PPGA - Mestrado em Administração
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Navegando PPGA - Mestrado em Administração por Autor "Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira"
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Dissertação Adaptação sociocultural de gestores espanhóis expatriados no Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-09-19) González, Juan Miguel Rosa; Añez, Miguel Eduardo Moreno; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706850H6; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789466Z5; ; http://lattes.cnpq.br/8937963538553756; Oliveira, José Arimatés de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788020Z0; Machado, Hilka Vier; ; MACHADO, H. VEste estudo teve por objetivo compreender como ocorre a adaptação sociocultural ao Brasil de gestores expatriados por empresas privadas e órgãos públicos da Espanha e de seus cônjuges. Para tanto, adotou-se como substrato teórico principal o modelo de adaptação proposto por Parker e McEvoy (1993), que tomando como base o modelo de Black, Mendenhall e Oddou (1991) propõe três dimensões da adaptação: ao ambiente de trabalho, ao ambiente geral fora da esfera organizacional e às interações com nacionais do país hóspede. O estudo, de natureza exploratória e descritiva, usou pesquisa de campo para levantamento de dados primários, que foram analisados através de abordagem qualitativa. A coleta se deu mediante entrevistas individuais em profundidade com três gestores de nacionalidade espanhola expatriados no Brasil e dois dos seus cônjuges. Os dados foram objeto de análise através de uma das técnicas de análise de conteúdo, a análise temática. Mostra que a adaptação vê-se mais dificultada pela distância cultural que pelas características da missão profissional, sendo mais bem sucedida em expatriados com conhecimentos prévios aprofundados sobre aspectos socioculturais do país de destino. Verifica também que o grau de adaptação aumenta com a compreensão das diferenças culturais que explicam valores e comportamentos diferentes aos do expatriado. Atesta que fatores individuais como habilidades de percepção e de relação, flexibilidade, empatia e auto-eficácia estão positivamente relacionados com a adaptação às três dimensões: trabalho, ambiente geral e interações sociais. Constata ainda que a adaptação do expatriado dificulta-se quando a adaptação do cônjuge não é bem sucedida e que a localização em um habitat percebido como carente de infraestruturas chave dificulta a adaptação em expatriados procedentes de habitats fortemente urbanos. Conclui que a adaptação do expatriado ocorre através do progressivo conhecimento do ambiente do país hóspede e da compreensão do contexto sociocultural que explica as diferenças entre valores e comportamentos do país hóspede e aqueles do país de origem, processo facilitado por características individuais do expatriado não diretamente vinculadas à sua qualificação técnica, como são habilidades de percepção e relação, flexibilidade e empatia, além de sólidos conhecimentos socioculturais sobre o país hóspede. Entende, portanto, que as organizações envolvidas com a expatriação de profissionais devem considerar entre os seus critérios de seleção o grau em que os candidatos possuem características pessoais e conhecimentos socioculturais passíveis de facilitar a adaptaçãoDissertação Ambidestria organizacional no ambiente das fintechs: análise e proposta de framework conceitual(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-09-22) Rocha, Ana Clara Firmino de Oliveira; Araújo, Afrânio Galdino de; https://orcid.org/0000-0002-7294-2609; http://lattes.cnpq.br/9062687501625890; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; https://orcid.org/0000-0003-4884-8599; http://lattes.cnpq.br/5716461725901505; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; Melo, Felipe Luiz Neves Bezerra deEsta dissertação objetiva compreender a prática da ambidestria organizacional em FinTechs, sendo um estudo conceitual e empírico por meio da elaboração e validação de um framework conceitual baseado na percepção dos empreendedores. Nesse sentido, as FinTechs, que são empresas de base tecnológica de serviços financeiros, têm crescido e ganhado destaque no mundo nos últimos cinco anos, provocando uma disrupção no sistema bancário e financeiro. Sendo assim, a investigação é construída incialmente a partir de revisão de literatura sobre ambidestria e desempenho organizacional em empresas de base tecnológica, além de documentos e pesquisas que exploram as características inerentes ao ecossistema brasileiro de FinTechs. Em sequência, cria-se um framework inicial com posterior aplicação em múltiplos estudos de caso localizados na região Nordeste brasileira. Em suma, a proposta metodológica é compreendida por uma abordagem qualitativa, com finalidades exploratória e descritiva. Em relação à análise de dados, fez-se uma análise de conteúdo categorial dos discursos dos entrevistados, verificando-se como resultados a existência de comportamento ambidestro e de alguns elementos estratégicos associados nas FinTechs estudadas, assim como diferentes níveis das atividades de exploration e exploitation, que estão relacionados à maturidade e à estrutura do negócio. Por fim, tem-se a versão final do framework conceitual e uma versão adaptada para uso prático dos empreendedores de FinTechs. Posto isto, menciona-se que o presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.Dissertação Atuação e desempenho do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte no contexto da gestão pública: perspectiva estratégica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-08-04) Bezerra, Paulo Rogério dos Santos; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706850H6; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4164717J6; Alloufa, Jomária Mata de Lima; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780080H5; Cavalcanti, Elmano Pontes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703686E4A presente dissertação analisa a atuação e desempenho do Ministério Público do Rio Grande do Norte, na perspectiva estratégica, enquanto Instituição responsável pela defesa dos direitos coletivos. A compreensão desta temática insere-se num contexto de modernização