tendência à mudança, embora sutil, em relação ao modelo tradicional de AD, voltado somente para concessão de progressão funcional, para uma nova lógica baseada em resultados, demonstrando um início de efetividade do Programa na prática avaliativa pela legislação vigente e pela Instituição. Os resultados são confirmatórios de avanço na prática avaliativa da instituição, mais até do que se esperava ter previamente, o que demonstra o valor dos critérios de cientificidade da pesquisa científicaDissertação Projeto café do trabalhador como promotor de segurança alimentar e nutricional: avaliação da eficácia da unidade Natal-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-02-08) Araújo, Fábio Resende de; Araújo, Maria Arlete Duarte de; ; http://lattes.cnpq.br/8538092783362714; ; http://lattes.cnpq.br/2159396359014027; Alloufa, Jomária Mata de Lima; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780080H5; Lima, Rosa Maria Cortes de; ; http://lattes.cnpq.br/2545477925999979A avaliação das politicas públicas promotoras de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) trata-se de uma atividade multidisciplinar e de extrema relevância para a eficácia de ações de legitimação do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). O presente estudo teve por objetivo principal avaliar a eficácia da unidade Natal-RN do projeto Café do Trabalhador na promoção de SAN aos seus usuários. O referencial teórico esta apoiado na análise políticas públicas e nas dimensões do conceito de SAN (quantidade-regularidade e qualidade). Por meio de uma abordagem qualitativa, metodologicamente o trabalho tratou-se de uma avaliação de eficácia da unidade Natal-RN do projeto Café do Trabalhador à luz dos pressupostos do conceito de SAN. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa documental retrospectiva nos documentos oficiais do projeto, entrevistas semidirigidas com gestores envolvidos na sua implementação (representante da Secretária de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência do RN SETHAS e da empresa terceirizada), aplicação de questionário socioeconômico com os usuários da unidade, verificação da quantidade-regularidade e qualidade das refeições ofertadas durante 15 dias (ciclo do cardápio) através de formulário descritivo do cardápio e preenchimento de formulário do tipo check-list para verificação dos cumprimentos de boas práticas. Como métodos de análise, utilizou-se a análise de conteúdo, estatísticas descritivas e comparação aos parâmetros previamente estabelecidos pelo projeto. Como categorias de análise foram definidas arranjo organizacional, acesso, usuário, quantidade-regularidade dos alimentos e qualidade dos alimentos. Entre os principais resultados, constatou-se na categoria arranjo organizacional que a implementação do projeto desconsiderou critérios técnicos na escolha dos municípios e na distribuição quantitativa de refeições para cada localidade. Foi verificado que a avaliação das ações da empresa terceiriza pela SETHAS não vem sendo realizada. Observou-se na categoria acesso, que a unidade possui uma localização estratégica, porém insuficiência do espaço do refeitório. O principal entrave ao acesso econômico dos usuários é falta de um cadastro para os beneficiários. Na categoria Usuários, foi identificado que a clientela do projeto trata-se predominantemente de homens, com mais de 51 anos, baixa escolaridade, com renda inferior a 1 salário obtida através de emprego informal, que se locomovem até a unidade por meio de transporte coletivo, frequentando todos os dias de funcionamento motivados principalmente pelo preço. Sobre as refeições a categoria Quantidade-regularidade de alimentos evidenciou que o cardápio atende 95% das necessidades pretendida de energia, e que os feriados e finais de semana são períodos de interrompimento da regularidade da oferta das refeições. No tocante a categoria Qualidade dos alimentos, verificou-se que no aspecto nutricional existem no cardápio fontes alimentares ricas em sódio, nitratos e pobre em fibras. No aspecto higiênico-sanitário as principais limitações são ligadas ao manejo de resíduos, falta de controles da exposição do alimento preparado e inadequações da estrutura física. Os resultados e forma geral demostraram que o arranjo institucional dos órgãos vinculados ao projeto deve estabelecer uma sistemática de avaliação para que projeto se institua como promotor da SAN e supere estes entravesDissertação Setor informal: um estudo sobre os camelôs do Shopping Popular em Cuiabá - MT/2003(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2003-09-30) Silva, Rosana Aparecida de Andrade; Tinoco, Dinah dos Santos; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781518Y1; ; Alloufa, Jomária Mata de Lima; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780080H5; Souza, Tereza de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793245A5O fenômeno da informalidade tem sido comum nas discussões que envolvem as Ciências Humanas e Sociais. Primeiro por não corresponder a um fenômeno passageiro e isolado, e por outro lado por se tratar de uma situação presente na maioria dos centros urbanos brasileiros. No município de Cuiabá, o comércio alternativo emergiu como resposta social aos problemas ocasionados pela crise econômica do país, e parece estar cada dia mais arraigado à paisagem urbana. O foco desse trabalho foram os camelôs , exclusivamente àqueles que desenvolvem suas atividades em um local específico na Baixada Cuiabana. A pesquisa pretendendo preencher uma lacuna de informação sobre o tema compreendeu os níveis teórico e empírico. A nível de teoria buscou-se levantar dados pertinentes a informalidade de maneira geral, e a nível prático através de pesquisa de campo buscou-se analisar aspectos relevantes sobre a situação econômica e ocupacional de uma amostra composta por duzentos e três