da administração pública, no qual está inserido, bem como suas mudanças funcionais e estruturais, numa realidade de inovações por que vêm passando as organizações públicas, buscando resgatar a legitimidade das organizações governamentais, alinhando-as aos valores democráticos da sociedade. Destaca a gestão estratégica e a gestão pública e expõe a atuação estratégica como o ponto central do estudo, com foco no desenvolvimento da organização nos últimos quatro anos, e outras questões relativas ao desempenho. Trata-se de um estudo de caso único, enquadrado nas características das abordagens qualitativas descritivas e exploratórias. A análise mostrou, através do método de análise de conteúdo, mediante o critério de categorização temática, que o MP/RN PGJ vem se desenvolvendo de forma intensa, e destaca que as mudanças já ocorridas refletem um bom desempenho estratégico da Instituição, especialmente nas áreas estrutural e funcional, e demonstra a consciência estratégica desta, porém isto ainda não é o suficiente para considerá-la uma organização estratégica, e conclui que ainda há muito por fazer, e que a ocorrência de uma gestão tipicamente estratégica no âmbito do MP/RN PGJ é possível, com a consciência e participação de todos, membros e servidoresDissertação Cadeia de valor como ferramenta estratégica para a vantagem competitiva em uma unidade de saúde de Natal/RN(2016-06-30) Lima, Ricardo Luiz de Medeiros; Araújo, Afrânio Galdino de; ; http://lattes.cnpq.br/9062687501625890; ; http://lattes.cnpq.br/9151367703944069; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/7233203993967359; Paiva, Maria Sanali Moura de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/1789554697584994; Tacconi, Marli de Fátima Ferraz da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/9540733920831213Estudo realizado acerca da Cadeia de Valor em uma unidade de pronto-socorro, na condição clínica Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), utilizando como fundamento os pressupostos teórico-metodológicos contidos no modelo de assistência à saúde elaborado por Michael Porter. A pesquisa teve como objetivo geral analisar, por meio da Cadeia de Valor, a entrega de cuidados a pacientes em um serviço de pronto-socorro de uma instituição hospitalar de Natal/RN, na condição clínica IAM, considerando-se os aspectos relevantes para a obtenção de vantagem competitiva. Os objetivos específicos foram: i) mapear a Cadeia de Valor na Instituição estudada, utilizando como condição clínica o IAM; ii) determinar se os objetivos de cada fase da Cadeia de Valor estão sendo atingidos. O estudo, de natureza descritiva e analítica, faz uso de pesquisa de campo com análise qualitativa e quantitativa de dados, por meio da aplicação de entrevistas e questionários a 14 médicos, 30 profissionais técnico-administrativos, um diretor e um administrador da Instituição. Utilizou ainda a técnica de Análise de Conteúdo, cuja aplicação às entrevistas originou o mapeamento da Cadeia de Valor. Igualmente, utilizou a Escala de Likert, com o intuito de determinar um escore que pudesse espelhar o grau de atingimento dos objetivos e funções de cada fase da Cadeia de Valor. Os resultados permitiram o mapeamento da Cadeia de Valor do IAM na instituição estudada e constataram que os diversos fatores que compõem as referidas fases foram avaliados como satisfatórios na opinião dos entrevistados, o que foi atestado pelo percentual de 68,3% obtidos num quantitativo de 430 questões, verificadas dentro da faixa de concordância parcial ou completa com as afirmativas. Pela pesquisa, as fases que melhor cumprem seus objetivos privilegiam o Diagnóstico, o Tratamento e a Orientação de alta. Observando-se, ainda, em conjunto, os escores 4 e 5, que correspondem à concordância parcial ou completa às afirmativas dadas, o item Equipamentos, com 92,86%, destaca-se também com uma excelente avaliação por parte dos entrevistados. As fases que mais se distanciaram do cumprimento dos objetivos abordam a Prevenção e as atividades voltadas para o paciente/cliente após a alta hospitalar. O estudo revelou elementos para a definição de estratégias a serem aplicadas às práticas exercidas pela Instituição, bem como para a geração de valor aos pacientes, assim concorrendo para proporcionar vantagem competitiva, no conjunto das instituições de saúde atuantes no mercado.Dissertação Caracterização da economia solidária à luz do ambiente isonômico de Guerreiro Ramos: um estudo no Grupo Mulheres Decididas a Vencer(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-08-27) Araujo, Geyson Eliakim Ferreira de; Sousa, Washington José de; ; http://lattes.cnpq.br/2387611219688981; ; http://lattes.cnpq.br/3566312162155903; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706850H6; Serafim, Mauricio Cústodio; ; http://lattes.cnpq.br/5313151680070633A Economia Solidária é um espaço que tem demonstrado traços incomuns ao que se prega nas organizações econômicas tradicionais, até mesmo organizações que possuem princípios bem parecidos, como algumas cooperativas. Característica essa que se aproxima do conceito de isonomia proposto por Ramos (1989). Diante desse contexto, e da noção de que a isonomia é posta como um tipo ideal, o objetivo deste trabalho foi evidenciar características de ambiente isonômico em vivências econômico-solidárias, tomando como espaço de investigação empírica o Grupo de Mulheres Decidas a Vencer, considerado um empreendimento econômico solidário. Para isso, utilizou-se a pesquisa exploratório-descritiva de natureza qualitativa, tendo como objeto de pesquisa o referido empreendimento, portanto, também se caracterizando como um estudo de caso, do qual se tomaram como sujeitos da pesquisa seis associadas, sendo estas as mais ativas no empreendimento. A partir das cinco categorias que caracterizam a isonomia prescrição mínima de normas, atividade autogratificante, atividade realizada como vocação, sistema amplo de tomada de decisão e relações interpessoais primárias e dos traços de um empreendimento econômico solidário foi desenvolvida uma análise dos dados, por meio da análise de conteúdo, de natureza categorial. Diante desse contexto e da realidade em que se encontra o Grupo de Mulheres Decididas a Vencer, apresentando mínimas regras e procedimentos para a realização das atividades, comparando estas a uma terapia, mulheres escolhendo a inserção naquele ambiente, deparando-se com um espaço democrático e sem amarras burocráticas nas relações interpessoais e profissionais, ou seja, um espaço organizacional onde foram evidenciados sinais da racionalidade substantiva, foi possível chegar à conclusão de que o Grupo compartilha vivências e características de isonomia. Essa evidenciação vai ao encontro da multidimensionalidade social que pressupõe o Paradigma Paraeconômico, permitindo ao homem inserir-se em ambientes sociais diferentes da economia, no intuito da busca pela autorrealizaçãoDissertação Comportamento do consumidor: um estudo do mercado imobiliário em condomínios verticais fechados na região metropolitana de Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-06-02) Campos Júnior, Geraldo Bezerra; Infante, Vidal Sunción; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706850H6; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783415P7; ; Lopes, Fernando Dias; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701722H7Este trabalho procurou estabelecer a relação entre a motivação (do proprietário de imóveis) para se mudar de um imóvel para um outro, em condomínio vertical fechado (mobilidade residencial) no estágio de reconhecimento da necessidade, e a satisfação com o imóvel no estágio da avaliação de pós-consumo. O universo ou a população escolhida para o desenvolvimento do estudo foi a de proprietários de imóveis em condomínios verticais localizados na região metropolitana de Natal. A análise de dados foi feita utilizando-se as técnicas de regressão linear e regressão não linear logística entre variáveis. A regressão linear encontrou relações entre as motivações para mudança de moradia e a satisfação no pós-consumo com alguns atributos dos imóveis. A regressão não linear logística mostrou que existem relações entre as motivações para mudança de moradia e a satisfação geral relativos aos imóveis como um todo, no estágio de pós-consumo. Com relação à motivação para se mudar de um imóvel para outro, alguns motivos se mostraram mais motivadores do que outros. A satisfação, no estágio de pós-consumo com os atributos dos imóveis em condomínios verticais fechados, encontrou graus diferentes de satisfação com certas características dos imóveis e graus de insatisfação com outras. Por fim os resultados da pesquisa contribuíram para a resposta do problema que norteou o presente estudo, pois conseguiram encontrar relações tanto lineares quanto não lineares logísticas entre os dois estágios de compra (reconhecimento da necessidade e avaliação de pós-consumo) e elucidaram como se dá o processo que vai desde a escolha do produto até a satisfação das necessidades do consumidor de imóveis de condomínios verticais fechadosDissertação Comunicação interna em empreendimento hoteleiro: um enfoque gerencial(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-09-30) Silva, Patrícia Karla de Mesquita; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706850H6; ; http://lattes.cnpq.br/3524548990972342; Araújo, Maria Valéria Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/9227834040889428; Gurgel, Fernanda Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/7937881668378816A globalização, que elevou os mercados a uma posição de competição e troca nunca antes vivenciada, impôs também uma série de adaptações que tem transformado as organizações sistemas sociais cada vez mais complexos. Nesse cenário, a comunicação tem merecido atenção por parte dos gestores modernos. Pesquisas indicam que alguns setores de atividades, mais do que outros, dependem da comunicação como uma ferramenta para a obtenção de suas metas. O setor turístico, localizado no segmento de serviços, se configura como uma destas atividades, da qual a hotelaria é parte do composto de produtos. Com a intenção de reconhecer estes aspectos buscou-se neste estudo analisar as características da comunicação interna em um empreendimento Hoteleiro, na perspectiva gerencial. Para tentar se responder a tal objetivo construiu-se um referencial baseado em autores que discorrem sobre a comunicação organizacional, a comunicação interna e empreendimentos hoteleiros. Para efeito da pesquisa escolheu-se uma unidade de estudo para avaliar a visão dos gerentes com relação à temática. Na unidade pesquisada buscou-se apreender tais significações por meio da realização de entrevistas com um grupo de gerentes da organização e da análise de documentos. Os dados obtidos foram analisados através da análise de conteúdo de Bardin (1977), com a técnica da análise categorial, já que se pretendeu apreender aspectos que permitissem a descrição do conteúdo das mensagens. Os resultados encontrados apontaram para uma realidade organizacional baseada fortemente na oralidade, que convive constantemente com ruídos e que usa a comunicação para regular comportamentos. Com pouca ou nenhuma reflexão gerencial sobre a comunicação inferiu-se que os subordinados não devem absorver completamente as mensagens, fenômeno que pode ser o responsável pela não efetivação completa das mesmas. Além disso, percebeu-se que a organização estudada não planeja sua comunicação, uma vez que, ainda não a enxerga como uma ferramenta estratégica para atingir suas metasDissertação Estratégia e forças competitivas no mercado de energia eólica: um estudo de caso com agente local no Rio Grande do Norte(2017-07-31) Araújo, Isaque Renovato de; Araújo, Afrânio Galdino de; http://lattes.cnpq.br/9062687501625890; http://lattes.cnpq.br/5675549960508483; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; http://lattes.cnpq.br/5623264732330013; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7233203993967359; Aouar, Walid Abbas El; http://lattes.cnpq.br/9068744455564829O presente trabalho buscou compreender e analisar de que maneira uma empresa enquadrada como agente no mercado livre de energia possui sua estratégia percebida por seu gestor, sendo utilizado para tal estudo as cinco forças competitivas, relacionando-as com as estratégias genéricas para, dessa forma, compreender como o mercado é caracterizado, juntamente com a percepção do gestor acerca dele e as forças de Porter no mercado de energia eólica. Para tanto, utilizou-se