trabalhadores que desenvolvem a prática do comércio informal no Shopping Popular em Cuiabá/MT . A análise dos dados obtidos permitiu apreciar alguns aspectos relevantes com relação à atividade do camelô, como: procedência, formação, rendimento, perspectivas com relação a atividade entre outros. Em última análise, permitiu ainda verificar que fatores condicionam à permanência desses trabalhadores, nesse tipo de atividade informalDissertação Trabalho e família: um estudo da interação de papéis com secretários executivos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-08-28) Maia, Kadma Lanubia da Silva; Alloufa, Jomária Mata de Lima; Oliveira, Patricia Whebber Souza de; ; http://lattes.cnpq.br/1136821214776632; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780080H5; ; http://lattes.cnpq.br/6478968632447480; Cruz, Dalcy da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/7873985618977852; Silva, Anielson Barbosa da;O equilibrio entre as demandas de duas esferas importantes da vida humana, o trabalho e a família, tornou-se um desafio em decorrencia das pressões do contemporâneo que vem ampliando as dificuldades em torno da conciliação entre esses dois comínios. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou compreender a interação trabalho-família na percepção de secretários executivos. A abordagem de análise utilizada foi a pesquisa qualitativa, por preocupar-se com uma realidade que não pode ser quantificada devido à subjetividade do seu objetivo. A técnica de coleta de dados utilizada foi a entrevista semiestruturada, aplicada a vinte secretários executivos, servidores de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Para a compreensão e interpretação dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados das análises identificaram a existencia tanto de conflito quanto de enriquecimento nessa interação. O tempo foi identificado como o maior gerador de conflito do trabalho. A sobrecarga, o relacionamento e o estresse emergiram como elementos de conflito comuns aos dois domínios. Como principais implicações dos conflitos de trabalho, foram revelados: problamas de saúde para os secretários e estresse. Como principais implicações dos conflitos da família, emergiram: desmotivação para o trabalho, queda no rendimento e falta de concentração. A tentativa de equilíbrio foi identificada como a estratégia mais utilizada pelos secretários para minimizar o conflito trabalho-família. O enriquecimento trabalho-família foi entendido como recursos que contribuem para a melhoria da vida do secretário em ambos os domínios. A oportunidade de agregar conhecimentos foi destacada como elemento enriquecedor do trabalho e os valores da família como elementos enriquecedor da família. O apoio e a experiencia emergiram como elementos de enriquecimento comuns aos dois domínios. Quanto às implicações do enriquecimento resultante da interação trabalho-família, as mais percebidas pelos entrevistados foram: aumento de conhecimento e habilidades, benefícios materiais e psicológicos, melhoria da qualidade de vida e realização pessoal e profissional. A partir da percepção dos secretários executivos, família e trabalho são esferas da vida humana essenciais e complementares, que se ajudam e se contraríam, contudo, o primordial nessa relação é o gerenciamento dos conflitos, ou seja, a maneira como o indivíduo encara e administra o lado negativo da relação trabalho-famíliaDissertação O uso do móbile marketing como estratégia de fidelização de clientes :um estudo e empresas do setor de comércio e serviços em natal-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-07-31) Nascimento, Samara Cintia Mendes do; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706850H6; ; Alloufa, Jomária Mata de Lima; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780080H5; Costa, Benny Kramer; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782176P6O presente estudo tem como objetivo compreender os efeitos do uso do mobile marketing como ferramenta de relacionamento para as empresas que atuam localmente, devido a pouca divulgação e conhecimento desta nova ferramenta de marketing, assim como da escassez de estudos nesta área. Trata-se de um estudo exploratório e qualitativo, com base em fontes primárias, levantadas através de livros, artigos na área de marketing e órgãos de setor de telecomunicações além de fontes secundárias. Realizou-se entrevista semi-estruturada junto aos gerentes de empresas dos setores de comércio e serviços que atuam em Natal-RN. Os avanços na área tecnológica permitem uma discussão importante voltada para o marketing nesse cenário de novas tecnologias de comunicação. Verifica-se que a adoção e o uso do mobile marketing pelas empresas locais já é uma realidade e as empresas estão antenadas às mudanças e inovações tecnológicas acessíveis, sobretudo no que se refere à telefonia móvel, bem como a convergência com outras mídias. Constata-se, porém, que o uso das tecnologias proporcionadas pelo mobile marketing ainda está limitado ao envio de mensagens de texto (SMS), apesar das inúmeras possibilidades de utilização desse veículo de comunicação. Além disso, os resultados obtidos com o uso do mobile marketing mostram que as empresas conseguem identificá-los, porém não há um acompanhamento efetivo em termos quantitativos e financeiros. Apenas afetam o incremento das vendas e corrobora para o avanço na fidelização com clientes. Percebe-se que a mentalidade de não mensuração de resultados continua mesmo no plano de mudanças e inovações tecnológicas. Os dados autorizam afirmar que o mobile marketing é uma realidade, no entanto ainda não se firmou enquanto ferramenta de realização de campanhas de marketing e ferramenta de fidelização de clientes, não obstante apresentar um amplo leque de possibilidades para dinamizar e tornar mais efetivo o processo de marketing das empresas