de questionário Likert listando questões com as cinco forças, sendo também feitos comentários junto as questões visando preencher lacunas que pudessem vir a aparecer observadas pelo questionário. Como resultado pôde-se compreender nuances do mercado quanto a sua dimensão e especificidades, tanto de maneira mais abrangente como com enfoque no mercado livre de energia, quanto ao gestor foi possível compreender a posição de sua empresa no mercado e também sua forma de atuação no mesmo, sendo ainda possível fazer análise a partir das cinco forças na forma como os demais players no mercado atuam quanto e suas estratégias genéricas. A pesquisa serviu não somente para elucidar a forma que o mercado crescente de renováveis está sendo trabalhada, mas também foi satisfatória quanto a seu questionamento principal que visava entender como ela atuava na busca por vantagem competitiva e como é a relação com as cinco forçasDissertação Estratégias internacionais da fruticultura do RN: o caso finobrasa processo e evolução(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-08-28) Costa, Lúcia de Fátima Lúcio Gomes da; Añez, Miguel Eduardo Moreno; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789466Z5; ; http://lattes.cnpq.br/0935180181453271; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706850H6; Machado, Hilka Vier; ; MACHADO, H. VA presente investigação tem como objetivo principal compreender o processo de formação das estratégias internacionais das empresas exportadoras de frutas do RN através da teoria da dependência de recurso. Visando esclarecer como as empresas podem realizar o processo de internacionalização através das teorias comportamentais e econômicas do processo de internacionalização de empresas. Dentre as teorias econômicas destacam-se o paradigma eclético de Dunning (1958), Vernon (1669) através da teoria do ciclo do produto e Bucley e Casson(1979) com a teoria das operações internacionais. Na abordagem comportamental foram investigadas a escola de Upsala através de Johanson e Valnhe (1977) com o conceito do comprometimento crescente dos mercados e a distância psíquica e a interação do comprador-vendedor de Hallen e Wiedersheim-Paul (1979). Nessa perspectiva observam-se as principais as mudanças ocorridas na organização em função desse processo, acompanhando os preceitos observados pelo ingresso gradual no mercado internacional, tendo como base modos de entradas no mercado externo utilizados por essas empresas. Diante da analises dessas teorias o estudo busca analisar a convergência dos conceitos apregoados pela teoria da dependência de recursos (PFEFFER; SALANCIK, 1978) como conteúdo base da investigação aliado aos conceitos de estratégias internacionais. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, do tipo exploratório e analítico, de cunho retrospectivo. A estratégia adotada é a de estudo de caso e a unidade de análise constituída pela Finobrasa, empresa pertencente ao Grupo Vicunha. O principal método de coleta de dados foi entrevista semi-estruturada aliada a pesquisa documental que juntos apresentaram uma perspectiva empírica do processo de internacionalização. A análise e discussão dos resultados compreendem a descrição e a interpretação do das informações através da técnica de analise de conteúdo. Inicialmente é apresentada a contextualização histórica da exportação de frutas do Rio Grande do Norte com o foco no pólo Açu/Mossoró e em seguida são apresentadas as informações da Finobrasa como base norteadora do estudo. São identificados os eventos marcantes que constituíram as fases do modelo estratégico da empresa. Observou-se que as dimensões mais relevantes dentre aquelas apregoadas pela Escola de Uppsala foram a aprendizagem, pessoais e o gradualismo são bastante presentes na realidade da empresa, bem como os aspectos de alianças estratégicas já que o relacionamento consolidado do grupo Vicunha oportunizou uma trajetória mais sólida no mercado internacional aliada as condições geradas pelas janelas de marcado . Entende-se, portanto, que o processo de internacionalização possui fundamentação nas teorias teóricas das estratégias de internacionalização corroborando ainda para a convergência conceitual da teoria da dependência de recursos.Dissertação Fatores críticos de sucesso das empresas familiares: uma abordagem competitiva(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-08-29) Pereira, Marcelo Henrique Neves; Añez, Miguel Eduardo Moreno; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789466Z5; ; http://lattes.cnpq.br/4463051942271396; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706850H6; Costa, Benny Kramer; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782176P6O presente estudo objetiva identificar os fatores críticos de sucesso das empresas familiares locais dentro de uma abordagem competitiva. Para tanto o mesmo compreende a cultura e a gestão das empresas familiares de sucesso, identifica as áreas de performance essenciais, estabelece os fatores restritivos do sucesso, e analisa o nível de influência dos fatores críticos de sucesso na competitividade deste tipo de empresa. Em função do tema ser pouco explorado, e desse estudo proporcionar uma visão geral acerca dos fatores que levam as empresas familiares a obterem sucesso, esta pesquisa é exploratória. Por outro lado, por descrever características das empresas familiares em destaque no cenário local e por estar preocupada com a atuação prática, a mesma também é descritiva. A amostra por sua vez é a não-probabilística do tipo intencional, por acessibilidade. Para operacionalização da coleta de dados, foi utilizado o contato direto, sendo o instrumento de pesquisa composto por variáveis como gestão, cultura, fatores críticos de sucesso e competitividade. O estudo constata que no tocante à gestão e a cultura das empresas familiares de sucesso, algumas variáveis desviam-se do padrão das empresas familiares convencionais citadas pela literatura. De forma geral nas empresas familiares de sucesso há um maior nível de profissionalização da gestão. No que se refere ao valor dado ao conhecimento, o estudo mostra que as empresas familiares convencionais o dão pouca importância, ao contrário das empresas familiares em destaque, que valorizam de forma significativa a busca pelo conhecimento. Fica demonstrado ainda que as empresas familiares de sucesso, embora não sejam totalmente profissionalizadas, possuem um nível maior de profissionalização da gestão, ratificando de certa forma a razão pela qual a maioria desenvolva formalmente o Planejamento Estratégico periodicamente. Em suma, os resultados apontam 17 fatores críticos de sucesso para as empresas familiares, em especial fatores como a qualidade dos produtos e serviços, e o uso da tecnologiaDissertação Formulação de estratégias na perspectiva do decisor: validação de escala de mensuração para o Setor Público(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-03-22) Teixeira, George Wagner de Paula Gadelha; Araújo, Afrânio Galdino de; https://orcid.org/0000-0002-7294-2609; http://lattes.cnpq.br/9062687501625890; http://lattes.cnpq.br/7787876939487271; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; https://orcid.org/0000-0003-4884-8599; http://lattes.cnpq.br/5716461725901505; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7233203993967359; Melo, Felipe Luiz Neves Bezerra deEsta pesquisa tem o objetivo geral de validar e adaptar para o setor público um instrumento de mensuração da formulação de estratégia nas organizações. Esse instrumento foi desenvolvido por Lucian, Barbosa, Sousa Filho, Pereira e Silva, no ano de 2008, e tem por base os estudos de De Wit e Meyer (2004), os quais descrevem que a formulação de estratégia é um construto tridimensional, composto por paradoxos que demandam do decisor escolhas controversas. As dimensões e paradoxos são: i) pensamento estratégico, composto pelo paradoxo entre o pensamento lógico versus o criativo; ii) formação de estratégia, composta pelo paradoxo entre a formação deliberada versus a emergente; e iii) mudança estratégica, constituída pelo paradoxo entre a mudança evolucionária versus a revolucionária. A escala foi aplicada de forma online, através do site Google Forms, junto a 270 servidores públicos que compõem um colegiado no Instituto Federal do Rio Grande do Norte, denominado de Colégio Gestor. No tratamento dos dados, foi realizada uma análise gráfica para caracterizar os respondentes da pesquisa e o Alfa de Cronbach e a Análise Fatorial Confirmatória (AFC) para validar a escala. Quantos aos achados, identificou-se que há duas vezes mais homens do que mulheres atuando na formulação de estratégias no IFRN; a média de idade dos respondentes é de 36 anos; aproximadamente 95% dos respondentes têm formação superior ou alguma pós-graduação e têm também até 15 anos de serviço pelo IFRN. Por fim, as três dimensões da escala de mensuração apresentaram consistência, adequação e grau de confiabilidade aceitáveis, logo, conclui-se que o resultado fornece evidências para a sua aplicação em organizações públicas. No entanto, salienta-se que há certas diferenças entre a solução aqui apresentada e a escala original. A título de exemplo tem se que, dos 30 itens inicialmente analisados na escala, 24 foram validados.Dissertação Gestão do marketing de relacionamento: um estudo em empresas hoteleiras de Natal - RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-08-03) Silva, Tarcyla Costa Medeiros da; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706850H6; ; Alloufa, Jomária Mata de Lima; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780080H5; Almeida, Sônia Trigueiro de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798563J0O presente estudo analisa a Gestão do Marketing de Relacionamento como diferencial estratégico em empresas hoteleiras da cidade de Natal - RN. Para esse fim, foram realizadas entrevistas com gestores, bem como a observação direta de processos, documentos, ações e estratégias desenvolvidas pelos hotéis, com o intuito de conhecer o nível de percepção e valoração do relacionamento com clientes, verificar recursos e tecnologias utilizadas na Gestão do Marketing de Relacionamento, identificação, segmentação e diferenciação de clientes, personalização de produtos e serviços, e resultados da ênfase no relacionamento com clientes para as empresas hoteleiras. A pesquisa pode ser classificada como exploratória - descritiva, e seu universo é limitado à cidade de Natal, abrangendo hotéis que tenham realizado atividade turística em 2005 e 2006. Ainda sobre os critérios de seleção da amostra, o estudo investigou empresas hoteleiras que se enquadrassem na categoria luxo superior, ou seja, hotéis cinco estrelas, pertencentes a redes nacionais e internacionais. Quanto ao tratamento e análise dos dados foi feito á partir do suporte teórico dos autores que trabalham a temática e da análise das entrevistas com gestores, documentos e processos observados pela pesquisadora nos hotéis estudados. A pesquisa mostra que, os entrevistados compreendem a importância de trabalhar a Gestão do Marketing de Relacionamento nas empresas hoteleiras, no intuito de obter vantagem competitiva sustentável. Constatou-se ainda que, os hotéis pesquisados usam instrumentos e estratégias de Gestão do Marketing de Relacionamento, porém sem amplo conhecimento teórico, tendo como base apenas a experiência dos gestores e processos já disseminados, gerando uma vantagem competitiva momentânea e não relacionamentos á longo prazoDissertação Gestão do teletrabalho na Administração pública: entre as racionalidades substantiva e instrumental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-31) Silva Júnior, Marçal José Cavalcanti; Sousa, Washington José de; https://orcid.org/0000-0001-6295-2806; http://lattes.cnpq.br/2387611219688981; https://orcid.org/0000-0002-1896-679X; http://lattes.cnpq.br/1547948133542253; Santos, Luana Ferreira dos; Alexandre, Mauro Lemuel de OliveiraA pesquisa aborda o tema da racionalidade nas perspectivas instrumental e substantiva em contexto de práticas administrativas no setor público, tendo como objeto a gestão do teletrabalho. Adotando uma abordagem qualitativa, segmenta-se em dois artigos complementares com o objetivo de analisar a racionalidade na gestão de programa de teletrabalho na Administração Pública. O primeiro é uma revisão de literatura que sistematiza interesses e objetos da pesquisa em teletrabalho na Administração Pública brasileira, delineando sua trajetória, estágio e lacunas com base em inventário no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Evidencia a forte influência da pandemia de Covid-19 no interesse pelo tema, sendo apontada, a partir das lacunas identificadas, a necessidade de análises sobre racionalidade quanto às experiências de trabalhadores em regimes de trabalho remoto e respectivos efeitos no cotidiano organizacional. Nesse sentido, o segundo artigo, teórico-empírico, por meio de estudo de caso e com coleta de dados por uso de documentos e entrevista semiestruturada, analisa tensões entre as racionalidades substantiva e instrumental na gestão do programa de teletrabalho do Ministério Público da Paraíba (MPPB). Identifica tensões entre as racionalidades nos processos organizacionais “hierarquia e normas”, “controle” e “divisão de tarefas”, tal como a tensão entre os objetivos de garantir melhor qualidade de vida ao teletrabalhador e aumentar a produtividade organizacional, bem como a decorrente da previsão formal de participação de representantes dos servidores na Comissão de Gestão do Teletrabalho sem que isso efetivamente ocorra na prática administrativa. De forma a garantir aplicabilidade aos resultados da pesquisa, indicam-se possibilidades de ajustes para a gestão do programa de teletrabalho. A dissertação contribui para os estudos em Administração abordando elementos do trabalho remoto no setor público brasileiro à luz da racionalidade.Dissertação Gestão estratégica da internacionalização de instituições de ensino superior: o estudo de caso da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2018-06-27) Galdino, Cândida Barreto; Araújo, Afrânio Galdino de; ; ; Araújo, Maria Valéria Pereira de; ; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; Costa, Lúcia de Fátima Lúcio Gomes da;A partir da década de 90, percebe-se uma aceleração do processo de globalização, principalmente no nível científico e tecnológico. Alguns dos principais fatores de mudança foram o desenvolvimento dos sistemas de comunicação, maior mobilidade mundial, ênfase na liberalização do mercado e foco na sociedade do conhecimento. Desenvolver a capacidade de atuar em um cenário contingencial, complexo e abrangente como este parece ser a principal razão para as instituições de ensino superior realizarem ações de internacionalização. Entretanto, se de um lado há diversas razões e benefícios que levam à internacionalização, do outro há riscos e desafios na sua gestão que devem ser superados. Dessa forma, é necessário que as instituições estejam preparadas para administrar o processo de forma a alcançar seus benefícios e administrar seus riscos. Por isso, esta pesquisa tem como objetivo analisar o processo de internacionalização da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para alcançar este objetivo, a pesquisa segue a abordagem qualitativa, adota a entrevista semi-estruturada como meio de coleta de dados, utiliza o estudo de caso como estratégia de pesquisa e a análise de conteúdo para análise dos dados, que foi realizada com o auxílio do software IRAMUTEQ. Como resultados, é apresentado o processo de internacionalização da UFRN, seus principais desafios e estratégias. Espera-se que os resultados gerem insigts para a gestão da universidade e que possam fornecer um benchmarking para outras instituições que também estão envolvidas em atividades internacionais.Dissertação Governança de projetos de segurança à luz da governamentalidade: lições da Copa do Mundo FIFA 2014 em Natal/RN(2016-06-30) Costa, André Dias; Ramos, Anatalia Saraiva Martins; ; ; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; Vasconcelos, Cesar Ricardo Maia de;Em 2014, o Brasil sediou a 20ª edição da Copa do Mundo de Futebol, que ocorreu simultaneamente em 12 cidades-sede, dentre elas Natal/RN. Mais de 177 mil homens e R$ 1,1 bilhão foram empregados somente na área de segurança. A magnitude desses números configura a Copa do Mundo FIFA 2014 como um marco importante para quem atua no campo de gerenciamento de projetos, por sua complexidade e relevância. A Polícia Federal (PF) foi responsável por cinco áreas (fronteiras, imigração, crimes federais e transnacionais, dignitários e terrorismo) e gerenciou suas ações por meio de um programa baseado em uma metodologia de gerenciamento de projetos própria, desenvolvida a partir do guia “Project Management Body of Knowledge” (PMBOK). Este trabalho visa analisar, sob a ótica da teoria da governamentalidade, as lições aprendidas durante a execução do programa de segurança da Copa do Mundo FIFA 2014, a cargo da Polícia Federal, na cidade do Natal/RN. A governamentalidade se propõe a fazer com que a autossupervisão se torne reflexiva por meio da submissão e comprometimento espontâneos do colaborador, o que torna as fontes externas de vigilância desnecessárias. A abordagem demandada pelo objeto é qualitativa, constituindo uma pesquisa descritiva que utiliza a análise documental como método geral para estudar as lições aprendidas pela PF no evento, as quais foram, posteriormente, submetidas à análise de conteúdo auxiliada pelo software Atlas.ti. Os resultados descrevem a metodologia própria de gerenciamento de projetos por parte da PF, baseada no PMBOK, bem como o estado da arte em governança e governamentalidade, relacionando seus conteúdos ao gerenciamento de projetos. Tendo como “corpus” os registros documentados das lições aprendidas pelos 21 coordenadores operacionais, os resultados revelam que há descompasso entre o modelo de governança formalmente adotado, interno e orgânico, compatível com a teoria da governamentalidade, e o efetivamente utilizado no evento, que foi externo e mecanicista. Os resultados também permitiram identificar os elementos comuns entre a governança do projeto de segurança do evento e a literatura de governamentalidade, os quais foram a Coerência, a Desconcentração a Autorregulação e o Engajamento. Por fim, este estudo identificou soluções específicas de governamentalidade para a governança de futuros projetos de segurança de grandes eventos.Dissertação A influência dos aspectos cognitivos e afetivos nas ações de mulheres empreendedoras nas diferentes fases de desenvolvimento do negócio(2016-06-15) Cortez, Ana Eliza Galvão; Araújo, Afranio Galdino de; ; http://lattes.cnpq.br/9062687501625890; ; http://lattes.cnpq.br/5881657665523669; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; ; http://lattes.cnpq.br/5623264732330013; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/7233203993967359; Nassif, Vânia Maria Jorge; ; http://lattes.cnpq.br/6936403740310206Esta pesquisa propõe-se a explicar como os aspectos cognitivos e afetivos influenciam as ações de mulheres empreendedoras nas diferentes fases de desenvolvimento de um negócio. Para tal, norteia-se por um modelo que sugere que os aspectos afetivos são mais influentes nas ações dos empreendedores nas fases iniciais de um empreendimento e, à medida que a este se desenvolve, os fatores cognitivos se tornam mais presentes. Visando melhor demarcar tais períodos de evolução foi integrado uma abordagem que aponta cinco fases de desenvolvimento de um negócio. No referencial teórico são tratados o empreendedorismo e a particularidade das mulheres nessa temática, os atributos do empreendedor e as características de cada fase de desenvolvimento de um negócio. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa. A amostragem é não probabilística, selecionada de forma intencional entre as empreendedoras da cidade de Currais Novos, que fica na região Seridó do Rio Grande do Norte. Foram selecionadas duas mulheres a frente de negócios classificados em cada uma das cinco fases sendo, portanto, realizadas dez entrevistas do tipo semiestruturadas. A técnica utilizada para a análise de dados qualitativos foi a análise de conteúdo temática que consiste em identificar os núcleos de sentido que compõem a comunicação em análise e cuja presença ou frequência de aparição representam algum significado sobre o objetivo analítico escolhido. Dentre os resultados obtidos a pesquisa identificou que na fase de nascimento as empreendedoras investigadas agem influenciadas por aspectos afetivos, tais como independência, paixão pelo empreendimento e vontade de fazer o que gostam e nas fases seguintes, quando há a percepção da necessidade de uma melhor organização, o planejamento, estabelecimento de metas e formação de parcerias passam a ser buscados. Ademais, aspectos como perseverança, iniciativa, coragem e a realização por fazer o que gosta permanecem influenciando, trazendo a conclusão de que a influência dos aspectos cognitivos ascende, todavia juntamente com a influência dos aspectos afetivos. A realização desta pesquisa confirma a relevância do modelo proposto, tanto com relação aos aspectos cognitivos e afetivos sugeridos, que foram realmente identificados como pertinentes às ações dos empreendedores, como com relação à variação desses aspectos no desenvolvimento dos empreendimentos. Das entrevistas realizadas emergiu o medo como um aspecto afetivo que permeia a ação das empreendedoras na fase de renovação e a capacidade de negociação, como um aspecto cognitivo evidenciado pelas empreendedoras da fase de declínio, sugerindo-se a incorporação desses dois aspectos em estudos futuros que tratem dessa relação em empreendedores.Dissertação Influência dos intermediários de distribuição de produtos turísticos no processo de decisão do meio de hospedagem pelo consumidor(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-09-25) Gosson, George Anderson de Oliveira; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706850H6; ; http://lattes.cnpq.br/6144258346067927; Araújo, Maria Valéria Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/9227834040889428; Costa, Benny Kramer; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782176P6O presente estudo trata do complexo processo de decisão do consumidor de serviços de hospedagem frente aos canais de distribuição do turismo. Tem como objetivo descrever o nível de influência dos intermediários de distribuição de produtos turísticos, principalmente das agências de viagens e das operadoras turísticas, exercida sobre o processo de escolha do meio de hospedagem pelo consumidor. A coleta de dados se deu através da aplicação de trezentos questionários em turistas brasileiros, hospedados em dezenove hotéis de Natal, capital do Rio Grande do Norte. A análise dos dados desenvolveu-se através de ferramentas estatísticas multivariadas como a correlação entre variáveis, a regressão linear múltipla, a análise fatorial e a análise discriminante. A pesquisa caracteriza o perfil dos consumidores de serviços de hospedagem e sua viagem, além de identificar os canais de distribuição por eles utilizados. Verifica a influência exercida pelos intermediários sobre os consumidores na escolha do meio de hospedagem, buscando identificar relações causais entre esta influência e as características do consumidor. Constata que as informações sobre os meios de hospedagem disponíveis na internet reduzem a probabilidade de que esta influência seja exercida, entretanto identifica que os consumidores consideram estas informações complementares e não substitutas àquelas fornecidas pelos intermediários. As características dos dados obtidos não permitem a identificação de fatores que condicionam a influência dos intermediários, nem a identificação de funções que discriminem a escolha do consumidor por determinado canal de distribuição. Conclui que o consumidor não concorda em ter sido influenciado pelo intermediário ou não tem consciência de que o foi, mesmo considerando que é importante consultá-los e que a internet não substitui sua função de fonte de informaçõesDissertação Lógica effectual de decisão em startups incubadas: um estudo de empresas incubadas na Inova Metrópole(2016-07-28) Vieira, Luis Manuel Esteves da Rocha; Araújo, Afrânio Galdino de; ; http://lattes.cnpq.br/9062687501625890; ; http://lattes.cnpq.br/6524384879855273; Gurgel, André Morais; ; http://lattes.cnpq.br/7215356171529987; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/7233203993967359; Nassif, Vânia Maria Jorge; ; http://lattes.cnpq.br/6936403740310206Startups da área de tecnologia estão inseridas em ambientes altamente dinâmicos, marcados pela incerteza, onde as tradicionais predições do futuro para a tomada de decisão se tornam demasiadamente complexas, difíceis e distantes da realidade. Sendo assim, acredita-se que esse empreendedor estaria mais propenso a adotar uma lógica decisória predominantemente effectual, contrariando o paradigma atual ao enfrentar a incerteza por meio da construção de um ambiente e conjunto de relacionamentos que irão, como efeito, desencadear cenários futuros próximos aos aspirados inicialmente. Este estudo tem então como objetivo verificar como empreendedores de startups de tecnologia incubadas empregam a lógica effectual nas tomadas de decisão e qual a influência da incubação nesse processo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de casos múltiplos, descritiva, onde foram analisados qualitativamente o conteúdo dos discursos obtidos em entrevistas semiestruturadas junto a oito startups incubadas na Inova Metrópole em Natal/RN. Como resultado foi possível identificar como principais características dos empreendedores Ética e Honestidade; Resiliência, Perseverança e Persistência; Motivação, Paixão, Vontade e Entusiasmo; Transparência; Flexibilidade e Adaptabilidade, onde os principais motivos para empreendedor foram poder transformar o meio ajudando pessoas, e a emoção e dinamicidade da vida empreendedora. Destacou-se também a tendência à cooperação e parceria no desenvolvimento de produtos, serviços e evolução do modelo de negócio das startups, direcionando-os em função da demanda. Além disso, verificou-se que a incubadora é uma grande aliada estratégica, potencializando recursos (meios) para que as incubadas atinjam novos patamares.Dissertação Lógicas causation e effectuation: uma análise quantitativa de empreendedores ex-empretecos no RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-03-21) Alves, Caroline de Albuquerque Mourão; Araújo, Afrânio Galdino de; https://orcid.org/0000-0002-7294-2609; http://lattes.cnpq.br/9062687501625890; http://lattes.cnpq.br/1004314328926694; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; https://orcid.org/0000-0003-4884-8599; http://lattes.cnpq.br/5716461725901505; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7233203993967359; Melo, Felipe Luiz Neves Bezerra deO objetivo do estudo consiste em analisar as relações entre as abordagens Causation e Effectuation e as características de empreendedores ex-participantes do Empretec do SEBRAE/RN em seus negócios. O método adotado é quantitativo, por meio de uma pesquisa empírica, cujos dados foram obtidos em corte transversal, com aplicação de um questionário baseado em um instrumento de pesquisa já validado nacional e internacionalmente. Além da descrição do perfil da amostra, técnicas estatísticas foram utilizadas: Análise Fatorial Exploratória (com bootstrap) e Regressão Linear Múltipla Robusta, contando com o auxílio dos programas G*Power 3 para tratamento da amostra e do SPSS 27 para os demais procedimentos. Com os resultados estatísticos, obteve-se satisfatória resposta e ajuste fatorial no teste de escala de forma quantitativa, e foi possível inferir que ambas as abordagens e suas respectivas variáveis são contundentes, mas especialmente a de Causation, que também é impactada com significância pelo gênero, idade, origem de recursos e o fato de os participantes estarem atualmente empreendendo. A de Effectuation é timidamente influenciada pelas mesmas variáveis, mas não em todas suas subdimensões. Concluiu-se que há coexistência de ambas as abordagens nas tomadas de decisões dos ex-Empretecos, apesar de uma predominância do modo Causation.Dissertação Mapeando fundamentos do Constructo Neuromarketing com profissionais de empresa de publicidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-09-06) Soares Neto, João Batista; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706850H6; ; Lopes, Fernando Dias; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701722H7; Costa, Benny Kramer; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782176P6O presente o estudo tem por objetivo conhecer o nível de domínio e influência do constructo neuromarketing junto a profissionais de agências publicidade no Brasil. Visto a presença pouco difundida dos conceitos dessa nova abordagem, bem como a escassez de análises nessa área, é um estudo qualitativo e exploratório baseado em fontes primárias, através do levantamento de livros e artigos na área de marketing, neurociência e psicologia, e fontes secundárias. Foi realizada uma entrevista em profundidade nas principais agências de publicidade do Brasil, com os gerentes da área de planejamento, e posterior análise de conteúdo. Os avanços na ciência do cérebro vêem permitindo desenvolvimentos tecnológicos inovadores voltados para o conhecimento de experiências inconscientes dos consumidores, as quais são responsáveis por impulsionar as suas tomadas de decisões e comportamentos de compra. Tais novidades relacionam-se ao Neuromarketing que, através das técnicas de neuroimagem, como a FMRI, a PET e o FDOT, escaneia o cérebro dos consumidores produzindo figuras da estrutura ou do funcionamento dos neurônios, enquanto eles se envolvem em várias tarefas mentais como visualizar uma marca, imagem ou produto, ou assistir a vídeos e propagandas comerciais. Observou-se que mesmo cientes das limitações dos atuais instrumentos de pesquisa e da constante busca por novas tecnologias, as agências de publicidade não conhecem totalmente os conceitos relacionados ao neuromarketing. Com relação às técnicas de neuroimagem há um unânime desconhecimento, porém, algumas agências visualizaram impactos positivos na utilização dessas técnicas para avaliar filmes criados e no modo de entender o consumidor. Constatou-se que a neuroimagem seria mais uma técnica dentre outras utilizadas, mas, sua aplicação ainda não é real, pois, existem algumas barreias no mercado e dentro das próprias agências. Essas barreiras, juntamente com os questionamentos e o pouco conhecimento do assunto fazem com que a influência do neuromarketing não seja sentida de forma prática no meio publicitário. Além disso, observouse, com o advento do neuromarketing, que não haveriam mudanças estruturais e funcionais dentro das agências, pois, a operacionalização dos aparelhos de neuroimagem deverão acontecer nos institutos de pesquisa ou nos centros de pesquisas das grandes empresas. Os resultados autorizam afirmar que o nível de domínio do constructo neuromarketing nas agências de publicidade brasileira é apenas teórico, pois, pouco se conhece a respeito dos estudos neurológicos e, absolutamente nada, das técnicas de neuroimagem